Resenha 49 | Arthannya

em 20.10.14
Título: Arthannya
Autora [parceira]: Vera Lúcia Cervi Mattei
Editora: Dracaena (2013, 492 páginas)
Sinopse: Lúcia sentiu algo mudar quando o viu pela primeira vez, despertando em si sentimentos fortes e verdadeiros. E sempre quando encontram aqueles olhos cinza, ela sente sendo sugada a dois grandes abismos, como se ele enxergasse muito além do que é permitido, do que é aceitável.
Quem é ele? E de onde veio?
Toran leva uma vida cheia de compromissos e responsabilidades. Mas assim que a vê, ela passa a ser sua prioridade.
Ele tem uma missão a cumprir.
Ele sabe o que quer e o que veio buscar.
Toran não recua. Ele avança sem pedir licença.
E Lúcia? Será que deve largar tudo para embarcar nessa viagem e mergulhar de cabeça nessa imensidão de sensações?
E o que é pior? Estará disposta a enfrentar um bombardeio em terras desconhecidas? Sabendo que, no meio desse fogo cruzado, ela precisará se resguardar, se impor e, principalmente, sobreviver?

Resenha

Que leitura agradável! Quando descobri Arthannya, no blog Amor Literário, soube que me apaixonaria pela história. Foi com alegria que estabeleci parceria com a querida autora Vera Lúcia Certvi Mattei, a quem agradeço pelos ótimos momentos que me permitiu ter com o seu talento.

Narrado em terceira pessoa, Arthannya nos apresenta a protagonista Lúcia Viraldy, uma jovem tímida e responsável que se dedica muito a sua profissão. Passando o Natal na casa de sua mãe adotiva, Lúcia conhece o misterioso (e atraente) Henrique, o sobrinho de Seu Pedro, amigo próximo da família. Desde que os seus olhos pousaram sobre ele, sua vida pareceu ter mudado drasticamente. Henrique é persuasivo, encantador e não hesita em derrubar as muralhas da insegurança de Lúcia. Cada vez mais, ele se aproxima e a envolve com suas perturbadoras palavras e seu jeito mandão de ser. Mas Lúcia não perde em nada diante de Henrique… Na verdade, ela também é teimosa e, lentamente, está começando a se impor diante do que a desagrada. O casal combina muito!

Henrique, no entanto, guarda um importante segredo que envolve o passado (e o futuro) de Lúcia. Para começar, ele não é humano. E este não é seu nome verdadeiro. Henrique, cujo nome real é Toran Naggur, veio do planeta Arthannya para cumprir duas missões na Terra: uma oficial para a qual possui autorização e outra extra-oficial, que atende pelo nome de Lúcia. Há dois anos ele a observa, aguardando o momento certo para se aproximar e fazer ruir tudo o que ela conhece sobre si mesma.

Logo nas primeiras páginas entendemos que Lúcia não é totalmente humana e Toran veio ajudá-la a responder muitas das perguntas sobre sua família de origem, especialmente uma: Por que a abandonaram? Ela só não esperava que as respostas viessem acompanhadas da menção a outro planeta (rs). E o mais engraçado é ser uma cartesiana convicta, incapaz de acreditar em extraterrestres ou qualquer coisa que a ciência não comprove. Foi divertido acompanhar o desespero dela ao se deparar com tamanha loucura!

Arthannya me surpreendeu. Eu adoro o tema extraterrestre e estava habituada a histórias que se passavam inteiramente em outros planetas, explorando nossa imaginação. O enfoque deste livro, no entanto, não é a sociedade ou os cenários arthannyanos, mas o processo de aceitação de Lúcia sobre sua origem e suas escolhas depois disso. Ela teria coragem de abandonar sua família, seus amigos, suas conquistas e sua independência na Terra para conhecer e viver em um desconhecido planeta? O preço é alto e irreversível. Por este motivo, com atenção à difícil decisão da personagem, o livro é ambientado na sua maior parte no planeta Terra, mas os paralelos com a vida arthannyana foram ótimos!

A princípio, esperei conhecer mais sobre o planeta Arthannya o quanto antes! Mas, por fim, acabei me envolvendo com os conflitos de Lúcia e apreciei muito o que a autora criou. O livro apresenta uma história de amor arrebatadora, do tipo que nos faz acreditar ser o único sentimento que realmente deveria guiar as nossas vidas! Toran e Lúcia são um casal que procura superar cada obstáculo, tentando fazer apenas o que é melhor um para o outro.

Arthannya também nos leva a refletir sobre nossas responsabilidades em relação à Terra, sobre arrependimentos que ferem a alma e sobre o quanto podemos amadurecer diante das dificuldades. É um livro lindo, que merece conquistar leitores em busca de romances envolventes e diferentes. Como fragilidade, destaco a revisão realizada pela Editora Dracaena, que deixou a desejar (e muito), embora o aspecto gráfico compense em qualidade.

Aproveito para destacar dois personagens que me conquistaram: Zomar (o melhor amigo de Toran) e Hazec (o avô biológico de Lúcia). Acho que ambos tiveram seus momentos de glória na história! (rs)

Avaliação:

Compartilho os meus quotes favoritos:

...mesmo que estivesse cercada de afeto, a pequena sombra se mantinha por perto, enraizada na parte mais obscura do seu íntimo, pronta para lembrá-la que, em algum momento, ela não foi bem-vinda. (p. 16)

...Toran sabia que, dependendo da maneira como se expressava, os resultados eram os melhores possíveis: os olhos verdes dela brilhavam intensamente, deixando transparecer uma pequena parte do fogaréu que se escondia ali dentro. (p. 79)

– Eu estava passando quando ouvi sua risada e entrei para ver o que estava acontecendo. (...)
– Será que você já ouviu falar em privacidade? É um conceito fácil de aprender e guardar, muito útil para manter algumas amizades estáveis. (p. 106)

– Eu não te conheço, Toran – sussurrou.
Ele passou a outra mão levemente pelo seu rosto, enquanto seus olhos se perdiam demoradamente entre sua boca e seu olhar. Então, se aproximou um pouco mais, do jeito que alguém faz quando quer compartilhar um segredo.
– Mas eu te conheço. (p. 140)

– Tudo o que eu vejo em você é lindo e me encanta!
"E é meu." – pensou, já louco de vontade de beijá-la. (p. 141)

– A questão não é o que sentimos um pelo outro, mas se estamos dispostos a levar isso adiante, com todas as dificuldades que provavelmente vamos enfrentar. (p. 216)

– (...) Acontecimentos passam e pessoas se vão na mesma velocidade com que os pensamentos se modificam. (p. 236)

Por mim, eu a arrastaria comigo quando fosse embora daqui e a deixaria em minha morada escondida de todos. E quando retornasse, depois da primeira fase do treinamento, voltaria pela primeira vez eufórico para o meu refúgio, sabendo que ela estaria me esperando como minha mulher.
Bem primitivo, mas compreensível, levando em consideração o seu estado de homem totalmente apaixonado. (p. 271)

– Eu posso não ser uma arthannyana legítima, com seus poderes mentais super-avançados, mas nunca duvide do sexto sentido de uma mulher, seja ela de onde for. (p. 302)

– ...não é porque vem chegando a idade que a gente vai parando no tempo. Muito pelo contrário, pois, com o passar dos anos, vamos buscando respostas para os mistérios que a vida traz... (p. 339)

...sua mãe sempre dizia que, quando um ainda consegue rir das piadas do outro, é porque ainda existe amor. (p. 364)

– Eu não levo uma vida muito tranquila, como você mesma já pôde perceber, e também quero que saiba que não me arrependo de nada do que fiz para conseguir chegar onde estou. Mas entenda que, acima de qualquer conquista ou realização, estão os meus sentimentos por você... (p. 467)

É difícil explicar como ou quando o amor chega. Ele simplesmente aparece e toma conta, não importando de que raça você seja ou de que lugar você venha. (p. 490)


Interessou-se pelo livro?

Curta a fanpage:
Agradeço o carinho da autora, Vera Lúcia Cervi Mattei, em ceder um exemplar de cortesia para esta agradável leitura!

Gostou da resenha?
Comente se leu ou leria o livro!


22 comentários:

  1. Oi Fraan
    Primeiramente parabéns pela parceria com a autora deste ótimo livro!
    Ainda não li nada que contenha extra terrestres em sua história e imagino o quão interessante essa leitura seria.
    Como sempre amo ler suas resenhas Fran, continue com elas e continuarei a vir aqui incessantemente!

    Beijos sualinda!

    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  2. Fran minha linda! Fico felez em saber que leu o livro a amou. Sabe, vendo sua resenha me deu uma louca vontade de reler esta história. Toran é lindo demais e o Zomar também é lindo. Amo este livro e fiquei feliz por tê-lo apresentado para você

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Esse livro não faz muito meu estilo.
    Mas amei os quotes que você selecionou e achei a capa linda
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Oi Fran. Confesso que ao acabar de ler sua resenha, fiquei uns minutinhos parada apenas saboreando suas palavras e mais uma vez, encantada com seu trabalho.Fico muito feliz que gostou da história. É muito gratificante quando conseguimos passar toda a mensagem que o livro trás. E é maravilhoso dividir essa história com todas as pessoas que se permitem viajar para Arthannya. Como você..Obrigada por tudo .Um grande abço.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde,
    Como vai?
    Eu não conhecia esta obra.
    Não acredito :(
    Parece tão fascinante.
    Adorei os quotes e como você os postou aqui (coloridos e tal)
    E meus parabéns pela parceria :)

    Beijos e se cuida
    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  6. ta ae um livro que eu gostaria de ler, sem contar que curti a capa *---*
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  7. Que capa linda, hein!
    Gostei muito da sua resenha, me parece ser um livro muito bom, gostei da premissa do livro. Parabéns pela parceria com a autora. Sucesso!
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga
    Segunda resenha que leio esse livro e não tem como não querer conhecer essa história melhor.
    Assim como você gosto muito tudo que envolve extraterrestre, esse tema me fascina.
    Uma pena que a editora deixou a desejar na revisão, hoje em dia as editoras infelizmente estão pecando muito nessa área.
    Amei os quotes que separou, me deixou ainda mais ansiosa pela leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ola Fran lindona tudo bem ?
    Esse livro já havia me chamado atenção pela sinopse, e lendo sua resenha fiquei ainda mais curiosa com o livro, com esse tema de extraterrestre e uma linda história de amor não tem como conquistar. Vou comprar para ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Oi tudo bom?
    to curtindo sua pagina...
    Mulher que historia heim?
    gente a utora arrasou em detalhes...
    a sinopse esta bem chamativa e sua resenha complementou ainda mais..Adoro esses segredos que tem nos livros,da vontade pular p o final para saber kkk,mais o legal e a gente ir montando o quebra cabeças no decorrer da leitura ne?
    adorei
    bjsss
    www.zilandramakes.com.br

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro, que bacana foi vir ler sua resenha e ler só coisas positivas sobre o mesmo. Eu amo tudo relacionados a extraterrestres (temos isso em comum *.*) e logo de cara fiquei atenta... a capa, quando olhei a capa pensei em filmes com catástrofes e tal, mas me enganei. Após a resenha vi a interligação entre capa e história, acho isso bom demais.
    Enfim, adorei a resenha, quero ler a história todinha, sei que vou curtir muito. E finalmente parabéns por incentivar a literatura nacional, eu por minha vez vou procurar comprar o livro e saber mais sobre a autora, ja estou seguindo a page do livro, e estou seguindo suas redes também Fran.
    Beijocas
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  12. Ola Fracine, tudo bem ?
    Eu também fiz parceria com a autora e acabei nem lendo o livro por falta de tempo. Ele é bem grandinho. Eu chegue a dar ele para uma das colunistas do blog que está efetuando a leitura dele nesses dias e ela está adorando o livro.
    Adorei a sua resenha e as quotes estão incríveis.
    Grande abraço.

    Italo T.
    http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Vi o livro no blog Amor Literário e tbm me interessei e agora com essa maravilhosa resenha minha curiosidade aumentou, quando tiver oportunidade vou ler com certeza e espero gostar.
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Francine.
    É incrível como a cada dia que passa eu descubro mais preciosidades na literatura nacional.
    A proposta em si não me interessou tanto, mas é muito bom saber que a história foi bem desenvolvida, traz uma mensagem, e que seus personagens foram bem trabalhadas, são os pontos que me conquistam numa leitura.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  15. Oi, Fran!

    Primeiro, parabéns pela parceria. ;)

    Eu não sei me interessaria pela história no momento, estou em uma fase super romancinho! rs Mas quem sabe em futuro próximo, vou dar uma olhada no trabalho da autora!

    Quando eu estiver em uma vibe mais fantasia... rs

    Mil beijos
    Silêncio Que Eu To Lendo

    ResponderExcluir
  16. Olá Fran!
    Mais uma ótima resenha. Você sempre me faz ficar interessada nos livros. haha
    Parece ser realmente uma história apaixonante.
    E os quotes que escolheu... Gostei de todos! :3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi Fran, eu já tinha visto o livro antes, mas te confesso que não me interessei em ler a sinopse.
    Imagine a minha surpresa ao ler sua resenha e saber que o livro fala de extraterrestres? E que ainda por cima é um romance?
    Amei sua resenha flor. Perfeita como sempre, e você fala do livro de um jeito, que fiquei doida para ler.
    Já adicionei no Skoob e já curti a página. Assim que eu puder vou comprar para conferir.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  18. Ahh, esse livro me lembrou demais um que acabei de ler, Transmutados, da autora Vanessa Tourinho, que segue esse mesmo ritmo de amor meio predestinado ou essa coisa de amor a primeira vista. Eu curto, mas depende muito da narrativa. Esse aparentemente, eu não saberia distinguir. Fiquei curioso :D

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  19. Antes de qualquer coisa me sinto obrigada a comentar sobre a capa. Muitos livros me ganham no primeiro olhar e com este não foi diferente, o capista merece os parabéns, pois conseguiu prender toda a minha atenção na primeira olhada hehehehe

    Não conhecia a autora e acho que também não tinha lido ainda nada sobre o livro, mas pelo que tu disse e pelos quotes que tu postou, acho que essa obra já deveria estar aqui na minha estante! :D

    bjs
    www.confraria-cultural.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Fran! Que resenha linda, me cativou a conhecer o casal, parece ser um romance bem lindo, gostei que ele fala sobre a terra e nossa posição sobre ela, me assustou um pouco essa ''mitologia'' sobre outros planetas que a autora possa ter criado, eu sou bem chata com livros do estilo, maasssssssss adorei a resenha e vou anotar para ler! Parabéns suaaaaaaaaaa linda!!

    ResponderExcluir
  21. Oi Fran! Nossa que resenha encantadora! Eu amei \o/
    Adoro livros assim,que nos prende com seus mistérios e lugares diferentes.
    Uma pena que a revisão deixou a desejar,eu fico triste porque tem tantos autores que se dedicam 100% em suas obras para uma editora fazer isso.
    Fiquei curiosa agora para saber mais sobre essa obra!
    Parabéns pela resenha :3
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  22. Olá Fran, tudo bem?

    Não gostei muito do tema do livro que, parece ser, um romance ficcional. Não é meu gênero favorito, então provavelmente a leitura dele seria arrastada.

    Beijos

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados