Resenha 132 | O Canto do Cisne

em 23.2.16
Título: O Canto do Cisne
Autora: Bianca Sousa
Publicação independente: Amazon; Impresso | 2015 | 200 páginas

Sinopse: Elena vê sua vida virar de cabeça para baixo quando espetáculo e vida real se misturam.
Nos palcos: ela interpreta a princesa Odette, de “O lago dos cisnes”, que, enfeitiçada, tem como sina se transformar em cisne todas as manhãs.
Na vida real: tal como ocorre na história que protagoniza, torna-se vítima do mesmo feitiço, e agora precisará encontrar o tal do amor verdadeiro para findar a maldição, sob o risco de perder o papel do espetáculo – e a própria vida.




Resenha

Que delícia de leitura! O Canto do Cisne é o tipo de romance que lemos com um sorriso bobo nos lábios e, ao final, sentimos a vida mais agradável.

Imagem ilustrativa; Fonte.
Narrado em terceira pessoa, nessa obra conhecemos Elena, uma jovem mulher que recebeu uma grande oportunidade em sua carreira como atriz! A peça de ballet clássico, O Lago dos Cisnes (mundialmente reconhecida), será adaptada em uma ópera rock na qual Elena interpretará a protagonista Odette, o cisne branco. Essa peça foi composta originalmente pelo russo P. Tchaikovsky em 1876 e narra a história de Odette, que despertou o interesse do príncipe Siegfried. No entanto, a antagonista Odile ardilosamente faz com que Odette seja amaldiçoada por um feiticeiro e, assim, consegue aproximar-se do príncipe.

Imagem ilustrativa; Fonte.
Se Elena interpretará Odette, Aline é quem interpretará o cisne negro: Odile. No entanto, enquanto Elena estava feliz por participar desse grande evento, Aline estava irritada por não ter sido a eleita para representar Odette. Como a personificação da vilã, Aline queria brilhar mais do que qualquer pessoa! Para complicar, Samuel – que interpretará o príncipe Siegfried – cativou a atenção de Elena e Aline, ampliando a tensão dessa rivalidade. 

Parece que O Lago dos Cisnes 
também está acontecendo na vida real.

Seria apenas um "romance qualquer" se Bianca Sousa se limitasse a esse contexto. Mas, então, o leitor é surpreendido por um quê de fantasia! Elena é amaldiçoada e se transforma em um cisne, voltando a ser humana somente durante a noite. Sua maldição possui um prazo e, se não encontrar o amor verdadeiro logo, Elena se tornará um cisne completamente.

As duas histórias, a do palco e a sua própria, desafiavam a lógica, a fé e o mal.

Exibindo os mimos que
ganhei da querida Bianca Sousa.
Gostei muito da narrativa fluída da Bianca Sousa! A leitura de O Canto do Cisne é ágil e envolvente ao leitor, com uma linguagem jovem e apropriada aos personagens. Elena é uma mulher moderna e dedicada, que merece o papel de Odette. Aline se revelou uma ótima antagonista: invejosa, vingativa e manipuladora. Samuel é o "perfeito príncipe encantado" com sua seriedade, coragem e gentileza. Dou destaque à Lúcia, melhor amiga de Elena: divertida, leal e cúmplice. Lúcia teve um papel importantíssimo no desfecho, e apreciei o valor que a autora deu à amizade.

A arte do ballet foi desenvolvida com qualidade de informações e a autora claramente pesquisou o processo de audição, de ensaio, de preparação, de figurino... que uma apresentação tão importante envolve. Essa qualidade deixou a obra ainda mais verossímil. Por outro lado, como fragilidade destaco que as personagens Elena, Lúcia e Aline – em diversos momentos – não pareciam adultas, mas adolescentes com suas reações e preocupações um pouco imaturas para sua idade. Embora não considere frágil, acho importante também ressaltar que – como qualquer digno conto de fadas – o desfecho é previsível.

O Canto do Cisne traz no título a referência de uma bela cena que me conquistou completamente. Bianca Sousa se provou uma autora talentosa, a quem desejo acompanhar. Li a obra em formato e-book, sem erros de revisão e com ótima diagramação. A capa me cativou; é lindíssima! E recomendo a leitura para quem aprecia um conto de fadas moderno.

Avaliação:
Interessou-se pelo livro?
Compre: Amazon (e-book – em promoção por R$ 1,99); Loja da Autora (impresso por R$ 30,00) 
Assista ao Book Trailer:


Aproveite
a oportunidade da autora aos leitores do My Queen Side e adquira seu exemplar impresso com desconto:

Clique na imagem para ser redirecionado.


Sobre a autora:
Bianca Sousa é escritora de New Adult, Fantasia e Romance.
Participou da coletânea A arte de enganar o Google publicado pela editora Terracota em 2013. Em janeiro de 2014 publicou o conto solo O dia que o Sol não nasceu. E em abril de 2014 estreou como romancista com o livro Eterna: o som do amor.
Casada, viciada em séries e chocolate, gosta de histórias que a fazem chorar, mas adora rir também. Do Rock à música clássica, aprendeu a “dançar conforme à música”. Não à toa, tem uma vida agitada como qualquer paulistana, mas não abre mão de um fim de semana sossegado na companhia de seus dois cachorros e um gato danado. Ufa!

Outras obras da autora:

  

Agradeço o carinho da Bianca Sousa ao me enviar O Canto do Cisne 
para leitura e por me presentear com mimos tão fofos, que me fizeram suspirar! 
E vocês, já conheciam esse conto de fadas moderno?

21 comentários:

  1. Os livros da Bianca são sempre maravilhosos! Foi uma autora que me conquistou totalmente no ano passado *-* Achei O Canto do Cisne muito gostoso de ler, uma história muito leve e, apesar de um pouco previsível, ainda mais por se tratar de um conto de fadas, adorei. <3
    Beijos, Priscila.

    sigolendo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não pude deixar de me encantar com esta história. O Canto do Cisne me fascinou por sua mesclagem de vida nos palcos e a vida na real. Confesso que achei um pouco estranho a parte da releitura do filme Cisne Negro, mas a arte teatral conseguiu me fascinar mais ainda. O Canto do Cisne me conquistou e estou ansioso para a leitura.
    TAG | Venha o Diabo e Escolha!, arafaelagodoy.com.br

    ResponderExcluir
  3. Autores que pesquisam a fundo o que vão escrever merecem meu respeito. Me parece uma história muito bonita e quase uma "releitura" do clássico ♥
    Fiquei tentada a ler o livro

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Oiii
    Que coisa mais linda esse <3 ganhei um cantinho no meu coração, eu não conhecia o trabalho da autora e achei tão fofa sem conhecer kkkkkkkk achei lindo seus mimos <3 seu blog é maravilhoso!
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. eu gosto de contos mas sou bem receosa com essas roupagens que alguns recebem... aprecio a história original do Canto do Cisne mas não sei se me sinto disposta a fazer a leitura desse, que a principio não me agradou...
    eu não gostei da capa xD

    ResponderExcluir
  6. Muito legal esse livro, mesmo que eu não ande na Viber de romances. Ele me lembrou também aquele desenho A Princesa Encantada. E agora A Morte do Cisne está tocando na minha cabeça...

    Bjs.

    Ciadoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, ainda não conhecia essa obra, achei a capa muito bonita.

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    admito que não conhecia essa obra, achei a capa muito bacana. A premissa é muito interessante, parece ser uma obra bonita, também não me recordo no momento de algum livro que tenha alguma peça de ballet clássico. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  9. Francine, adorei a história do livro.
    Já ouvi falar muito bem tanto da obra como da autora e estou mega curiosa para ler esse livro.
    Sem contar que essa capa é muito linda.
    Espero gostar bastante dessa roupagem do Canto do Cisne.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  10. Que capa linda! Parece ser uma ótima leitura mesmo, fiquei com vontade de ler. bacana que a autora pesquisou bastante pra escrever, pois com certeza isso contribui para uma leitura mais rica e convivente. E apesar de não estar na vibe de fantasia no momento, anotei a indicação já que curti a premissa. ;)

    Beijos!
    www.escritacolorida.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oie
    essa capa é uma graça e já tinha ouvido falar sobre a obra, parece ser uma leitura muito legal e vou anotar a dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Que resenha maravilhosa! Me deixou mega curiosa para conferir essa leitura! Espero ter a oportunidade de ler e me encantar também com essa narrativa :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oii não conhecia a obra, mas que capa mais linda!!
    Achei fofa demais a capa e a premissa do livro é bem interessante.
    Anotei a dica aqui e vou dar uma pesquisada.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  14. GENTE, PÁRA TUDO!!!!!!! Enlouqueci com essa capa e adorei a sinopse!!!!!! Sua resenha me deu a impressão de ser uma leitora muito gostosa, daquelas que prende o leitor, parabéns!!

    Bjss
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oiee,
    Eu já tinho visto a capa desse livro mas nunca cheguei a ler nada sobre... EU QUERO MDS! Eu amo ballet demais, então ia amar esse livro, certeza!

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Fran,
    A Bia é minha parceira, amiga e amor!!! Amo o canto dos cisnes, uma história linda e apaixonante, além de contar com a leveza da escrita da Bia!!
    Amo demais essa obra.

    Beijokas

    Paraíso das Ideias

    ResponderExcluir
  17. Oi, carambas eu amo quando adapta esses contos de fadas, dado-os uma roupagem mais moderna e sombria. Essa capa está amazing <3 Muito legal essa história do feitiço no qual a protagonista está presa, esse com certeza é o diferencial da história. Bom saber que a autora se apegou a esses detalhes, mostra o quanto ela é comprometida com o que faz. Sucesso para a autora!

    Abraços,
    Karina do blog Eu e Minha Cultura.

    PS: Estou curiosa para saber como ela acabou presa nesse feitiço *-*

    ResponderExcluir
  18. Oi Fran!
    Enlouqueci com essa resenha! :o
    Gosto muito de O Lago dos Cisnes, é um dos balés mais lindos que conheço (não que eu conheça muitos, rsrs) e essa adaptação parece ser incrível. Sem contar que a capa está divina!
    Bjs!
    Quem Lê, Sabe Porquê

    ResponderExcluir
  19. Nossa, sério que o livro tem O Lago dos Cisnes como pano de fundo??? Amei! Pretendo dar uma folheada na próxima vez em que eu for a uma livraria, pra ver se corresponde às minhas expectativas. Obrigada pela resenha! :)

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bom?

    Nunca li nada da autora, mas achei a premissa bem interessante. Realmente, se ficasse apenas na rivalidade das duas, seria apenas mais um romance... A fantasia foi realmente necessária para que olivro se destacasse. Gostei também de saber que a autora foi a fundo na história e pesquisou as informações com todo cuidado!

    Abraços,
    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Já estou curiosa por esse livro, ainda mais sabendo que a autora desenvolveu bem as audições e tudo o mais!
    Bjs

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados