Resenha 134 | Segredos de um Namoro Fajuto

em 1.3.16
Autora: Taty Lima
Título: Segredos de um Namoro Fajuto
Publicação independente | 2015 | 296 páginas
Sinopse: Depois de ser passado para trás diversas vezes por pessoas que ele jugava poder confiar, Pedro resolve dar o troco apresentando sua colega de AP como sua namorada para os amigos, e todos aqueles que o tem como um fracasso de pessoa.
O problema é que ela não faz ideia que está fazendo parte de uma bola de neve feita de mentiras, vivenciando situações um tanto quanto constrangedoras e que jamais imaginou ter de passar. Mas quando ela descobre a verdade, se vê obrigada a colaborar, pois sua própria família acaba descobrindo o “namoro” e ficam felizes por saberem que sua filha mais velha não é encalhada.


Resenha
[Literatura +18 por conter cenas eróticas] 

Sabe aquele romance no qual tudo o que acontece parece inesperado? Pois é, foi como me senti ao ler Segredos de um Namoro Fajuto. Quando achava que determinada cena era relevante para o desenvolvimento do relacionamento entre o casal protagonista, de repente, a autora me jogava um balde de água fria.

Narrado em primeira pessoa (na maioria das vezes pelo nosso mocinho), nesse romance conhecemos Pedro, um jovem de 24 anos que se sente um fracassado. A verdade é que Pedro é o típico rapaz que evita conflitos: com os amigos, com as namoradas, com os pais e consigo mesmo. Ele é desastrado e incapaz de defender sua própria dignidade. Para piorar, sua vida profissional é uma porcaria e recentemente Pedro descobriu ter sido traído pela namorada – e com o seu melhor amigo.

A perda pode ensinar muito, mas nunca será o melhor sentimento.

Estudante de desenho, Pedro não queria morar na mesma República em que seu amigo traíra estava. Por isso, às pressas, ele procurou outro lugar. É assim que a sua vida se cruza (ou se colide) com a de Manuela (Manu), uma jovem de 26 anos que desejava dividir as despesas do aluguel com alguém. Para aceitá-lo no apartamento, Manu faz muitas exigências e Pedro – sempre evitando conflitos – aceita todas. Ora ou outra, ele reclama, mas nunca rejeita os pedidos (loucos) dela.

Manuela é agressiva, irritadiça, teimosa e mandona. Mas, em alguns momentos, revela um lado doce e tímido que faz Pedro vê-la além disso. Ambos são muito reservados sobre suas vidas pessoais e, talvez por isso, as pessoas concluem que são um casal – afinal, passam a ser vistos sempre juntos. Considerando que Manuela é uma bela mulher – e que, agora, as piadas a seu respeito diminuíram –, Pedro decide não desmentir as impressões erradas. Manuela nunca imaginaria que Pedro estaria, propositadamente, mentindo ser o seu namorado. Mas, quando a verdade vem à tona, a família dela também é envolvida. A saída? Aceitar esse namoro fajuto.

Certo que era falso, fajuto, 171, peça de teatro... Mas era nosso. Era algo meu e dela. Era um segredo de um namoro que nos pertencia.

Tudo o que esperava nesse romance não aconteceu (rs). E ainda estou incerta se me sinto feliz ou decepcionada com isso. Para começar, Pedro me irritou com sua postura passiva e Manuela me irritou com seu autoritarismo. Suas conversas eram gritos e chantagens. Ambos eram passionais demais para realmente compreenderem um ao outro. Demorei a assumir que esse relacionamento raivoso fosse uma expressão de amor. Aliás, "amor" não é uma palavra bem-vinda para esse casal. Manuela e Pedro têm um passado doloroso, muito mais profundo do que fazem parecer. Isso os faz constantemente fugirem dos seus sentimentos.

Até a metade da obra, senti que "não tinha uma história". Era simplesmente uma narrativa sobre dois jovens adultos descobrindo-se juntos. Mas, como disse, nada é o que parece com a autora Taty Lima. De repente, um acontecimento bagunçou a vida do casal completamente e, em seguida, outro e outro muito maiores! 

O sentimento que me abatia era de que... de que eu vivi uma mentira. O que é irônico, pois o que nos unia era uma mentira, mas sempre acreditei que as coisas que vivíamos eram a nossa verdade. Quantos segredos mais essa porra de namoro falso tinha?

Nesse romance, o casal aprende a amar amando. É possível notar que a evolução de um relacionamento depende da disposição em amadurecer e mudar. Se Pedro e Manuela ficaram juntos? Só lendo para saber, no entanto, embora até mesmo os gestos doces fossem um pouco azedos (rs), não faltou aquela centelha que faz querer continuar, perseverar e superar os problemas – aquela centelha que milhões de casais melosos e compassivos não têm! Vejo tantos casais se separarem por "pouca coisa", por não aguentarem a pressão da vida a dois. E, então, esse novo casal literário veio para revelar o outro lado do amor: aquele que se constrói no dia a dia, na segurança que encontramos no parceiro com quem dividimos a vida. Aquele outro lado que, talvez, seja até mais importante do que os contos de fadas tão esperados.

– Quer dizer então que o amor é mesmo esse peso todo? Só porque você ama, você tem que suportar todas as outras coisas de errado que a vida da outra pessoa traz? (...) Ela não é obrigada a me aceitar como sou, mas ela aceita mesmo assim, porque o coração dela é maior do que o meu e o seu juntos.

Além disso, Taty Lima trouxe à tona temas polêmicos que se amarravam uns aos outros: a gravidez indesejada, a paternidade, a adoção, a violência obstétrica, a escolha de uma profissão... Tudo se condensou em um enredo que pareceu ter evoluído "repentinamente". Foi muito agradável o modo como a autora conduziu os acontecimentos, mas confesso que alguns deles me soaram confusos por terem sido mencionados com o uso excessivo de discurso direto.

Como fragilidades, portanto, destaco que até a metade do livro não me senti realmente envolvida pelos acontecimentos. A idade dos personagens não parecia coerente ao seu comportamento [inclusive, com exceção das cenas explícitas, a obra não precisaria ser +18]. Por outro lado, depois, as circunstâncias se tornaram mais complexas e os personagens pareceram acompanhá-las. Eles evoluíram e isso me conquistou. A diagramação me confundiu, porque a passagem entre lembranças do passado e narrativas do presente não era marcada. Ainda, a narrativa se centra no discurso direto, o que dificulta entender objetivamente os fatos. Mas o desfecho verossímil me deixou realmente feliz por finalmente ver Pedro e Manuela como um casal real. Tal como era a proposta da autora, precisei me permitir vê-los além do namoro fajuto e gostei muito do resultado.

– O primeiro amor a gente nunca esquece até encontrar um mais forte e duradouro. Um que nos faça perceber que nenhum dos anteriores nos deixa com as pernas bambas como esse deixou.

Acho relevante dizer que a obra apresenta uma linguagem jovial, envolvendo palavreado chulo (o que não me incomodou). A revisão, em alguns momentos frágil, não tirou o encanto da leitura. E a capa, para mim, representa muito bem os personagens! 

Parabenizo a autora pela obra e por sua habilidade em surpreender o leitor! Para mim, Segredos de um Namoro Fajuto é um bom romance, que merece ser prestigiado pelos leitores.

Avaliação:
Interessou-se pelo livro?

Sobre a autora:
Redes sociais: Site | Wattpad | Página | Facebook
Taty Lima nasceu no dia 16/02/1993 em Almenara-MG, e mora atualmente na Bahia. Aos 13 ou 14 anos descobriu o universo das Web Novelas, através de um fórum espanhol onde se concentravam escritores virtuais da América Latina e produziam suas "novelas" para um público bastante diversificado. Certo dia, com a intenção de conhecer mais sobre aquele mundo novo, descobriu um espaço para isso no Orkut. Lá fez amigos fakes, iniciou sua carreira como web noveleira e não largou mais. Seu gênero de escrita varia do romance juvenil à Fantasia. Suas bandas favoritas são Evanescence, Pitty, Capital Inicial, Legião Urbana e Ana Carolina.

Outras publicações da autora: 

    

O que acharam dessa resenha?
Já conheciam a autora e sua obra?


26 comentários:

  1. Olá, tudo bem?

    Confesso que não conhecia essa obra. Sinceramente, após ler a resenha que por sinal é ótima, não consegui ficar com nenhuma vontade de ler o livro "Segredos de um namoro fajuto", não gosto muito de livros romances eróticos. Um ponto que acho positivo é que o que você achou que poderia ocorrer na trama, de fato não ocorreu. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Fran!
    Nem preciso dizer que estou com muita vontade de ler esse livro. Eu acompanho a autora no facebook e vi todo o processo de preparação para esse livro. Com essa resenha, a vontade só aumentou ainda mais.
    Cada vez mais sucesso para a Taty.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Acho que esse é o primeiro livro que vejo que fala sobre violência obstétrica, é um tema importante e que precisa ser tratado. Que bacana! Adoro esses livros narrados na visão masculina, nos tiram da nossa zona de conforto e dão uma visão diferente sobre algumas situações. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  4. Oiee Fran ^^
    Ebaaa, um livro que não é previsível \0/ Poxa, é uma pena que o livro não tenha sido tudo o que você achou que seria :/ eu também não gosto de personagens passivos e personagens autoritários demais. Mas saber que eles amadurecem durante a narrativa e que a autora falou sobre temas polêmicos, mesmo que não perfeitamente. Ainda estou curiosa para ler esse livro :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi amei o livro, sério, odeio romance Hot, mas, esse aí quero ler, parece que não é só sexo de duas em duas páginas, e não me leve a mal, eu amo SPOILER mas parei de ler sua resenha na metade, porque cara, tá cheia de SPOILER. Quase que desisto da leitura depois do trecho abaixo:

    "Se tinha dúvidas sobre existir um "amor verdadeiro" entre esse casal que parecia "não saber amar", puf, elas sumiram. Sem sequer notarem o significado de seus gestos, Pedro e Manuela ficaram ao lado um do outro apesar dos pesares. Nunca disseram "eu te amo" e tampouco fizeram "juras de amor apaixonadas"."

    Bjs Tay do Let It Shine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo feedback, flor. Vou ajustar a resenha de modo a não transmitir essa impressão. Beijos!

      Excluir
  6. Oi, amei a premissa do livro e achei bem original a ideia. Por ele se tratar de um livro mais adulto com cenas eroticas, eu no inicio não iria gostar, mas sua resenha me passou uma leveza do qual me faria dar uma chance a esse livro
    bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Taty, a premissa do livro é bem original e o enredo parece ter sido muito bem elaborado, mas parece que a autora pecou um pouco na construção dos personagens e pela sua resenha, isso fez com a leitura não fosse das melhores. Ainda assim, é um livro que eu leria pela curiosidade dessas idas e vindas. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi, Francine! Revisão mal feita sempre me tira a atenção do livro e eu não consigo ler direito. :/ Esse livro me lembrou muito um do Daniel Galera chamado "Até o dia em que o cão morreu", que eu indico com veemência, porque é realmente muito bom. Mas já esse da sua resenha não me pareceu ser um livro tão maduro... Enfim.

    ResponderExcluir
  9. Ola tudo bem?


    Achei a premissa do livro muito boa, daria um ótimo filme de comédia. É muito legal os autores começarem tomar voz para falarem de assuntos mais sérios. Tenho um certo problema em capas com "pessoas", elas dão rosto aos personagens e na maioria das vezes, nem correspondem com as descrições.

    Adorei a resenha, você soube expressar muito bem seu ponto de vista.

    Bjos

    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Até gostei do livro, mas acho que assim como você, no começo não me sentiria ligada aos personagens, ao enredo e se tornaria cansativo. Mas a ideia é bastante original, apesar de eu não gostar de personagens que se submetem à tudo para evitar conflitos, eles se tornam cansativos à medida que a leitura avança.
    É uma ótima dica!

    Abraços, Lara.
    http://www.imperio-imaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Menina, já tem um bom tempo que não apareço por aqui. O título Segredos de um Namoro Fajuto é bem gozado, eu ri ao ler. Coitado e Pedro, é um desgraçado, fiquei com dó. O enredo que envolve ele e a Manu lembra muito aqueles filmes norte-americanos da sessão da tarde, acho que o público juvenil deve se esbaldar no livro. eu gostei muito de saber que o livro traz a violência obstétrica como um dos temas.

    ResponderExcluir
  12. Oi Taty, não conhecia a obra, mas fiquei bem interessada. Sua resenha mostrou um lado bem divertido da obra, acho que esse "mal entendido' vai proporcionar uma tremenda confusão.

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  13. Oiii,

    Eu ainda não conhecia esse livro, mas ameei a resenha. Já entrou pra minha lista de Resenha de março.

    Parabéns!

    http://www.aromadelivros.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bom?
    Eu não sabia sobre o livro. Achei a capa bem legal e fiquei feliz por ser de uma autora independente :D
    Uma pena que a narrativa ficou confusa em alguns momentos e a autora deve ter exagerado na dose de passividade e autoritarismo na personalidade dos principais. Não seria uma história que me chama muita atenção, mas fico feliz que depois você conseguiu se conectar a história.
    Bjs
    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bom? Nunca tinha ouvido falar sobre o livro e a autora mas, apesar de suas ponderações sobre a confusão da narrativa em alguns momentos, fiquei muito curiosa com o fato da obra ter te surpreendido. Enfim, não gosto muito de livros eróticos, mas fiquei curiosa com este por causa da temática. Parabéns pela resenha!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  16. Francine, desculpa o termo, mas que cachorrada esses dois juntos.
    Olha, até eu que não li já tava ficando com abuso dos dois, mas ainda bem que a sua resenha foi mostrando pontos positivos e até fiquei um pouco interessada.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  17. Gostei da premissa do livro,mesmo com esse relacionamento raivoso , e mesmo com a subserviência do Pedro e o autoritarismo da Manu,pela sua resenha pude ver que ainda dá para sair uma boa história disso tudo e fiquei curiosa.

    Linguagem jovial ajuda e palavreado chulo não me choca nenhum pouquinho...

    Ótima dica de leitura...

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  18. Oláa... Achei a premissa interessante, algo que foi se construindo aos poucos... e também o fato de colocar assuntos variados interligando entre si, não deixa com que seja "apenas mais um romance".. ;)

    ResponderExcluir
  19. Ainda não tenho dezoito hehe. E não me interesso muito por livros com cenas hot. Mas espero que tenha agradado a vários leitores. Beijos

    ResponderExcluir
  20. Aí eu vejo que é um romance .-. aí eu vejo que ainda por cima é erótico -_- Fico feliz que tenha curtido, sinal de que a altora de publico,mazenfim,leria não, tenho reações alérgicas a romances. Abraço!

    ResponderExcluir
  21. É interessante sua perspectiva sobre a história, deu pra ter uma boa noção do que esperar, mas ainda sim eu não leria, acho que personagens passionais e a forma de construção ( agressiva) da manu me deixaram sem vontade de ler.

    ResponderExcluir
  22. Olá, Francine. Não conhecia a autora e nem seu livro. Sou um pouco parecida com a Manu e justamente por causa disso eu acho que não iria gostar dela, então iria me irritar constantemente com a leitura do livro, já que ela é bem explosiva. Realmente não parece ser um livro para mim ler no momento, quem sabe futuramente.

    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  23. Oii!

    A capa é bem bonita e me chama muito a atenção, mas a sinopse já me deixa um pouco desanimada :/
    Não sinto muita vontade de ler e você também não gostou muito então não irei ler, mas obrigada pela dica!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  24. Vejo que escreve bem, mas hoje em dia na internet em que tudo é processado muito rápido, textos longos demais, cansam ou são ignorados, infelizmente, aconselho a diminuir, tirando isso, gostei do post, mas não gostei do livro, não faz meu estilo.
    palavrasdelucidez.com.br
    Lucas Castelo Viana

    ResponderExcluir
  25. Oie, tudo bom?
    Me interessei pelo livro por causa da capa, que chamou minha atenção. Bom, não achei que a idade dos personagens condiz com as cenas ditas nas resenhas. Acho que também me irritaria com o protagonista da história. Apesar de não ser o melhor livro do mundo, fiquei curiosa com essa leitura.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados