Resenha 126 | Pseudônimo Mr. Queen

em 15.1.16
Título: Pseudônimo Mr. Queen
Autora: Loraine Pivatto
Publicação independente | 2015 | 404 páginas
Sinopse: O ano é 2012, Dia 21 de dezembro,
E a temida profecia maia acaba de se cumprir.

Cidades devastadas,
Ruas vazias,
A população mundial bruscamente reduzida,
E a história dos sobreviventes começa a ser contada.

Os escolhidos iniciam um novo mundo, baseado nas novas regras passadas através dos sonhos.

Agora serão 2 vidas:
A primeira até os 70 anos,
A segunda, a partir dos 20 e até os 100.
150 anos no total.
Nenhum segundo a mais.

A nova sociedade começa a surgir:
Sem desigualdade,
Sem dinheiro,
Sem doenças,
Sem possibilidade de mortes prematuras,
Exceto por uma maneira.

Uma única maneira de morrer, mas que não pode ser revelada.
Um segredo que precisa ser guardado.
Para salvar a sociedade de si mesma.

Resenha

20 páginas foram o suficiente para me encantar por Pseudônimo Mr. Queen! Tive a alegria de ler essa obra por meio do Book Tour organizado pela própria autora, Loraine Pivatto, a quem agradeço pelo acolhimento do meu blog entre os participantes.

Pseudônimo Mr. Queen é uma fantasia urbana que me deixou realmente surpresa com a criatividade que o enredo apresenta. Nessa obra conhecemos Regina, a presidente de uma importante indústria que, ao contrário de seu cargo, não se sente poderosa. Na verdade, Regina é uma mulher bastante solitária e insegura. Isso porque seu pai sempre a humilhou e o homem que ama acaba de traí-la de um modo horrível. Difícil ser confiante em um contexto assim; difícil manter o controle. A narrativa de Loraine Pivatto me fez sentir no lugar da Regina, dando a cada um de seus atos um significado intenso para mim.

Então, quando Regina finalmente age drástica e impulsivamente, algo acontece. Ela é uma das escolhidas e o mistério de Pseudônimo Mr. Queen enche o leitor de dúvidas e expectativas! Regina, de repente, é transportada para um ginásio de esportes entre vários desconhecidos. Assustada, ela percebe que seus sonhos estranhos e repetitivos eram compartilhados entre aquelas pessoas. Todas sonhavam com orientações de um novo mundo... Um mundo no qual ninguém morreria, ninguém passaria necessidade, ninguém estaria à margem da sociedade. Um mundo justo e igual para todos. As pessoas viveriam até os 70 anos, depois voltariam à vida em outra dimensão e viveriam dos 20 aos 100. Não seria possível morrer antes do prazo. Não foram muitos os sobreviventes e as construções que eles conheciam estavam desaparecendo, como se "alguém" limpasse o cenário para um recomeço.


Uau! Será verdade?!
Houve quem se desesperasse ao se ver sozinho sem as pessoas amadas. Houve quem não aceitasse viver em iguais condições daqueles que não eram "alguém" no mundo anterior. Por que agora teriam de viver em casas iguais e compartilhar os mesmos interesses? Seriam iguais apenas por ser essa a regra do novo mundo?

Adorei Pseudônimo Mr. Queen! Fez-me questionar muitos valores pessoais e sociais. Quantas vezes já dissemos que o mundo seria melhor se não houvesse desigualdade, fome ou violência? Nessa obra, a autora nos revela que mudar as regras do mundo não muda o coração do homem.

Eu me senti frustrada ao perceber que, embora as pessoas não pudessem ser diferentes no aspecto financeiro, elas tentavam ser diferentes de outras maneiras. Insatisfeitas com um mundo no qual todos podem usufruir das mesmas oportunidades, procuraram ser melhores em habilidades, realizações ou contatos. Esse livro é um balde de água fria sobre o ideal que algumas vezes construímos. De nada adianta estabelecer a regra da boa convivência se o valor da dignidade da vida não for abraçado. Aprendi com esse livro que, inclusive nas melhores circunstâncias, somente nós mesmos é que podemos construir a nossa felicidade.


O livro possui uma narrativa envolvente, de qualidade e equilibrada. Ele é estruturado de um modo interessante, pois se divide entre três gerações de uma mesma família: Regina, Larissa e Vitória. Isso faz com que a história se desenvolva a longo prazo, durante anos. Há uma situação-problema misteriosa que é abordada entre essas gerações com maldades, intrigas e reviravoltas, o que torna Pseudônimo Mr. Queen uma leitura imperdível a quem procura sair da mesmice!

Como fragilidade, aponto que houve momentos nos quais previ os acontecimentos. Mas entendo ser uma situação que aconteceu comigo justamente pela minha atenção dedicada à obra e por perceber, provavelmente pela minha experiência profissional, o padrão de escrita da autora. Ela não escreve nada desnecessariamente. Ao entender isso, acabei por notar as pistas no decorrer do livro. De uma altura em diante, não me senti surpresa pelo desenvolvimento, mas meu interesse pelo ápice não diminuiu. Estive à espera da resolução e, agora, me mantenho à espera de outras obras da autora Loraine Pivatto! Para mim, Pseudônimo Mr. Queen foi uma fantasia urbana excelente, com um quê utópico/distópico que recomendo para vocês.

Avaliação:

Sobre a autora: 
Gaúcha, nasceu e vive em Porto Alegre. Graduada em Informática pela PUCRS e pós-graduada em Análise de Sistemas nesta mesma Universidade, trabalha há mais de dez anos na área de Tecnologia da Informação, como Administradora de Banco de Dados.
Além dos computadores, sempre teve muito interesse pelas formas de expressão artística, em especial a literatura, o cinema e a música. Sua mãe era educadora, e o contato com o seu trabalho lhe despertou desde muito cedo o gosto pela leitura. Além disso, sempre teve um espírito crítico bem aguçado quanto às questões comportamentais. Gosta de escrever e busca inspiração naquilo que observa. 
"Criar personagens e situações que mexam com os leitores, explorando sentimentos e emoções tão comuns na vida de cada um de nós, como o medo, a insegurança, o ciúme, o amor, a paixão, a solidão, a ansiedade, e tantos outros, além de ser um grande desafio, é uma enorme fonte de prazer para mim."

Interessou-se pelo livro?
Skoob | Página do Livro | Compre entrando em contato com a autora pelo Facebook 

O que acharam dessa resenha?
Adoraria saber se já conheciam Pseudônimo Mr. Queen ou se pretendem lê-lo!

37 comentários:

  1. Oi linda, como vai?
    Primeiramente parabéns pela resenha, está excelente!
    Esse livro tem tudo para ser um queridinho para mim, ainda mais por ser nacional e eu estou em uma vibe de autores do nosso BR que nem sei. A história parece desenvolver bem o que é proposto e me fez ficar bem curiosa sobre os detalhes que a cercam. E é bom quando a gente lê um livro que nos faz questionarmos várias coisas da nossa vida, sejam emocionais ou materiais e acho isso importante, porque a gente meio que aprende, reflete, aprende, reflete...
    Eu com certeza guardarei o nome do livro e assim que eu conseguir um tempo para lê-lo, não hesitarei.

    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Eu amo quando o livro não é apenas uma história sabe ? nos faz refletir, se sentir ali. fiquei cativada pelo livro através da resenha !
    Beijos
    http://sushibaiano.blogspot.com.br/2016/01/o-telephone.html

    ResponderExcluir
  3. Genteeeeeeeeeee que livro é esse?????? QUERO PARA JÁ.
    Amoooooooooooo o gênero e essa premissa é MARAVILHOSA. A sinopse já me deixou de queixo caído e sua resenha fechou com chave de ouro.
    Não conhecia a autora e nem o livro, mas já está na minha lista de desejados, eu querooooooooo.
    Parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Não conhecia o livro, mas depois dessa resenha, preciso dele urgente!!
    Amo história que possui uma narrativa envolvente, de qualidade e equilibrada.. tudo de bom!!
    Muito bom saber que a autora escreve na medida certa..
    obrigada pela dica
    Parabéns pela resenha
    www.conchegodasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. É bom demais quando um livro nos leva a questionar coisas em nós mesmos e ao nossos redor, não é? Fico feliz que essa obra tenha feito isso por você. Já vi outras resenhas dele que me deixaram um tanto indecisa sobre a leitura do mesmo, mas você descreveu com tanta paixão que chegou a dar vontade de trazer o livro pra casa e colocar em uma cama confortável, enrolado em uma coberta e ainda trazer um chocolate quente para acompanhar.rs
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  6. Oi Francine, eu li esse livro fazem poucos dias e gostei muito da obra.

    No começo fiquei meio confusa com os muitos personagens mas logo me situei e me interessava pela história a cada página virada. É difícil eu gostar de uma distopia e dessa eu posso dizer que gostei.

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Eu ainda não li esse livro, mas pelo que pouco vi sobre a trama será uma história que vou dar 5 estrelas. Achei muito genial a ideia de se ter duas vidas, sendo que uma já se inicia na idade adulta. E ainda podemos acompanhar a história de três gerações de uma família. Sim, foi uma trama que muito me chamou a atenção e espero poder ler logo esse livro.
    bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  8. Li poucos livros de fantasia urbana, saber que esse é do gênero e ainda por cima nacional me deixa muito empolgada para querer ler. Sua resenha está fantástica e me deixou totalmente presa na história. Preciso muito ler!
    E achei legal a narrativa da autora através das três gerações!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  9. Amiga eu tenho visto muitas resenhas positivas sobre esse livro
    e tenho que confessar que andei bastante curiosa, mas eu nem quero comprar
    livros esse ano. Estou querendo dar um tempo. Mas eu acho que vou ver se vejo em ebook se tiver para poder ler, pois pelo menos é até mais barato né? Mas mesmo assim adorei seu ponto de vista sobre o livro e gostei bastante da trama. Espero poder ler em breve.


    Eu li esse livro e sinceramente tenho que confessar que adorei.
    Mas eu achei ele muito descritivo sabe. As vezes ficava até cansada, mas mesmo
    assim espero ainda ler a continuação, porque me deixou bastante curiosa o seu desfecho.
    A escrita da Gayle Forman é fantástica e espero ainda conhecer muitas outras de suas obras.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/renovamos-com-geracao-editorial-muita.html

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?

    Nossa Francine, fiquei super instigada pela história. Não conhecia o livro e nem a autora, mas tenho certeza que vou curtir muito a leitura. Consegui sentir em sua resenha - que está super bem escrita por sinal - que vou me envolver muito na trama. Já entrou para a minha lista de desejados! Obrigada pela dica!

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelvronacional.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi...
    Fiquei conhecendo sobre o livro a pouco tempo e sua resenha é a segunda que vejo e que são positivas (ainda bem ) pois me interessei bastante pelo livro!!!
    Fiquei super curiosa pra saber mais sobre esse "novo mundo" e porque algumas foram privilegiadas e outras não e saber como se encerra todo o enredo!!! Só não curti a capa!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2015/12/titulo-irmandade-perdida-autor-anne.html

    ResponderExcluir
  12. Olá Fran!
    Que saudades que eu estava das suas resenhas. haha
    Adorei a premissa do livro e fiquei muito interessada em lê-lo. Com certeza ele consegue nos colocar para pensar!
    Beijos! :3

    ResponderExcluir
  13. Oi Fran, pela capa do livro, talvez eu não viesse a ler, mas a premissa me intrigou. Quando você disse que o livro te fez questionar valores sociais, aí sim fui fisgada para a leitura imperativa da obra. Livros que possuem histórias que nos fazem pensar e repensar o que já está estabelecido, é sempre uma leitura proveitosa para mim. espero conferir em breve.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Fran, tenho visto resenhas excelentes em relação ao livro e confesso que elas despertaram meu interesse, a sua enfatizou isso, a temática abordada pela autora parece ser bem intrigante e a escrita dela é excelente pelo que pude perceber, então não há como não querer fazer a leitura. Beijos
    Conversas de Alcova ♥

    ResponderExcluir
  15. Oii!!

    Mr Queen tem tudo a ver com seu blog HAHAHA. Brincadeiras a parte... Eu vi diversas resenhas na blogosfera e me arrependi de não ter participado do booktour. Quando voltar a comprar livros, vai ser um dos primeiros.
    Eu achei a história bem diferente do que eu já li e muito interesse. O fato da escrita dela nos fazer viajar e querer participar do livro é ótimo.
    Fiquei mega curiosa ;)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Ooi,
    Já li coisas maravilhosas sobre esse livro mas ainda não acho que leria agora. Gostei da sua resenha! E fico muito feliz de ver a autora ganhando espaço.
    Vitória Zavattieri
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  17. Socorro, que história é essa? Confesso que o que mais me atraiu foi o enredo diferente, fantasioso e que atiça o leitor a querer conhecer tudo sobre esse mundo. Afinal não é nada normal isso e completamente diferente do que possamos pensar sobre uma história. Me deixou intrigada ainda mais com uma resenha tão incrível quanto essa, amei! Parabéns.
    Beijos
    - Bruna
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  18. Oiee Fran ^^
    Quando vi a capa desse livro pela primeira vez, confesso que achei que fosse um livro erótico...haha' *-*
    Acho que a sua resenha é a terceira ou quarto que eu leio desse livro, e não me aguento de curiosidade. Adoro livros distópicos/utópicos, e ver que você gostou tanto me deixou ainda mais animada para ler ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem? Espero que sim. Imagino que eu já tenha lido outra resenha osbre esse livro livro, mas na outra resenha nada me fez querer ler o livro, já você resenhou de uma maneira tão boa que eu mudei completamente de opiião. As vezes fico imaginando se o mundo um dia acabar como seria ruim, pessoas morrendo, tudo devastado, mas nunca pensei no depois, mas sinceramente eu não sei se esse novo começo valeria a pena depois de tantas mortes e sofrimentos. Beijos...
    Sthe - Blog
    http://leesoncre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Fran, tudo bem?

    Também fui convidada pela autora a participar do Book Tour e estou bem curiosa pela leitura. Parece ser uma história totalmente original e que nos faz questionar nossas atitudes. Gostei da mensagem que ela passa, de que não adianta ter um governo onde todos são iguais perante a lei, se as próprias pessoas precisam encontrar um motivo para se destacar, ser diferente e se sentir melhor que os outros.

    Adorei a sua resenha, e gostei de saber que mesmo você tendo presumido o que iria acontecer no final, você aguardou ansiosamente pelo ápice do livro.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  21. Oi Fra, tudo bem??
    Nossa adorei a premissa dessa história... sempre quando leio algo meio distópico assim sempre co-relaciono com o que pode acontecer em nosso futuro não tão distante assim... esse é uma visão que muitas pessoas imaginam sobre esse mundo e a autora foi esperta ao idealizá-lo porque mostra que para o mundo chegar a este ponto as pessoas precisam ter o mesmo pensamento sem querer ser melhor que os outros, mas todos são seres humanos e sempre tem aqueles que nunca estão satisfeitos com as coisas, sempre querem se sobressair, está ai uma demonstração nesse enredo... adorei viu... se eu tiver a oportunidade vou ler com toda certeza... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá
    Esse livro me lembra um pouco de As intermitências da morte, só pelo fato das pessoas não poderem morrer.
    Um mundo sem doenças é realmente utópio, não. Acredito que isso leve a vários questionamentos interessantes.
    A capa desse livro não me remete muito a história do mesmo rsrs.
    mesmo assim acho a capa bacana.
    bjs
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. , tudo bem?
    Eu nunca tinha visto esse livro, mas fiquei muito interessada mesmo, parece ser uma história bem diferente e criativa, fiquei surpresa lendo sua resenha, imagine lendo o livro? Acredito que eu ficaria chocada também, refletindo sobre várias coisas e gente, um livro que tem uma personagem com meu nome? Já quero, porque isso é tão raro kkkkk

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Fran lindona a premissa não me chamou atenção, mas lendo sua resenha mudei de idia quero conhecer Regina, gostei de saber que é uma trama muito bem estruturada o que é um ponto positivo a leitura. dica anotada beijos

    Joyce

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Quando a autora estava organizando o BookTour, o meu blog havia sido convidado, mas como estava extremamente atarefada (com mudança de casa e tudo o mais) optei por não participar, mas o gosto do arrependimento está sendo amargo.
    Achei a premissa da história muito mais bacana agora que li sua resenha e, mesmo você tendo achado o livro previsível em algumas passagens, isso não pareceu tirar o brilho da história.
    Vou atrás do que fiz e tentar ler esse livro para ontem rs.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Nossa, muito forte essa sua colocação que diz que a autora revela que mudar as regras do mundo não muda o coração do homem. O pior é que é verdade. Se antes eu já queria ler, por ter achado a premissa fantástica, agora quero ler de forma bem mais urgente! Bom saber que a autora não escreve nada desnecessariamente, e que mesmo você tendo previsto algumas coisas ainda assim gostou tanto!

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  27. Ah! Os melhores livros são aqueles que nos mudam de forma sincera e profunda, seja em reavaliação pessoal ou social. Pelo seu belíssimo texto, essa obra te tocou bastante. Eu já gostava da premissa dela (a conheci por outras resenhas), mas seu texto tornou-a bem mais atraente. Distopia fantástica é sempre uma maravilha!
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
  28. Acho que essa é a primeira resenha que leio sobre esse livro e apesar disso já me senti extremamente interessada pela trama. Achei a proposta muito diferente e fiquei curiosa com essa personagem que sofreu por conta do pai e da traição. Quero muito conhecer essa obra.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  29. Oiii
    Eu amei a capa,achei ela simples e linda!
    É a primeira resenha que leio sobre o livro e já fiquei muito curiosa.
    Sua resenha foi muito explicativa e bem estruturada.
    Deixou aquela vontade de quero mais,sabe?
    Livros nacionais são os meus livros do momento,e saber que esse te tocou,só me fez querer lê-lo hoje ainda kkk
    Obrigada pela sugestão.

    ResponderExcluir
  30. Oi Francine! :D
    Esse livro veio com uma ideia que eu nunca tinha visto em nenhum outro livro, Adorei a criatividade da autora e achei bastante inovador! \o/ Vou querer conferir para ver se estou certa. :D

    Beijos e até logo! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  31. Fran minha linda que saudades de você e do seu blog.
    Muito bom, estar aqui e ler as suas resenhas que estão cada dia mais maravilhosas , esse livro me surpreendeu bastante, porque a capa para mim não disse nada e é simples. Mas pelo que li na sua resenha o que não tem de capa , têm de enredo.
    Quero ler !
    Vou entrar em contato com a autora.
    Quem sabe não participo do próximo book tour .
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Olá!

    Estou na lista de espera do Book Tour, e super ansiosa!
    Se só a premissa do livro, imagine agora que li sua resenha. Estou encantada pela estória. E terá um assunto incrível sendo abordado, já que vivemos numa sociedade onde qualquer diferença por parte das outras pessoas pode ser excluído, imagina ter que viver diariamente com todas as diferenças do outro e ainda aceita-las?

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Oi!
    Essa fantasia urbana meio distópica criada pela autora é realmente meio inovadora, e imagino que faça mesmo a gente pensar e mudar alguns conceitos que já tinhamos pre definidos.
    Gostei bastante da sua resenha e de como a autora explorou os temas em seu livro ^^

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  34. Adoro quando acontece isso de, mesmo eu já prevendo a história, ela me prende pela escrita gostosa de ler. A capa é legal, mas acho que se mudasse a fonte poderia ficar mais atrativa. Eu não pegaria pra ler sequer a sinopse só por ela, mas depois da sua resenha já fiquei bastante curiosa por essa mistura de temas puxando pra distopia.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  35. OIiie,

    Achei a capa desse livro encantadora, e compraria só para tê-lo na minha estante. Mas o enrendo não me chamou atenção, eu fiquei mega confusa, com essa história de morrer e depois viver e depois morrer de novo e não reviver, é confuso de se entender, e sendo distopia, não é um gênero que eu goste.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  36. Esse livro é pra mim nesse momento! Fran tenho buscado inovar minhas leituras, sair apenas do romance, onde sempre todos vivem felizes para sempre. Amei sua resenha e me deixou muito curiosa, vou ler esse livro assim que possível!

    ResponderExcluir
  37. Fran, adorei a resenha!

    Adoro fantasia épica, mas essa -com certeza- conseguiu chamar minha atenção. Entendo quando você diz que consegue prever os acontecimentos, a Carol, minha amiga, faz exatamente a mesma coisa. Acredito que em por isso a obra não mereça ser lida.

    Obrigada pela dica incrível.
    Beijos, Iza
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados