Resenha 53 | Vítimas do Silêncio

em 18.11.14
Título: Vítimas do Silêncio
Autora: Janethe Fontes
Editora [parceira]: Universo dos Livros (2009, 192 páginas)
Sinopse: Violentada sexualmente, ela preferiu manter o silêncio. Porém, o preço do seu silêncio pode ter-lhe custado alto demais...
... Um caso de abuso sexual ...
... Uma tentativa de fuga ...
... Um novo crime e ameaças ...
... O reencontro com o inimigo ...
Uma garota é vítima de estupro e tenta reconstruir sua vida. Mas, quando finalmente acredita ter encontrado o caminho da felicidade e esquecido aquela noite fatídica, um novo episódio a faz despertar para a apavorante certeza de que é absolutamente impossível fugir do passado... E só existe uma alternativa para que a paz retorne ao seu coração e se faça prevalecer a justiça: confrontar seu pior e mais temível inimigo.
Com uma narrativa surpreendente, a autora mantém o suspense até o fim, fazendo com que o leitor tenha de prender o fôlego para acompanhar essa aventura que traz, a cada capítulo, novas revelações e emoções de um passado que já parecia esquecido.
Vítimas do Silêncio combina ingredientes como Romance, Aventura, Suspense, Sedução e Mistério em um livro que vai prendê-lo do começo ao fim, tendo como pano de fundo a questão do abuso sexual.

Resenha
[Atenção: livro apropriado para +16 anos]

Tive a oportunidade de ler Vítimas do Silêncio por meio do Book Tour organizado pelo blog Cápsula de Banca, ao qual agradeço por me permitir participar! Há muito tempo queria conhecer a escrita da autora, Janethe Fontes, pelos inúmeros elogios que já li a respeito dela na blogosfera. Não me arrependi.

A história se inicia em 1988. Narrado em terceira pessoa, em Vítimas do Silêncio conhecemos Margarida Esteves, uma jovem de dezessete anos que seguiu de ônibus até Gramado/RS para fugir do traumático estupro que sofreu do seu padrasto. Ela chegou sozinha e desamparada na casa de sua tia, Vânia, que a acolheu sem perguntas. 

Margarida se sentia muito perturbada pelas lembranças e pela saudade que sentia de sua mãe e irmã caçula. Não teve coragem de contar a nenhuma das duas o motivo para deixá-las; a mãe poderia não acreditar ou entender e sua irmã era apenas uma criança. Além disso, sua irmã Suzane era filha legítima do padrasto que a havia abusado. Como contar a ela o que seu pai fizera? Era vergonhoso demais e, ao mesmo tempo, Margarida só queria recomeçar sua vida.

Sua tia Vânia tinha três filhos: Bete, Lígia e Marcos. Bete parecia insatisfeita com a presença de Margarida, mas Lígia compensava sua frieza – tornaram-se muito amigas. Já Marcos despertou mais do que apenas afeição. Ainda que estivesse noivo de uma moça que estudava no exterior, apaixonou-se por Margarida. O sentimento era recíproco e Margarida, embora temerosa por tudo o que sofreu, entregou-se a Marcos.

Apesar de verdadeiro, o amor foi breve para Margarida. Uma série de circunstâncias fizeram com que ela precisasse partir outra vez, mas agora com uma descoberta que mudaria toda a sua vida: engravidara de Marcos. Ela segue para São Paulo e se dedica a procurar um emprego, sem importar qual, para que possa se estabelecer o suficiente e ter o seu bebê. É na capital que o seu destino se entrelaça ao destino de um homem amargurado, sem esperanças e que faz dela o seu porto seguro.

William Fraga era jovem, com apenas 25 anos, formado em Direito e filho único de uma família nobre. Ao praticar um esporte radical, acabou sendo vítima de um trágico acidente que o deixou paraplégico. Em seu novo emprego, Margarida cuidaria dele. Bastou que os seus olhos pousassem nela para que soubesse se tratar de uma mulher diferente. Já sendo uma guerreira para enfrentar seus próprios monstros, ela consegue ajudar William a fazer o mesmo.

Queria contar muito mais para vocês! O livro me prendeu de um jeito que concluí a leitura em poucas horas. O sofrimento da Margarida era tão cru, tão latente, que me arrancou lágrimas em várias páginas. Quão absurdamente cruel é o abuso sexual! Quão marcante, como uma ferida aberta que não cicatriza, é carregar o peso desse segredo! E quanta culpa… Culpa pela impotência diante do abuso; culpa por fugir covardemente; culpa pelo silêncio e pelas consequências que ele acarreta.

As lembranças pareciam fantasmas sobrevoando o quarto. Lembrou-se de quantas vezes o padrasto insinuou-se para ela, saindo seminu do banheiro. Algumas vezes, quando sua mãe não estava, ele saía totalmente nu. E de quantas vezes ele a abraçou tão firme que ela pôde sentir o pênis dele contra o seu corpo, ainda de menina. Mas o medo de contar à mãe, de estar enganada, foi muito grande. E se estivesse entendendo mal as atitudes dele?, perguntava-se, e carregou essa dúvida em seu coração até completar 15 anos, quando sofreu mais um assédio. Neste dia, compreendeu que, de fato, as atitudes do padrasto não eram normais. E o pânico tomou conta de seu coração, por isso, transformou por completo sua maneira de se vestir. Não vestia minissaia, short ou qualquer peça mais ousada. Isso porque, no fundo de seu coração, temia que fosse culpada pelo que estava acontecendo. Contudo, fechar a porta do quarto, vestir com compostura e evitá-lo não foram suficientes para impedir que... (p. 73)

Sendo psicóloga e pesquisadora na área forense, posso dizer que este é um livro de qualidade para oferecer uma perspectiva básica sobre a violência sexual. Nele é possível conhecer um pouco das suas consequências, da condição vulnerável das vítimas, dos diversos motivos para manter segredo, da dificuldade em levar o agressor à justiça... Além disso, o livro apresenta também a importância de uma rede de apoio e a possibilidade de reconstruir o sentido da vida superando o trauma.

Acredito que Vítimas do Silêncio revela a importância de expor a violência sexual sofrida para sair da condição vulnerável ou para simplesmente não desistir de sobreviver a ela. É um livro que considero leitura obrigatória para sensibilizar corações e problematizar esse tema tão relevante.

Em relação aos aspectos negativos da obra, achei a escrita muito objetiva em alguns momentos. Senti falta de melhor desenvolvimento em algumas cenas. Mas, considerando o tamanho do livro, muitos acontecimentos foram narrados. Entendo, portanto, o estilo de escrita como uma opção consciente da autora. A capa é maravilhosa e retrata muito bem a temática do livro! O fato de haver um risco sobre "Silêncio" me pareceu um convite para quebrá-lo.

Recomendadíssimo para homens, mulheres, pais e educadores!

Avaliação:

Curta a fanpage da Universo dos Livros para acompanhar suas publicações:

Compartilho os meus quotes favoritos: 

...a única certeza que seu coração tinha, naquele momento, era a de que precisava partir e encontrar um refúgio (...). A despedida com a mãe também fora repleta de emoções. No entanto, no fundo do seu coração, Margarida não conseguia esconder de si mesma que a mãe, de certa forma, fora culpada por tudo o que estava passando... (p. 8)

– Você tem me causado muitos problemas com toda a sua rebeldia... Há algum motivo que justifique sua atitude? Porque se não há, saiba que está nos causando grande sofrimento.
Ela abriu a boca para falar, contudo, um nó na garganta e um frio na espinha bloquearam sua voz, ao perceber o brilho frio nos olhos do padrasto. (p. 33)

– ...para alguém tão jovem como você, não deve ser fácil morar sozinha nesta cidade.
– Há momentos em nossa vida que precisamos aprender a nos virar – declarou Margarida.
– Concordo (...). E qual é sua escolaridade?
– Irei terminar o último ano do segundo grau, assim que puder voltar a estudar. Depois, farei faculdade.
– Isso é muito bom. E o que pretende fazer?
– Direito. Quero ser advogada.
– E por que pretende ser advogada? – Quis saber ele.
– Justiça. – Ela respondeu a primeira palavra que veio à sua mente. (p. 39)

– Você nunca vai compreender.
– Claro que compreendo.
– Não, não compreende – murmurou ele novamente. Como a jovem à sua frente poderia compreender como se sentia um homem ao imaginar que nunca mais poderia voltar a andar? Como ela poderia compreender o que um homem sentia ao imaginar que nunca mais poderia ter uma relação sexual normal?
Ela fitou-o com uma expressão de profunda ternura.
– Talvez você tenha razão, William... Talvez seja mesmo difícil para a maioria das pessoas entender o que você está passando agora. Mas, por favor, não diga que eu não entendo, porque eu entendo sim. (p. 45)

– Penso que só a justiça pode fazer com que as pessoas paguem por seus atos. (p. 51)

Ele sentia-se envergonhado quando se lembrava que por um bom período, após o acidente, só pensara em suicídio, e fora uma garota com nome de flor e olhos cor de mel que o fizera enxergar a vida de outra forma.
Não, ele tinha certeza de que ela não sabia da importância que tinha em sua vida. Assim como não sabia também que ele a amara desde a primeira vez que a viu. (p. 66)

– Eu preferia que ela tivesse ficado com outra pessoa. Talvez me sentisse mais segura.
– Por quê? – Perguntou William, intrigado. – Por que acha que sua irmã não está segura com o próprio pai?
Ela passou as mãos pelos cabelos e levantou-se do sofá.
– É uma longa história.
– Tenho todo o tempo o mundo – disse William, antes de segurá-la pela mão. Ela deixou escapar um longo suspiro.
– Quem sabe um dia eu tenha coragem de lhe contar? (p. 75)

Não havia maior satisfação para a autoestima de um homem que uma bela mulher insinuar-se para ele. (p. 139)

– (...) Eu jamais amei alguém como te amei.
– E por que nunca me procurou? Por que fugiu se me amava tanto?
Ele continuou a fitá-la.
– Tive medo, Guida. Eu era muito jovem na época e tive medo.
– Quem ama supera o medo. (p. 175)

Interessou-se pelo livro? 

Curta a fanpage:


E você? Gostou da resenha?
Comente se leu ou leria esse livro!


24 comentários:

  1. Amei a sua resenha flor, pra variar!
    Já ouvi falar da autora Janethe, mas ainda não tive a oportunidade de ler uma de suas obras.
    Me senti super envolvida por sua resenha, parecia que já estava lendo um pedaço da história e ai fiquei querendo saber o desfecho rs
    Gostei bastante da proposta do livro, pois ainda não li nada que envolvesse o abuso sexual.
    Parabéns pela resenha, beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir
  2. Francine, que resenha linda. A história parece bem densa, daquelas que te deixa angustiado do início ao fim, o que faz bastante o meu gosto.

    Abraços (saudades de você)

    ResponderExcluir
  3. Deu para ficar arrepiada lendo sua resenha, lendo os quotes que você escolheu. Esse é um livro pesado e emocional, o assunto é muito intenso. Tenho muita vontade de lê-lo Fran, mas preciso em preparar psicologicamente. Parabéns, mais mau vez arrasou na resenha!
    Beijos
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  4. Olá Fran!
    Mais um ótima resenha. Simplesmente adoro elas.
    O título desse livro realmente faz sentido com o que a história fala. Estupro é realmente um tema pesado e bastante interessante para se trabalhar.
    Isso me lembrou uma história que eu estava lendo que é quase a mesma coisa. A menina passa anos sendo agredida pelo padastro e quando sai de casa descobre que tá grávida dele.
    Também adorei a escolha dos quotes, ainda mais o último!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Hey Fran!
    Sendo uma resenha sua eu não poderia esperar menos!
    O livro com certeza aborda um fato muito importante. Muitas vezes as pessoas não se sentem à vontade para falar sobre o abuso, mas esse é um assunto que quanto mais for explorado mais poderá ser evitado.

    Beeijos
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  6. Primeiramente, parabéns pela resenha.
    Confesso que fiquei curiosa quanto da história.
    Acho que os autores não se aprofundam e é complicado falar sobre o tema.
    Ótima dica e ótimos quotes
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  7. Bem interessante, é uma tema pesado, mas vejo que o livro trata da superação! Muitas pessoas que sofrem abusos procuram se retrair e não buscam ajuda, isso só faz com que o trauma se enraíze ainda mais.

    Gostei mesmo da temática, parabéns pela resenha.

    Abraço,
    Diego de França
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Gente, esse livro mexeu muito comigo! Foi o primeiro livro que eu li da Janethe, mas já me tornei fã dela. Chorei com a Margarida, senti raiva e felicidade com ela, é uma leitura e aprendizado que não tem preço. Vítimas do silêncio é maravilhoso, mas Doce Perseguição (também da Fontes) é o meu favorito ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Fran! Como você está? Tem tempos que não passo por aqui rsrs Já estava com saudade.
    Essa é a segunda resenha que leio do livro, e confesso que a sua resenha me despertou ainda mais interesse pela obra.
    Ainda não li nada da Janethe, e acho que seria ótimo começar por esse. Já que trata de um tema tão polêmico, que ao mesmo já se tornou tão comum no dia-a-dia.
    Enfim, adicionando o livro na lista de desejados. Rsrs
    Adorei sua resenha, mostrou bem do que o livro se trata. Arrasou gata ;)

    Beijos Doces :*

    ResponderExcluir
  10. Oi, Fran! Td bem? Não conhecia esta autora, mas achei a sinopse e a sua resenha bem interessantes. Ainda mais que a sua análise teve um ponto de vista mais apurado pq vc é psicóloga.
    Achei interessante abordar um tema tão polêmico e as consequências nas vitimas pq qto mais falarmos, menor será o tabu.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Francine.
    Essa história realmente prende a gente, nunca vi tanto sofrimento pra uma única pessoa como nesse enredo, mas senti falta de um maior desenvolvimento dos acontecimentos, mais detalhes, mais aprofundamento tanto nas situações quanto nos personagens.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde,
    Como vai?
    Eu já havia lido a resenha deste livro mas ainda não tive a oportunidade de tê-lo em mãos.
    A história parece intrigante...parece que dá vontade de devorar o livro kkkk
    Gostei dos trechos citados também :)

    Em resposta lá no blog,
    Eu já ouvi muito the Gazette sabia?
    Já ouviu falar de uma banda chamada "Coldrain"? Procura e vê o que acha.
    Já to preparando o post de música da semana que vem,acho que você vai gostar :)

    Beijos e se cuida
    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  13. Parece bem interessante o livro.
    Fico cada vez mais feliz por ver autores brasileiros se destacando e ousando no mercado.
    Bom saber que além de ser muito bom, desvenda um universo do qual pouca gente fala, o do abuso sexual.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  14. Nossa amei ! fiquei com muita vontade ler !

    ResponderExcluir
  15. Oi Fran!
    Ahh, que resenha show *--* Descreveu super bem o livro. Mas infelizmente o gênero não me agrada muito :D

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá Francine,


    Não conhecia esse livro, achei a sinopse interessante e a sua resenha me deixou bem curioso, não gostei muito da capa, mas do mais parece muito bom...boa dica...abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Desde o primeiro momento que vi esse livro eu me interessei, só que nao tive a oportunidade de ler ainda, o tema abordado me chama atenção e tenho certeza que irei amar. Sua resenha esta otima, que eu consiga ler em 2015 :D
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Nossa, eu ainda (ainda), não li nenhum livro dessa autora, mas poxa ela já me conquistou desde quando comecei ler as resenhas dos livros dela no blog da Paulinha que por sinal foi recomendadíssimo por ela também, quero muito ler Vitimas do silêncio, já adicionei a séculos na minha lista, e só estou aguardando a vez dele chegar! (pensando seriamente em deixar ele furar fila depois dessa sua resenha).

    Bejãoooooooo Fran!!

    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Francine!

    Eu também vi muitas críticas a respeito da autora e seus livros, tenho esse e outra obra dela em meu Kindle. Ainda não tenho certeza se leria, por conta do tema abordado, pois é muito forte e acho que eu não teria forças para ler. Gostei de conhecer sua opinião e fiquei encantada por sua resenha, mas como eu disse, não sei se leria por conta do tema.

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  20. Fran lindona eu li esse livro e amei entrou para minha lista de favoritos, A autora aborda um tema delicado saem tornar a leitura pesada e nos presenteia com uma heroina maravilhosa que sofre, mas nunca perde a esperança. Amei . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  21. Fran, ainda não li os livros da Janete, mas com certeza vou ler um dia. Sei que são livros fortes como a própria capa mostra. É muito complicado falar de abusos ainda hoje, mas a sociedade esta abrindo mais os olhos.
    Muito boa sua resenha e fiquei ainda mais criosa

    Beijos
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Eu já vi algumas resenhas sobre esse livro e todas foram positivas. A história parece bem intensa mais que prende o leitor. Quero muito um dia poder lê-lo.
    Beijinhos!
    Http://eraumavezolivro.blogspot.com.br /

    ResponderExcluir
  23. Olá Francine,
    assim como você, também li muitas resenhas positivas sobre este livro.
    Acredito que o tema que ele trás embutido nas paginas, servem para os leitores refletir sobre coisas que não sabemos e quem sabe aprender o que algo considerado estrupo pode prejudicar a vida de uma pessoa, em todos os aspetos.
    Gostei da menção leitura obrigatória. Assim concordo com você.
    Em breve pretendo fazer a leitura deste livro.
    Adorei os quotes que você disponibilizou.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados