Resenha 117 | O Vampiro Imperador

em 11.10.15
Título: O Vampiro Imperador
Autor: Leonardo Barros
Editora: Novo Século | 2015 | 400 páginas
Sinopse: Drucila é uma linda jovem romana, casada com o médico do imperador Nero. Diante da ausência do filho, ela entrega-se a um culto proibido de fertilidade, ato que inicia sua ruína e tem relação com sua transformação em vampira. Ciente de seu poder, ela resolve dominar Roma e não mede esforços para consegui-lo. As intenções de Drucila só poderiam ser ameaçadas por Dotan, um ser imortal como ela. Em noites de lua cheia, esse general de confiança de Nero prende a si mesmo a fim de evitar que o lobisomem, criatura que se tornou há milhares de anos, domine-o. No entanto, quando Dotan se vê diante de uma Roma guiada por energias maléficas, ele engendra sua força para tentar salvar o povo da perseguição e da tirania. O derramamento de sangue se torna um pesadelo constante. A cidade caminha, a passos rápidos, para um longo período de escuridão. Traições, jogos de poder e lutas épicas enredam essa engenhosa aventura que põe em conflito a busca pelo bem e o desejo, às vezes incontrolável, pelo poder e pela luxúria.

Resenha
[Literatura +14 por violência e insinuação sexual]

Depois de ler Presságio – O assassinato da Freira Nua, já esperava me encantar novamente com o novo lançamento do autor. A narrativa de Leonardo Barros continua maravilhosa, mas confesso que não estava preparada para o que encontrei em O Vampiro Imperador.

Vamos à história! Eu me surpreendi logo no início, quando conhecemos Dotan. Ele estava em Sodoma, a famosa cidade que foi destruída por Deus, segundo a Bíblia. O tio de Dotan nada mais era que Ló, o homem que (por sua fé) conseguiu escapar da ira divina. O problema é que Dotan não acreditava nas profecias do velho tio e acabou ficando na cidade junto com sua prima, a filha de Ló: Vered. Eles se amavam.

Já me sentia na própria Sodoma, assistindo às orgias e à violência de seus habitantes. Gostei muito da ousadia do autor em trazer essa cidade como primeiro ambiente da história. Pouco antes de Sodoma ser destruída pelas bolas de fogo vindas do céu, somos apresentados ao lado sobrenatural do enredo: o governador da cidade era um vampiro. Na obra, os vampiros são como demônios, sedentos por destruição, morte, poder e sangue. ADOREI ver como Leonardo Barros misturou a ficção sobrenatural com o enredo bíblico e o início da era cristã. Foi incrível! 

Durante a destruição de Sodoma, Dotan é transformado em lobisomem. Ele atravessa séculos com força sobrenatural, mas o início de sua jornada é complicado. A natureza do lobo se sobrepõe à humanidade de Dotan, que acaba por perder a memória de como sua transformação ocorreu. 

Somos levados à era egípcia, onde Dotan foi exaltado como um deus. Sua forma de homem-lobo, sua força, sua sede de sangue... tornaram-no temido entre os mortais.

Imagem ilustrativa: Anúbis.
Então, somos projetados para a era cristã (depois da crucificação de Jesus). Em Roma, no ano de 65 d.C., vemos que Dotan agora é um guarda imperial. É um guerreiro honrado e fiel ao imperador Nero. Ele tem um filho adotivo, chamado Lucius, a quem ama muito.

Paralelamente, conhecemos a outra protagonista dessa obra: Drucila, uma jovem casada com Emilianus, o médico oficial do imperador. Ela amava o esposo, mas cometeu um erro que o fez expulsá-la de casa. Naquela época, a lei era cruel com as mulheres divorciadas. Elas basicamente não tinham direito a nada, viviam à míngua e não podiam sequer retornar para suas famílias de origem. Drucila conhece a fome, a degradação, a solidão e o desespero.

É Drucila quem se torna a grande vilã dessa história. Ela se torna uma vampira. Adorei ver uma mulher brilhar em maldade, escárnio, ódio e poder nesse papel. Eu gostei da personalidade de Drucila, porque a vi evoluir da ingenuidade à devassidão.

O Vampiro Imperador é uma obra primorosa! Leonardo Barros desenvolveu o conflito lobisomem x vampiro de um jeito espetacular, numa época que possui valor histórico e trazendo à tona personagens bíblicos que apenas tornaram o enredo ainda melhor. O imperador Nero foi um espetáculo à parte... Por meio dele, somos imergidos na política e excentricidade romanas. 

Acho que o ponto forte do livro é, sem dúvidas, o teor sobrenatural misturado ao início da era cristã. Os valores e as crenças religiosas misturaram-se com harmonia à ficção sobrenatural. Em segundo lugar dou destaque à qualidade narrativa, que enriqueceu os cenários com detalhes da época, tornando-o de fácil imaginação. Em terceiro lugar estão as batalhas, descritas de modo envolvente e enchendo o enredo com ação.

O que me fez avaliar esse como um ótimo livro ao invés de excelente, portanto? Embora seja de grande qualidade, a narrativa soou cansativa em algumas partes. Isso porque as batalhas entre Dotan e Drucila não surpreenderam como poderiam. Diria que o principal motivo está na diferença entre Drucila, que se desenvolveu como vilã, e Dotan, que continuou cometendo os mesmos erros. Devo dizer que o final foi maravilhoso! Entendo que o fato de Dotan ter sido forte em muitos aspectos, mas frágil igualmente em tantos outros, foi o que favoreceu um final de tamanha qualidade. Sem isso, outro personagem que cresceu muito no decorrer da história não poderia ter brilhado.

O Vampiro Imperador é uma obra que recomendo a todos os amantes do gênero sobrenatural, que apreciam batalhas épicas e procuram por uma história bem escrita. Para mim, Leonardo Barros tem sido sinônimo de qualidade, criatividade e ousadia. O cara é fera.

O trabalho gráfico e a revisão da editora estão impecáveis. Com essa capa, então? Com certeza, é uma obra que vale a pena ter na estante.

*Agradeço ao autor pela oportunidade de ler esse exemplar de cortesia.*

Avaliação:
 

Interessou-se pelo livro?



Sobre o autor:

Leonardo Barros é escritor contratado do Grupo Novo Século e lançou O Vampiro Imperador pelo selo principal da editora. É autor de livros de suspense como o celebrado Presságio – O assassinato da Freira Nua (um sucesso da crítica na blogosfera) e O Maníaco do Circo (que recorrentemente figura entre os e-books mais vendidos do gênero na Amazon).

Conheça outros livros do autor:

 

O que achou dessa resenha?
Adoraria saber se já leu ou pretende ler essa e outras obras do autor!

14 comentários:

  1. Olá Francine
    Não conhecia a obra e ela me surpreendeu. Isso prova que a literatura nacional está em constante desenvolvimento e nós temos obras cada vez melhores.
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Fran sua linda! Tudo bem?
    Já faz um tempinho que não te visitava e estava com saudades de suas resenhas maravilhosas.
    Nunca li nenhum livro do autor, mas sempre ouço muitos elogios a seus livros e a sua escrita.
    Eu adoro livros com vampiros e lobisomens, mas neste caso por envolver também a parte bíblica eu não sei se leria. Contudo vou anotar sua dica, e quem sabe uma hora dessas resolvo ler?
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Fran!
    Acho que já é a segunda resenha que já leio desse livro e são só elogios.
    Ele tem uma premissa talvez até batida. Quantas coisas já não abordaram Vampiros x Lobisomens? Mas acho que o uso da época pode ter sido a escolha certa do autor.
    Que vontade de ler o livro! :3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Fran, não me interessei pelo livro, mas fico feliz que o seu blog continue sempre com a mesma qualidade absurda de resenhas. Você é uma ótima crítica.

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Eu sou parceiro do cara, e ele é meu vizinho de estado, rsrs, já li Pressagio e amei muito, kkk, e estou atualmente lendo O Vampiro Imperado e estou amando por de mais. Devo concordar que chega a um ponto em que a leitura fica bastante pesada e cansativa, e agora só me resta esperar por esse final bombástico, estou na pagina 324
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. OI Fran!
    Não é de agora que ouço elogios a esse autor e a esse livro!! Eu quero muito ler, apesar de que vampiros e lobisomens não me agradam, mas esse livro me chama atenção de uma maneira que nenhum outro chamou ainda. Espero que, quando eu tiver a oportunidade de ler, eu goste muito!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Adorei essa resenha, e essa temática do livro do autor é bem diferente, fiquei feliz em saber que ele a trabalhou muito bem na obra, sem se perder ou deixar o leitor cansado.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oii, tudo bem?
    Esse livro parece ter uma história bem interessante, mas não sei se seria um livro que prenderia minha atenção, pois a capa não é das mais bonitas, mas não devemos julgar um livro pela capa.
    Adorei o post.
    Bjs!!
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oii, tudo bem?
    Esse livro parece ter uma história bem interessante, mas não sei se seria um livro que prenderia minha atenção, pois a capa não é das mais bonitas, mas não devemos julgar um livro pela capa.
    Adorei o post.
    Bjs!!
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi lindona, tudo bem?

    Ainda não li nada do autor, mas conheço uma das obras dele por resenha, Presságio. Ainda não conhecia essa obra dele e confesso que não me animei muito por ter dados cristão dentro da história, sei lá, pode parecer bobeira minha, mas não gosto muito de livros que tem a religião tão misturadinha assim, mas achei a ousadia do autor bem interessante. Não sei se o leria por agora, mas leria com certeza o livro dele que você deixou a capa abaixo da resenha que é O Maníaco do Circo, amo livros policias.

    Ótima resenha como sempre, expôs bem sua opinião e a história.

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Esse é um livro que eu me interessei no primeiro momento mas que depois que li algumas resenhas percebi que não é um livro que me agradaria.
    Mas ainda gostei da sinceridade em sua resenha.

    Beijos
    ummundochamadolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. oi ^^
    eu já vi diversas resenhas sobre esse livro e todas muito positivas, mas não é uma leitura que me empolgue sabe? e olha que gosto muito da temática de vampiros e lobisomens!
    o fato do autor ter colocado um pouco da cultura egípcia e diversos elementos é bem interessante.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho um certo interesse nesse livro, mas não consigo me imaginar lendo ele, não sei a razão, mas eu, sinceramente, não leria por agora, quem sabe num futuro próximo! Quero saber mais sobre Dotan, os vampiros e como a história da blibia coi introduzida no livro! :)

    Abraços e até!!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oii,
    Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre o livro mas gostei bastante da premissa, vou procurar mais sobre ele.
    Vitória Zavattieri
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados