Resenha 114 | Quem, eu?

em 30.9.15
Título: Quem eu?
Autor: Fernando Aguzzoli
Editora: Belas-Letras | 2014 | 240 páginas
Sinopse: Compartilhar a dor não é sofrê-la no coletivo, é livrar quem dela sofre.
Durante um ano, um neto largou tudo que tinha – o emprego, a carreira, os estudos – para se dedicar integralmente à avó, diagnosticada com Alzheimer. Convivendo com a divertida, bonachona e, claro, sempre esquecida vovó Nilva, o neto Fernando, um jovem aspirante a filósofo com um talento epistêmico para a comunicação, aprenderá uma lição de vida que doença nenhuma pode apagar. Uma história real que emocionou o Brasil e vai fazer o leitor rir e chorar, mas nunca mais se esquecer dela. Porque o amor não é uma lembrança; é uma regra da alma.

Resenha
por Amanda

O livro conta a história do autor, Fernando Aguzzoli, quando soube que a sua tão querida avó, Nilva Aguzzoli, foi diagnosticada com Alzheimer, uma terrível doença neuro-degenerativa. Para não perder mais nenhum momento com sua querida Nonna, Fernando abandonou tudo – seus estudos, o começo de uma empresa… – para ficar com ela e ajudá-la enquanto a doença tomava conta do seu cérebro. Isso pode parecer loucura, abandonar um futuro brilhante para apenas “cuidar de um idoso”; realmente, achei meio estranho quando soube dessa história, mas deixei todo o preconceito de lado e li sem pensar em nada. E foi muito bom, incentivo a todos que têm preconceito sobre livros com esses assuntos a lerem-no, pois histórias reais mexem com nossos pensamentos e com o que achamos da vida.


Lendo o livro você vai se apaixonando pela querida Nilva, ela é simpática, engraçada, com histórias de sua vida para dar e vender. Como o próprio Fernando disse: Existiam apenas dois caminhos para lidar com a doença: o do bom humor ou o da severidade. Escolhendo o caminho do bom humor, essa dupla ganhou meu coração, me fazendo rir de coisas pequenas e ver o quanto a vida pode ser boa.

A primeira parte do livro conta apenas um pedaço da história da vida desses dois, narrada pelo Fernando. Uma coisa muito interessante do livro é que contém QR code, então, por meio do seu celular você pode ter acesso a vídeos e fotos dos acontecimentos daquele respectivo capítulo. No meio há fotos de algumas viagens, acontecimentos um tanto engraçados e diálogos entre avó e neto.


Além de tudo isso, o Fernando dá algumas dicas às pessoas que sofrem ou têm parentes com Alzheimer. Ele apresenta notas escritas por médicos especializados e responde algumas das dúvidas mais comuns sobre a doença e sobre como devemos lidar com ela.

Um livro que devemos ler sem nenhum preconceito, para descontrair e perceber que os nossos problemas são pequenos se comparados ao que poderiam ser; que existem pessoas que sofrem muito mais que nós. É uma leitura muito boa para esfriar a cabeça.

A partir de tanto sucesso, a página da Vovó Nilva já chegou a mais de 120 mil curtidas! Com muitas histórias engraçadas e dicas, vale a pena acompanhar:

Quote do livro: 
Diálogo entre a vovó e a mãe depois de eu ter saído do quarto.
Vó: Minha filhinha, tu tem que ter teus filhos, não pode ficar cuidando do filho dos outros.
Mãe: Como assim, mãe?
Vó: Tem que ir nos bailes, tem que namorar, tá na hora de encontrar marido!
Mãe: Mas eu tenho marido!
Vó: Ué, essa é nova pra mim. Mas então tá na hora de começar a pensar em ter filhos, não acha? Chega de cuidar do filho dos outros.
Mãe: Mas ele é meu filho, o Fernando!
Vó: Não, Rose, ele não é teu filho!
Mãe: Mas eu tenho certeza de que ele é meu filho...
Vó: E como é que eu não ia saber?
Mãe: Essa já é uma questão um pouco mais complexa.
Vó: Mas então eu já sou avó!
Mãe: Siiim!
Vó: Que beleza, tu vê, e eu nem sabia. Coisa boa!

Avaliação:

A
obra, lançada originalmente pela Belas-Letras, ganhou nesse ano uma nova edição pela Editora Paralela:



Título: Quem, eu?
Autor: Fernando Aguzzoli
Editora: Paralela | 2015 | 248 páginas
Sinopse: Em 2013, Fernando Aguzzoli abriu mão do emprego e dos estudos para cuidar de sua avó, Nilva, diagnosticada com Alzheimer. Da convivência dos dois surgiram momentos divertidíssimos, histórias e confidências que o neto resolveu compartilhar em uma página criada no Facebook. Alimentada diariamente por Fernando com posts e vídeos, a página comoveu centenas de leitores e conquistou milhares de fãs. Quem, eu? chega agora em forma de livro, uma reunião de todos os momentos vividos entre os dois, além de entrevistas com profissionais para ajudar outras famílias que enfrentam esse mesmo obstáculo. Uma história real e uma lição de vida, que promete muitas risadas e momentos emocionantes.

Assista ao book trailer:


Interessou-se pelo livro?
Compre a edição da Belas-Letras: Loja da editoraTravessa | Shoptime.
Compre a nova edição pela Paralela: Loja da editoraFnac | Submarino | Travessa | Saraiva.


Essa resenha faz parte da Maratona Setembro Nacional, saiba mais:

Acompanhe o blog dela:

29 comentários:

  1. Oi Amanda, acabei de ganhar este livro e tenho muito interesse em ler, até por conta do enredo que envolve esta doença pouco falada e da atitude do neto com a avó.
    Bjs, rose.

    ResponderExcluir
  2. Olá Amanda!
    Adorei a resenha. Deve ser bem legal conhecer essa história e acho linda essa modo que algumas pessoas encaram doenças sérias. Acho que o bom humor e otimismo ajudam ainda mais no tratamento, cura ou no caso de algumas, estabilização do problema.
    Ainda lembro quando minha bisavó teve esquemia cerebral, ela nem lembrava da gente, os netos dela. Ela se recordava melhor das pessoas que estavam com ela todo dia e quando ela ficou assim, passou a morar com minha tia-avó.
    Eu era muito nova para fazer alguma coisa por ela. Mas com certeza tive bons momentos com a minha vó! (Chamava-a assim.)=D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse livro, mais não é esse gênero que me chama a atenção, mais adorei a ideia do QR code, e as fotos do livro, perfeitas <3

    ResponderExcluir
  4. Olá :) Nunca tinha visto esse livro, essa é a primeira resenha que leio. Nossa, gostei muito da proposta da obra, nunca li nada parecido. Gostei de saber que o livro aborda a Alzheimer, acredito que a leitura é agradável e com ótimos ensinamentos. :) Ótima resenha! Beijos! *-*
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    não conhecia o livro, mas confesso que não compraria. A história parece ser linda, mas não nem um pouco meu estilo de leitura

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  6. por motivos pessoais, eu gostaria e muito de fazer essa leitura... já anotando em minha listinha de desejados, na primeira oportunidade eu compro...

    ResponderExcluir
  7. Oiê
    eu já e li vários comentários bem legais sobre esse livro, parece que é uma boa pedida de leitura, espero poder lê-lo em breve
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro Quem Eu? ainda, mas acredito que deve ser uma história linda e emocionante!
    Muito lindo o gesto do neto de ter largado tudo para cuidar da avó!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  9. Nunca tinha escutado falar desse livro e eu não sou muito fã desse tipo que tem imagens, pois a leitura me desanima e eu tenho vontade de largar! Mas a resenha está ótima, parabéns.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  10. q legal,eu ja conhecia a fan page dela mas n sabia da existencia do livro

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Nunca tinha ouvido falar sobre o livro, mas achei muito interessante a história, principalmente por falar sobre uma doença que atinge tanta gente, quanto o Alzheimer. E o fato do protagonista largar tudo para cuidar da avó, só me faz ficar mais entusiasmada com a leitura.
    Ótima resenha,
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Não me interessei na leitura. Minha avó morreu há pouco com Alzheimer, e eu não teria estrutura pra fazer a leitura desse livro.

    ResponderExcluir
  13. Achei a história linda: largar tudo para cuidar de quem ama! Olha, só em ler a resenha, já fiquei com vontade de chorar por causa de minha avó ...

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu sou muito sentimental. Só lendo sua resenha já consegui derramar lágrimas.
    Não sabia da page no face e muito menos do livro, que jpa me comoveu.
    Com toda certeza eu vou ler.

    Beijinhoss...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oie! Tudo bem?

    Nossa, que proposta diferente desse livro... Assim como você, acredito que para que a leitura seja especial, é necessário deixar o preconceito e lado. Deu pra perceber que eles são uma dupla muito divertida! E essa parte interativa do livro com QR Codes me deixou bem curiosa.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  16. Nossa, achei o livro muito diferente e a premissa bem emocionante, mas eu não sei se seria o livro que eu me disporia a ler no momento.

    ResponderExcluir
  17. oie como vai?
    realmente uma história linda, eu tinha visto ele num programa mas não imaginei que tinha um livro, e largar tudo do seu futuro por alguém que ama e esta doente é realmente lindo.

    ResponderExcluir
  18. Oi Amanda!
    Já tinha ouvido sobre a história do Fernando e sua avó e fiquei bem sensibilizada. Achei muito lindo da parte dele cuidar da avó. Queria que a minha avó fosse bem mais bem humorada, a mulher é dificil viu? Adorei a nova edição do livro *-* e os QRs codes!!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  19. Já ouvi sobre essa estória e queria muito ter o poder de ler esse livro, deve ser lindooo demais.

    www.saotantas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Amanda :)
    Esse livro é MUITO, MUITO, MUITO bom. Nele eu ri e chorei, foi bem emocionante. Posso falar que foi um dos melhores livros que já li :)
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Esse livro é tão amor! Desde que o vi pela primeira vez eu fiquei mega curioso, a história é algo muito bom e gostoso! Adorei a resenha, parabéns!!

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    O Alzheimer é uma doença bem conhecida, mas pouco entendida, a maioria das pessoas não fazem ideia do quanto essa doença pode ser triste, né? E eu achei incrível o Fernando ter abandonado tudo para ficar com a avó, no mundo de hoje as pessoas dão cada vez menos valor para a família, então é admirável ver que ele desistiu de muita coisa só para não perder mais nenhum momento com a sua querida avó.
    Enfim, esse é um livro que chamou a minha atenção desde a primeira vez que vi, acredito que é uma história que me emocionaria bastante e agradaria também, por isso espero ler algum dia ainda o/

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Acho que eu vou deixar passar essa dica, não tenho mais emocional para esse tipo de história. Eu adoro me acabar com um livro, mas esse ultrapassaria qualquer limite e eu não sou tão masoquista assim rsrs mas acho incrível o que esse guri fez. Ainda podemos confiar na humanidade.

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá Francine,

    Já vi falar muito desse livro mas essa é a primeira resenha que leio dele, gosto de histórias assim e espero ler um dia, ensina muito essas experiências, ótima resenha....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Pode me chamar de chorona, mas li sua resenha com lagrimas nos olhos, sei muito bem com é a historia desses dois, não li o livro, mas minha vó esta com sintomas de Alzheimer e é muito dificil, a gente leva pro lado do humor tbm, mas as vezes a paciência se esgota sabe? Dai respirando até 10... e no final caimos na risada. Vou procurar o livro, pra minha familia sera de grande ajuda
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Acho que para quem está passando por uma situação assim, o livro é ótimo, lembro qndo minha avó adoeceu e definitivamente é uma situação extremamente dificil que apenas quem passa (seja paciente ou cuidador) é que sabe como é, por isso livros que compartilham a experiencia podem ser bons

    ResponderExcluir
  27. Oi, flor! Tudo bem?
    Primeiramente, gostaria de te parabenizar pela resenha! Ficou belíssima!
    Segundo, preciso dizer que esse livro me conquistou, ganhou meu interesse. Eu tenho uma avó super fofa a Dona Inês e lendo essa resenha ela me veio imediatamente a cabeça.
    Adorei a premissa e estou agora mesmo procurando o livro para ler.

    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
  28. Como eu ainda não conhecia esse livro??? Preciso dele!
    Apesar de sempre tentar passar longe de histórias que podem me deixar triste e me fazer chorar, esse livro me parece ser incrível.
    Gostei muito da sua resenha e por ela já pude ver o quão incrível é a leitura.
    Fernando parece ser uma pessoa incrível, e espero poder aprender muitas coisas com ele.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados