Resenha 129 | Faça amor, não faça jogo

em 27.1.16
Título: Faça amor, não faça jogo
Autor: Ique Carvalho
Editora: Gutenberg | 2014 | 224 páginas
Sinopse: Viver a plenitude do amor é o desejo senão de todas, ao menos da maioria das pessoas. Amar e ser amado incondicionalmente, contar com o apoio de alguém para as horas difíceis e para os momentos alegres, e saber que independentemente do que fazemos, alguém estará ao nosso lado simplesmente pelo que somos é o ideal de vida de muitos.
Viver esse amor na prática, no entanto, nem sempre é fácil. E é exatamente sobre felicidade, vida e amor que Ique Carvalho fala neste livro. O autor, que começou escrevendo em seu blog e já tocou o coração de milhares de pessoas que se envolveram e se emocionaram com suas palavras, descreve com perfeição o amor que muitos procuram e poucos realmente encontram. E ele fala do amor em todas as suas expressões: desde o romântico entre duas pessoas até o mais puro e verdadeiro dos laços familiares, que ele tem com seu pai e mentor.
Como as relações humanas são frágeis e complicadas, os relacionamentos tornam-se difíceis, o que nos faz buscar a felicidade nos lugares ou nas pessoas erradas. Mas o autor nos faz enxergar a vida de forma diferente. Faça amor, não faça jogo é um lembrete de que, no jogo do amor, não é necessário haver ganhadores ou perdedores. Basta olhar e aceitar novos paradigmas e acreditar no que diz seu coração. E vivenciar isso de verdade.

Resenha
por Bianca

Não sou do tipo de leitora que chora com histórias românticas ou dramáticas. Eu não chorei com A Culpa é das Estrelas. Sinceramente, não acreditava que, na vida real, pudessem existir mocinhos do tipo Gus, Travis, Darcy e tantos outros.

Gosto de romances, mas apenas naqueles períodos de TPM. Eu achava que meu coração fosse diferente das demais mulheres, nunca acreditei nesse lance de homem que realmente ama e move o mundo para ver sua companheira sorrir.

Até conhecer Ique Carvalho

Conheci o livro nas redes sociais e o desejei pelos motivos errados: a edição é linda e queria esse livro para embelezar minha estante. A Taty (do blog A Culpa é dos Leitores), então, me presenteou com um exemplar, se eu não estou enganada, no ano passado. Ela elogiava tanto esse livro e disse que havia chorado ao ler. Pronto, já foi um motivo para eu não querer lê-lo tão cedo. Não gosto de nada emotivo.

Quando você sonha, a razão dorme e o coração acorda.
Então, deixe o seu coração guiar você.
Ele é o único que pode, um dia,
Levá-lo até o maior sonho de sua vida. (p. 17)

Ao visitar minha casa, uma das minhas melhores amigas, a Natália, o viu em minha estante e perguntou se eu já havia lido. Quando soube a resposta, ficou com uma cara de espanto, como se eu tivesse declarado que cometi um assassinato. Ela passou a enviar links de seus textos preferidos pelo Facebook (garota insistente) e alguns realmente lia e gostava, outros não. A menção de “ler” e “chorar” na mesma linha são motivos para que me afaste.

Eu costumava ser mais feliz.
Hoje está tudo meio “tanto faz”. (p. 20)

No dia 18 de novembro, finalmente me rendi à leitura. E já na introdução passei a acreditar que mocinhos de livros românticos existem. E foi também na introdução que derramei um punhado de lágrimas.

Faça amor, não faça jogo é o livro mais sensível que já li.

Corrigindo: Ique Carvalho é o escritor mais sensível que já conheci. Não, não o conheci pessoalmente. Mas seus textos me permitem afirmar que o conheço.

Eu duvidava disso, mas ele realmente nos faz mudar a forma de pensar e agir. Ele consegue plantar “amor” dentro do leitor. É estranho imaginar isso, mas aprendi com a leitura que amor não se explica. Ele me fez enxergar que ser “mulherzinha” não é problema nenhum. Que somos frágeis enquanto humanos e estamos de passagem, e por isso devemos amar mais e nos deixar ser amados.

...as mulheres não são frágeis.
Elas só querem alguém para sorrir junto. (p. 28)

Um livro que nos permite mudar para melhor. Que transforma nossa forma de enxergar o amor e a nós mesmos.

É intenso, emocionante e único. Ele compartilha fatos sobre si mesmo que nos inspiram. Conseguimos ver o amor que ele depositou em cada texto durante a leitura. E isso é a coisa mais surreal que pode ocorrer com um leitor: sentir aquilo que o autor sentiu ao escrever.

Não adianta, eu sou um apaixonado declarado. (p. 115)

Descobri que sou, sim, romântica. Do meu jeito. E me permiti chorar durante a leitura, afinal, isso prova que tenho um coração que se importa até mesmo com quem não conheço pessoalmente. E chorei ainda por mim mesma, pelas tantas vezes que não demonstrei amar pelo simples fato de achar vergonhoso.

Primeiro você, depois o mundo. (p. 209)

Claro que recomendo a leitura para todos. 
Com certeza se tornou meu livro de cabeceira.

A vida é a coisa mais frágil, instável e imprevisível que existe. (p. 28)

Avaliação:

Interessou-se pelo livro?

Sobre o autor: 
Nasceu em 1980 em Belo Horizonte (MG). Caçula de três irmãos, sempre foi fascinado por pessoas e suas complexas relações, o que o levou a cursar Psicologia na Universidade Fumec (MG). Após três anos de incertezas, decidiu abandonar o curso depois que uma professora leu um texto seu e disse emocionada: “Você não é psicólogo. É escritor”. Formou-se então em Publicidade e Propaganda na mesma universidade, e trabalhou em algumas agências, até abrir a sua própria, em 2009, onde é diretor de arte. A paixão por escrever o levou a criar um blog em 2010. Em junho de 2013, dois fatos mudaram totalmente os rumos de sua vida e de seu blog: na mesma semana viveu o fim traumático de um relacionamento, seu pai recebeu o diagnóstico de uma doença degenerativa grave e irreversível. Começou a partir daí a contar no blog histórias tocantes sobre a vida, o amor, e sobre seu pai, com as quais milhares de pessoas se identificaram, e em pouco tempo o blog se popularizou, atingindo milhões de visualizações, assim como sua página no Facebook, que já tem mais de 110 mil fãs. Este livro marca sua estreia como autor.

O que acharam dessa resenha? 
Comentem se pretendem ler Faça amor, não faça jogo!




33 comentários:

  1. Olá Bianca!
    Não conhecia o livro e realmente, a capa dele chama muita atenção.
    Eu sou que nem você, não sou lá muito chorona. Difícil eu chorar com alguma coisa. Mas, admito que chorei com Um Milagre de Natal. Foi o único filme que me fez isso!
    Falar de amor é complicado, deve-se ter um sensibilidade enorme para tal.
    Com sua resenha, fiquei com vontade de conhecer o livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ane! Amei muito a leitura, e é difícil passar a premissa do livro quando você mesma não é tão sensível pra falar de amor.
      Beijos

      Excluir
  2. Oiii

    Eu já conhecia este livro, infelizmente ainda não tive a chance de ler, espero em breve poder reparar isto. Adorei a resenha, parabéns.

    Beijos
    Books And Carpe Diem

    ResponderExcluir
  3. Nossa, Bianca, que resenha mais carregada de emoção!
    Linda mesmo, parabéns!
    Eu gosto de romances (eu chorando ou não), mesmo daqueles mais água-com-açúcar.
    Mas ainda não me senti cativada por esse livro.
    Vou ler mais resenhas pra ver se mudo de ideia.

    Beijos!

    www.oblogdasan.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra! Obrigada, espero que leia, é realmente perfeito.
      Beeijos

      Excluir
  4. Conheço os textos do Ique há um bom tempo já por causa do blog dele, mas cada novo texto que leio são novas sensações e descobertas. São tocantes, cheios de sentimentos! Eu sinceramente estou com muita, mas MUITA mesmo, vontade de ler esse livro, parece ser maravilhoso!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aléxia se vc já conhece os textos, precisa ter esse livro na estante.
      Beijos

      Excluir
  5. Olá, Bianca! Não conhecia o autor. Interessante, pois não é muito comum ver autores que escrevem romance. Esse não é um gênero que eu tenho o costume de ler, na verdade, quase nunca pego um para ler. Mas fiquei curioso sobre o que o autor tem a dizer sobre o assunto. Adorei sua resenha Bianca, bem escrita e sincera. Da para ver que você colocou seus sentimentos nas palavras. :)
    Beijos

    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano, muito obrigada! É realmente difícil de acreditar (não entenda como preconceito) que um autor pode ser tão sensível. E o que é mais interessante: ele compartilha suas próprias experiências, não é ficção.
      Beijos

      Excluir
  6. Awnnnnnnnnnnnnnnnnnn *-*
    Fico tão feliz por saber que amou o livro e sentiu a sensibilidade dos textos do Ique!
    Amei a sua resenha, ficou tão passional <3

    p.s: Pelo que vi na página do Ique, vai ter um segundo livro. :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não percebeu que eu fiquei mais romântica após ler Ique?
      Já quero o segundo livro!!!!
      Beeijos
      I love you ♥

      Excluir
  7. Ou vi falar super bem deste livro. Me disseram que eu gostaria da leitura por ser uma pessoa sensível, e ao ler sua resenha só confirmei tudo isso.

    Beijinhoss...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lullys!!
      Fico feliz que tenha gostado. Espero que leia mesmo.
      Beijos

      Excluir
  8. Hi baby, tudo bem? Nossa esse livro deve ser lindo mesmo, se for como a resenha (ótima por sinal) descreve devo chorar horrores quando ler. hehe ele nem precisa me ensinar sensibilidade pq já sou! hehe adorei a capa também, muito lindaa <3

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Eu já tinha visto esse livro pra vender e sempre achei a capa linda, mas não sabia do que se tratava. Eu sou apaixonada por romances e dramas, então não dá nem pra imaginar o quanto estou ansiosa para comprar esse livro rs. Aliás, me identifiquei um pouco com você e com sua forma de pensar, nunca acreditei e ainda não acredito que amores de livros/filmes pudessem ser reais. Talvez esse seja mais um bom motivo para eu ler esse livro.

    Beijo,
    http://complexodevaneio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oii, não conhecia esse livro, adoro dramas, mas fico com um pé atrás quando falam que o livro é chorar, logo penso nessas mocinhas sofredoras, mas pela sua resenha fiquei bem curiosa para ler!

    Beijos
    poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. É impossível não ler depois dessa resenha. Vi a capa e ate li umas poucas resenhas desse livro mas nenhuma tinja me instigodo a ler ate agora. Vou ate comprar um caixa de lencinhos rsrs.

    Coração leitor

    ResponderExcluir
  12. Poxa, fica complicado de não ler o livro depois dessa resenha, e eu não gosto de romance! hahaha Fiquei muito curiosa e parece muito bom, vou dar uma chance. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  13. Eu sou igualzinha a você em relação aos romances. Não choro com nada!
    Adorei a resenha. Vou dar uma lida sobre o livro no skoob e marcar como quero ler.
    bjs, bjs

    ResponderExcluir
  14. Oiiie!! Qto a chorar eu choro facil, muito facil!!! Mas mesmo com vc falando super bem desse livro e tbm por inumeras resenhas falando o mesmo, não consegui ficar curiosa, mas acho que mesmo assim vou dar uma chance e ler pra ver o que acho
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Bianca, tudo bem?
    Eu sou uma leitora de romance um pouco relutante, porque como você não acredito que exista alguém como nos livros na vida real, mas leio porque sei lá, sonhar não custa nada. O estranho que não faço o tipo romântica e muitas pessoas falam que estou lendo do jeito errado por não saber ser fofa, kkkkk (meus amigos que amam me zoar)
    Gostei muito da sua resenha, achei o livro muito interessante e pude notar o quanto o livro mexeu com você.
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  16. Dificilmente choro durante a leitura, principalmente se não estiver nos momentos sensiveis da TPM.
    Não rolou uma lágrima enquanto eu lia A culpa é das estrelas, mas me desmanchei lendo Marley e Eu hehehe


    Gostei da premissa de livro e, mesmo que não tenha o hábito de chorar, fiquei com vontade de conhecer melhor a obra e me deixar ser envolvida e emocionada :D

    ResponderExcluir
  17. Oi! Não conhecia o livro, mas acho que posso gostar bastante. Tenho tanto o que atualizar no Skoob! Beijos e sucesso!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?
    Eu já havia visto esse livro na estante da Pam Gonçalves, mas nunca pesquisei pra saber como ele era, pois parecia de auto ajuda. Que bom que li essa resenha, pois este parece o tipo de livro que eu gosto! *-*
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Olá, apesar dos seus diversos comentários falam que adorou ler o livro mesmo pensando que ele não seria o seu estilo e de outros comentários que li não consegui ficar empolgada para lê-lo, acho que é por estar em uma fase de leituras mais de fantasia...

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  20. Oie
    é um livro bem fofo e gostei quando li mas esperava um pouquinho mais, haha que bom que curtiu tanto e boa dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi. Eu também não sou de chorar com romances e acho A Culpa é das estrelas um saco. Olha só, não dava nada por esse livro, mas sua resenha me fez ficar curiosa, achei interessante sua saga para fazer essa leitura. Parabéns pelo texto e bom saber da sensibilidade do autor.

    ResponderExcluir
  22. Ah, eu também não chorei com a culpa é das estrelas porque guardei na mente aquele Gus brincalhão, não posso dizer o mesmo do filme que chorei horrores e ainda choro em reprise rsrsrs.
    Mas vamos falar sobre faça amor não faça jogo:sabe aquele livro que você já viu por aí, mas ainda não tinha dado a devida atenção?... pois é, sua resenha conseguiu despertar meu interesse não só pelo enredo, mas principalmente porque preciso conhecer esse autor tão sensível.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  23. Olá! Não acredito nesses amores que pessoas vivem e morrem por esse amor, gosto disso em livros e filmes, mas como dizem, não vivi ou não tive esse amor. Então digo, enquanto eu não sentir na pele esse amor continuo não acreditando, nesse tipo de homem que faz de tudo pela mulher que ele diz que amará por toda a vida. Mas voltando ao livro, sou uma chorona com livros hahaha, também nao chorei em acede, muito obrigada, não sou a única hahaha Mas gostei tanto do titulo do livro quanto da história que o autor nos traz. E que quotes são esses? Um mais perfeito que o outro haha!!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  24. Olá Bianca,


    Primeiramente eu faço de tudo pela minha esposa e filhinha, pode acreditar, não conhecia o livro e gostei demais da premissa, sua resenha me deixou ainda mais curioso....dica anotada....bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Bianca, menina, que resenha mais intensa!
    Eu comecei lendo como quem não quer nada, entendendo suas ressalvas com relação a "ler e "chorar" na mesma frase e, de repente, BUM! Você chorou.
    Só por isso o livro já está mais que devidamente anotado para futuras compras.
    Autores que conseguem fazer isso com nossas almas merecem ser lidos!
    Obrigada pela resenha. Eu já tinha visto o livro, mas sabe quando você não dá importância, tipo "ah, leio quando der"? Estou cometendo um erro!

    Beijos, Iza
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Cheguei aqui através de um link postado no Twitter. Eu adoro os textos do blog e sigo há uns anos. Hoje, depois de muito tempo, voltei no blog. Deu saudade. Vi que o livro tinha saído e nem pensei duas vezes antes de comprar. Lendo a resenha, me arrepiei. Esperando ansioso!

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados