Resenha 111 | O Garoto Quase Atropelado

em 9.9.15
Título: O Garoto Quase Atropelado
Autor: Vinícius Grossos
Editora: Faro Editorial | 2015 | 272 páginas
Sinopse: Um garoto sofreu com um acontecimento terrível.
Para não enlouquecer, ele começa a escrever um diário que o inspira a recomeçar, a fazer algo novo a cada dia.
O que não imaginou foi que agindo assim ele se abriria para conhecer pessoas muito diferentes: a cabelo de raposa, o James Dean não-tão-bonito e a menina de cabelo roxo, e que sua vida mudaria para sempre!
Prepare-se para se sentir quase atropelado de uma forma intensa, seja pelas fortes emoções do primeiro amor, pelas alegrias de uma nova amizade ou pelas descobertas que só acontecem nos momentos-limite de nossas vidas.
Estar vivo e viver são coisas absolutamente diferentes!

Resenha

Tive a oportunidade de ler O Garoto Quase Atropelado por meio da gentileza do autor, Vinícius Grossos, ao indicar o My Queen Side para receber um exemplar de cortesia diretamente da Faro Editorial. Fiquei muito feliz pelo carinho da indicação e, especialmente, por ter apreciado em primeira mão essa história emocionante.

O garoto quase atropelado é nosso protagonista e, ao longo do livro, não sabemos seu nome. Sabemos apenas se tratar de um adolescente de 17 anos, prestes a completar 18, que se sente preso à solidão, revolta e sofrimento. O livro é em formato de diário. Devido ao seu quadro depressivo, o garoto quase atropelado está fazendo terapia e foi uma recomendação que passasse a escrever seus sentimentos durante um mês para lidar com o que lhe aconteceu.

O livro é belo,
incluindo a lombada.
É impressionante como a vida dele muda nesse período. Foi em uma tarde entediante, enquanto andava de bicicleta, que nosso protagonista foi quase atropelado por uma jovem – daí o título e a capa maravilhosa do livro. A jovem em questão fora um mistério desde o início: sua beleza, sua vivacidade, seus cabelos que lembravam a cauda de uma raposa, seu jeito espontâneo… Essa jovem, da qual o garoto quase atropelado nem sabia o nome, não saía de seus pensamentos.

Então, a vida o brindou com a oportunidade de reencontrá-la. Acompanhada de dois amigos, todos acabaram interagindo sem nem se apresentarem. A amizade entre o garoto quase atropelado e esses três personagens começou assim, fora dos padrões sociais, e perdurou à margem de tudo o que poderíamos esperar. Eram eles:

A garota com cabelo de raposa, chamada Laís.
O garoto que parecia James Dean-não-tão-bonito, chamado Acácio.
A garota com cabelo roxo, chamada Natália.
O garoto quase atropelado, nosso protagonista.

O livro retrata as aventuras que esse grupo vive, mas também os desafios que cada personagem enfrenta. Abuso sexual, abuso de álcool e tabaco, homossexualidade, bullying, suicídio, luto, bulimia, depressão, lares desfeitos… são temas polêmicos que o autor abordou com muita sensibilidade. Vemos que há diferentes maneiras de quebrar um coração e cada uma delas pode ser cruel. Esses personagens, à sua maneira, perderam o que há de mais precioso para viver: a esperança. Desesperadamente procuram se agarrar ao que pode lhes trazer algum sentido e, aos poucos, amadurecem com os próprios erros ou sucumbem às más escolhas.

Lançamento da obra na Bienal.
Eu estive presa à história, de um jeito que me fazia sentir enorme vontade de abraçar cada um dos personagens e conversar. Queria ser capaz de confortar suas dores e, quem sabe, ajudá-los a deixar o passado para trás. Sinto que essa é uma das grandes mensagens desse livro: quão importante é não permitir que o passado ofusque a beleza do que se pode viver hoje. Quantas vezes nos tornamos vítimas das nossas lembranças? Quantas vezes permitimos que a dor leve embora, também, a nossa capacidade de reconstruir a felicidade? Vinícius Grossos escreveu uma obra que surpreende, encanta e faz o coração sangrar. A vida é injusta, isso é um fato, mas pode ser igualmente bela se aprendermos a amar e nos deixar amar. Se aprendermos a perdoar a nós mesmos. Se aprendermos a expressar nossos sentimentos. Se aprendermos a aceitar a ajuda de quem nos quer bem.

Eu me apeguei a cada um dos personagens, pois todos foram bem caracterizados. Laís, no entanto, foi de longe a mais complexa. Assim como o protagonista, senti-me à mercê das suas caprichosas atitudes, mas compreendi serem uma gritante expressão da sua dor.

O final me levou às lágrimas. Foi impossível não me sentir, de certa forma, atropelada pelo desfecho. Soltei um sonoro: não acredito que o autor fez isso! Senti-me magoada, revoltada, impotente. Ao mesmo tempo, acho que não haveria melhor mensagem. No final da obra, há uma página que pode ser arrancada para ser queimada. Ainda o farei, mas por enquanto não me sinto pronta. Estou agarrada à história.

Como aspectos negativos, destaco que até a centésima página há fortes semelhanças com a obra As Vantagens de Ser Invisível, do autor Stephen Chbosky. Eu me senti preocupada se essa inspiração acompanharia a narrativa como uma sombra por muito tempo. No entanto, Vinícius Grossos passou a desenvolver o enredo de maneira completamente distinta e mostrou a que veio. Apesar da diagramação e capa belíssimas da Faro Editorial, flagrei alguns erros de revisão ortográfica, mas nada que prejudique o entendimento.

Algo que não posso deixar de elogiar é a adorável ambiguidade do título! O Garoto Quase Atropelado diz respeito, de fato, à experiência literal que o protagonista viveu. Mas, também, se refere àquele sentimento que antecede o quase atropelamento, quando o coração se agita no peito e ganhamos uma nova chance para viver.

Sabe aquele momento em que você realmente é quase atropelado por alguma coisa, e num lapso de segundos vê a sua vida passando rápido através dos seus olhos, mas então nada de grave acontece e você está apenas lá, parado, os olhos assustados, o medo cantando aos ouvidos, e o coração martelando de forma doentia?
Aí, é nesse instante que percebe que está tudo bem, você respira e é como se tivesse mais uma oportunidade. E, no fim das contas, tudo se resume a apenas a isso: você realmente se sente vivo! (p. 28)

Desejo a todos a emoção desse livro, que altamente recomendo!
Que nos sintamos sempre quase atropelados, no melhor sentido que a vida puder nos dar.

Avaliação:


Compartilho os meus quotes favoritos:

– Eu gosto de tipos diferentes de meninas. (…)
– Diferentes, como?
– Bem... Meninas que tenham algo que as tornem únicas.
– Nossa! Que definição complexa e original. E você já encontrou alguma menina assim?
Meu coração parou por um segundo.
– Só uma. (p. 41)

– É que… – Sustentou o meu olhar. – …parece que você é uma piscina carregado o peso de uma lagoa, bem perto de transbordar. (p. 44)

– Acho que por trás de toda pessoa que parece poderosa existe alguém bem frágil e com a alma cheia de buracos. (p. 74)

– …nós não podemos controlar o sentimento que a outra pessoa vai entregar pra gente... Mas podemos escolher se esse sentimento é bom o suficiente para nós. (p. 76)

…quanto mais você veste uma carapaça, finge ser mais forte do que é, menos oportunidade para resolver o problema ou se tornar mais forte você tem. O tempo gasto em fingir e agir como se já soubesse de tudo impede você de aprender. (p. 81)

Nunca tive problemas para aceitar que a morte é a única verdade da vida; que seu poder é inevitável e que todos iremos morrer um dia. O doloroso mesmo é que, infelizmente, o momento de algumas pessoas chega mais cedo do que deveria. (p. 89)

– Você, garoto quase atropelado, ainda vai partir muitos corações. (…)
– Mas eu não quero partir corações, Laís. Eu só quero um coração e que ele me queira também, e que cuidemos um do outro justamente para não nos partirmos. (p. 105)

– Laís, você não percebe? A cada momento que você me leva para seu mundo e depois me cospe fora, você destrói um pouco de mim. (p. 177)

Depois de uma dor profunda, quem não pensaria na hipótese de se fechar, para evitar sofrer de novo? Acho que todo o mundo um dia já quis ser frio o suficiente, babaca o suficiente, vazio o suficiente, para simplesmente não se importar. Mas está aí uma grande questão: o fato de desejarmos não nos importar já mostra de certa forma que nos importamos. (p. 184)

Acredito que todas as pessoas que entram em nossas vidas o fazem por algum motivo. Não é algo meramente casual. (p. 257)

Aprendi que só é possível sofrer menos quando a gente aceita a dor, aceita falar sobre ela. Senão, é como se agente tentasse apagar uma morte matando uma pessoa duas vezes. E isso faz doer mais e para sempre. (p. 265)



Sobre o autor [Redes sociais: Site | Facebook | Skoob]
Vinícius Grossos, 22, é taurino, leitor voraz e perseguidor de sonhos. Ama comida italiana, dias nublados e café. Nasceu em 1993, no estado do Rio de Janeiro e, quando pequeno, tinha o sonho de trabalhar em uma livraria apenas para poder ler tudo o que fosse possível. Já quis ser desenhista, mas sua falta de talento o ajudou a se encontrar de vez como escritor. Publicou seu primeiro livro, Sereia Negra, em 2014, e participou de diversos eventos e feiras literárias.


Interessou-se pelo livro?
Adicione no Skoob | Curta a fanpage do autor | Compre: SubmarinoTravessa; Cultura 

Acompanhem as redes sociais da Faro Editorial:
Site | Blog | Twitter



Convido
vocês a participarem do sorteio de um exemplar de O Garoto Quase Atropelado, cedido pela Faro Editorial [acesse aqui].




Essa resenha faz parte da Maratona Setembro Nacional, saiba mais:

37 comentários:

  1. Boa tarde Francine,

    Também postei hoje a minha resenha desse livro, gostei demais, uma história incrível, apesar de triste, e concordo que o final acabou de abalar com o que já estava abalado, mas não tinha como ser diferente a vida é cruel, também me senti quase atropelado.....parabéns pela sua linda resenha(como sempre)......bjs!!!


    http://www.devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ter o prazer de desfrutar esse livro, parece-me bastante interessante e a capa me chamou super atenção. Irei com toda certeza participar do sorteio

    www.saotantas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. AH NÃO! Deu a entender que o final acaba em morte. Eu tava ficando empolgada com a história. Se você falar que ninguém morre eu me arrisco a ler. haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flor, nem sempre a morte é que nos faz sofrer (rs). Só digo uma coisa: leia e descubra por si mesma. Vale a pena. ;)

      Excluir
  4. Oi Fran!

    Sua resenha mostrou que o livro deve emocionar e comover com temas que são difíceis de lidar. Fiquei bastante curiosa com a história e com certeza quero ler esse livro.

    Bjão, Flor.

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Francine!
    Eu não dava nada pelo livro, julguei pela capa! Lendo sua resenha, senti um aperto no coração daqueles que só livros cativantes me fazem sentir e já quero para ontem. Fiquei bastante curiosa com o final!

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Fran!
    Amei a resenha!
    Que dia que foi o lançamento dele na bienal?
    Fiquei muito interessada em ler o livro. Eu gosto de livros assim. E sim, participarei do sorteio! :3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Que legal saber que esse autor é nacional! Já está anotado aqui para que assim que aliviar minhas leituras, irei tentar adquirir esse livro. Pois já estou com uma mega vontade de ler.

    Ótima resenha! Parabéns.
    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  8. Oi Strela
    estou adorando os comentários que vejo desse livro, achei essa capa muito da fofa, queira poder compra-lo, mas estou sem grana para isso, kk,
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu não daria nada pelo livro se não tivesse lido sua resenha. Hoje mesmo li um artigo falando da geração de jovens tristes. E eu acho que tem muito a ver com este livro. Fico com o coração apertado só de pensar um um jovem sofrendo por alguns destes pontos elencado por você, que o livro aborda.
    Espero poder ler o livro em breve.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Estou muito feliz em ver cada vez mais novos autores nacionais talentosos se destacando no pais este livro e muito interessante a historia os personagens me deixou interessado as dificuldades que se apresenta em suas vidas e esse final muito triste da morte de um dos personagem quero ler esta obra e saber mais de tudo que levou a isto .

    ResponderExcluir
  11. Oi Fran, o autor me pareceu mto simpatico assim como sua obra, com certeza depois de ler sua resenha fiquei mais do que instigada para ler O garoto quase atropelado. Adorei a dica ♥

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  12. Oi Fran, a premissa do livro parece muito interessante.
    O que mais me chamou a atenção foi saber que o livro é nacional!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Achei a capa desse livro maravilhosa, muita linda!
    Acabei de ler As Vantagens de Ser Invisível e amei! E saber que esse livro é semelhante a ele já me anima demais a realizar essa leitura.
    Medo desse final depois do que você falou, mas mesmo assim quero muito ler!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  14. Eu adoro livros como esses que tratam de temas atuais. Livros em formato de diário onde jovens contam suas vidas e podemos mergulhar em sesu sentimentos me atraem. Sinto que vou adorar esse livro.

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha e acho o livro perfeito para mim, além da capa, amei a premissa, um garoto deprimido que escreve um diário, e é quase atropelado por uma linda jovem? AMEI!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Francine!
    FIquei presa na sua resenha, lendo e lendo e querendo saber cada vez mais do Garoto quase atropelado!! Imagina se eu pego esse livro na mão, então!? Ficaria presa ao livro até saber que final é esse que te atropelou T_T
    Adorei ver meu banner lindo da maratona por aqui <3
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  17. A capa do livro é perfeita e o título curioso e instigante. Fiquei feliz ao ler a resenha, pois imaginava vir mais um clichê e me surpreendi, saber das temáticas que envolve e alguns dos trechos que tu colocastes na resenha, dá a impressão poética também. Curti muito a ideia.

    ResponderExcluir
  18. Vinicius tem um dom especial. Essa carinha de anjo esconde uma gama de emoções e personagens tão vívidos que nos deixa encantados. Quero muito ler esse livro.
    bjs, Cláudia Miqueloti

    ResponderExcluir
  19. serei sincera, senão tivesse lido tudo e visto sua opinião eu iria ler só pra ver essa inspiração em as vantagens porque AMO o livro mas é bom saber que mesmo depois de 100 páginas ele acabou tomando outro rumo, amei as quotes *--* vou pegar algumas ta?

    ResponderExcluir
  20. Oi Francine, nossa eu não conhecia o livro e fiquei bem feliz de saber dele agora, parece super incrível, fiquei muito curiosa mesmo por ele!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  21. Nossa, já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais ansiosa em conferi essa história que parece ser mega emocionante.

    ResponderExcluir
  22. Oi, Fran!
    Eu conheci o livro a pouco tempo pela minha irmã. Ela é autora e conhece o Vinicius, me falou do livro dele e eu me encantei. Quero muito conhecer a história do garoto quase atropelado. Parece o tipo de livro pelo qual eu irei me apaixonar!

    ResponderExcluir
  23. Oie, Fran.
    Que livro é esse?
    Ele tem uma carga emocional enorme pelo que você falou.
    Ele mexe com muitos temas pesados de se mexer e pelo visto o Vinicius soube lidar muito bem com isso.
    Quero muito conhecer mais sobre o garoto quase atropelado.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  24. Não li As vantagens de ser invisível, mas assisti o filme e amei, então saber que essa obra tem algo parecido me encanta bastante, tenho certeza que irei amar a leitura, e provavelmente chorar muito também. rsrs
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  25. Estou definitivamente louca pelo livro.
    Que premissa maravilhosa. E meu Deus, quantos problemas esses jovens enfrentam, o livro parece intenso e divertido.
    Eu com certeza vou amar ler.
    Ameiiii sua resenha. E quero saber o nome do menino atropelado hehehhe
    bjs

    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi Fran!
    Que resenha linda você escreveu! A história parece ser de um sensibilidade extrema, o protagonista já chamou mina atenção pelo detalhe de conhecermos seu nome, mas o que realmente me fez querer ler foi a carga emocional do livro. Não é que eu goste de sofrer, mas livros que tratam de temas complicados e que fogem do padrão de protagonistas "perfeitos" tem grandes chances de ir para minha lista de preferidos. Isso sem contar com essa capa linda e chamativa na medida certa :)
    Beijos
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Adorei o livro pela sua resenha, ainda mais depois de ler as quotes que separou.
    Por ser um livro que trata de tantos temas polêmicos e importantes, eu comecei a achar que ele seria pesado demais, mas como voc~e falou que o autor soube desenvolver com muita sensibilidade eu fiquei morrendo de vontade de pegar agora mesmo pra ler ;)

    ResponderExcluir
  28. Aaaah!! Mano que resenha mais fofa. Juro que não dava nada pelo livro, até li outra resenha mais não me instigou tanto, mas agora a sua vai ser a culpada de fazer meu bolso esvaziar haha
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oi,
    É a primeira vez que vejo esse livro sendo resenhado e depois de ler sua resenha fiquei doida para le-lo. No decorrer da resenha pensei que o livro era muito pesado por causa de tantas polemicas, mas felismente me enganei. Bom estou curiosa para ler esse livro que parece ser incrível.

    ResponderExcluir
  30. Ai meu Deus amo um drama nesse estilo!!! Me lembrou muito do livro Perdão, Leonard Peacock (Matthew Quick), que trata tbm de um jovem depressivo prestes a completar 18 anos que resolve escrever pra aliviar o sofrimento ou tentar entendê-lo!!!! Já quero lê esse livro pra ontem!!!! beijos e parabéns pela resenha!!!!

    ResponderExcluir
  31. Oii!

    Amei essa capa <3 Achei a promissa muito boa e espero ler logo! Amei a sua resenha ^^ Ficou ótima! Uma coisa que achei muito legal é a capa. Gente do céu! Que capa mais fofa ^^

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  32. Oie, tudo bom?
    O título do livro foi a primeira coisa que chamou minha atenção e ao iniciar sua resenha eu só vi mais coisas que me deixaram curiosa com a narrativa. Porém, confesso que fiquei menos animada quando li a comparação com As Vantagens de Ser Invisível, um livro que eu odeio. Apesar disso, gostei da indicação do livro.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Olá,pela resenha dá para notar o quanto você se emocionou com a história de cada personagem.
    Essa idade dos personagens já não é fácil,somando-se a isso problemas maiores...
    Fiquei com muita vontade de conhecer o trabalho do autor e cheia de curiosidade em saber qual foi o final que te deixou tão arrasada.

    ResponderExcluir
  34. Eu não conhecia nem o autor, nem o livro, o que é uma pena pois o livro parece ser muito lindo, a história e muito emocionante, o que acaba fazendo com que o leitor se envolva com o personagem, gostei bastante, pretendo ler o livro.

    ResponderExcluir
  35. Ah eu adorei a resenha e espero ler o livro :3 Participando do sorteio e quero muito ganhar porque a simplicidade da história me cativou!

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados