Resenha 21 | Demônios Não Choram

em 18.2.14
Título: Demônios Não Choram
Autor: Samuel Cardeal
Editora: Independente (2013, 360 páginas)
Sinopse: O ano é 2184, a tecnologia avançou de forma veloz e assustadora. A sede do homem pelo “progresso” fez se exaurir grande parte das reservas naturais do planeta. Diante da escassez geral de alimentos e fontes de energia, a terceira grande guerra foi inevitável. Depois de um confronto sangrento de violência irracional e desenfreada, a guerra acabou, e o resultado: todos foram derrotados. O mundo que conhecemos hoje foi reduzido a destroços de uma civilização que não mais existe. Mais de 90% da população foi dizimada. Diante da fragilidade dos sobreviventes, as criaturas que antes viviam nas trevas, escondidas e agindo enquanto todos dormiam, fizeram do planeta destruído seu domínio. Os humanos, aterrorizados, passaram a se esconder em abrigos subterrâneos e em velhas galerias de esgotos. É nesse cenário caótico que Ezequiel, um caçador de demônios, viverá a jornada que mudará totalmente o rumo de sua vida e da de muitos outros. Um cavaleiro solitário que vaga pelas terras devastadas, caçando e eliminando os Filhos do Inferno. Mas Ezequiel não tem esperança de um futuro melhor, persegue os infernais somente por ser a única coisa que sabe fazer. Quando o caçador, após um exorcismo, se vê obrigado a levar consigo a menina que salvou, uma onda de acontecimentos o conduz à derradeira aventura que culminará no embate final entre a Terra e o Inferno. Somente um será o vencedor, e o destino do que resta da humanidade depende da coragem de Ezequiel e dos aliados que se juntarão a ele nesta incrível e perigosa jornada. Se falharem, Terra e Inferno passarão a ser um só mundo, de eterno castigo para todas as almas humanas.

Resenha

Tive a oportunidade de ler Demônios Não Choram como cortesia do seu autor, Samuel Cardeal, e posso dizer ter sido uma das minhas melhores leituras em 2014 – mesmo que o ano esteja apenas começando!

Narrado em terceira pessoa, Demônios Não Choram é um livro distópico que apresenta o mundo em completo caos. Contextualizado no futuro, em 2184, tudo o que ainda existe é apenas resto. Depois de guerras nucleares e abalos naturais, os poucos seres humanos que (sobre)viveram precisam habitar o subterrâneo e os esgotos, alimentando-se com o que puderem encontrar. Toda a narrativa é aterrorizante e provoca tensão ao apresentar uma realidade na qual é difícil manter a esperança de melhora.

Num cenário tão catastrófico, não surpreende que demônios aproveitem a falta de fé das pessoas para torná-las mais infelizes do que já são. Os demônios rondam a Terra com diferentes poderes, enganando e matando os sobreviventes, o que faz render cenas grotescas de pura maldade durante a leitura. É neste contexto que conhecemos Ezequiel, um solitário caçador de demônios que tem uma especial – embora indesejada – responsabilidade. Ele, que cresceu órfão e viveu dolorosas decepções, precisará assumir um papel importante se realmente quiser exterminar o mal do mundo! Com recursos limitados, Ezequiel enfrentará obstáculos cada vez mais difíceis e perigosos adversários, tal como o próprio Lúcifer.

Em Demônios Não Choram é difícil apegar-se somente ao protagonista. Samuel é um autor que se empenha em fazer seus leitores ingressarem na história e se sentirem próximos de quaisquer personagens. Isso me fez sofrer em vários momentos quando estes personagens iam e vinham sem deles ter notícias durante várias páginas (rs). Queria saber de todos durante a leitura! Queria acompanhá-los! Destaco Don Giovanni, que foi um tenebroso vilão rendido à raiva e crueldade, e também Elias, que me fez desejar sacudi-lo em vários momentos para que não causasse mais sofrimento ao Ezequiel.

Ainda, acredito que a estrutura tornou a leitura mais dinâmica, daquele jeito especial que quando notamos já chegamos ao fim do livro! A narrativa alterna entre passado e presente, nos fazendo conhecer mais de Ezequiel ao ponto de entendê-lo profundamente. Em conjunto com o criativo enredo, a narrativa e estrutura tornam Demônios Não Choram um ótimo livro aos que apreciam os gêneros terror e distopia. Além de apresentar um desfecho impressionante, que revela o talento do seu autor! /o/ Ao final da leitura, eu me senti orgulhosa por ter o Samuel Cardeal como parceiro do blog (rs).

A revisão é a única característica negativa da obra, havendo erros de pontuação e gramaticais que não afetam a leitura. Eu adoraria ter o livro em mãos para passar os dedos sobre a linda capa, mas minha leitura foi no formato digital e este desejo não pôde ser satisfeito (rs). De qualquer modo, a diagramação ficou ótima, com detalhes nas extremidades das páginas.

Um comentário adicional, que não posso deixar de fazer, envolve a alegria que senti ao ver a minha cidade citada no livro. Gente, Curitiba fez parte do cenário de Demônios Não Choram! Ri sozinha quando o autor citou haver a placa: “Bem-vindo a Curitiba, a primeira cidade nuclear com 100% de energia limpa(p. 138). Adorei!

Avaliação:

Quotes favoritos:

A solidão absoluta é sempre um convite à insanidade, mas Ezequiel usou a solidão ao seu favor (...), aprendeu a viver num mundo onde a própria vida parecia ter chegado ao fim. (p. 47)

Cumprida sua missão, Ezequiel caiu num vazio total. Não havia mais propósito para sua vida e o garoto, que durante tanto tempo vivera sozinho, era agora um homem feito, que não sabia mais como viver sem uma família. (p. 129) 

Giovanni havia se tornado um homem cruel e violento, gostava de bater com as mãos nuas, compartilhando, em parte, da dor de sua vítima. (p. 200) 

Não seja infantil, Ezequiel! Você chega ao paraíso, encontra a salvação, fica cara a cara com o criador e é isso que você vai fazer? Choramingar como uma criança? (p. 302) 


Interessou-se? 
Adquira seu exemplar físico no Clube de Autores (aqui) ou em e-book por apenas R$ 1,99 na Amazon (aqui).

Samuel Cardeal lançará em breve seu próximo livro:

Sinopse: Lúcia tem 10 anos e desde suas mais remotas lembranças vive no orfanato da cidade de Provação. Também desde sempre, nunca conseguiu falar. Ela luta para suportar os maus tratos de uma madre perversa, o desprezo das outras crianças e a subserviência de um jovem e amável Padre. Renato é um professor universitário, afastado do trabalho. Após uma tragédia que levou sua família, perdeu também a vontade de viver e se entregou ao alcoolismo e à autopiedade, se afastando de tudo e todos. Mas o acaso vai se encarregar de abrir novas portas para essas duas vidas infelizes e, quando o destino de Lúcia e Renato se cruzarem, uma nova chance de viver se estenderá aos dois. Será que a força dessa nova família vai ser suficiente para subjugar todos os obstáculos que se colocarão entre ela e a felicidade?



Gostou da resenha? 
Comente se já leu ou leria esse livro!

6 comentários:

  1. Saiu! Uhull!

    Acho que perdi meu primeiro comentário, então aqui estou eu novamente.
    Sua resenha ficou maravilhosa e me deixou em estado de graça, muito, mas muuuito contente.
    Sua opinião tem um valor enorme pra mim, já que você é uma pessoa que de longe a gente vê o quanto é especial. Além de ser um escritora talentosíssima.

    Eu só tenho a te agradecer por ter lido, por ter resenhado, e sorrir por ter gostado. Eu queria muito te dar uma abraço bem apertado agora, mas como estamos muuuito distantes. Te mando um beijo e minha amizade sempre.

    <3

    ResponderExcluir
  2. oi ^^
    ah, sempre invejo qm ganha livros de parcerias! Ainda mais de um livro tão bom que vc já considera um dos melhores q leu no ano - mesmo ele estando começando, já é alguma coisa. Adooooro mundos distópicos, e acho que vou adorar essa leitura, mas só vou poder ler qnd tiver grana ç.ç apesar de estar baratinho o e-book eu gosto do livro físico... senão fico igual vc, querendo tocar no livro e n posso, guardar ele na estante e folhear qnd der saudades ><
    eu acho q os errinhos são algo ruim, eles sempre me incomodam mesmo q n prejudiquem a leitura.

    tem postagem nova no meu blog
    espero sua visita
    bjs

    -TÍTULOS DE LIVROS

    ResponderExcluir
  3. Eu amei a resenha! Essa obra parece ser muito boa! Estou cada vez mais interessada nesse tipo de gênero fantástico e saber que temos títulos nacionais fazendo jus a isso é muito animador! Espero em breve estar podendo ir atrás desse livro, porque eu fiquei muito curiosa para conhecer o enredo em um todo!
    E parabéns pela ótima parceria!

    Beijão!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fran.

    Adorei sua resenha e de fato me fez ter vontade de ler o livro.
    Gosto da capa, mas nada que super a capa do próximo lançamento do autor.
    Espero ler ambos.
    A coisa Erros eu tenho visto em muitos nacionais, as editoras deviam se atentar um pouco mais a respeito.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. OI Fran,
    tudo bem?
    Estava ansiosa para saber a sua opinião sobre o livro. Como você também me senti assim: é impossível gostar de um personagem só. O que mais me marcou, foi a carga dramática que cada personagem trouxe. Quase, foi por muito pouco, que escolhi o Dom como o meu preferido. Também achei essa estrutura de intercalar passado e presente muito marcante.
    E concordo com Samuel você é uma escritora maravilhosa. Adorei sua resenha!!!!!
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Francine,
    Vim até aqui, pois estou percorrendo os parceiros da MODO. Bem quando me deparei com essa resenha fiquei super curiosa com a leitura. Quem sabe mais pra frente eu venha a desfrutar dessa história. Beijokas Elis!!
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados