Resenha 138 | Nano-Mortais – A Tecnologia do Inferno

em 17.3.16
Título: Nano-Mortais – A Tecnologia do Inferno | Duologia, vol. 1
Autor: Acácio Brites
Editora: Garcia | 2016 | 322 páginas
Sinopse: No auge da Era Tecnológica, um renomado médico cientista chamado Nikolai Engerhoff é descobridor e aperfeiçoador da Nanotecnologia, uma tecnologia inovadora capaz de curar qualquer doença já diagnosticada. Pelo menos, esse era o plano inicial!
Após os primeiros testes em seres humanos terem sido bem-sucedidos, os pacientes da Nanotecnologia começaram a desenvolver certos efeitos colaterais: raiva, ódio, violência e instintos selvagens. Tais sintomas não sumiam nem mesmo depois que os pacientes morriam. Eles começaram a desenvolver um surto psicótico, prontos para matar, espalhando a nomeada "Praga Nano" por todo o Planeta.
Essa praga viral começou a se espalhar pelo mundo, afetando a vida de bilhões de pessoas, inclusive a do famoso e recém-aposentado jogador de futebol Scott McConnell.
Será que Scott conseguirá sobreviver a essa guerra do futuro? Ele salvará a vida de seu filho e das pessoas que ama?

Resenha

Eu adoro distopia! Mas reconheço que, na literatura, é difícil superar alguns clichês desse gênero. Então, imaginem como me senti quando Acácio Brites apresentou uma obra inovadora, cheia de ação, mistério e drama... Acertou quem respondeu: completamente empolgada!

Nano-Mortais é narrado em formato de diário pelo protagonista, Scott McConnell, um jogador de futebol americano que se aposentou após uma lesão no joelho. Logo nas primeiras páginas entendemos que Scott é divorciado e pai de um filho adolescente, Steve, a quem muito ama. O cenário é a cidade de New York.

Scott ganhou meu coração pelo modo honrado e correto com o qual administra situações e pessoas. Ele é um cara forte, honesto e gentil. Certo dia, acompanhando o telejornal, Scott passa a ver com frequência notícias relacionadas a um médico-cientista que aperfeiçoou a Nanotecnologia e promete, através dela, curar todas as doenças já conhecidas! Paralelamente ao avanço dessa incrível novidade, Scott enfrenta alguns desafios. Foi muito criativo o modo como o autor fez a vida de Scott colidir com a proposta revolucionária da Nanotecnologia!

Imaginem um mundo livre de doenças!
Um mundo no qual pessoas com morte cerebral voltassem à vida; pessoas com membros amputados voltassem a desenvolvê-los; pessoas com doenças crônicas fossem curadas! Com certeza você ou alguém que conhece seria um voluntário para essa experiência, não?

Agora, esqueçam o que imaginaram...
Não é difícil entender que, nesse livro, a humanidade condena a si mesma. A Nanotecnologia, na verdade, acabou por desenvolver uma doença que levou milhões de pessoas ao óbito. Em seguida, seus corpos apodrecidos voltaram a acordar com sede de sangue e morte. Zumbis. Sim, meus caros, até aqui "nenhuma novidade" exceto a excelente qualidade narrativa do autor. Mas, ao aliar tecnologia e distopia zumbi, Acácio Brites realmente se superou! Tenho vontade de contar para vocês tu-do o que acontece na vida de Scott, mas não posso... (rs). Preciso me conter.

Saibam apenas que esses não são zumbis normais. Não há como detê-los cortando suas cabeças ou espalhando seus miolos com tiros à queima-roupa. Algo mais sério e misterioso os move. Scott não é um homem perfeito. Ele sofre de dores no joelho lesionado, o que o torna lento em momentos desesperadores. E carrega no peito alguns arrependimentos. O vilão não é alguém com quem se pode negociar. Há apenas uma palavra no seu cruel vocabulário: DESTRUIÇÃO. O mundo está acabando, mas sempre há tempo para o amor. Ah, o romance... Acácio Brites trouxe ao coração de Scott uma razão a mais para sobreviver; e eu a-do-rei. Além disso, os valores familiares que Nano-Mortais apresenta através de Scott são maravilhosos. O final vai deixá-lo inquieto... Sendo uma duologia, já esperava por algo que sinalizasse uma continuação. Mas não estava preparada para o desfecho incríveeeel que o autor desenvolveu! Eu me vi boquiaberta e soltei um sonoro "NÃO CREIO!" ao final da leitura. Estou realmente, realmente, realmente ansiosa pelo segundo volume. Fazia tempo que não encontrava um final totalmente satisfatório para mim.

Os que não querem iniciar uma nova série, podem se tranquilizar. O autor conseguiu dar um final a esse livro sem, com isso, necessitarmos do próximo. Diria que o segundo volume é uma etapa completamente nova a ser narrada. Mais um dos motivos para desejá-lo o quanto antes.

Acácio Brites evoluiu em sua narrativa e conseguiu, com maestria, equilibrar diferentes gêneros nessa distopia! Temos ficção científica, humor, drama, romance e muita ação. Não há monotonia na vida de Scott. Ainda, acho relevante destacar o papel fundamental de uma personagem na obra: Natásha. Gostei muito de vê-la mostrando o lado forte de uma mulher em meio às dificuldades. Também destaco a qualidade do contexto caótico que o autor descreveu na cidade de New York, algo que não poderia faltar quando o assunto é um apocalipse zumbi.

Não encontrei fragilidades na obra, mas alerto que (quando a li antes de sua publicação oficial) havia erros ortográficos recorrentes. Nada que afetasse a desenvoltura da leitura (ou minha avaliação). Achei a capa perfeita para a proposta! Estou ansiosa para ter meu exemplar em mãos.

Com
alegria, aproveito para dizer que fiz a leitura crítica profissional de Nano-Mortais! Trabalhar com Acácio Brites foi bastante agradável e me sinto feliz pela oportunidade de participar ativamente da finalização de um texto que tanto me cativou.

Avaliação:
Interessou-se pelo livro?
Veja a capa aberta:


Sobre o autor:
Acácio Brites nasceu na baixada do Estado do Rio de Janeiro em 1991. Começou sua carreira como escritor aos 20 anos com a obra Zeck Death: o ceifador do Milênio. Esse seu primeiro trabalho teve como inspiração músicas, livros, filmes e séries de que tanto gosto.
Atualmente, Brites mora em Paulínia, cidade do interior de São Paulo, onde vive com sua esposa e filho.
Após o sucesso da primeira obra, o autor nos presenteia com Nano-mortais: a tecnologia do inferno, um romance que prende a atenção do leitor do início ao fim.

Outra publicação do autor:

O que acharam dessa resenha?
Adoraria saber se pretendem ler Nano-Mortais – A Tecnologia do Inferno!

19 comentários:

  1. Olá Fran!
    Nem preciso dizer que amei a resenha. Adorei a proposta diferente para o apocalipse acontecer. Zumbis são clichês e acho que autor conseguiu sair um pouco disso.
    Fiquei com vontade de ler!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Fran!
    Eu também gosto bastante de distopias e saber que o autor conseguiu inovar nessa me deixou bem curiosa, mesmo sem ser grande fã de zumbis. Também me animo com o final bem feito, com uma continuação, mas satisfatório mesmo assim, uma coisa que tem acontecido pouco nas minhas últimas leituras...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Fra
    Eu também adoro distopia, afinal de contas, é um dos meus gêneros favoritos desde sempre. Não conhecia esse título, mas fiquei bem curiosa pelo que você comentou, principalmente sobre as diferenças desta história. Com certeza, vou procurar mais a respeito.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  4. Olá Francine,

    Primeiramente: UAL. Eu amo distopias, mas dei uma parada na leitura porque nada me atraia, sempre eram as mesmas premissas e tudo mais. Esse livro me lembrou o The Strain do Guilhermo Del Toro (tem série de tv também). Eu imagino a agonia também de ler esse livro em forma de diário, são tantas informações, mistério, drama (imagino o tanto de drama que tem) e ação. O protagonista realmente me parecer bem carismático. Eu adoro zumbis e amo distopias com zumbis, ou seja, essa historia é para mim. Quero muito ler.

    beijo!

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Nossa! Não conhecia o autor, muito menos sua obra, mas lendo sua resenha me deu muuuuita vontade de ler, visto que eu também sou apaixonada por distopia. Esse seria um livro que me agradaria,já que o livro trás uma trama inovadora, como, ficção cientifica, romance etc. Gostei bastante da sua sinceridade e os pontos relevantes que você abordou do livro.
    Beijos!
    http://www.anebee.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu conheci o autor na semana de carnaval, que teve um evento literário no facebook, só que ele apresentou o livro O ceifador do milênio. E sobre a resenha, amei demais... Fiquei bem ansioso para ler esse livro, amo distopias e a capa está linda.
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Não tenho costume se ler distopia, mas quem sabe um dia heheh. Bem interessante o tema que o livro aborda, principalmente pelo fato do autor ter conseguido inovar na escrita e ter deixado o clichê. Amei a resenha, e foi a primeira obra nesse gênero que me chamou atenção.
    Beijos!
    http://virandoamor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu viesse livro, mas não estou lembrado onde foi! Mas realmente essa proposta de apocalipse, achei bem original e bem inovador. A resenha ficou muito bem feita, e com esses seus argumentos so me deixou com mais certeza do que eu suponhava sobre o livro! Espero ter a oportunidade de ler a obra qualquer dia desse!
    Bjks

    ResponderExcluir
  9. Oi Fran, tudo bem?
    Adorei a resenha. Adorei conhecer o autor e sua obra. Adoro distopias e realmente há alguns clichês hoje em dia que me incomodam bastante. Mas pelo visto, o autor fugiu de todos eles ;) Gostei. E essa coisa de colocar tecnologia com zumbis é bem ousada, mas fico feliz que tenha dado certo. Acabei ficando com vontade de conferir a obra =D Que pena que no momento, não estou podendo adquirir muitos livros :p A pilha cada vez maior e o tempo cada vez mais curto :( Mas vou ficar de olho e quem sabe adquirir em um futuro não tão distante :)
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, adoro distopias e com certeza leria esse livro já que ele difere dos famosos livros de distopia. Gostei bastante da resenha e fiquei feliz em saber que você ajudou o autor na finalização do livro, deve ser uma experiencia maravilhosa.
    bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Menina, que resenha mais bem feita! TRabalho incrível que vocês faz nesse blog, já virei fã. Mesmo não curtindo muito histórias de ficção a tua resenha me deixou com vontade de ler esse livro, parabéns! Um grande beijo e sucesso pra vc.

    www.letrasextraordinarias.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Francine, tudo bem?
    Adoro distopias, ainda mais quando o autor consegue criar algo novo. Fiquei curiosa para saber o motivo por trás desses zumbis afetados por essa tecnologia e pensando como algo que poderia ajudar a população acaba se voltando contra a mesma. Com certeza quero ler e descobrir.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  13. Olá Fran,
    COMO ASSIM AINDA NÃO LI ESSE LIVRO? MDsss, ele me parece incrível. Sério.
    Eu sempre gostei de fazer pesquisar sobre a Nanotecnologia e, vendo isso realizado em um livro - mesmo ficcional - é incrível. A forma como o autor desenvolveu a trama também me pareceu incrível, a capa é incrível, sua resenha é incrível. Enfim, incrível é a palavra que dou para o livro.
    Curti muito a premissa dele e já anotei o nome para adquirir meu exemplar, quero saber como são os zumbis, cono se mata - se é que pode matar - e o que acontece com o Scott.
    Obrigada pela resenha ♥
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Fran, faz um tempo que não leio uma distopia que realmente me envolva e me leve ao tempo e espaço onde o livro se desenvolve e adorei ler suas considerações sobre esta aqui porque acho que eu ia curtir esta aventura. Gostei de saber que o autor conseguiu administrar bem vários elementos dentro da trama e isso me deixou ainda mais curiosa. Dica anotada e espero ler em breve!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Adorei a capa.
    Já tinha visto a capa do livro no facebook,mas essa é a primeira resenha que leio sobre ele.
    Eu também amo distopia e concordo que é raridade encontrar algo diferente dos clichês do gênero, então fiquei mega feliz em saber que essa é uma distopia bem diferente hehehe AMEI A PREMISSA.
    O ultimo livro narrado em forma de diário me incomodou um pouco, então espero ter sorte dessa vez.
    Mas a premissa é realmente muito boa e me deixou curiosa, acho que os erros ortográfico não vão me incomodar.
    Beijos, ótima resenha.

    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/2016/03/parceria-autores-parceiros-2016-parte-3.html

    ResponderExcluir
  16. Olá! Comecei a ler distopias a pouco mais de um ano e não me arrependo, amo o gênero. Quanto ao livro ainda não conhecia, mas depois de sua resenha fiquei curioso pra saber mais da trama e ler o quanto antes.

    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  17. Amiga olha eu ainda não conhecia a obra do autor, mas assim que comecei a ler sua resenha e vi sobre do que se tratava em relação a cura de todas as doenças do mundo eu fiquei bastante interessada para ler, mas depois fiquei meia assim, porque não curto muito livros que abordam zumbis. Sério, não curto nada assim que seja sanguinário rs

    Eu gostei da proposta do autor de curar todas as doenças e tudo mais. Achei inovador e uma ideia muito bacana para um livro em se tratando de uma distopia, mas depois que fala de ZUMBI eu já não curti. Eu esperava que fosse completamente diferente. Mas mesmo assim espero que as pessoas que gostam do gênero leia, porque deve ser muito bom. Só não leio por causa disso mesmo, porque não leio nada assim rs

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/03/resenha-traicoes.html

    ResponderExcluir
  18. Oi Linda!
    Não conhecia o livro, nem o autor e apesar da sua resenha incrível, não me empolguei muito para ler!
    Não gosto de livros com zumbis ou essas criaturas assim, mas fiquei feliz por ter agradado você! Muito bom quando um livro nos prende do começo ao fim.
    Vou indicar para um amigo que adora essas leituras.
    Parabens pelo espaço cedido ao escritor.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  19. Olá!! :)

    Que bom que gostaste tanto da leitura!! Bem, achei fixe essa ideia de zumbies diferentes causados por essa "evolução" e os quais é impossível matar... :)

    Também adoro distopias e visões apocalípticas... !! Acho que, por isso, vou adorar!!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados