Resenha 116 | After – Depois da Verdade

em 8.10.15
Título: After, Depois da Verdade – Série After, volume 2
Autora: Anna Todd
Editora: Paralela | 2015 | 632 páginas
Sinopse: Depois de bater a marca de um bilhão de acessos na plataforma de leitura Wattpad, a série After vira o novo fenômeno editorial. No segundo livro, Tessa tenta esquecer Hardin, o jovem caótico e revoltado que partiu seu coração em vários pedaços. Mas ela está prestes a descobrir que alguns amores não podem ser superados. Como apagar da memória as noites apaixonadas em seus braços, ou a eletricidade de seu toque? Hardin sabe que cometeu o pior erro de sua vida ao ter magoado Tessa tão profundamente. Ele não acha que merece tê-la de volta, mas se recusa a deixá-la partir. Neste livro, Hardin vai lutar com toda a sua força para reconquistar o grande amor da sua vida. Ao longo do caminho, os seus mais profundos segredos serão revelados. Depois da verdade, será que o amor de Tessa e Hardin resistirá?

Resenha
[Atenção: Literatura +18]
- Essa resenha não contém spoilers | leia sem medo -

Há uma música do Lulu Santos que diz: Consideramos justa toda forma de amor. Ao ler o segundo volume da Série After, só posso dizer que discordo completamente dessa frase.

Eu me apaixonei pelo primeiro volume quando vi que o personagem Hardin não mudou seu caráter duvidoso por Tessa. Pelo contrário, ele não hesitou em mentir e errar para mantê-la ao seu lado. Achei essa uma característica maravilhosa, porque em geral vemos na literatura os bad boys tentando ser pessoas melhores por quem amam. Mas não Hardin. No final do primeiro volume, Tessa descobre uma mentira enorme – do tipo cruel e difícil de perdoar. O segundo volume continua exatamente de onde o anterior parou. E vemos, então, que aquela mentira era apenas um pequeno percentual perto do que Hardin ainda escondia. 

"Ele não tinha nada a perder, mas eu sim. E deixei que ele tirasse tudo de mim. Minha vida antes dele era bem simples. Agora... depois dele… é só… o depois." (p. 15)

After – Depois da Verdade não me decepcionou. Vemos que Hardin não se arrependeu da mentira que escondeu de Tessa. Sua fúria se centrou nas pessoas que revelaram a verdade para ela. ADOREI isso, gente. Percebem como Hardin possui uma perspectiva deturpada sobre os relacionamentos? Ele quer Tessa, mas não está disposto a fazer concessões ou ser honesto por ela. E isso não é apenas resultado de uma personalidade egoísta. Hardin é inseguro e ser verdadeiro com Tessa implica em deixá-la vê-lo por inteiro. Para mim, a autora foi maravilhosa ao construir esse complexo personagem.

Diria que o subtítulo depois da verdade é perfeito para esse volume. São diferentes tipos de verdades que aparecem no decorrer da história. A principal delas, e a mais difícil, é a verdade que cada um dos personagens deve descobrir sobre si mesmo. 

Até onde Hardin está disposto a mudar por Tessa? 
E até onde Tessa cederá por Hardin?

Não é um spoiler e, depois do que houve no final do primeiro volume, o leitor já esperava por isso: o casal rompe. Nesse segundo volume, vemos como a ausência pode maltratar tanto quanto a presença. E vemos como o amor que Tessa e Hardin sentem um pelo outro é intenso. Ao mesmo tempo, entendemos que esse sentimento não basta. Eles precisam aprender a amar. Tessa precisa aprender a amar a si própria para não permitir que Hardin a humilhe outra vez; e Hardin precisa aprender a confiar que Tessa não fugirá dele quando finalmente deixá-la conhecer o seu passado e os seus medos.

"Só porque o Hardin não te ama do jeito que você quer, não significa que não te ama com todas as forças". (p. 486)

Gostei de ver que a autora não fez um amor idealista, do tipo "sem você, prefiro morrer". Quando separados, Tessa e Hardin percebem que podem continuar um sem o outro. Podem seguir em frente. Podem fingir que a dor é suportável. Mas ambos reconhecem que, depois do que partilharam, nada nem ninguém se comparará ao que perderam.

Apesar dessas qualidades, devo dizer que me senti dividida. A autora, dessa vez, incluiu alguns capítulos narrados por Hardin. Isso foi fundamental para entendê-lo. Mas, ao mesmo tempo, quando via Tessa juntando os cacos do seu coração, não a queria envolvida com Hardin outra vez. Eu desejei mais para ela. O amor que ambos sentem é intenso, é apaixonado, é visceral e superou inúmeras barreiras. Mas em várias ocasiões me perguntei: vale a pena? – Vale a pena tamanho sofrimento para viver esse amor? Se Tessa fosse minha filha, podem acreditar que a ajudaria a perceber que amar sem saber amar pode destruir alguém aos poucos. O problema é que a imagino respondendo: Mas só aprendemos a amar, amando.

Parece que a nossa dinâmica está sempre mudando, em cada momento um de nós assume uma posição de vantagem em relação ao outro. No momento, sou eu quem está no controle.
Mas não quero estar. Não gosto dessa dinâmica. O amor não deveria ser uma batalha. (p. 126)

Assim como no primeiro volume, em After – Depois da Verdade temos muitas reviravoltas. O desfecho foi surpreendente e não sei o que esperar da continuação. Estou apenas torcendo para que Tessa e Hardin aprendam a se amar sem ferir um ao outro. A diagramação e revisão da Editora Paralela estão impecáveis! Sinto-me com sorte por ter conhecido essa série.

Avalio em 5 estrelas, ciente de que muitos leitores discordarão. A verdade é que esse não é um romance fofo. O casal incomoda e expressa atitudes imaturas. Mas considero que tanto Hardin quanto Tessa são inexperientes, não sabem como demonstrar o que sentem e quais os limites disso. Em minha opinião, o romance é coerente e verossímil, especialmente no que se refere a repertórios comportamentais – algo que valorizo muito.

*Agradeço à Editora Paralela pela cortesia dessa leitura.*

Avaliação:
Para
mim, essa foi a música-tema da Tessa durante o livro. Não sou de ler lembrando-me de músicas, mas foi inevitável comparar os sentimentos da personagem a essa declaração de Os Outros, do Kid Abelha.


Compartilho meus quotes favoritos:

De repente, me tornei tudo aquilo que sempre tive o maior medo de ser, ela tem controle total sobre mim. Pode me fazer o homem mais feliz do mundo ou me destruir com uma única palavra. (p. 85)

"(…) Se você não for afetado de alguma forma, mesmo a menor possível, não está lendo o livro certo." (p. 104)

"Você perdoaria alguém por mentir para você?"
"Bom, depende da mentira e do quanto a pessoa se arrepende. O que posso dizer é que, quando você aceita mentiras demais, fica difícil encontrar o caminho de volta para a verdade." (p. 151)

"(…) Não posso ficar sem você. Eu tentei, e sei que você tentou também. Não tem mais ninguém no mundo para mim. Se não formos nós dois, não é nada… e sei que você sabe disso também." (p. 170)

"(…) Nunca pensei que fosse me sentir assim. Só o que sei é que ela é a minha única chance de ser feliz. Se Tessa for embora, nunca vou me recuperar. Não vou, mãe. Ela é a única chance que tenho de não ficar sozinho para o resto da vida. Não sei o que fiz para merecer alguém assim. Só sei que ela me ama. Você sabe qual é a sensação de se sentir amado apesar de todas as merdas que já fez?" (p. 207)

Não vou desperdiçar seu tempo com uma desculpa, porque não tenho. Só tenho muitos instintos e hábitos ruins, e estou lutando contra eles por você. Tudo o que sei é que você me faz feliz, Tess. Você me ama quando não devia, e eu preciso de você. Sempre precisei e sempre vou precisar. (p. 225)

Lembro-me da primeira vez em que a vi nesse vestido horroroso. Bom, na época achava horroroso; agora meio que adoro. Ela saiu do alojamento parecendo pronta para vender Bíblias de porta em porta. Revirou os olhos para mim quando impliquei com ela enquanto entrava no meu carro, mas não tinha ideia de que acabaria apaixonado por ela. (p. 270)

Talvez ele seja revoltado demais, e eu seja irracional demais. Eu faço Hardin perder as estribeiras, e ele faz o mesmo comigo.
Não, não é verdade. Fazemos bem um para o outro justamente por causa dessa intensidade. Apesar de todas as brigas e da tensão entre nós, existe paixão. Tanta paixão que me afoga, me puxa para baixo. E ele é minha tábua de salvação, o único que pode me salvar, apesar de ser também quem me afoga. (p. 333)

O carinho entre eles não me causa inveja, mas me lembra que as pessoas podem fazer bem umas às outras. (p. 439)

"Por que você não tenta mostrar, de um modo que não a sufoque, que vai lutar por ela? (…)"
"Um modo que não a 'sufoque'?" Eu não a sufoco.
Certo, talvez eu sufoque, mas não consigo me controlar, não existe meio-termo para mim; ou a afasto de mim ou a puxo para muito perto. Não sei equilibrar as coisas. (p. 491)


Interessou-se pelo livro?
Skoob | Compre: AmazonSaraivaSubmarinoCultura


Veja a capa da nova edição:



Conheça a série:
After
começou como uma fanfiction da banda One Direction, postada na plataforma Wattpad. O sucesso foi tão grande que a autora adaptou a história para publicá-la. Eu gostei muito de a Editora Paralela manter, na capa, essa informação. São quatro livros e, no Brasil, um dos volumes foi dividido em dois. Por isso, temos cinco livros ao todo.


Título: After – Série After, volume 1
Editora: Paralela | 2014 | 524 páginas
Resenha | Skoob |
Sinopse: Tessa, de 18 anos, sai de casa, onde mora com a mãe, para ir para a faculdade. Até então sua vida se resumia a estudar e ir ao cinema com o namorado doce que conheceu ainda criança. No primeiro dia na faculdade, onde ela passa a dividir um quarto com uma amiga que adora festas, Tessa conhece Hardin, um jovem rude, tatuado e com piercings que implica com seu jeito de garota certinha. Logo, no entanto, os dois se envolvem e Tessa, que era virgem, vê sua sexualidade aflorar. Tessa logo descobre que Hardin possui um passado cheio de fantasmas e os dois começam um relacionamento intenso e turbulento. Depois dele, ela nunca mais será a mesma.


Título: After, Depois do Desencontro – Série After, volume 3
Editora: Paralela | 2014 | 416 páginas
Skoob | 
Sinopse: Tessa passa pelo momento mais difícil de sua vida. Enquanto luta para crescer na carreira com a qual sempre sonhou, seu mundo é virado de ponta-cabeça: a inesperada aparição de seu pai e uma traição imperdoável a deixam mais fragilizada do que nunca. Hardin - com seus beijos viciantes, seu toque incendiário e seu charme de bad boy - seria o único capaz de fazê-la se esquecer das dificuldades, mas até ele se vira contra Tessa quando descobre o segredo que ela vem guardando. Se este casal intenso e apaixonado já vivia por um fio antes, agora os obstáculos são maiores do que nunca. Depois do desencontro, essa história de amor sobreviverá?


Título: After, Depois da Esperança – Série After, volume 4
Editora: Paralela | 2014 | 352 páginas
Skoob |
Sinopse: Depois de tantos obstáculos, Tessa e Hardin estão, enfim, mais maduros como casal. As dificuldades causadas pelo gênio forte dele e pela impulsividade dela ainda existem, mas eles já não conseguem negar o amor que sentem um pelo outro. Mesmo morando em cidades diferentes, estão mais apaixonados do que nunca. Se a química entre os dois já era explosiva antes, agora que eles se entregaram de vez a essa paixão, cada encontro será mais ardente do que o anterior. Mas uma cruel reviravolta do destino trará à tona todos os fantasmas do passado de Hardin. Depois da esperança, haverá forças para enfrentar mais dificuldades? 


Título: After, Depois da Promessa – Série After, volume 5
Editora: Paralela | 2014 | 448 páginas
Skoob |
Sinopse: Bem quando Hardin acreditava já ter enfrentado todos os fantasmas de seu passado, um terrível segredo sobre seus pais é revelado, despertando os seus piores demônios internos.
Tessa sabe que só ela tem o poder de aliviar todos os sentimentos de raiva, traição e confusão que afligem seu amado badboy. Só ela sabe como salvá-lo de seu ciclo de autodestruição. Mas, dessa vez, ela não pode. Porque, quando menos espera, sua vida é para sempre alterada por uma tragédia.
Hardin e Tessa prometem lutar com todas as suas forças para que o destino não os separe para sempre. Mas o que acontecerá quando suas forças chegarem ao fim? Depois da promessa... qual será o desfecho dessa história?

O
último volume, After – Depois da Promessa, está em pré-venda e você já pode garantir o seu. 


Veja onde encontrar:


Sobre a autora:
Anna Todd é uma escritora que vive em Austin, no Texas, com seu marido, com quem se casou um mês depois de se formar no ensino médio. Entre os três períodos em que ele serviu no Iraque, ela teve empregos em lojas de maquiagem e escritórios da Receita Federal americana. Anna sempre foi uma leitora ávida, fã de boy bands e de livros românticos. Está vivendo um sonho desde que conseguiu combinar as três coisas e tornar-se escritora.


Acompanhe as novidades da Editora Paralela:

Acompanhe as novidades da Série After:


O que achou da resenha?
Adoraria saber se já leu ou pretende ler a Série After!

30 comentários:

  1. Fran...

    Mais uma vez, arrasou.
    Descreveu tudo que senti ao ler o segundo volume.
    Essa indecisão entre o dever e o querer.
    Amo o quão ousada a autora foi, e o quanto a mensagem para os adolescentes é bela.
    Amo esse livro de todo coração. E estou me sentindo compartilhando meus sentimentos com você nessa resenha.
    Arrasou.

    Bjux

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler essa série, mas o que está me impedindo é o fato de ser uma série.
    Estou correndo de livros assim.
    Mesmo assim, está na lista.
    Adorei a música tema do livro.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Mais cedo ou mais tarde esse bad boy atípico vai acabar mudando pelo seu amor...
    Realmente é um atrativo e tanto essa diferença do casual, o fato dele não mudar seu jeito pelo amor é algo beeeemmmm diferente mesmo! Mas acho que no fim das contas ele vai mudar!
    Não conheço a série, mas fiquei mega interessada!
    Beijos!
    º(^ . ^)º
    Fabi Carvalhais
    http://pausaparapitacos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Fran lindona minha filha leu todos e está louca pelo último livro da série, eu pretendo começar a ler logo essa saga, alguns amam outros odeiam esse vai e volta do namoro dos dois. Confesso que gostei da autenticidade do Protagonista. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Amiga até então eu ainda não li nenhum dos livros de AFTER.
    Eu só tenho o primeiro e estou bastante curiosa quanto a estória.
    Espero poder ler quando eu tiver tempo, porque anda complicado lhe dar com tudo sabe? Ainda mais por conta das editoras que temos compromisso. Mas espero poder ler assim que tiver uma chance. Nem se for nas férias, ainda mais por conta do tamanho dele =x
    Mas é isso. Adorei a sua resenha. Parabéns amiga

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-nove-plantas-do-desejo-e-flor.html

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu tenho o primeiro e o segundo livro, mas ainda não li por conta do tamanho, rs.
    Acho a história atrativa, embora eu tenha visto vários comentários negativos sobre a série... Espero ter oportunidade de ler em breve para tirar minhas próprias conclusões.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Olha, pra ser bem sincera, eu adoreiii sua resenha, parece ser uma história e tanto mas, meu preconceito começou quando descobri que esse livro era uma fanfic de One Direction.
    Sorry mas não sei se ainda vou ler.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Nunca tinha olhado para essa série com carinho e nem me interessado por ela, mas lendo essas sua resenha do segundo livro, confesso que mudou um pouquinho a minha visão e fiquei com vontade de dar uma chance para a série me conquistar. Até hoje nunca li nada dessa autora. Vou colocar essa série na listinha de desejados, definitivamente, sua resenha me cativou.

    Beijo!
    Livros & Tal.
    [livrosetalgroup.blogspot.com.br]

    ResponderExcluir
  9. Olá Fran!
    Nem preciso dizer que amei essa resenha.
    Tão bom ver um livro assim, com um casal tão diferente. Vide que tem uns que são tão fofinhos que chega a dar nos nervos. Tem que ter problema! Relacionamento é algo complicado, ainda mais quando o casal é inexperiente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi linda, quando saiu o primeiro livro fiquei doida para comprar e fazer a leitura, mas quando li coisas negativas sobre o segundo livro,desanimei total, e lendo a sua resenha, uma luz se acendeu no final do tunel,hahaha. Aliás, a sua resenha foi a única positiva que li do livro, mas você falou tão bem do livro,se expressou tão bem que não podia deixar de anotar a dica aqui de novo. Tenho curiosidade em ler um livro onde o mocinho não queira mudar só por conta da mulher, acho que ainda não li nenhum assim. Dica mais que anotada de novo.

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Francine, realmente a coleção After é um sucesso e com certeza fará muito mais pela potência da escrita que tem a autora Anna Todd e achei as capas lindas também!
    Mila-Scraplivros

    ResponderExcluir
  12. Ouço e leio tantos comentários sobre a série que SENHOR.
    Ainda não me interessei tanto, mas acho que irei comprar o primeiro livro para saber se vou gostar e se gostar eu compro logo todos depois!

    Beijos,
    Lendo no Inverno

    ResponderExcluir
  13. Oi Fran! Tenho muita vontade de ler esses livros, porém ainda não tive essa oportunidade. Sua resenha me deixou as ideias mais claras a respeito da trama e espero gostar quando ler, mesmo que eles ainda sejam imaturos

    Beijos
    Amor Literário

    ResponderExcluir
  14. confesso que achei a construção do personagem bem peculiar, comparado ao velho clichê que vende feito água por aí [e que eu não suporto mais]... porém, a história em si não me animou pra que eu faça a leitura dele... acredito que é pelo fato de eu não ser uma devoradora de romances desse gênero... mas enfim... desanimo com o fato [tb] de ser uma série... tô dando conta nem das que realmente me interesso em ler, que dirá acrescentar outras na lista xD haha

    ResponderExcluir
  15. Oi, Fran!

    Nunca tinha observado os personagens dessa trama sob esse viés de não mudar quem é pela pessoa que ama. Muito interessante essa análise que você fez! Não li nenhum dos livros e não tinha intenções de ler, mas ao me deparar com a afirmação de que não é um romance fofo, isso me deixou bem curiosa. Porque o que mais detesto em romances é toda a utopia que rola.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  16. Olá Fran,
    Quase chorei agora, esto querendo ler esse livro, aliás a série, desde que a mesma tinha acabado de ser lançada! Tenho ela inteira no meu kindle e ainda não consegui ler, é tanta correria, tanta responsabilidade que chega a ser frustrante.
    Amei sua resenha, e agora vou ler esse livro nem que seja a última coisa que farei esse ano. #REVOLTADA
    kkkkkkkk

    Beijokas

    Paraíso das Ideias

    ResponderExcluir
  17. Ainda bem que não gira na ideia do amor idealista romântico, pq acho isso muito doentio. Isso me conquistou para ler, mas o fato de ser uma série, não me anima. Acho cansativo e caro demais para meu bolso.

    ResponderExcluir
  18. ooooi, ainda não li nada dessa autora e nem esses livros, mas vou te dizer menina você arrasou com esse post, foi ótimo para mim poder conhecer melhor <3 sempre vi nas redes sociais todo mundo falando e agora entendi o porque.
    Beijão

    ResponderExcluir
  19. Olááá!
    A resenha está incrível, eu até diria que quase fiquei com vontade de ler. O QUASE é porque estou me afastando de séries e também por não me apaixonado de cara pela história, mas quem sabe depois que eu conseguir colocar as leituras em dia eu não possa me apaixonar a segunda vista? hehehehe

    ResponderExcluir
  20. Fran, adorei sua resenha! Ouço comentários extremamente negativos a respeito dessa série e fiquei em dúvida se deveria investir ou não nos livros, afinal, as capas são lindas. Quanto ao fato de ser uma adaptação de fanfic, acredito que não faz muita diferença para mim, pois não sou fã de One Direction.
    Quando Anna Tod vieo ao Brasil autografar, no mesmo dia que a Colleen, lembro de muitas garotas desesperadas para conseguir estar em dois lugares ao mesmo tempo.

    Gostei bastante da sua resenha, com certeza me convenceu a dar uma chance para After. Você foi condizente e honesta, por isso adoro suas resenhas! Talvez ano que vem eu já compre os livros, porque pra 2015, o calendário já está fechado hahahaha e eu estou tentando controlar o cartão.

    Beijos,
    Iza
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Fran!
    Eu quero muito ler essa série. Primeiro porque era uma FanFiction e eu amo FF e outra porque sempre que leio resenhas de um dos livros, as pessoas amam! Dizem que a escrita da Anna é demais, então eu fico aqui enrolando pra começar a leitura, mas tenho que parar com isso e ler logo!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  22. Fran, eu só descobri essa série e a inspiração da autora há pouco tempo e gostei muito de conhecer.
    Estou mega ansiosa para ler porque Hardin parece ser o típico bad boy que você ama ou odeia e quero conhecer mais sobre ele.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  23. Olá, Francine!!

    Eitaa que eu quero ler essa série, primeiro por que atingiu 1 bilhão de leituras no Wattpad, lugar onde publico minhas histórias, e sei que é difícil atingir números tão altos, segundo, por que parece ser um bom romance, e gosto de histórias que tem problemas e dificuldades na relação! Também acho mais verossímil! Espero ler em breve!
    Amei sua resenha um post lindo!

    Abraços,

    Tony

    ResponderExcluir
  24. Olá, menina escuto tanto falar dessa série mas nunca li, não curto o gênero mas não é por não gostar que vou falar que é ruim, escuto muitos comentários e todos dizem são livros muito bons , pra falar a verdade parece mesmo que é um série maravilhosa mas eu que sou chata e não gosto desse gênero.

    ResponderExcluir
  25. Olá
    Gostei demais da sua resenha. Agora quero muito ler esse livro.
    Abraços

    Clichê Imperial
    http://clicheimperial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oiee Fran ^^
    Sou suspeita para falar de Hardin...haha' amo e odeio ao mesmo tempo ♥ Gostei muito do primeiro e segundo livros da série, mas o terceiro me decepcionou um pouco, espero que isso não aconteça com você. Amo ver o Hardin sensível e apaixonado, quando ele mostra seus sentimentos é a coisa mais linda desse mundo ♥ Ainda odeio um pouco o fato de os personagens ficarem terminando e voltando toda hora, mas não consigo deixar de amar essa série. Quero o próximo livro para ontem!
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Já ouvi falar sobre essa série, mas nunca tive a curiosidade de ler. Pretendo ler os meus livros na estante antes de começar a ler essa saga.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Eu não consegui me prender a série; parei no primeiro livro la pela metade. Doi o coração porque eles são lindos, mas apenas nao rolou pra mim.

    ResponderExcluir
  29. Eu não li essa série, penso que não me daria bem com esses protagonistas. Eu quero acreditar no amor, mas às vezes eu me vejo a pergunta como você colocou ali: Vale a pena?
    Eu tive um amor bem obsessivo e sei o quão dificil é perceber que podem existir coisas melhores, vidas melhores e amores melhores^^
    Mas de certa forma sua resnehaq me fez ter vontade de ver ocmo eles são, e eseus erros e principalmente sue amor. Espero que no final ele valha a pena.

    ResponderExcluir
  30. Oiii!

    As pessoas falam tanto dessa série que fico morrendo de vontade de ler :)
    Amo as capas! São lindas e coloridas <3 Amei a sua resenha e acho que vou ler essa série em breve ^^

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados