Resenha 140 | Rainha de Copas

em 30.3.16
Rainha de Copas Título: Rainha de Copas – Série Queen of Hearts, vol. 1
Autora: Colleen Oakes
Editora: Universo dos Livros | 2014 | 216 páginas
Sinopse: Nem todo conto de fadas tem um final feliz... Como princesa do País das Maravilhas e futura Rainha de Copas, os dias de Dinah são uma monotonia sem fim. São muitos chás, tortas e uma série de humilhações causadas pelo Rei de Copas, seu pai. O momento mais esperado de seus dias é quando é visitada por Wardley, seu melhor amigo de infância, e futuro Cavaleiro de Copas - e o amor de sua vida.Quando a coroação de Dinah se aproxima, uma sequência de eventos sangrentos sugere que algo errado está acontecendo nos extravagantes salões do palácio. A princesa terá de desvendar esses mistérios antes que ela perca a cabeça para um inimigo sagaz.Personagens conhecidos como o Gato de Cheshire, o Coelho Branco e o Chapeleiro Maluco fazem parte da narrativa que encantará os leitores com uma nova perspectiva do País das Maravilhas, criado por Lewis Carroll.

Resenha
por Bianca

Adoro contos de fadas, e um dos meus prediletos é Alice no País das Maravilhas. Confesso que nunca li o livro em si, a não ser aqueles contos distribuídos em escolas públicas. Os incontáveis filmes adaptados a partir da história original me fascinam. E, para falar a verdade, sempre achei tudo muito sombrio.

A grande vilã desse conto é a Rainha de Copas. Sempre tive curiosidade para saber mais a respeito dessa personagem e, quando a Fran me ofereceu a obra inspirada justamente nela, fiquei receosa (por pensar se tratar de uma romantização) e animada ao mesmo tempo. Ainda bem que não dispensei, pois a leitura não foi menos que maravilhosa.

Dinah é princesa no País das Maravilhas. Sua mãe falecera e, desde então, o país passou a ser governado exclusivamente por seu pai.

De acordo com as regras do reino, quando o rei ou a rainha morre, o trono é passado para o filho mais velho ao completar 18 anos. O filho mais velho do rei é Charles, o Chapeleiro Maluco, e sua loucura o impedia de assumir o trono. Assim sendo, Dinah seria a sucessora, e faltava pouco para isso acontecer.

Devido a influência dos grandes estúdios de animações, princesa em nosso cérebro é sinônimo de delicadeza e beleza excessiva. Não no caso de Dinah. A personagem é desengonçada, não é tão bonita, é alvo de chacotas dos empregados reais e dos demais moradores do País das Maravilhas. Não bastasse isso, seu pai parecia odiá-la. Não, na verdade ele a odiava, a maltratava e ainda fazia atrocidades com seu psicológico.

Um dia, esse será meu Grande Salão. Todas essas cartas irão se curvar diante de mim, quando eu reinar ao lado de meu pai, e cortarei cabeças de quem rir ou até de quem olhar pra mim. (página 17)

Sua salvação eram Emily e Harrys, os empregados designados a cuidar dela, e seu amigo Wardley, por quem era apaixonada.

Certo dia, o rei convoca a todos e apresenta Vittiore, sua filha, fruto de uma traição. Sendo mais nova, o trono ainda seria de Dinah; porém, ninguém imaginaria a raiva que nossa futura Rainha de Copas sentiu. Além do fato de ser revelado para todos do reino a infidelidade do pai, manchando a memória de sua mãe, ele tratava a irmã de forma diferente. Mais carinhoso e amável. Sem contar que Vittiore agradou a todos do reino com sua beleza e graça, demonstrando ser uma verdadeira princesa.

Reinar o País das Maravilhas não é para os de coração mole, e a coroa pesa, você sabe disso. (página 45)

Eu amei a construção da personagem Dinah. Ela não é hipócrita, tampouco uma princesa carregada de tanta bondade que deixa todos fazerem o que querem. Dinah é determinada, e acaba vendo que a melhor maneira de ser respeitada é se impondo. Esperta, inteligente e muito corajosa. A maldade existente à sua volta; está, de certa forma, influenciando sua personalidade. E não sei se acho isso bom ou ruim, pois algumas vezes gostei muito de ela ter agido com maldade com algumas pessoas.

Quando achamos que a história será apenas sobre uma princesa que não é aceita pelo seu reino, tampouco por seu pai, fatores sombrios e misteriosos tomam conta de tudo, nos trazendo novos rumos e surpresas.

É uma fantasia sombria, que nos traz outros subgêneros como romance e drama. Narrado em terceira pessoa, mostra ao leitor uma visão ampla do reino e de todos os personagens da trama. Acredito que, narrado dessa forma, nos permite tirar nossas próprias conclusões das situações e dos personagens. Sendo assim, foi o primeiro ponto positivo que enumerei.

Praticamente delirava a cada vez que reconhecia um personagem do clássico. O Chapeleiro Maluco, o gato, o coelho... Foi ótimo revê-los sob um novo ponto de vista.

Acho importante ressaltar que se trata de uma série, e não ter o segundo livro em mãos foi a única parte ruim da leitura (rs). Amei a construção dessa nova história, a autora criou algo original e esplêndido, e estou aqui louquinha pela sequência. Foi uma das melhores perspectivas do País das Maravilhas que já conheci, com toda certeza.

Claro que uma futura Rainha de Copas merece meu coração. Favorito .

Avaliação:
Interessou-se pelo livro?
Skoob | Compre: Amazon; Submarino; Saraiva 

Foto -Colleen Oakes


Sobre a autora:
Colleen Oakes vive ao norte de Denver com seu marido e filho. Quando não está escrevendo, Colleen gosta de nadar, viajar e se imergir na cultura nerd.



O que acharam dessa resenha?
Comentem, quero saber se pretendem ler Rainha de Copas!

20 comentários:

  1. Hello!
    Eu adoreiii Rainha de Copas, li em um dia de tão bom.
    Adorei ver como a Dinah era tratada antes de virar rainha.
    Uma pena que demore tantoooo pra sair o segundo livro, pq depois daquele final eu fiquei louca pra saber os rumos que ela irá tomar.
    Da ate uma ideia de como ela ficou tao má.
    Adorei relembrar o livro.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  2. Olá Francine,

    gostei muito da sinopse, principalmente por ter personagens conhecidos como o Gato de Cheshire, o Coelho Branco e o Chapeleiro Maluco. Além disso, coitada da Dinah, que não se mostrou tão coitada, já sofria "bullying" por seu jeito desengonçado, por outro lado ao ler sua resenha ela tem valores importantes como determinação e inteligência. Um ponto positivo é que você adorou a leitura e negativo é o fato de não ter sido lançada a continuação ainda. Sua resenha me deixou intrigado e curioso, estou com vontade de ler a obra. Bjusss
    www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  3. Curti a premissa! Com um backgroud desses dá (quase) para entender porque a Rainha de Copas saia cortando cabeças de cartas por aí rs. É sempre legal quando uma personagem é apresentada de forma ambígua e, por que não, até má. É mais realista e sou do time que para a leitura ser boa você não tem que gostar da personagem, mas tem que gostar de ler sobre ela - são coisas bem diferentes ;]

    ResponderExcluir
  4. Olá, não conhecia a obra, achei a premissa interessante e sua resenha super bem feita, parabéns! Vou anotar a dica para uma próxima leitura.

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  5. Alice no Pais das Maravilhas não era meu conto de fadas preferido, até que surgiu a moda cotos de fadas dark. Eu simplesmente amei! Atualmente só leio contos de fadas se forem nesse estilo. E quando vi esse livro eu sabia que se tratava de algo que eu ia apreciar. Sua resenha só confirmou o que já previa. rsrs Uhuuu!
    Acho que está na hora de eu investir. ^^
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  6. Que legal!
    Parece ser uma ótima leitura. Gostei muito de sua resenha.
    Acho que vai ser muito legal conhecer o país das maravilhas de uma perspectiva diferente!

    Beijinhosss...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Bom dia,

    Também adora conto de fadas e quem não gosta? KKKKK...essa releitura assim e uma grata surpresa, adorei a dica.

    Beijos.

    deslumbreacessorios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Amei sua resenha, o meu exemplar para resenha chegou essa semana e já estou ansioso para lê-lo.

    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  9. Olá Bianca!
    Realmente, a rainha de copas é uma das personagens mais importantes da Alice. Adorei saber mais sobre essa releitura. Elas estão na moda ultimamente. Tem pouco tempo que li a Série Encantadas e amei.
    Quem sabe não continue lendo coisas assim com este livro.
    Beijos! :3

    ResponderExcluir
  10. apesar de amar esse tipo de adaptações de contos de fadas, nunca tinha ouvido falar dessa obra, mas achei interessante conhecer a Rainha de copas por uma perspectiva diferente... anotei a sugestão, lerei assim que puder ^^

    ResponderExcluir
  11. Oiii Bianca, tudo bem?
    Achei este conto bem diferente do comum, são poucos autores que falam sobre a rainha de copas, que eu realmente adoro. Gostei muito da sua resenha e anotei a dica.
    Beijão

    ResponderExcluir
  12. Oi Bianca, tudo bem?
    Eu li Alice no País das Maravilhas e achei o livro um pouco chato, porém é uma das minhas histórias favoritas (vai entender). Achei legal o livro se tratar da Rainha de Copas.
    Gostei muito da sua resenha!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  13. UOU! Que premissa hein! Curti demais e to morrendo de vontade de ler. Poxa, Alice, mas nao ela em si, sempre foi e será uma das minhas historias prediletas! \o\ :D
    Beijos, Min

    ResponderExcluir
  14. Desde que vi esse livro fiquei muito empolgada pela leitura. A sinopse é forte e desperta curiosidade. Eu gosto de autores que sabe trabalhar os contos com autenticidade e foi essa a impressão que tive do livro, autenticidade. A única coisa que me desanimou um pouco foi saber que é uma série, mesmo assim, quando tiver oportunidade, lerei.

    ResponderExcluir
  15. Comecei a ler *tô na página 40 e alguma coisa*, mas eu não tinha me segurado tanto e acabei deixando ele um pouco de lado, MAS sua resenha me deu um UP pra continuar a leitura. Parece ser um livro que vai me surpreender.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  16. eu gosto bastante dessas releituras de contos de fada, dão a impressão de que a história sempre tem mais.

    ResponderExcluir
  17. Olá! Tudo bem? Eu gosto muito de releituras, principalmente quando elas deixam de lado o tom infantil "Disney" e esse parece uma obra muito legal, ainda mais pela pegada sombria que você comentou. Parabéns pela resenha.
    Beijos

    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Eu tenho esse livro e estou mega ansiosa pela leitura! Não sabia que se tratava de uma fantasia sombria, gênero que eu adoro!
    Fiquei bem empolgada ao ler a sua resenha e ter visto que vc curtiu a leitura, quero ler logo o meu exemplar e espero gostar também pois amo fantasia ♡
    Beijos,
    Andy - http://www.starbooks.com.br

    ResponderExcluir
  19. Bianca!, eu fiquei super curiosa com essa história! Estou para ler Alice no País das Maravilhas há um tempo, porém são muitas leituras passadas à frente. Gostaria de ler esse livro somente depois do clássico. Então, obrigada pela dica e pelo incentivo! Uma leitora apaixonada pela história e pelo livro sempre fazem a diferença!

    Beijos, Iza
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oii!

    Adoro quando fazem uma releitura do livro Alice no País das Maravilhas :)
    Fiquei muito ansiosa para conferir essa leitura que aparenta ser ótima ^^
    Parabéns pela resenha!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados