Resenha 125 | O Sonho de Eva

em 22.12.15
Título: O Sonho de Eva
Autor: Chico Anes
Editora: Novo Conceito | 2012 | 304 páginas
Sinopse: Dra. Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme. Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem. Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio.

Resenha
por Bianca

O sono é um estado transitório e reversível; um processo ativo que envolve múltiplos e complexos mecanismos fisiológicos e comportamentais em vários sistemas e regiões do Sistema Nervoso Central. Conseguimos identificar dois estados principais no sono: O Não REM e o REM. No primeiro caso, o sono é mais lento. No segundo, o sono é com atividades cerebrais mais rápidas e de baixa amplitude com episódios de movimentos oculares rápidos e relaxamento muscular intenso. O sono REM se caracteriza principalmente por ser o estágio no qual ocorrem os SONHOS.

Sonho lúcido é um estado ou condição no qual temos uma experiência nítida e muito clara do conteúdo do sonho, que nos dá a impressão de termos sido capazes de controlar nossas ações e até mesmo o conteúdo do desenrolar do sonho.

Os mistérios dos sonhos encantam a humanidade desde os tempos primordiais. Hoje sabemos mais a respeito, mas mesmo assim existe certa magia. Estudei os estágios do sono na faculdade, para aprender mais a respeito da farmacologia de alguns antidepressivos, e fiquei completamente interessada pelo sonho REM. É incrível saber que, nesta fase, sua temperatura abaixa, sua musculatura fica totalmente relaxada, sua respiração se difere... e é nela que os sonhos ocorrem.

Agora, imaginem se alguém tivesse o poder de controlar nossos sonhos?

Sonhos vão ser as armas das guerras deste século. (p. 6)

Dra. Eva Abelar é uma profissional em sonhos lúcidos mundialmente conhecida. Seus estudos dividem opiniões e são alvos de debates.

Para palestrar em conferência, precisou viajar e deixar seu filho com sua irmã. Nem em seu pior pesadelo, Eva poderia imaginar o que aconteceria enquanto estivesse fora. Sua irmã, Anna Abelar, é morta ao se jogar do vigésimo andar de seu prédio; e seu filho, Joachim, desaparecera inexplicavelmente.

É quando menos esperamos que a vida costuma dar reviravoltas. Para o mal e para o bem. (p. 45)

Eva encontra forças que não imaginava possuir, e com a ajuda de seu amigo Alec, procura desesperadamente por seu filho e por respostas.

A morte de Anna estaria interligada com o desaparecimento de Joachim?

Em meio ao caos da vida de Eva, a representante da empresa YUME a convida para substituir sua irmã na pesquisa que promete mudar a concepção dos games. Eva poderia comandar o projeto “DreamGame”, que permitia com que a pessoa jogasse enquanto estivesse dormindo. Algo revolucionário, mais real que a plataforma 3D, uma vez que o jogador estaria em meio ao jogo, interagindo por meio de seus sonhos.

A fim de procurar mais respostas, Eva aceita a proposta e descobre algo muito maior. Anna, Joachim e a empresa YUME estavam completamente relacionados, e ela teria que correr contra o tempo para salvar seu filho e a própria humanidade.

O mundo parece se esquecer de que, em toda a sua história, o conhecimento em posse errada ameaça a liberdade, a sanidade, o futuro. (p. 56)

Não consigo me perdoar por ter demorado tanto para ler esse livro. Digo de imediato o quanto o enredo é inteligente e original.

A primeira página já nos enlaça. Queremos também descobrir o que aconteceu a Anna e Joachim, e então viajamos ao lado de Eva. Conhecemos a personagem a fundo, é uma “mocinha” forte e inteligente. Tem seus dramas pessoais, mas não os deixam sobressair. Uma mãe que fará de tudo para encontrar seu filho.

O enredo é recheado de ação e mistério, não conseguimos deixar de ler.

Fiquei completamente apaixonada pela história. A forma como o autor conduz é de simples compreensão, porém muito bem elaborada.

...alguns assuntos precisam mais do que fatos para serem compreendidos. Precisam de contexto, de imaginação. (p. 72)

O livro foi lançado em 2012 e não entendo como não se tornou um clássico. Ele nos incita a querer saber mais sobre sonhos ao mesmo tempo em que conseguimos ver magia em teorias conspiratórias.

Não irei dizer que recomendo. Digo que você, amante da literatura nacional, precisa conhecer O sonho de Eva. É quase que obrigatório você conhecer essa história.

Será? Será que não trazemos para nossas vidas os ecos de nossos sonhos? (p. 8)

Avaliação:

Interessou-se pelo livro?
Skoob | Compre: FnacAmazonFolhaSaraiva

Sobre o autor:
Chico Anes é mineiro, nascido em Barbacena. Formado em engenharia eletrônica e telecomunicações, é pós-graduado em marketing pela FGV. Atualmente mora em São Paulo com esposa e filhas. Pesquisador entusiasta de alquimia, xamanismo e filosofia de fogueira, Chico Anes busca o caminho que tenha coração, o elixir da longa vida e a pedra fundamental que transmuta qualquer coisa em ouro. Sabe onde tudo isso se encontra, mas saber onde está o peixe não quer dizer pescá-lo. Por esse motivo, sua paixão é jogar o anzol nas águas profundas e desconhecidas da mente.

O que acharam dessa resenha?
Adoraria saber se pretendem ler O Sonho de Eva.


16 comentários:

  1. Olá Bianca!
    Amei ler esta resenha. Tão legal ver um livro abordando uma temática diferente e misturada com mistério.
    Com certeza é uma leitura obrigatória!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Bianca e Fran, suas lindas, tudo bem com vocês
    Você acaba de me deixar culpada, pois eu tenho esse livro na estante faz tempo e ainda não tive a oportunidade de ler. Estou super curiosa para descobrir qual é a relação da pesquisa dela, com o desaparecimento de seu filho, a morte de sua irmã e o destino da humanidade. Sabe, Bianca, sempre tive curiosidade sobre os sonhos também. Tem sonhos em que somos observadores, não sei se já aconteceu com você, outros em que somos os protagonistas. Outros são tão reais que você acorda chorando ou com a sensação do sonho. Acho que esse é um dos mistérios da vida.
    Vim aqui para desejar um Feliz Natal para você e para a Fran!!! Que toda a magia envolva seus lares e traga muitas bênçãos, alegria, saúde e amor!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiee ^^
    A premissa desse livro é mesmo incrível, mas já faz tanto tempo que eu o li, que mal me lembro dos acontecimentos *-* Só sei que não tinha curtido muito a história, mas, sinceramente, não confio muito nos meus gostos de antes...haha' Fiquei ansiosa para ler esse livro novamente, tenho certeza de que vou gostar mais do que da última vez.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2015/12/mar-da-tranquilidade.html

    ResponderExcluir
  4. Olá lindoca,

    Já tinha visto esse livro por ai e nunca tinha dado importância a ele. Agora vou corrigir esse erro.
    Sonhos sempre foram um tema atraente para mim e minhas pesquisas acadêmicas e pessoais e o enredo parece ser bem original e as vertentes que o autor gosta de estudar como a Alquimia são uma pedra filosofal para mim, então lerei.

    Beijos!
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oiee...
    Li esse livro no começo de 2015 e infelizmente não tive o mesmo envolvimento que vc, devido as descrições cientificas que não São meu forte fiquei um pouco perdida, o que tornou a leitura arastada pra mim..
    Mas o enredo em getal realmente impressiona, ainda mais em relação ao filho da protagonista..
    Ótima resenha..
    Beijos..

    ResponderExcluir
  6. Oi Bianca, tenho este livro na estante desde a época do lançamento e nunca me animei muito para ler. Que bacana que você apreciou a leitura e toda esta abordagem de sonhos é realmente intrigante. Quero conferir!!!
    Que 2016 seja maravilhoso pra você
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Amiga confesso que já vi esse livro sendo divulgado e até cheguei a ler algumas resenhas, amas até então não tinha chamado muita minha atenção não. Espero poder conhecer, mas por agora quero mais mesmo encerrar as minhas leituras do ano para poder começar as novas em Janeiro. Espero poder ter a oportunidade de ler esse livro também. Quem sabe eu goste né?

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-beta.html

    ResponderExcluir
  8. Li sua resenha, e fiquei imaginando como seria mesmo se alguém tivesse o poder de controlar nossos sonhos, acho que não gostaria. Como tem coisas científicas não sei se leria o livro, mas parece ser bastante interessante!

    beijos
    http://apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Bia, tudo bem??
    Amei a sua resenha... porque acredito fielmente em sonhos lúcidos, porque na época que eu não tinha insônia eu tinha alguns e sei exatamente como é controlar o que se quer... eu não escolhia o sonhos, mas algumas vezes escolhia o que viver nele, ainda mais quando era um sonho legal e é a mais pura verdade... só uma vez que eu consegui sonhar na noite seguinte o mesmo sonho da noite anterior de tanto que eu desejei... mas isso já passou, porque hoje em dia sonhos são coisas bem raras na minha vida... eu me interessei demais pelo enredo do livro... achei extremamente interessante e que pode me prender do inicio ao fim.... já conhecia o livro de ouvir falar, mas nunca tinha me aprofundado na história como conheci em sua resenha que ficou ótima por sinal. Parabéns viu moça!!! Xero!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Bianca, tudo bom?
    Adorei sua resenha, esse livro está nos meus desejados há muito tempo, e depois de ler sua opinião lembrei o quanto eu queria ler! Achei a trama realmente muito original, tenho certeza que vou amar a leitura!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  11. Olá Bia, caramba que livro é esse??? Quero para ontem enredo inteligente e sagaz com muita adrenalina e suspense, que autor maravilhoso que ainda não conhecia!!
    Fiquei louca para saber o que motivou toda trama com a irmã e o filho, será que é apenas fruto do seu próprio trabalho com o sono???
    Nossa fiquei em cócegas aqui pra saber o final!!
    Beijos e tchau que vou atrás de saber mais ...

    Giuliana

    ResponderExcluir
  12. Oiee,
    Já vi esse livro, porém nunca o li e nem me lembro se tive curiosidades a respeito. Sua resenha é super tentadora e deixa-nos com vontade de conhecer todos os poréns e porquês do livro. Vou coloca-lo na lista

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  13. Oi, Bianca, tudo bem?
    Adorei a premissa desse livro! Fiquei imaginando como seria esse tal jogo, loucura, né?
    Adorei a resenha, fiquei muito curiosa com tudo! E é nacional, gentee <3
    Beijosss
    www.vidaemmarte.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Bianca, feliz ano novo! Muito sucesso pra você aqui no MQS!

    Eu só queria te agradecer imensamente! Estou com esse livro há quatro anos e não o peguei para ler ainda. Eu conheci o Chico em 2012, num evento de Literatura Nacional, e o bombardeei de perguntas. (Na época, A Origem era O filme!). Foi uma discussão acalorada. Eu perguntava e ele respondia e essa resposta se encaixava perfeitamente com a pergunta seguinte que eu faria. Levei o livro no momento em que o evento acabou. Acredito que ele esteja autografado até, mas mesmo assim, não o li.
    Agora, com a sua resenha, minha curiosidade foi novamente despertada! (Juntamente com a vergonha de não tê-lo lido ainda - mas eu acredito muito no 'momento certo de leitura', então isso será logo resolvido!)
    Mais uma vez, obrigada! Estou trabalhando para cumprir a promessa de não comprar livros e relembrar as coisas lindas que estão à minha espera na estante do quarto é maravilhoso!

    Beijos, Iza
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Bia querida, tudo bem? Então, acredito que já vi um filme com uma temática parecida, mas não consigo lembrar do nome =/ Parece ser interessante, gostei de ser ambientado no Brasil e tbm curti ele desenvolver a tecnologia. Com certeza, depois do que li aqui pretendo ler se tiver a oportunidade e tempo ^^

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  16. Bianca, estou como você, ainda não li este livro e cada vez que leio uma resenha dele, me pergunto o porque de ainda não ter lido. É um tema de fato diferente, e enigmático, afinal , desvendar sonhos é um mistério. Gostei muito de sua resenha, parabéns!

    Te aguardo no blog tbm! http://ciadoleitor.blogspot.com/2016/01/resenha-zac-e-mia-de-aj-betts-editora.html

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados