Resenha 66 | Doce Sonho Alado

em 11.1.15
Título: Doce Sonho Alado – Saga Doce Sonho Alado, livro 1
Autora [parceira]: Sheila Lima Wing
Publicação independente (2014, 250 páginas)
Sinopse: Um crime abala a cidade de Coronel Boaventura: um corpo é encontrado na Biblioteca Municipal (que, aliás, estava trancada pelo lado de dentro), vestido com roupas elegantes e segurando um livro chamado "O Mistério do Caso Boaventura". Espalha-se pela redondeza o boato de que o livro possa estar amaldiçoado pelo fantasma do fundador da cidade. Enquanto isso, Evangeline Maria Ayler – uma garota de onze anos – e sua amiga Hanna Auster passam a estudar num semi-internato particular, o Instituto Educacional A. W. Sigma. Ambas são garotas simples, moram numa favela, e precisam se desdobrar para se adaptar à nova vida entre os filhos da elite. Evangeline logo descobre que há um mistério envolvido nesse convite a estudar no Instituto: o diretor Último Wing, seu tio de consideração, possui questões mal resolvidas com a mãe da garota, parece ser o tipo de sujeito no qual não se pode depositar confiança. Durante o ano letivo Evangeline tenta resolver vários mistérios, como o caso da morte na biblioteca, um rosto que lhe espia das sombras, um garoto estranho e seu gato peludo; além de vários outros enigmas e questões comuns que fazem parte dos desafios de ser uma pré-adolescente; tudo isso com muita diversão e aventura.

Resenha

Meu interesse em ler Doce Sonho Alado começou pela autora. Já conhecia a narrativa dela ao ler um dos seus contos e, por isso, sabia que o seu primeiro livro valeria a pena ser lido! As minhas expectativas foram plenamente atendidas.

Narrado em terceira pessoa, em Doce Sonho Alado conhecemos a protagonista Evangeline, uma garota de 11 anos que recebeu uma bolsa para estudar na mais prestigiosa escola de Coronel Boaventura: o Instituto Educacional A. W. Sigma. A história tem um início muito interessante, que convida a permanecer preso ao livro até o seu desfecho: um homem desconhecido é encontrado morto dentro da Biblioteca municipal. Quem era ele? Como teria morrido? Por que estava sozinho e trancado na Biblioteca?

A verdade é que o mistério dessa morte encontra um vínculo inusitado com a vida da Evangeline. Essa garota é extremamente curiosa e ao saber que o seu parente Leônidas, o bibliotecário, é o principal suspeito no crime, Evangeline decide investigar por si mesma. O que mais gostei no livro, além da narrativa fluída e leve da autora, é a coerência nas ações dos personagens. Evangeline envolve vários dos seus amigos nas suas investigações, mas o jeito como a interação acontece e até mesmo as conclusões às quais todos chegam é própria da idade. Sheila Lima Wing não perde a realidade do grupo e adorei a maneira como um bando de garotos de 11 anos é capaz de se envolver em circunstâncias perigosas sem sofrer uma descaracterização.

– Não, nem pense nisso! – respondeu a garota, entendendo a pergunta muda da amiga.– Ah, Lou! Não me diga que você não está nem um pouco curiosa!– Não, eu não estou nem um pouco...– Eu disse para você não dizer!

Confesso que estou um pouco cansada de livros nos quais um adulto é infantil ou uma criança é madura demais para a sua idade. Doce Sonho Alado renovou meu ânimo literário! O livro é repleto de mistérios paralelos à morte na Biblioteca, pois Evangeline é uma parente distante de Último, o diretor do Instituto que ofereceu a bolsa de estudos. A mãe de Evangeline e Último têm uma relação muito conturbada, o que faz a garota querer desvendar o passado de ambos. Por que sua mãe não confia no diretor quando esse parece ser um homem tão decente? E por que Último demonstra querer se aproximar de Evangeline?

Apesar de ter apenas 11 anos, a vida de Evangeline é repleta de importantes perguntas. E, embora esse primeiro livro não tenha apresentado muitas respostas, estou ansiosa para acompanhar a série e descobrir o que há por detrás de cada mistério. Adorei o jeito como a autora escreveu, com simplicidade e elegância, sem erros e garantindo novidades constantes no enredo. Por todo esse conjunto, considero Doce Sonho Alado um excelente livro! Nele você encontrará personagens cativantes, cada um primorosamente elaborado, e uma aventura infanto-juvenil que encanta! Vale a pena ler a obra.

– Preciso desvendar esses mistérios para descobrir quem eu sou de verdade, e não descansarei até saber o que estão escondendo de mim. Esse é o meu sonho alado.

Como aspecto frágil destaco apenas algumas cenas que retratavam a rotina dos personagens e que, por isso, pareceram ter um desenvolvimento um pouco mais lento. Ao mesmo tempo, porém, considero que essas cenas foram as responsáveis por me aproximar da realidade de Evangeline. Li o livro em formato digital e a formatação estava ótima! A primeira capa de Doce Sonho Alado não me agradava muito, mas recentemente a autora lançou uma nova edição do livro com outra capa que adorei.

*Agradeço o carinho da autora em oferecer a oportunidade de ler seu livro.*

Avaliação:







Aproveito
para divulgar que a autora lançou uma nova capa para Doce Sonho Alado, que particularmente gostei muito!








Compartilho os meus quotes favoritos:

Guarde no fundo de seu coração a ideia de que seu sonho só se tornará impossível no momento em que você desistir.

– Corra atrás dos seus sonhos alados, Evie, nem pense em desistir!
Evie tocou o delicado coração, já em seu pescoço. Sem sobra de dúvida ele a ajudaria a suportar a distância, era como um pedaço de casa que estava indo junto de si.
– Mas... Por que Sonho Alado? Coração Alado não seria mais adequado?
– É exatamente aí que seu sonho deve estar!

– Ai, Jesus! – exclamou Magda, fechando os olhos.
– O quê? – perguntou o garoto, olhando diretamente para Magda.
– Que o quê? – exclamou Magda, confusa. – Eu nem te chamei!
– Chamou sim, você disse Jesus...
– Seu nome é Jesus? – perguntou Hanna.
O garoto fez que sim com a cabeça enquanto cruzava os braços sobre a mesa (...).
– Nossa, que ironia – sussurrou Magda enquanto Jesus se levantava para ajudar o homem –, pelo visto nem Jesus nos salva!

– Ih, com esse grupo eu não sei não! – disse Lou, virando a mesa para formar um retângulo com os demais. – Parece que não temos nada em comum.
– Ué, se nós fôssemos iguais, que graça teria?

Enquanto o professor conduzia a pequena para o aposento branco da enfermaria, Natalie observou-os, preocupada. Estava tão aflita que nem percebeu que Kiara estava ao seu lado, acariciando o lado do rosto e sussurrando, sonhadora:
– ...queria ter me machucado mais, que sorte a dela...
– O quê? – exclamou a proferrosa, que apenas ouvira metade da frase. 
– Disse que ela já tinha copiado quase toda a matéria – consertou Kiara no mesmo instante.

– Viu o que estou dizendo?
– Não. – Ela olhou com atenção, mas não encontrou nada além das folhas verdes que se desprendiam da árvore até cair no chão.
– Que pena! – comentou o garoto (...).
– O que era?
– Você acreditaria em mim se eu dissesse?
– É difícil acreditar quanto eu não sei o que deveria ter visto!

– Ah, não brinca!
– Verdade! E a partir de então a jovem passou a viver nessa casa, e a cada vez que alguém perturbava sua tranquilidade, tudo que ela precisava fazer era olhar para o espelho. Nele estavam todas as respostas, estampadas no seu reflexo.
– Uau...
– Eu sei, é formidável, não?
Na realidade, Evangeline quisera dizer: "Uau, quanta besteira!", mas preferiu não contrariar.

...ele não se referia à magia no sentido literal, mas numa forma mais profunda, algo mais ligado com sua visão própria da realidade.

– (...) Não é verdade que as legítimas boas ações precisam ser feitas anonimamente, sem vanglória?

– (...) Vocês têm que entender que a lei é como uma redoma de proteção – explicou Último, movendo as mãos em círculo para exemplificar –, se estiverem sempre à margem dela, essa proteção se perde, vocês não estarão cobertos, serão vulneráveis a todos tipo de... de coisa...

– (...) Todos nós nascemos com o potencial para o amor e para a guerra. O que difere os indivíduos ditos bons ou maus é apenas o lado de si que cada um decide alimentar durante a vida.


Interessou-se pelo livro?

Curta a fanpage:

Conheça o volume 2:


Título: Doce Sonho Efêmero – Saga Doce Sonho Alado, livro 2
Publicação independente (2014, 267 páginas)


Sinopse: Neste segundo livro da saga DSA, Evangeline Maria Ayler já começa o sétimo ano no Instituto Educacional A. W. Sigma entrando em confusões e se deparando com uma novidade: a chegada de uma aluna nova, advinda de um misterioso instituto rival.Além de precisar lidar com novos dramas no seu dia a dia, ela continua preocupada com o paradeiro do jovem Christofer Wing e com tantas outras questões estranhas que surgiram no ano anterior. Logo ela descobrirá que as coisas podem se tornar mais perigosas do que pensara a princípio, chegando à um patamar que foge da realidade. O verdadeiro inimigo começa a se tornar mais real, assim como outros aliados começam a surgir da forma mais inesperada.Sempre com a ajuda de seus amigos, Evie precisará transpor novos desafios, decifrar um pouco dos enigmas já existentes, enfrentar seu lado mais impulsivo e descobrir que nem sempre as pessoas são do jeito que imaginamos. O que será que pode acontecer a uma pessoa que resolve seguir seu sonho mais efêmero?

Gostaram da resenha?
Adoraria saber se já leram ou desejam ler o livro!
Comentem... :)



21 comentários:

  1. Fraaaan! Você não sabe como eu gosto de ler resenhas de colegas escritores! Sempre tem aquela sensibilidade que só quem escreve entende... na verdade cada resenha tem o seu tesouro, sempre um ponto de vista diferente, uma coisa que nós mesmos não notamos.
    Achei muito interessante quando você falou sobre adultos que agem como adultos e crianças como crianças; algumas pessoas acham que minhas meninas são espertas demais para a idade mas, afinal de contas, as crianças estão assim hoje em dia, e o livro é recente. Até fui bastante suave, pois hoje em dia o comum mesmo é crianças de três anos levarem tablets (até Ipads) para a escola, sei disso porque minha irmã vive me contando as histórias do lugar onde ela ensina.
    Enfim, amei mesmo a resenha, de verdade! Daqui a pouco, depois do almoço, vou te mandar um e-mail, te vejo lá!

    Beijinhos Alados ♥

    ResponderExcluir
  2. Oiee

    Tenho este livro em ebook mas preciso criar o hábito de ler mais livros em ebook e creio que isso irá acontecer mais vezes em 2015, vamos ver se consigo.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Fran, não conhecia ainda o enredo e achei interessante. Gostei também desta nova capa.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  4. Oiii!
    Amei essa capa nova! Ainda não conhecia a autora e fiquei muito curiosa. Adorei saber que os personagens são todos coerentes com as suas idades, assim como você estou cansada de crianças maduras e adultos infantis. Fiquei muito curiosa mesmo e com certeza vou ler.
    Parabéns pela resenha, beijossss,
    http://www.thousandlivestolive.com/

    ResponderExcluir
  5. A capa nova é linda!!
    Gostei da resenha e sua resenha me deixou curiosa. Quem não esta cansa de crianças maduras e adultos infantis, creio que todos. Se eu tiver oportunidade vou ler.
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Fran, tudo bom?
    Eu realmente fico encantado com esses autores nacionais, estão fazendo um enorme sucesso, não é?! Isso me deixa realmente feliz, já conhecia esse livro através de uma postagem sua aqui no MQS e sempre fiquei curioso para apreciar a leitura e eu nem sabia que já tinha o próximo volume (que por sinal a capa é linda). A nova capa também está bem bonita, adorei a ilustração. Eu adorei saber que é um infanto-juvenil realmente vai conquistar várias idades, gostei das frases que você colocou realmente estou ainda mais interessado =) Parabéns Fran!!!

    Beeeijos!
    Luan || http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Fran!
    O livro já começou me chamando atenção pelo nome, achei fofo! E lendo sua resenha, me interessei bastante pela história. Achei legal você destacar que os personagens não sofrem descaracterização diante das situações, assim como você, também estou cansada de "adultos infantis' ou "crianças maduras demais".
    Quero muito ler!
    Amei a nova capa, mais linda que a primeira!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Adorei as novas capas dos livros ♥ Achei Doce Sonho Alado um pouco cansativo em algumas partes, mas é um livro ótimo. Doida para ler DSE.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Fran.

    Que linda sua resenha. Conheço muito pouco da obra, mas sua resenha me deu uma visão bem ampla da narrativa e confesso que a curiosidade atacou por aqui. Espero um dia ler, pois pelo visto é algo bem diferenciado do que estou acostumada a ler

    Beijos
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  10. Primeiro eu tenho que falar que as novas capas ficaram lindas! Segundo, Fran que resenha maravilhosa! Ainda não pude ler DSA, ainda mais agora que meu tablet estragou e ler no PC eu me distraio muito. Mas enfim, estou ansiosa para ler e espero gostar bastante!

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  11. Olá Fran!
    Adorei a resenha. E essas capas novas estão uma graça. Muito lindas!
    E elas me aguçam a vontade de ler o livro. Parece ser realmente um livro muito rico.
    Evangeline me parece uma personagem bem "normal", tendo em vista que tem muitos da idade dela que enfrentam grandes coisas. Tipo, Harry Potter.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Eu já li esse livro... E, apesar de, geralmente, não gostar de livros que tenham crianças como protagonistas, essa obra conseguiu me conquistar. É um livro bem coerente, sem erros e com uma história bacana. Só ainda não peguei o segundo volume, pois estou com muitos livros para ler em casa.
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não tinha ouvido falar do livro nem da autora, mas o livro já está na minha lista de desejados, e fico muito feliz que você tenha gostado do livro :)

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi flor, já tinha lido sobre o livro quando a autora iria lançá-lo independente pelo Clube dos Autores e fiquei interessada. Depois vi sobre no seu blog quando li sobre o e-book.Mas amei ler a resenha, é a primeira do livro que leio e me deixou bem curiosa com o suspense.As capas ficaram lindas, prefiro a segunda do primeiro volume que a capa do primeiro.

    Amei a resenha flor, me deixou empolgada e com uma pulga atrás da orelha.

    bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu já vi alguns comentários sobre esse livro, mas confesso que ele nunca chamou a minha atenção, acho que é a capa, para mim ela não é muito bacana :c Mas lendo sua resenha fiquei um tanto curiosa com o livro, quem é esse homem que morreu na biblioteca? Evangeline vai conseguir descobrir? Creio que sim kkkk Enfim, gostei bastante da resenha, imagino que esse livro deve ser bem bacana e a nova capa está realmente bem mais bonita oo/

    Beijos :*
    Larissa- http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Fran, tudo bem?
    Li uma resenha desse livro ontem e me encantei, sua opinião só veio confirmar que eu preciso conhecer essa história o quanto antes, principalmente por saber que a autora soube caracterizar sua personagem fugindo da mesmice do que vemos por aí.
    E quero meu livro com essa nova capa que sem dúvida é linda.

    Beijos.
    Leituras da Paty


    ResponderExcluir
  17. Oiee, tudo bem?

    Achei a nova capa do livro muito linda/ A história parece ser bem legal. Sou curiosa para ler o livro, mas não leio ebooks =(

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Fran, tudo bem???

    Bom eu amei a nova capa... acho que ficou mais característica de Evangeline... eu fiquei bem curiosa pela história... e falo que também fiquei meio cansada de histórias com adultos maduros que parecem ter cinco anos... e crianças de 12, 13 parecendo que tem 19 acho um absurdo... ou até gosto se a história for muito boa e me prender... parece que essa está na medida... certa... não sei se chagarei a ler... mas fiquei interessa e curiosa... A capa do livro 2 também é linda.... adorei!!! xero!

    ResponderExcluir
  19. Oi Fran,
    Que excelente resenha. sensível. É realmente difícil encontrar uma narrativa em que crianças são as personagens principais e que consigam segurar o rojão... a autora está de parabéns por criar uma estória envolvente e que prende a atenção do leitor. anotei a dica e assim que eu puder eu lerei também...
    bjs
    Antonio Henrique
    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá Francine, tudo bem?

    Recebi uma série de e-mails da autora, com cobranças sobre divulgação, sendo que eu nem pedi nada. Bem louco, rs.

    O primeiro volume não me atraiu, mas vou aguardar a do segundo livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Fran flor!
    Resenha mega gostosa, gostei da vários aspectos que comentou, sobre o desenvolvimento do livro, o suspense, quando comentou sobre os personagens novos que são maduros e os adultos infantis, me identifiquei,pq também percebo isso em algumas obras e é cansativo, gosto de coisas novas!
    Adorei a premissa do livro e leria ele com certeza! Obrigada pela delicia de resenha Fran!
    Bjão

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados