Resenha 57 | Anelisa Sangrava Flores

em 8.12.14
Com
alegria, apresento a vocês o terceiro vídeo-resenha do blog! Sempre me sinto constrangida diante da câmera, mas a qualidade desse livro incrível me deixou animadíssima para trazer a minha opinião a vocês.


Título: Anelisa Sangrava Flores
Autor [parceiro]: Anderson Henrique
Editora: Penalux (2014, 126 páginas)
Sinopse: Neste livro de estreia de Anderson Henrique, o razoável e o absurdo são separados por uma membrana muito sutil em 13 contos que reforçam os méritos da boa literatura fantástica. Em seu universo particular, premissas físicas, temporais e lógicas são subjugadas por tramas e personagens tão improváveis quanto verdadeiros. Transbordam pelos caminhos do contrassenso, mas o fazem indagando ações e sentimentos humanos, interpondo-se sobre o que temos como real em um convite a reflexões multíplices. Em contos como Uma noite, uma década, as barreiras do tempo são distorcidas e recriadas sempre que um casal se relaciona intimamente. Em A previsão de José Pasqual acompanhamos as últimas horas da única pessoa ciente das circunstâncias do fim dos tempos; Em Estela e Anelisa Sangrava Flores, são as mulheres as responsáveis por moldar e alterar a realidade – a primeira transmuta a si própria, a segunda tem em seu sangue a força transformadora. Em Carolina, Scarlet, Jordana, os sonhos servem de material para as peripécias do autor. Seria apropriado enquadrar o livro de Anderson Henrique nas concepções do realismo fantástico latino-americano, mas a boa literatura escapa dos limites de tais classificações. Neste livro de estreia, o autor desponta como criador de um realismo mágico próprio, repleto peculiaridades e alegorias que insistem em fazer verdade o que parece tão afastado dela.

Vídeo-resenha



Inscreva-se no canal do blog:


Espero
que esse vídeo esteja à altura do autor. Sou uma apreciadora de contos, como puderam perceber, e Anelisa Sangrava Flores foi uma obra muito interessante para mim. Acredito que até mesmo quem não gosta do gênero poderá ter uma percepção diferente ao dar uma chance a esse livro.

Que tal conhecer um dos contos? Em uma versão não-oficial, o primeiro conto do livro foi narrado em áudio. Como falei no vídeo, as primeiras palavras do primeiro conto me encantaram! E esse conto era intitulado Gigante. Ouça-o no blog do autor [aqui].

Quero agradecer o carinho com o qual sempre acolheram os meus vídeos e dizer ao autor, mais uma vez, que me sinto feliz pela oportunidade de ler sua obra. É um prazer tê-lo como parte da família My Queen Side.

Avaliação:


Que tal conferir os meus quotes favoritos?

…os olhos das pessoas custam a aceitar os deslizes nos limites da naturalidade. (p. 17)

– Não há lugar para os grandiosos neste mundo, mãe. Aqui, apenas os medíocres se fazem importantes. (p. 22)

Compreendeu cedo que cada ferida abriga uma dádiva: a dor encerra em si uma alegria futura. (p. 26)

Percebeu, contudo, que mesmo as causas que se apresentavam nobres escondiam enganos e interesses. (p. 27)

Eduardo provou a comida, mas seu paladar se tornara ínsipido após ter levado à boca o melhor dos temperos. Tinha fome, mas não de comida. Era uma fome insubstancial, que mais se assemelhava a sede e a abafação. Era a privação não do alimento, mas de todos os componentes que tornam a vida possível. Ele tinha em si a fome do outro. (p. 32)

– O tempo é ágil quando a vida é boa. (p. 33)

Estela agia de acordo com meus desejos. Bastava saber de uma loucura ou volição minha, que se transmutava em tais vontades. Estela foi magra, negra, forte, ruiva, delicada, loira, agressiva e tantas outras coisas para me agradar. Por vezes tinha os olhos amarelos; em outras, pupilas felinas. Cheirava como flores, como terra banhada, e quando descobria minhas lembranças, buscava os odores da infância para me satisfazer. Fazia-se agitada, passiva, perspicaz e inocente. Encarnou Ísis, Afrodite e Freia. Suas variações eram tantas que cheguei a perder, aos poucos, a imagem da mulher que encontrei na primeira noite. (p. 42)

Perguntava-me por que mantinha aquela vida dupla, se o que tão bem me fazia estava apenas em um dos lados da escolha. (p. 44)

À sociedade cabe o papel de isolar aquilo que foge à regra… (p. 48)

…perguntou se eu me recordava do primeiro sonho que tive na vida. Lógico que não, respondi. Sua tréplica trouxe a pergunta que até hoje me perturba: Se você não se recorda do primeiro sonho que teve, como pode ter certeza de estar acordada? (p. 50)

…não soube o que fazer. Sentia-se como um detento que, ao receber repentinamente a liberdade depois de anos de prisão, não sabe aonde ir de tão enraizada que se encontra a privação de suas vontades. (p. 55)

A sabedoria do fim dos tempos trazia consigo a ruptura de várias amarras. Nós, humanos, pensou, vivemos como se fossemos imortais. Se tivéssemos maior consciência desse frágil fio que conduz a vida, possivelmente nossa postura diante de privações e receios seria diferente. Seríamos um tanto mais irresponsáveis, um tanto mais livres. Felizes, talvez. (p. 57)

Seu amor era uma prisão da qual eu jamais escaparia. (p. 79)

Confessou a decepção de amores passads e tentou me afastas um axioma absurdo: os homens são capazes, no máximo, de ser infiéis com alguma lealdade. (p. 91)

A cabeça de um homem apaixonado é um pomar de interrogações. Você pode deixar as frutas penduradas até que amadureçam, mas ainda assim, com o tempo caem e acabam atingindo sua cabeça. (p. 101)


Interessou-se pelo livro? 

Leia a degustação: 



E aí?
O que acharam do vídeo-resenha? 
Comentem se já leram ou leriam esse livro! 
Adoraria saber, também, se têm alguma sugestão para melhorar a qualidade dos vídeos.



19 comentários:

  1. Oiii Franzita!
    Tô no trabalho e esse computador está com algum problema na hora de carregar os vídeos.. Argh!!
    Mas quando eu chegar em casa coom certeza vou assistir!
    Não conhecia o livro, mas sendo uma dica sua é certeza de que vou gostar muito!

    Beeeijos
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Sou suspeito pra falar de contos, sei apreciar mas não sei criticar, sempre dou um jeito de achar pontos relevantes em contos e para mim eles dificilmente são algo diferentes de muito bons.
    Fiquei fã da obra e já coloquei na minha, gigante, lista de próximas aquisições.
    Abraços

    http://chacomresenha.blogspot.com.br/2014/12/conheca-gravity-falls.html

    ResponderExcluir
  3. Nossa Francine, vc definiu exatamente o que eu penso sobre contos! Sempre que leio algum, tb paro para refletir sobre ele, adoro ficar filosofando e imaginando ligações com o cotidiano. Fiquei com muita vontade de ler esse livro, e a capa é muito bonita, o que ajuda a aumentar meu interesse!
    Cheguei até aqui através do grupo do Face de retribuição entre blogs, e amei seu cantinho! Ah, e vc fala muito bem! :)
    Beeeejo!

    PS: tá rolando um sorteio do livro A Garota que Eu Quero, lá no blog! Pra participar é bem simples: basta ser seguidor! Corre lá!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/2014/11/promocao-ano-novo-livro-novo.html

    ResponderExcluir
  4. Oiee ^^
    Não conhecia o livro, e mesmo não gostando de ler contos, a sua animação me contagiou..haha' já li a degustação e gostei, vou anotar o nome aqui :)
    Achei interessante o nome e capa da obra *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nossa, super curioso o fato dela sangrar flores =)
    Não conhecia o autor e a obra, mas gosto de livros que me fazem refletir.
    Dica anotada!
    Você se expressa super bem! Continue fazendo os vídeos :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. eu amei a capa do livro e eu curto muito livro de contos, mas no momento n leria pq não me animei mt sabe asuhsauh ando mega chata pra ler.
    http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Fran!
    Adoro livro de contos, e esse me chamou a atenção pelo nome.
    Após assistir sua video-resenha, que está fantástica, tive certeza que devo lê-lo.
    Parabéns pela excelente resenha! Você conseguiu transmitir o quanto a leitura te agradou e emocionou!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Fran!

    Achei demais sua video resenha e espero que o autor tenha curtido! Eu aprecio contos, são leituras tão gostosas e apesar de curtas, marcam a gente. Não sabia que tinha em audio um dos contos, vou ouvir, pois fiquei interessada!

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Fran!
    Olha, me apaixonei definitivamente pela capa D: Super chamativa. E pelo que você disse, parece ser muita intensa e emocionante a história. Deu uma emotividade momentânea aqui D: Quero ler. Nunca tinha ouvido falar *--*

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá Fran!
    Acho que eu vi o vídeo bem adiantada. Acabou aparecendo no meu youtube e eu cliquei. =D
    Gostei muito dos seus elogios a obra. Não sou a maior fã de contos, mas fiquei com vontade de ler.
    (O nome "Anelisa" me incomoda só um pouquinho, porque parece muito com o meu próprio nome, mas de outra forma.)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Adorei sua resenha e seu vídeo! Gosto de contos e fiquei tentada a ler este.
    bjos!

    ResponderExcluir
  12. Oi oiiii!
    Que quotes em... A capa do livro é maravilhosa, assim que vi me chamou atenção. Acredita que ainda não tinha ouvido falar dele??? Parece ser muito bom, não curto muito contos, mas gosto de ler coisas diferentes hahahaha
    Beijos,
    Thousand Lives to Live!

    ResponderExcluir
  13. Que video resenha, que sotaque. Não conhecia o livro e meu to de boca aberta, parece realmente ser otimo
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu jpá tinha ouvido falar do livro , e eu simplesmente amo contos , porque são curtos ,e amei esses quotes ai , seu video também está muito bem explicado !

    ResponderExcluir
  15. Oi Fran, tudo bem ?
    Atualmente venho me interessando muito por livros de contos e esse parece ser super legal. Pelo visto você gostou muuto para ter taaantas marcações assim. Não conhecia o livro e nem o autor e vou procurar saber mais de ambos.
    P.S.: Você é uma fofa, deveria postar mais vídeos *-*

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bom?
    Eu não leio muitos livros de contos, mas é um gênero que eu gosto. Essa obra parece ter sido feita para ser apreciada aos poucos como você bem disse. Adorei a forma com quem você relatou a relação que teve com o livro durante a leitura.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Fran, sua linda, tudo bem
    Quanto ao vídeo: você se expressa muito bem, usa um tom muito equilibrado e que com certeza nos prende a atenção. Nem parecia que estava diante da câmera, não se perdeu e não ficou nervosa. A impressão que tive é que nasceu para isso. Pronto, pode ser palestrante ou instrutora de cursos perfeitamente. E ainda tem um jeitinho de professora. Claro,não posso esquecer do sotaque muito fofo. Dos três vídeos, esse foi o mais maduro.
    Você pediu minha opinião, então, eu dei, risos...
    Agora vamos ao livro!!!!!!
    Fran, você é muito sensível, foi lindo ver o quanto esse livro te tocou. Eu sempre gostei do uso de metáforas, acho inteligente e único, pois quem as escreve, tem a capacidade de perceber a parte dentro de um todo, de conectar tudo a sua volta.
    Então, não tem como não querer ler esse livro e ser tocada não da mesma forma que você, pois temos vidas e experiências diferentes, mas ser tocada também.
    Preciso dizer que adorei sua resenha!!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Owm meu Deus, que fofura gente!!!!!Você fala com tanta meiguice, tanta naturalidade, que deu vontade de passar pela tela e te abraçar, é muito fofa fazendo vídeo.

    Eu sou meio tímida, então fico um pouco nervosa enquanto gravo, mas você ficou bem calminha, me passou uma tranquilidade sem tamanho. Vou falar igual a menininha do filme "Meu Malvado Favorito":
    - Aiiiii que vontade de apertaaaaaar!!!!!!!


    Quanto ao livro, eu sou suspeita pra falar, porque gosto de tudo que abrange o gênero: Poesia/prosa/verso/crônicas/contos.

    Então já amei o livro quando você citou que seria um livro de contos, depois da sua resenha então, fiquei louquinha para lê-lo.Está de parabéns, falou muito bem sobre o livro.

    Faz mais vídeos assim,adoro.


    bjs

    ResponderExcluir
  19. MEU DEUS EU NÃO CONHECIA ESSE LIVRO E AINDA MAIS UM AUTOR NACIONAL \O/
    E essa sua resenha ficou incrível Fran! Tão carismática e bem detalhada que me deu uma vontade de querer ler o livro e degustar esses contos \o/
    Parabéns.
    Beijos Pão de Queijo!

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados