Resenha 113 | Distopia

em 21.9.15
Título: Distopia
Autora: Katie Willians
Editora: Arwen | 2015 | 318 páginas

Sinopse: Em uma sociedade governada por militantes, com um sistema incorruptível, as crianças são isoladas no regimento militar aos sete anos de idade e treinadas para serem soldados. Lá, eles aprendem da forma mais cruel a atirar e a matar, perdendo muito cedo a sua inocência. Depois da Grande Guerra, o mundo passou a ser dividido entre governantes e governados e cada um tem as suas dores, suas mágoas e limitações. E o que nos resta saber é: de qual lado você está? Porque no final das contas, não estamos vestidos para lutar... Assim como nunca estaremos vestidos para morrer…


Resenha
por Bianca

Olá, leitores!!!

Distopia é um livro nacional, no qual o título já foi o grande atrativo pra mim. Amo distopias e todas que já li até hoje não me decepcionaram.

Ao contrário dos demais livros, esse não tinha quase nada de informações na sinopse e algumas resenhas que li não traziam absolutamente nada sobre os personagens. Esses fatos só aguçaram ainda mais minha curiosidade, mas preferi me manter no escuro e entrar no clima do desconhecido.

A história se passa em 2064, um futuro bem diferente daquele que poderíamos imaginar. Uma grande guerra mundial destruiu tudo. Foi a responsável por deixar poucos sobreviventes no mundo além de um cenário onde a falta de recursos passou a ser comum em todos os cantos. Grandes políticos simplesmente sumiram e os coronéis, que comandavam os exércitos rivais, aliaram-se para governar o que restou da população mundial.

Cada canto do mundo passou a ter seu líder militar e o povo perdera o direito de escolher seu representante, pois o poder era passado hereditariamente, de pai para filho.

A história se passa no Regimento Norte, onde de cara percebemos a divisão entre governantes e governados.

Os governantes viviam no lado bonito. A fartura, a riqueza, o verde e o luxo eram rotina. Os governados viviam no lado “cinza”. A falta de comida e o fato de não terem condições para se manterem vivos faziam com que todos obedecessem fielmente ao Regimento Militar.

Quem se atreveu a pronunciar em voz alta sobre discordar do Regimento, ou das regras ditadas pelo coronel, nunca mais foi visto. (p. 14)

A fim de treinarem soldados fortes e obedientes, o Regimento convocou crianças de apenas sete anos de idade para servi-lo.

...este era um dos grandes objetivos por trás do Regimento. Transformar garotos fracos em homens fortes e soldados de ferro. (p. 38)

Assim, acompanhamos os treinamentos e o crescimento dessas crianças ao mesmo tempo em que testemunhamos a vida da família do Coronel do Norte.

Somos pegos de surpresa, mil sentimentos nos rodeiam durante a leitura. Analisando os momentos entre as crianças, compadecidos com o sofrimento. Elas foram arrancadas de seus pais e, desde então, souberam exatamente que nunca mais os veriam. A autora foi muito cuidadosa criando personalidades e diálogos de impacto entre as crianças. Num momento, cheguei a anotar, como ponto negativo, que eram maduras demais. Então me peguei analisando as histórias que meus avós me contam. No passado, era comum uma criança com seis ou sete anos de idade ser obrigada a amadurecer para trabalhar. Aliás, infelizmente, essa ainda é a realidade de muitas comunidades espalhadas pelo mundo. Vi que estava totalmente dentro do contexto elas serem assim e pude perceber que a autora foi detalhista, colocando, por exemplo, o fato das crianças acharem o combate divertido. Algo totalmente inocente. Assim, risquei o “ponto negativo” e troquei como um grande “ponto positivo” da história.

Por outro lado, vemos a então normalidade em meio à família do Coronel. Conhecemos sua filha, Laura, cheia de garra e vontade própria num governo onde mulher não tem vez. Uma personagem que me fez ficar com tanto medo de lembrar outras por aí, mas que no fim das contas foi totalmente única.

Ser mulher nunca foi e nunca será sinônimo de fraqueza.

É uma história tão completa, que mescla muito a fantasia com a realidade. Achei magnífico e diferente de tudo que já li. Fiquei orgulhosa por ser uma obra nacional.

– Não sei pra quê tanto drama. Pessoas nascem e morrem o tempo todo. (p. 252)

Alguns leitores podem se assustar com a forma de divisão da história. Temos o presente, ora no círculo dos governados, ora dos governantes, e os interlúdios mostrando o que aconteceu em situações passadas. Li resenhas que negativaram esse fato, porém, em minha opinião, tal formato é o que dá mais emoção à história.

Leitura mais que recomendada, chega a ser obrigatória pela riqueza do enredo. Tornou-se meu livro favorito.

E não posso finalizar a resenha sem antes dizer o quanto amei a edição. A Editora Arwen está caprichando ainda mais nos detalhes, ficou linda e não deixou a desejar para uma obra tão perfeita.

*O MQS agradece a Editora Arwen pela cortesia dessa leitura em e-book.*

Avaliação:

Interessou-se pelo livro?

Participe
da tarde de autógrafos, em 31 de outubro às 15h30, na Livraria Martins Fontes da Avenida Paulista!

[clique sobre a imagem para mais informações]

Conheça outras obras da autora:


Título: Debaixo das Minhas Asas
Autora: Katie Willians
Editora: Multifoco | 2012 | 172 páginas
- Skoob -
Sinopse: Ela é um anjo. Um anjo que adora quebrar as regras e raramente se importa com algo. Abbigail Disilva se sente deslocada, ela sabe que não pertence ao Paraíso e tampouco merece algum lugar aos céus. Ela nunca quis abaixar a cabeça para ninguém e nunca precisou pensar duas vezes ao cometer seus deslizes. Até que foi posta como guardiã de Alex. Ela o viu crescer e não pôde evitar se apaixonar pelo homem em que ele se transformou. Cedendo à atração obvia existente entre eles, foram contra todas as regras e fugiram para ficar juntos. Porém à medida que os dois se envolviam num relacionamento sério e intenso, Alex começa a questioná-la sobre seu passado. E isso acaba por trazer sofrimento a ambas as partes. Os problemas poderiam ser apenas relacionados a isso, porém há um mistério bem maior rodeando nossa heroína. Abbigail é a chave para a danação do mundo, mas não sabe disso.
Uma historia onde o amor é imprevisível e se diverte pregando peças, onde tudo pode acontecer.

No
Wattpad, você pode acompanhar gratuitamente a nova história da autora, intitulada O Caçador de Monstros!

[clique sobre a imagem para ter acesso à história]


Sobre a autora: 
Redes sociaisWattpad | Fanpage | Facebook | Skoob.
Kate Willians é escritora e estudante de letras. Escreveu seu primeiro livro aos 15 anos e o segundo Debaixo das minhas asas, publicou aos 17. Já foi a blogueira responsável pelo Drunk Culture e hoje se dedica apenas a escrita. Tem 20 anos e o seu maior sonho, é encantar as pessoas com suas palavras. A literatura a salvou, e espera um dia conseguir usar a mesma fonte para salvar outras pessoas. É extremamente apaixonada pelo que faz e adora passar o tempo livre com a família e com um pug bagunceiro e totalmente sem noção chamado Bob.

Essa resenha faz parte da Maratona Setembro Nacional, saiba mais:


53 comentários:

  1. Eu vou ser bem sincera ao dizer que nunca li uma distopia, eu fico com medo de comprar um livro assim e não conseguir terminar. Pois é um tipo de história que eu curto ver nos cinemas, se é que me entende. Se sair um filme deste livro, certeza que eu vejo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana!!
      Eu tb sentia receio em ler distopias, tinha medo em me deparar com enredos cansativos. Após ler a primeira, me apaixonei tanto que não parei mais. Não é um gênero restrito, gosto de ler de tudo, mas se tornou um de meus favoritos.
      Acho que vc deveria ler, se gosta de assistir, vai amar a leitura (que na maioria das vezes, é carregada de detalhes).
      Beeijos

      Excluir
  2. Já vi a capa desse livro pelas redes sociais e ele me chamou muito a atenção. Também adoro distopias, inclusive estou lendo A ilha dos dissidentes no momento que também é nacional! Fiquei com muita vontade de ler a obra e farei assim que tiver uma oportunidade :)

    Beijos,
    www.naestradadafantasia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa capa é perfeita!! Me apaixonei por ela tb rs. Eu não conhecia essa obra Marina, vou esperar sua resenha.
      Beeijos

      Excluir
  3. Oiiiiii Biana, tudo bem???
    Amei demais a sua resenha, desde o lançamento deste livro que o desejo... eu coloquei ele na minha listinha de aniversário e pretendo comprá-lo caso eu não o ganhe... achei o enredo proposto uma maravilha, porque eu amo demais essa temática e tudo que a envolve. Quando se trata de um nacional melhor ainda. Fiquei muito feliz em saber que teremos o lançamento do livro aqui em sampa, achei que não fosse conhecer a autora. Já estou ansiosa por esse dia e com certeza estarei lá para garantir o meu autografo. Essa capa é perfeita e acredito que tudo haver com o enredo proposto. Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Di!!
      Conhecendo um pouquinho de seu gosto literário através do seu blog, posso apostar que vc irá amar esse livro. Ahhh fico tão triste de morar no interior nessas horas :( Nunca tem eventos literários.
      Xero!

      Excluir
  4. Olá Bianca! =D
    Simplesmente amei essa resenha.
    O livro parece ser muito interessante e muito rico. Com certeza é uma leitura obrigatória.
    Adoro esses livros que colocam a gente para pensar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ane!
      Muito obrigada, feliz que tenha amado.
      Espero que leia em breve.
      Beeijos

      Excluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu tenho lido vários post de divulgação e também resenhas sobre esse livro, o que tem me deixado bastante curiosa para conhecer Distopia.
    Eu amo o gênero distopia e sua resenha (que por sinal, está maravilhosa ♥) me animou ainda mais para conhecer essa história.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maiara!
      Sim, está um sucesso essa obra. E fico super feliz, sinal que realmente é perfeito.
      Obrigada amore ♥ espero que leia logo e goste tanto quanto eu.
      Beeijos

      Excluir
  6. Oi Bia, legal te ver por aqui ^^

    Gostei bastante da premissa do livro, lógico fala de um genero que AMOOOO hahahah
    Fiquei bem instigada e com certeza se tiver a oportunidade vou dar uma olhada ♥

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joi!!
      Se vc ama distopias precisa conhecer esse livro. Faça o possível para ler flor, tenho certeza que irá amar.
      Beeijos

      Excluir
  7. Resenha maravilhosa, não me canso de ler :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico super feliz que tenha gostado da resenha, e muito honrada em ter vindo conferir :)
      Não me canso em lhe parabenizar por esse trabalho tão completo e tão inteligente.

      Excluir
  8. Sua resenha está ótima, mas confesso que fico meia assim de ler, pois não faz muito meu estilo, mas mesmo assim é uma ótima dica de leitura. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Obrigada ;)
      Quem sabe um dia vc não se sinta atraído pelo gênero?
      Beijos

      Excluir
  9. A capa me chamou a atenção e confesso que nunca escutei falar desse livro, mas é muito bonito! Assim que der pretendo ler. ;)

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcio!
      Eu conheci a obra através da Fran, e como disse na resenha, morri de amores.
      Leia sim, e me conte sobre sua experiência.
      Beeijos

      Excluir
  10. Eu estou super interessada no livro, as resenhas, como você citou, apesar de não dizerem muita coisa, também despertaram meu interesse. Inclusive, curti deveras sua resenha. Que bom o livro ter se tornado o seu favorito, tenho a impressão que quando eu ler, terei ótimas surpresas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian!
      Com certeza vc será surpreendida pelo livro como um todo. São muitas emoções misturadas rs.
      Beeijos

      Excluir
  11. Oii!
    Eu sou fã de carteirinha de distopias e quando li a premissa desse livro, eu confesso ter ficado um pouco temerosa, sem saber o que esperar, mas sua resenha tirorou todos os meus receios. Quero o livro para já!
    Fico muito contente de você ter sido tão arrebatada pela leitura - uma prova de que os livros nacionais estão indo com tudo. Tenho a sensação de que acontecerá o mesmo comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Eu amo a nossa literatura, e a cada dia descubro mais histórias perfeitas. Acho que os leitores precisam descobrir que temos obras até melhores que as estrangeiras.
      Espero que goste mesmo da leitura, e me conte o que achou.
      Beeijos

      Excluir
  12. Olá!
    Adoro distopias e esse livro me chamou atenção tanto pela capa quando pelo nome. Será minha próxima leitura e confesso que estou ansiosa para conhecer a história.
    Mas pelo que li em sua resenha, acredito que o livro tem tudo para me agradar.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Li,
      Obrigada!
      Ai ai ai eu estou super ansiosa pela sua resenha hahaha. Espero que goste tanto quanto eu.
      Beeijos

      Excluir
  13. Oi, como vai?
    Caraca, adorei tudo nesse livro. Desde a capa a premissa que ele tem. O nome por si só diz tudo e o fato de fazer essa mistura entre a fantasia e a realidade, torna tudo mais interessante. Dica mais que anotada. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anelise!!
      Fico imensamente feliz que tenha adorado. Volte para me contar sua opinião.
      Beeijos

      Excluir
  14. Oi flor, adoro essa capa,acho ela linda e forte. Tenho muita vontade de ler esse livro apesar de não ter lido muitas distopias. Achei em todas as resenhas que li, que essa volta ao passado em algumas partes me incomodaria, porque já aconteceu isso em outros livros que li, mas se você disse que só ajudou na história, me animo mais.

    Gostei muito da sua resenha, me pareceu que a história é bem forte, sou meio fraca quando se tem crianças no meio de fatos tristes assim,mas se tiver a oportunidade conhecerei essa obra que você gostou tanto a ponto de favoritar. Vou confiar em você e no seu gosto <3

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor!!
      Não tenho receio em dizer que vc pode confiar. Tenho certeza que irá amar a leitura.
      Beeijos

      Excluir
  15. Oi Bianca, sabe que esse livro nunca chamou muito minha atenção, mas depois da sua resenha devo confessar que fiquei bem curiosa! hahaha fiquei feliz em saber que você amou a leitura e pelo tanto que elogiou parece incrível mesmo, se eu tiver oportunidade irei ler!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Mesmo não sendo muito fã de distopias, esse é um dos livros que morro de vontade de ler!
    Só vejo bons comentários sobre ele e o fato de ser uma história diferente das que vemos por aí, só aumenta meu interesse!
    Espero lê-lo em breve e gostar tanto quanto você.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess!
      Espero que leia mesmo e quem sabe, este não será o livro que te levará a ser fã de distopias?
      Beeijos

      Excluir
  17. oie como vai?
    eu lembro de estar ansiosa pra ler o livro, li uma resenha uma vez que me desanimou total, lendo a sua agora voltei a ter essa vontade, acho que o problema foi a resenha que li antes e nao o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paac!
      Eu li uma resenha desanimadora mesmo, mas livros são bem pessoais né, capazes de provocar sentimentos diversos em cada pessoa.
      Espero que vc faça parte do time que amou o livro hahaha.
      Beeijos

      Excluir
  18. OI Bianca!
    Estou com Distopia aqui em ebook para ler. Eu gosto de livros que intercalam o presente com passado ou com futuro, o que seja, gosto dessa jogada que os autores conseguem fazer, isso me deixa bem animada com a história. Tomara que eu goste muito!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  19. Bianca, adorei os dois livros, leria com o maior prazer!Além de lindas capas são edições que guardam temas que adoro! E esse último pelo WP já está ficando impressionante, gostei!
    Bjs
    Mila-Scraplivros

    ResponderExcluir
  20. Oi ! Tudo bem?

    Apesar de não gosta muito do gênero do livro esse me interessou bastante.

    Abraços,
    Ludy
    http://nodivacomaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Bianca,
    há um tempo atrás eu tinha muita curiosidade de ler essa obra
    mas acabei desencantando um pouco.
    Gostei muito da resenha, quem sabe mais adiante eu leia.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desejo que, qdo ler, se encante pela história e pelo gênero.
      Beeijos

      Excluir
  22. oi ^^
    eu adoro distopias, mas não consigo me sentir envolvida com esse livro. já li diversas resenhas, mas não consegue me empolgar sabe.
    porém to pensando em dar uma chance pq é um gênero que eu gosto e talvez seja apenas implicância minha mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi justamente por amar distopias que fiquei mega envolvida pelo livro rsrs.
      Espero que goste se o ler.

      Excluir
  23. MEU DEUS, Como assim convocaram crianças de 7 anos para servi-los :o
    Realmente a premissa é incrivel e bem diferente de tudo que já li.
    Eu amo distopias e essa já está na minha lista de desejados.
    Ameiiiii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, uma atrocidade! Mas fica tranquila, que tem muito mais hahahaha.
      Beeijos

      Excluir
  24. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não sou muito de ler distopias, mas quando vi esse livro fiquei muito curiosa, uma parte porque essa capa me conquistou e passou a ideia de uma história bem bacana. Agora lendo a sua resenha deu para perceber que a autor soube construir uma boa distopia mesmo, por isso fiquei mais animada ainda com o livro.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma ótima história Larissa, vai te conquistar ;)
      Beeijos

      Excluir
  25. C A R A C A!!!!!!!

    Putz cada vez mais me deparo com excelentes histórias de autores nacionais, adoro distopias e essa questão toda de mundo pós guerra, o enredo proposto nesse livro é excelente! Com certeza entra para a minha lista de leitura. Parabéns pela excelente resenha.

    Abraço,
    Diego de França
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir
  26. Tenho conhecido alguns livros da editora e parecem ótimos! As edições estão realmente fantásticas! Esse será uma série, ou é livro único?

    Seguindo o blog.
    Beijos
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Sua resenha... É TORTURA!!! Só apenas meu tipo de livro favorito com a sua resenha fodonica... PRECISO! Adorei tudo, desde o enredo até a riqueza de detalhes que você diz. Eu não tenho problema com a divisão, se for uma boa história para mim vale a pena!^^ Obrigada pela resenha sincera!

    ResponderExcluir
  28. Uma distopia nacional, que legal. Sua resenha me deixou ansiosa demais pra ler. Vou correr atrás deele já.

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados