Resenha 11 | O Enigma da Adormecida

em 27.10.13
Título: O Enigma da Adormecida – Série Crônicas do Reino do Portal, livro 1
Autora: Simone O. Marques
Editora: Literata (2013, 296 páginas)



Sinopse: Oito jovens desconhecidos em um mundo estranho. Magias, feitiços, desafios e sombras irão acompanhá-los numa aventura de descobertas e conflitos.






Resenha

 Enigma da Adormecida é o livro promovido pela terceira edição da Turnê Virtual e, por este motivo, tive a oportunidade de lê-lo.

Já sentia curiosidade de conhecer a narrativa da Simone O. Marques desde que seu livro, Paganus, esteve entre os meus desejados. Li várias resenhas apreciativas sobre seu trabalho e foi com expectativa que comecei a leitura de O Enigma da Adormecida, primeiro volume da série Crônicas do Reino do Portal. A sinopse revelava tão pouco que, confesso, não previa o que Simone teria criado.

Em suas poucas 296 páginas, este livro carrega consigo a capacidade de te levar a outro mundo e fazê-lo sentir o desespero, a angústia e a raiva de não saber como foi parar nele. Na história, oito jovens brasileiros (quatro homens e quatro mulheres), totalmente desconhecidos uns aos outros, são os protagonistas. Sete deles acordam em um celeiro no meio da noite. Como foram parar lá é um mistério, mas o pavor de encontrar a porta trancada é inegável! Apenas uma jovem junto deles ainda dorme e não parece dar sinais que despertará. Várias possibilidades são consideradas: sequestro, trote dos amigos, reality show...? Em meio ao medo e à escuridão, dois homens vistos somente pelas frestas da madeira lançam fogo no celeiro. Os jovens precisam sair ou morrerão!

Ao saírem, o frio é congelante. Muito diferente do clima tropical do Brasil. Não há sinais dos dois homens que tentaram matá-los, mas encontram quatro cavalos. Sem comida, sem segurança, sem roupas para aquecê-los e sem visibilidade por ser noite, decidem aguardar o amanhecer para explorarem onde estão. A manhã vem, mas com uma densa neblina que nada permite ver além de uma alta torre de pedras. Parece que o destino não lhes dava uma outra oportunidade de rota a não ser ir até ela.

A aventura, então, começa e somos apresentados aos diferentes jovens que compõem esse grupo: Marcelo, o mais centrado e objetivo; Eric, o mais forte e autoritário; Mônica, a mais feroz e teimosa; Eduardo, o mais inteligente e humorado; André, o mais sábio e equilibrado; Fernanda, a mais sensível e insegura; Adriana, a mais gentil e calma. Todos desconfiados uns dos outros e tensos com a perspectiva de que alguém os colocara juntos. Por quê?

É com surpresa que desvendamos os mistérios que rondam este mundo. A cada descoberta, temos o vislumbre das mudanças pessoais dos personagens. Marcelo, o que sempre procurou viver sozinho e não depender das pessoas, foi designado para uma nobre missão que exigiu aprender a assumir-se como líder diante dos outros e garantir a segurança de todos. Sua vida está misteriosamente ligada à vida da jovem que ainda não acordou e, aparentemente, ele era o único que realmente se importava em mantê-la viva. Marcelo não a conhecia, mas sentia que devia fazê-la despertar. O grupo apelidou-a de "Bela Adormecida", o que achei interessante, pois em vários momentos temos divertidas menções aos contos de fada.

Com a ajuda de Zin, uma senhora não-humana que colabora com eles, descobrem o propósito de suas ações e assumem – apesar da loucura que isso representa – que realmente estão em outro mundo. Não é um sonho ou reality show. Para voltarem ao seu lar, terão que enfrentar difíceis obstáculos que envolvem magia e criaturas jamais vistas com as quais terão de lutar! Antes mesmo da metade do livro, lembrei-me do desenho animado Caverna do Dragão, que adorava assistir. Não contive a risada ao encontrar uma divertida referência a este desenho no livro:

– Todos terão muito a aprender – Zin falou balançando a cabeça parecendo cansada. – Mas não haverá quem ensinar. Terão que aprender sozinhos. Terão que dominar seu medo, suas inseguranças, seu orgulho... dominar seu corpo e seu espírito.
– Ai meu Deus... é o mestre dos magos... – Eduardo suspirou encostando-se à cadeira. Aquela cena com uma mulher pequena, falando em enigmas o fez se lembrar de um desenho que assistia quando era criança.
– Não, não... – Zin sorriu. – Mas encontrarão magos com certeza e não confiem em todos eles, isso eu posso adiantar (...).
– Era só o que faltava. (p. 63)

A narrativa da Simone O. Marques não me decepcionou. Adorei a maneira como ela escreve, alternando humor e revelações drásticas com maestria. O Enigma da Adormecida é escrito em terceira pessoa e, embora possua como foco central o casal Marcelo e sua "Bela Adormecida", é possível acompanhar o desenvolvimento físico e emocional de cada personagem. Essa característica da obra me agradou muito!

Vale dizer que cada capítulo possui uma imagem ilustrativa, muito bonita. Adoraria vê-las impressas. A princípio, a capa não me atraiu, mas depois de ler a obra percebi ser uma ótima perspectiva do ambiente em que os personagens estão. A única fragilidade que atrapalhou um pouco a leitura foi que, quando o foco da narrativa passava de um contexto a outro, algumas vezes não havia espaço entre os parágrafos que permitissem entender imediatamente a mudança. Pode ser, no entanto, que essa seja uma fragilidade apenas da versão digital e não esteja na versão impressa.

Já estou ansiosa para ler a sequência da série Crônicas do Reino do Portal!
Aproveite e adicione o livro no Skoob. :) 

Avaliação:

E você?
Já conhecia o livro ou pretende lê-lo? 
Comente! /o/

Aproveite a oportunidade de ganhar um exemplar físico, autografado pela Simone O. Marques, participando do sorteio aqui!

22 comentários:

  1. Ótima resenha.
    No primeiro parágrafo da resenha já associei à caverna do dragão. Deu vontade de ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samuel, tudo bem?
      Que tal matar a curiosidade da história?
      Vai descobrir que há um pouco da alma da caverna do dragão, mas a história é bem diferente! =)
      O livro mudou de editora e vai ser relançado em setembro na bienal do Rio e eu tenho comigo alguns exemplares da antiga edição com preço especial e ele ainda vai autografado.
      Se quiser, há um botão do pagseguro no meu blog. =)
      htpp://simoneomarques.blogspot.com.br

      Beijo!
      Simone

      Excluir
  2. adorei a resenha, estou encantada com a história e nem conhecia o livro :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice!
      Que tal aproveitar para conhecer o livro? =)
      O livro mudou de editora e vai ser relançado em setembro na bienal do Rio e eu tenho comigo alguns exemplares da antiga edição com preço especial e ele ainda vai autografado.
      Se quiser, há um botão do pagseguro no meu blog. =)
      htpp://simoneomarques.blogspot.com.br

      Beijo!
      Simone

      Excluir
  3. Oi Fran,
    tudo bem?
    Engraçado, eu já lembrei de um filme que eu vi, tudo bem que o filme não era de fantasia, mas começava da mesma forma, vários estranhos acordando juntos em um lugar desconhecido (muito bom o filme, por sinal, pena que não lembro o nome para indicar).
    Mas voltando a sua resenha, eu sou fã de fantasia, magia e a autora soube, com certeza, prender a atenção com esse clima de mistério.
    Fran, sua resenha está ótima, não conhecia o livro nem a autora, mas me conquistou!!!!!
    beijinhos.
    Cila- Leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!
      Você agora é parceira da Madras, não?
      O livro será relançado pela Madras Teen na bienal em setembro!
      Mas se quiser, tenho exemplares da antiga edição ainda comigo. =)

      Beijo!
      =D

      Excluir
  4. Ótima resenha, Fran (:
    Não conhecia o livro da Simone e não li nada dessa autora,mas fiquei super curiosa depois de ler sua resenha porque ela parece ter criado uma atmosfera que te prende do início ao fim com aventura e mistério *0*
    Talvez ainda consiga ler esse livro e vou torcer para que seja logo! (:

    Ah! Tem uma TAG para você no blog e vou adorar se participar (:
    http://romances-para-te-fazer-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroline!
      Sim! O livro tem aventura e tem mistério... e umas coisinhas mais. ;)
      O livro mudou de editora e vai ser relançado em setembro na bienal do Rio e eu tenho comigo alguns exemplares da antiga edição com preço especial e ele ainda vai autografado.
      Se quiser, há um botão do pagseguro no meu blog. =)
      htpp://simoneomarques.blogspot.com.br

      Beijo!
      Simone

      Excluir
  5. Oie
    Adorei a resenha <3
    Fiquei com uma super vontade de ler o livro. Sua resenha me conquistou *-*

    Beijocas
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Que tal matar a vontade agora?

      O livro mudou de editora e vai ser relançado em setembro na bienal do Rio e eu tenho comigo alguns exemplares da antiga edição com preço especial e ele ainda vai autografado.
      Se quiser, há um botão do pagseguro no meu blog. =)
      htpp://simoneomarques.blogspot.com.br

      Beijo!
      Simone

      Excluir
  6. Oi amiga,
    voltei.
    Indiquei o seu blog para receber um selinho. Gostei tanto dele que quis compartilhar. Depois dê uma olhada.
    Beijos.
    Cila- Leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/2013/10/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x_8551.html

    ResponderExcluir
  7. Oi Fran :D
    na semana passada esse livro estava de graça na Amazon então aproveitei e "comprei". Ainda não comecei a ler mas pretendo começar logo, tô bem curiosa para conferir essa história.

    Beijinhos
    Books And Movies
    http://leiturae7arte.blogspot.com.br
    @BooksAndMovies_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica!
      Você conseguiu ler o livro?
      Ele não está mais na Amazon, por que será relançado pela Madras Teen.
      Gostaria de saber sua opinião! =)
      E, sabia que em setembro vai ser apresentado o teaser da série de TV CRP? =)

      Beijo

      Simone

      Excluir
  8. Oie Fran, tudo bem?
    Não conhecia o livro mas achei a proposta bem interessante, porém fiquei com um pouco de medo durante a resenha. Talvez por ser uma leitura que não estou acostumada, tudo pareceu bem aterrorizante.

    Beijos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cássia!
      Experimente! Garanto que vai gostar, por que o livro tem aventura, romance e suspense, mas tudo em doses misturadas.

      O livro mudou de editora e vai ser relançado em setembro na bienal do Rio e eu tenho comigo alguns exemplares da antiga edição com preço especial e ele ainda vai autografado.
      Se quiser, há um botão do pagseguro no meu blog. =)
      htpp://simoneomarques.blogspot.com.br

      Beijo!
      Simone

      Excluir
  9. Olá Fran,
    Fiquei fascinado pela sua resenha. E confesso que olhando pela a capa não esperaria muito, mas fiquei bem intrigado agora e anotei essa dica. Bjs

    Lucas - Carpe Liber
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas!
      Que tal matar a curiosidade da história?
      A capa vai melhorar na nova edição! =)

      O livro mudou de editora e vai ser relançado em setembro na bienal do Rio e eu tenho comigo alguns exemplares da antiga edição com preço especial e ele ainda vai autografado.
      Se quiser, há um botão do pagseguro no meu blog. =)
      htpp://simoneomarques.blogspot.com.br

      Beijo!
      Simone

      Excluir
  10. Não conhecia o livro, gostei muito da resenha, deu para chamar a minha atenção, fiquei curiosa com a história e com a escrita da autora! Vou procurar mais sobre o livro!

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claris!
      Que tal matar a curiosidade da história?

      O livro mudou de editora e vai ser relançado em setembro na bienal do Rio e eu tenho comigo alguns exemplares da antiga edição com preço especial e ele ainda vai autografado.
      Se quiser, há um botão do pagseguro no meu blog. =)
      htpp://simoneomarques.blogspot.com.br

      Beijo!
      Simone

      Excluir
  11. OI nao conhecia o livro, gostei da dica!!!
    Bjs, me segue se ja segue ignora e comenta por favor ajudaria muito.
    http://resenhasteen.blogspot.com/2013/10/conto-de-halloween.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naylane!

      O livro mudou de editora e vai ser relançado em setembro na bienal do Rio e eu tenho comigo alguns exemplares da antiga edição com preço especial e ele ainda vai autografado.
      Se quiser, há um botão do pagseguro no meu blog. =)
      htpp://simoneomarques.blogspot.com.br

      Beijo!
      Simone

      Excluir
  12. Olá!!
    Demorou mas vi a resenha! =)
    Nossa Fran! Obrigada! Amei e curti muito saber o que o livro provocou em você! =)
    Uma nova edição do livro será lançada em setembro de 2015 durante e bienal do Rio de Janeiro, pelo novo selo Madras Teen, e terá capa nova!!
    Também, na bienal, será apresentado o teaser da série de TV CRP! =)

    Enquanto isso, tenho exemplares da antiga edição com super desconto: R$ 20,00 e o frete já está incluído! =)

    Quem quiser, pode comprar no cartão ou boleto. Tem um botão do Pagseguro no meu blog:
    http://simoneomarques.blogspot.com.br

    Obrigada pelo carinho!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados