Campanha: Literatura Brasileira

em 22.6.15
Adoro 
responder tags – especialmente quando posso incentivar leitores a conhecerem e valorizarem a literatura brasileira.


Quem indicou o My Queen Side para responder a essa tag foi a querida Michelle, do blog As Leituras da Mila, a quem agradeço pelo carinho.

Vamos às regras:
1 - Responder às perguntas;
2 - Anexar o selo da TAG;
3 - Indicar 10 blogs para responderem;
4 - Colocar o link de quem te indicou;
5 - Seguir meu blog (My Queen Side);
6 - Se responder à TAG, deixar um comentário indicando o link para eu acessar e seguir seu blog de volta.

Vamos às minhas respostas:
[cliquem sobre as capas dos livros para serem redirecionados às resenhas ou ao Skoob]


1) Qual(is) livro(s) nacional(is) você mais gostou de ler?

Pela criatividade, narrativa e qualidade do enredo, apresento alguns dos meus favoritos:

   


2) Qual(is) os escritor(es) brasileiro(s) que você mais gosta?

Gosto de muitos autores, mas citarei a querida Tais Cortez, pois li seus dois livros publicados e avaliei ambos com 5 estrelas. Os valores que suas histórias transmitem são compatíveis com os meus e admiro muito a sua sensibilidade. Estou ansiosa pela sua próxima publicação, intitulada Acima de Nós. Os livros que a Tais Cortez já publicou são:

 


3) Recomende um livro nacional ou mais que você acredita que todos poderiam gostar de ler!





Quando propus ao autor Anderson Henrique que o My Queen Side organizasse o primeiro Book Tour do seu livro, Anelisa Sangrava Flores, foi justamente porque acredito ser uma leitura capaz de agradar a todos. O livro reúne 13 contos encantadores.





4) Você já leu algum livro da literatura clássica? Qual? Gostou?



Vergonhosamente, no período escolar, li apenas as versões adaptadas de Memórias de um Sargento de Milícias e outros. Nunca li um clássico original, mas pretendo (e tenho vários na lista). O livro mais antigo que li, e à sua maneira também considero "um clássico", foi publicado em 1982. Quem nunca leu Feliz Ano Velho, uma biografia marcante e sarcástica do autor Marcelo Rubens Paiva? O livro narra a adaptação do autor quando, com vinte e poucos anos, sofreu um acidente que o deixou tetraplégico.




5) Qual(is) gênero(s) literário(s) dos livros nacionais que você costuma ler?

Adoro os gêneros romance, distopia e sobrenatural. Se puder reunir todos, melhor ainda! Recentemente, estou descobrindo sentir apreço pelo terror (influência especial do autor M. R. Terci, que publicou O Bairro da Cripta).


6) Qual sua literatura preferida: a literatura estrangeira ou nacional? Por quê?

Eu não diferencio uma literatura da outra. Tenho desejo por ler livros estrangeiros em igual proporção aos nacionais. A única diferença é a divulgação e o modo como os conheço. Infelizmente, é fato, o acesso aos livros estrangeiros é mais facilitado. Há livros nacionais pelos quais me interesso muito, mas só soube deles por meio dos blogs literários.


7) Faça uma poesia de lombada com os seus livros nacionais ou com livros nacionais que já tenha lido! (Não esqueça de deixar o nome do autor ao lado do título, faça a poesia postando um título abaixo do outro.)

Que difícil! Acho que não consegui me expressar direito, mas vamos lá:

Em Busca do Verdadeiro (Babi Barreto)
Doce Sonho Alado (Sheila Lima Wing)

Os Dois Lados da História (Laura Spíndola)
Vítimas do Silêncio (Janethe Fontes)

Enquanto a Chuva Caía (Cristine M.)
Nas Asas da Borboleta (Ivi Campos)
Um Gesto de Amor (Tony Ferr)
Nosso Segredo (Bruna Harmel)
[clique nos títulos para ler as resenhas]


8) Escolha a sua capa preferida entre os livros nacionais que você conhece!

Capas com modelos que representam claramente os personagens são minha fraqueza. Eu simplesmente A-DO-RO! O que dizer de Não Pare!, da FML Pepper? A modelo da capa é a protagonista Nina, gente. Houve o cuidado em fazê-la, inclusive, com suas pupilas verticais. Incrível.



9) Qual o nome que mais te despertou curiosidade entre os livros nacionais até hoje?

Entre os livros nacionais, até hoje, dois ganharam minha atenção pelo título – e depois a sinopse completou o encanto:
Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, de Marçal Aquino.
Estrelas Cadentes Não Dizem Adeus, do parceiro J. A. Marcos.

 


10) Qual o nome mais estranho de um personagem de um livro nacional que você leu até hoje?





Toran, o extraterrestre mais romântico, valente e honrado que já conheci! Arthannya é um belo romance de gênero fantasia, da talentosa Vera Lúcia Cervi Mattei.






Blogs indicados:

Gostaram da tag?
Acho que compensei minha gafe na resposta à tag anterior, quando não mencionei nenhum livro nacional, não é? (rs) Adorei apresentar a vocês alguns livros nacionais que tanto gosto ou quero ler. Se quiserem responder à tag, mesmo sem terem sido indicados, fiquem à vontade! Seria muito legal se me convidassem a ver quais livros citaram.

33 comentários:

  1. Oi Fran..
    Dos livros que você citou eu não li nenhum.. mas já conheço a escrita do Samuel com outro livro, mas Demônios não choram ainda não li.
    Autores nacionais eu gosto de vários, mas meus preferidos até o momento por enquanto é a Susane Matos e o Marcos de Sousa, duas escritas incríveis.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Frannnn
    sua queridissimaaaaaaaaa
    Como assim vc faz um post tão lindoooo e não me conta nada??? hahah
    Vi por acasoooo!
    E q honra estar como a escritora nacional q vc mais gosta!!!!
    Fico sem palavras para agradecer o carinho q vc tem por mim e meus livros.
    E estou mais do q ansiosa e curiosa para saber sua opinião sobre Acima de Nós.
    É uma história bemmmm diferente de tudo q já escrevi, mas arrisco dizer q, de todos os meus livros já escritos e tb dos q virão, ADN será sempre o mais especial!!!
    Obrigada por tudooo!
    Bjssss

    ResponderExcluir
  3. Fran, sua linda :') Sempre me surpreendendo e ganhando cada vez mais um lugar super especial em meu coração!
    Eu não conhecia essa tag, mas não consigo pensar em uma pessoa para me apresentar à ela que não seja você... hehe, não existe! Quando penso em 'literatura nacional' e em alguém que se dedica ao máximo para divulgar, esse alguém é você!
    Adorei conhecer cada particularidade de suas escolhas... E saber que nós REALMENTE temos gostos parecidos me deixa mais e mais feliz :') Estou super ansiosa para ler 'A história esquecida...' e também para finalizar a leitura de 'Não Pare!'. Os livros da Tais possuem muito amor envolvido, e eu super apoio sua escolha para a categoria em que eles se encontram ;) - e nem preciso dizer que adorei ver o Samuel em meio às suas respostas.
    'Arthannya' foi mais um livro que li por indicação sua e amei cada detalhe... E Toran (rs).
    'Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios' foi um nacional que me deixou desestruturada e pretendo reler em breve. Conheço seu carinho em relação a 'Anelisa Sangrava Flores', e fiquei super triste por não poder ter participado do BT. E vem cá: sua poesia de lombada me deixou arrepiada! Amei, amei e amei!
    Espero responder a TAG em breve e muito obrigada pela indicação.

    Mil beijos e muita saudade,
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente não li tantos livros nacionais assim, mas acho que consigo responder a TAG. O lado bom é que agora tenho muitas dicas de quais livros brasileiros ler!!!!
    Adoorei a TAG, obrigada pela indicação!!

    Beeijos!!!

    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  5. Olá
    adorei a Tag, já tinha visto ela em outro blog, mas não sei qual foi, achei bem divertida as suas respostas, eu leio de mais livros nacionais então essa tag é pra MIM
    bJKS
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Amei a tag, mas não li nenhum dos livros que você citou. Leio de tudo e acho que conseguiria responder essa tag tbm. <3 Ps: Quero muito ler o livro Não Pare!

    http://luxuosoestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu simplesmente adorei a sua tag.
    Faltou eu nessa indicação em? hahahha
    Mas mesmo assim vou esperar que alguém me indique, porque
    achei bem legal suas escolhas. E fiquei pensando aqui os autores preferidos que colocaria na resposta. Tenho duas maravilhosas no qual suas histórias mexeram com o meu coração xD

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/resenha-primeiro-e-unico.html

    ResponderExcluir
  8. Oi Fran, não conheço a Tais Cortez ainda, e estou louca para ler a serie da Pepper.
    A pergunta da poesia com as lombadas é de longe a mais difícil.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Oiee Fran ^^
    Eu também gosto muuito da Tais Cortez, tanto dela como autora como pessoa ♥ "A história esquecida da hospedaria na estrada" é mesmo muito bom, roubei a sua indicação...haha' Respondi a tag lá no blog, muito obrigada por me chamar :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2015/06/tag-campanha-literatura-brasileira.html

    ResponderExcluir
  10. Olá Fran!
    Primeiro agradeço a indicação na tag. Essa semana ainda responderei. Só que eu terei que dar uma mexida no meu armário para lembrar algumas coisas. haha
    E se prepare que citarei Poderosa sim. hahahah É mais forte que eu.
    Gostei bastante do poema com os títulos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Fran, tudo bem?
    Muito legal essa tag! Principalmente pelo fato de ela ajudar a divulgar um pouco da literatura nacional!
    Tenho muita curiosidade para conhecer alguns dos livros que você citou na tag como: Não Pare!, A História Esquecida da Hospedaria na Estrada, entre outros.
    Os nacionais tem me surpreendido muito ultimamente e sempre positivamente :).

    Beijo:*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  12. Fran querida!!! Vou logooooooooooooooo responder esta TAG, adorei a ideia além de divulgar a nossa querida e talentosa literatura nacional! Obrigada por me indicar, adorei tuas respostas tbm. Pepper é amor, e a Ariane é paixão igual ahhaha ♥

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  13. Oiiee
    Que tag legal, adoro essas divulgações dos nossos nacionais, temos escritores incríveis aqui que merecem ser conhecidos, só me senti mal porque só conheço dois que você falou =/ me sinto menos colaboradora dessa literatura nacional.

    ResponderExcluir
  14. Olá :) Adorei a tag! *-* é uma ótima forma de conhecer os gostos/opiniões da blogueira. *-* rs
    Bem, gostei de saber um pouquinho sobre os livros, acridito que possuem histórias envolventes, legais e interessantes, :D nunca li nehum dos livros citados. (Somente li: "Não Pare!" <3 ) :/ O assunto de alguns despertou o meu interesse, pois, possuem ótimas propostas. Obrigada pelas dicas! rs :) ah.. *-* Eu também acho a capa de "Não Pare!" super linda! <3 *-* Beijão! <3
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir
  15. Tag interessante, enquanto lia as respostas, tive certeza que não conseguiria responder, são tantos livros legais que fica difícil escolher um ou alguns poucos. Quero ler 'Anelisa Sangrava Flores'

    ResponderExcluir
  16. Oii!
    Adoro quando fazem tags e desafios que valorizam a literatura brasileira. Sinto que precisamos mais desse incentivo. Adorei a tag e as suas respostas, muitos dos livros citados eu ainda não conhecia, mas já estou interessada por alguns.

    Beijos!
    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu gosto muito da literatura nacional e acho muito importante incentivarmos o pessoal a ler mais livros daqui, por isso achei simplesmente incrível essa tag e pretendo responder ela algum dia. Dos livros que você citou como seus favoritos, eu ainda não li nenhum, acredita? Mas fiquei curiosa com eles, pois as capas são bem impactantes e a sua poesia de lombada ficou ótima o/

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Fran, gostei muito da TAG.
    Não conhecia nenhum dos livros que você indicou, mas adorei ter conhecido.
    Sempre é válido aumentar a listinha de nacionais.
    Eu gosto bastante.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  19. Nossa, super legal essa tag adorei!!! Fiz as contas aqui e até hoje li apenas 17 livros nacionais, VERGONHA define. Sério, como eu, sendo brasileira, posso ter lido tão pouco da nossa literatura? Sem falar que nesses 17 não está presente nenhum clássico! Como pode? :( Não contei com os contos.
    Espero tomar vergonha na cara e ler mais nacionais, já peguei algumas indicações nesse post e coloquei nos desejados.
    Adorei o post! Coloquei nos favoritos. Irei responder assim que tiver mais livros para citar, hehehehe.
    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Adorei essa tag! Não li nenhum dos livros que você citou, acredita?!
    Mas acabei de colocar vários na minha listinha, alguns eu nem conhecia!
    Vou tirar um dia para responder essa tag, gostei de verdade =)
    Beijão!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  21. que vergonha de admitir que não conheço nenhum dos livros que você citou aqui, mas já fui procurar um pouco mais sobre "Estrelas cadentes ..." achei o título muito interessante.

    Adorei a tag!

    Beijos,
    http://www.lanaminhaestante.com

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Adorei a TAG e é muito bom saber que a literatura brasileira está ganhando espaço entre os leitores.

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  23. Oie! Tudo bem?

    Que TAG mais legal! Também apoio todo e qualquer incentivo à leitura, especialmente se ele for leitura nacional. Conheço alguns dos livros citados, mas ainda não li nenhum deles, rsrs. Estou com uma lista de nacionais prontos para a leitura aqui..


    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  24. Oii, tudo bem?
    Adorei a tag, ainda não conhecia nenhuma que ajudasse assim a literatura brasileira, achei bem interessante algumas obras que você citou, uma delas foi Arthannya, e o seu poema até que ficou legal, haha.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  25. Oie tudo bem?
    Muito legal essa tag uma ótima oportunidade de mostrar alguns livros nacionais, o livro Feliz Ano Velho parece bem bacana ainda mais trazendo a luta do autor após seu acidente.

    ResponderExcluir
  26. Adorei a Tag! <3 É sempre bom ver livros nacionais conquistando seu espaço, aproveitei para anotar algumas dicas de leitura aqui!
    Vou querer fazer essa tag. ;) Quando postar no meu blog volto aqui para te avisar.

    Beijocas e até logo! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  27. Oie, Fran!
    Conversei com o Leonardo Monte pelo Facebook, ele me adicionou, parece realmente legal e a capa de seu livro é linda. Também tenho o Marcos, que escreveu Estrelas Cadentes Não Dizem Adeus, e em outra oportunidade conversamos sobre o rolo que ele teve com sua primeira editora nacional - isso é bem chato, as vezes as próprias editoras não valorizam nossa literatura :/ Enfim, recomendo demais a você Jim Carbonera. Ele escreveu Verme! e acho que você curtiria muito a leitura.
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Olá Francine,

    Muito legal e criativa essa TAG, tudo que valorize e divulgue a literatura e autores nacionais é bom, gostei das sua indicações, muitos livros e autores eu não conhecia...bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Oi, Fran! ^^
    Eu adorei a tag, eu adoro tags e obrigada pela indicação, assim que possível eu respondo lá no blog.
    Estou louca pra ler esse livro Não Pare! :D

    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
  30. Oi, Francine!
    A literatura nacional me conquista mais a cada dia são tantos autores talentosos, livros incríveis e cada vez melhores que fica até difícil escolher o que ler. Eu adorei a tag e vou fazer lá no meu blog assim que tiver um tempo para organizar minhas respostas, pois já li tanto nacional ótimo e não quero esquecer nenhum. Fiquei curiosa pelos que você indicou ainda não os conheço, mas quero ler um dia! :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  31. Oi Fran, tudo bem?
    Não conhecia essa tag e achei a ideia bem bacana, como você adoro sair indicando livros de literatura brasileira em meu blog(principalmente a contemporânea). Não conhecia todos os livros citados por você na tag e concordo com a resposta que você diz que Não Pare! é uma das capas mais bonitas! Espero o mesmo da história

    ResponderExcluir
  32. Olá Fran. Amei suas respostas, mas infelizmente só conheço a obra Não Pare! na qual sou apaixonada pela história e pela capa. Realmente tem obras nacionais maravilhosas e já anotei várias aqui indicações suas. Tenho que ressaltar que amei esse poema elaborado por títulos de livros maravilhosa <3
    Beijos e sucesso querida.

    ResponderExcluir
  33. Oláá, tudo bem?
    Sou a responsável pelo blog Jovem Literário e por criar a Campanha Literatura Brasileira e hoje estou aqui para agradecer por apoiar a literatura nacional e aderir a tag da campanha.
    Muito obrigada e desejo muito sucesso a vc!
    Bjoos.

    Jovem Literário

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados