Resenha 5 | Gata Branca

em 15.8.13
Título: Gata Branca – Mestres da Maldição, livro 01
Autora: Holly Black
Editora: Rocco | 2012 | 360 páginas
Sinopse: Cassel vem de uma família de mestres da maldição – pessoas que têm o poder de mudar emoções, memórias e destinos com o mais leve toque das mãos. Mas fazer isso é ilegal, o que significa que todos eles são criminosos. Exceto Cassel. Ele não tem o toque mágico, está de fora: é o único filho normal em uma família paranormal. O único detalhe é que matou sua melhor amiga. Tentando fugir de seu terrível passado, Cassel faz de tudo para ser como os outros garotos. Uma noite, porém, tudo vai por água abaixo: depois de sonhar repetidas vezes com uma estranha gata branca, um ataque de sonambulismo o põe em perigo e ele começa a achar que seus irmãos estão escondendo mais do que alguns segredos. Desconfiado de que não passa de uma pequena peça de um grande golpe, Cassel começa então a fazer uma busca em seu passado e em suas memórias, que parecem lhe fugir. Para desvendar os mistérios de sua vida, ele vai precisar armar um verdadeiro golpe de mestre.
  
Resenha

Li este livro durante a Maratona Literária e, aos que acompanharam meus registros, minha primeira impressão até a centésima página não foi das melhores. A verdade é que tinha grandes expectativas ao ler a sinopse, especialmente por abordar um tema tão original (maldições).

Ao concluir a leitura, posso dizer que Gata Branca não me decepcionou, mas também não foi o que esperava. A história é narrada em primeira pessoa pelo protagonista, Cassel Sharpe, um adolescente muito hábil em mentir. O fato de ele ser um golpista de primeira é bastante interessante, mas sua imaturidade emocional torna a história inconstante. Demorei a me acostumar com esse ritmo.

O contexto, no entanto, é tão original quanto a sinopse promete! Imagine vivermos numa sociedade com mestres de maldição que, apenas com um toque de suas mãos nuas, são capazes de causar grandes mudanças (ou morte), a depender dos seus poderes. Com apenas um toque, um mestre de sorte pode trazer-lhe muita sorte; um mestre de morte pode tirar sua vida; um mestre de memória pode fazê-lo esquecer e/ou criar lembranças; e assim por diante. Não é difícil prever que as maldições foram mais usadas para causar males do que o bem, o que as tornou proibidas socialmente. Por isso todos vestem luvas de couro e os mestres de maldição passaram a se associar ao crime e à máfia.

Cassel Sharpe é o caçula de três irmãos e o único membro de sua família que não é um mestre de maldição (até onde sabe). Isso quer dizer que é o único membro da família sem relações com a máfia, o que não o torna menos "perigoso". Com sua observação atenta e capacidade de mentir, ele também causa alguns estragos à vida alheia e até se sente satisfeito com isso (sentimento típico de um adolescente que se descobre capaz de tirar vantagens).

O que há de pior nele? O fato de ter matado sua melhor amiga, Lila, a quem amava além da amizade. Ele lembra dela morta, coberta de sangue, muito embora não lembre de como a matou. Convivendo com a culpa, Cassel Sharpe não se permite confiar em alguém, muito menos em si mesmo.

Não até descobrir, como uma caixa de pandora a ser aberta, que seu passado pode não ser como acredita e que a mentira não é propriamente seu principal poder.

O segundo volume é intitulado Luva Vermelha.
Gata Branca é arrepiante no que diz respeito a relações familiares! A família de Cassel Sharpe é completamente desajustada, repleta de poderosos mestres de maldição que guardam segredos cada vez piores. Senti imensa vontade de sacudir a mãe dele até que parasse de ser tão egoísta, de matar os irmãos mais velhos do Cassel e dar condições para que ele não fosse tão limitado!

O fato de ele ser um adolescente, mais vulnerável e inconsciente das coisas à sua volta, torna Cassel um personagem manipulável por todos e o livro é uma constante de problemas a serem superados. Cassel quer apenas manter alguém muito importante para ele e a si mesmo com vida, mas no término do livro (ao menos para mim) o preço a ser pago é alto.

Sobre o final, gostei e igualmente odiei! Queria mudar tudo. O que faz de Gata Branca um livro muito bom em minha opinião. Apesar da narrativa que não me agradou e do contexto super original que não foi explorado como poderia, é um livro imprevisível. Recomendo!

A capa é maravilhosa! Eu adquiri esse livro pela sinopse e pela capa. Cassel é exatamente como o modelo e a gata branca em suas mãos, envolvida com tanto cuidado, é muito representativa. Páginas brancas e letras grandes em comparação ao formato do livro tornaram a leitura mais dinâmica. Em resumo, gostei da qualidade gráfica. 

Avaliação:

7 comentários:

  1. Não sabia que esse livro era de uma série, na verdade nem sabia sobre o que se tratava, só via pessoas comentando sobre. Gostei muito da resenha, fiquei bem interessada, gosto desse tipo de história e espero que funcione pra mim. Com certeza vou colocar na minha lista de leituras futuras!

    Adorei o blog, estou te seguindo. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  2. Gostei , apesar de não gostar muito do fato de ser uma série !

    Não havia lido nenhuma resenha do livro e a sua me deixou com a pulga atras da orelha.
    Sera que foi a familia dele que matou a amiga.... que coisa

    Vai pra listinha dos desejados

    Bejoss

    Sara
    Todas as Coisas

    ResponderExcluir
  3. Oi Francine,
    tudo bem?
    Eu adoro essa capa, já conhecia o livro, mas ainda não li.O enredo parece realmente ser diferente,e, concordo com a Sara, parece que a família dele tem algo a ver com esse passado que ele não lembra.
    Eu também estava procurando por uma resenha do livro e gostei da sua. Aliás,gostei do blog, já estou te seguindo.
    Beijos.
    Cila- Leitora Voraz
    http://www.cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ah que capa perfeita ! Estou super ansiosa para ler o livro, e sua resenha está ótima.
    Já vinha querendo esse livro a tempo, e agora não tenho dúvidas. VOU COMPRAR !

    ResponderExcluir
  5. Eu sou totalmente louca por esse livro. Ele foi uma indicação de uma amiga minha e quando li a sinopse e vi a capa foi paixão a primeira vista.
    Amei a resenha!!!
    Beijo
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu já olhei esse livro tantas vezes guria!
    Essa capa chama a minha atenção!
    Ainda vou ler!
    Adoreiiii a Resenha!
    Bjus
    http://overdoselite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, oi!!
    Fran, acho que nosso gosto literário é meio parecido, viu? Pois senti e pensei as mesmas coisas que você em relação a esse livro.
    O que me chamou atenção primeiramente foi a capa e após ler a sinopse, tive que comprar e inclusive a continuação, Luva Vermelha, veio junto! hehe
    Sinceramente, esperei mais do livro, mas ao mesmo tempo essa pequena decepção não fez com que a leitura se tornasse desinteressante. O Cassel me instigou bastante e me vi torcendo por ele e querendo socar alguns de seus parentes! kkkkkk
    O final não me surpreendeu, mas foi um desfecho impressionante, ao meu ver.
    Adorei a forma como você expôs as principais idéias do livro. Parabéns pela resenha e pelo blog. *.*
    Ah, se ainda não leu Luva Vermelha, espere para se surpreender mais um pouco, viu? hehehe
    Beijão!!!
    Cacá.
    Blogueira do Caçadores de Livro https://cacadoresdelivro.wordpress.com e colunista no Books And Carpe Diem.

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados