[Entrevista] C.A. Saltoris apresenta: A História Esquecida da Hospedaria na Estrada

em 16.9.15
Hoje
vamos a uma entrevista especial!

Não é segredo para ninguém o quanto admiro a C.A. Saltoris, autora parceira do My Queen Side. Ela é uma pessoa incrível, sempre disposta a conversar com os leitores e a apoiar ações que valorizam a nossa literatura. É por isso que a presença dela não poderia faltar durante a Maratona Setembro Nacional.

Nessa entrevista, C.A. Saltoris compartilha um pouco sobre sua obra A História Esquecida da Hospedaria na Estrada, que ingressou para as minhas leituras favoritas e vem encantando diversos leitores [confira minha resenha].

'Bora conferir?


1. Você é uma autora que impressiona pela criatividade dos seus textos! Em A História Esquecida da Hospedaria na Estrada, temos como narrador Chronos, o deus do Tempo. De onde surgiu a ideia de trazer uma divindade como narradora e, ainda, como personagem coadjuvante nesse livro?

Primeiramente, obrigada pela oportunidade de falar sobre o meu trabalho e pelo elogio! (risos) A história é longa, vamos por partes:

Como você sabe, o livro é a minha interpretação – bem pessoal – da música do Eagles, Hotel California. Eu queria, na medida do possível, seguir o enredo da música cronologicamente, e quem “narra“ a música é o rapaz, que vai parar no hotel, no caso do livro, Mathew. Assim eu comecei, mas fiquei incomodada com o fato de ter que contar a história em primeira pessoa. Não achei que combinava. Então eu soube, que precisava de mais um narrador. Na época, eu estava lendo Conto de Inverno, de Shakespeare. Em algum ponto da peça, o tempo interrompe o enredo para dizer que tinha passado. Eu achei aquilo genial e naquele momento me veio uma luz e eu decidi que meu narrador seria o tempo. Com o desenvolver da narrativa, eu achei que somente o tempo era muito abstrato, foi assim que escolhi Chronos como narrador definitivo.

Já o Chris (corpo humano de Chronos) foi o resultado de uma série de ideias, que não funcionaram. Eu queria uma criança na história, pelo simples fato de crianças serem sempre assustadoras nesse tipo de história. Primeiro, eu queria que fosse a própria Linumê, depois mudou para um menino, mas eu não estava satisfeita. Ao reler, percebi que Chronos precisava estar presente na Hospedaria. Seu amor pela fada tinha que ser expressado em carne e pele. Fui então ajustando sua idade até ele chegar os dezesseis anos, e lá ficar. Assim surgiu meu personagem favorito [nota do blog: o meu também!].

Conheça a música-tema do livro, citada pela autora.


2. Uma hospedaria destinada a atrair quem deixou, um dia, seus sonhos morrerem sem nunca serem realizados. Como foi criar esse ambiente incrível?

A ideia surgiu das minhas viagens diárias de trem. Eu vejo muita gente infeliz por aqui. Basta olhar em seus olhos, logo se vê que falta o brilho, falta a garra, faltam sonhos. A vida é aquilo que a gente faz dela. Ela não é fácil, também não é verdade que todos temos as mesmas oportunidades, mas nada disso é motivo para desistir de sonhar. A vida é uma só! Foi assim que eu decidi que a função de Linumê era roubar Sonhos Mortos. Acho que foi também uma maneira de dizer a mim mesma que, se eu não sonhar meus sonhos, há quem os destrua de vez.

 A vida é aquilo que a gente faz dela.


3. Linumê, a protagonista, é uma fada da morte. Ela foge do estereótipo de que fadas são boazinhas. Qual foi sua motivação ao criá-la?

Não gosto de fadas. Desde criança tenho medo delas. Sempre preferi as bruxas. Claro que não somente por isso. Linumê foi baseada em mitologias galesas sobre fadas, onde elas são seres sombrios mesmo. Não fui eu que inventei o boato. Eu só sabia disso. Instintivamente. Fadas nunca me enganaram. (risos) Mas, brincadeiras à parte, na minha opinião seres obscuros são simplesmente mais excitantes. É muito mais interessante ver conflitos internos, acompanhar a luta de alguém contra sua própria consciência, a observar alguém bom, fazendo coisas boas. Para mim, o fato de ela ser uma fada da morte a tornou uma personagem mais forte e palpável.

Uma das qualidades que mais prezo na C.A. Saltoris é a capacidade de dar vida aos personagens.
Esse é o cosplay da protagonista Linumê, realizado pela própria autora.


4. Ah, Mathew... Mais uma vez, você fugiu do padrão ao criar um personagem que não é durão ou destemido. Na verdade, ele é bom e bastante comum. De onde Mathew surgiu?

Mathew é real. Eu o vejo todos os dias. Tenho tantos amigos como ele. Sempre me pergunto onde estão os "Mathews" na ficção? Onde estão esses homens reais, e também frágeis? Me parece que a sociedade ignora a fragilidade masculina. Não aceita seus suspiros nem suas lágrimas. Mathew tem uma alma branda e romântica. E não o acho chato e nem fraco por causa disso. Eu amo o Mathew! Seu sonho morto foi aquele escolhido, exatamente, porque é tabu. Ainda é. E isso é machismo. Olha a ironia. Se eu te dissesse quantos homens eu conheço com o mesmo sonho dele, você não acreditaria.

MQS: Adorei sua resposta. Não havia considerado Mathew como uma crítica ao machismo, achei de ótima tônica tê-lo feito. Acredito que esse personagem realmente valoriza a expressão de sentimentos dos homens.


5. Seu livro A História Esquecida da Hospedaria na Estrada é notadamente diferente. Para começar, você criou dois ambientes sobrenaturais: a Hospedaria e o Submundo. Então, ousou trazer como narrador Chronos. Mudou o conceito bondoso que temos das fadas e as tornou responsáveis pela morte. Trouxe como protagonista um rapaz bonzinho. E, para concluir, desenvolveu um romance dramático. Eu preciso saber: Como todos esses elementos foram parar juntos?

Essa é difícil! (risos) Mas, vamos lá:

Sobre a Hospedaria e o Submundo não há segredo. Na minha cabeça, era exatamente isso o que eles cantavam em Hotel California. Nunca que, para mim, aquele hotel foi outra coisa a não ser um portal para o Submundo. Morri de desgosto quando descobri que estava errada, então, fui lá e fiz certo. (risos) A Linumê também sempre foi uma fada da morte, para mim. A mulher com a vela na mão. Nunca houve outra definição para ela. Não na minha cabeça. A partir daí, depois que estava certo que o narrador seria Chronos/Chris, tudo fluiu de maneira muito natural, eu deixei os personagens agirem por si próprios e fui costurando os pontos soltos. O drama no romance entre Linumê e Mathew surgiu da minha vontade de falar sobre os efeitos do tempo em nossas vidas. Achei a ideia poética e lógica, dentro do contexto do livro. Como já disse mais acima, eu gosto de conflitos, de dificuldades, de decisões e de apresentar suas consequências. Mas não posso explicar a ligação disso com a história aqui, pois seria spoiler. E o drama também existe, por um motivo simples, e não menos importante: eu não gosto de histórias de amor. Se tiver que ser uma, que seja plausível.


6. Recentemente, você lançou A História Esquecida da Hospedaria na Estrada em Londres! E também o apresentou em Lisboa. Uau! Conte-nos um pouco sobre essa experiência.

Eu sou bastante aventureira. Quando apareceu a oportunidade através da ZL Editora, eu não pensei duas vezes, e lá estava eu de malas feitas, sozinha no metrô da bela Londres. Foi uma experiência única e fantástica fazer parte de um evento como esses. Dar uma ollhadinha por detrás das coxias de uma Feira Internacional de Livros é mágico. Senti como se eu fosse gente grande. (risos) Portugal não foi diferente. Os portugueses são encantadores, receptivos e sorridentes. Alguns se surpreenderam com o fato de eu ser – uma mulher – brasileira e escrever Dark Fantasy. E eu me surpreendi com essa surpresa. Eu sempre fui dark e conheço tantas outras, que também são. Acho que precisamos mudar esta imagem, não?

Depois dessas participações, eu decidi que quero expandir esse movimento. Foi também em Londres, que a Jô Ramos e eu fechamos parceria. Agora, estamos programando juntas o Salão do Livro de Berlim, para 2016. Contamos com a participação de vários artistas brasileiros. Estou super animada em mostrar à Europa que o Brasil não é só Carnaval, Futebol e bunda.

Jogo Rápido

C.A. Saltoris é… 
Mil pessoas em uma.

Ao ler seus textos, o leitor pode esperar...
Nada do que ele espera.

Um sonho que você tem é...
Andar pelas ruas do Rio sem medo.

Um autor favorito é...
Hoje vou dizer Monteiro Lobato. O Sítio do Picapau Amarelo marcou muito minha infância.

Um livro que recomenda é...
Hoje, A Mecânica do Coração – Mathias Malzieu.

Meu próximo projeto literário...
Fala sobre uma doença incurável e imortalidade.
[Nota do MQS: O projeto literário mencionado é o conto A Ponte Feita de Luar, já disponível na Amazon.]


Gostei
muito de entrevistar a C.A. Saltoris. Sua criatividade sempre me encanta e A História da Hospedaria na Estrada é uma obra que merece ser apreciada por quem gosta dos gêneros dark fantasy, romance e sobrenatural.

 Sobre o livro:


Título: A História Esquecida da Hospedaria na Estrada
Autora: C.A. Saltoris
Editora: Chiado | 2014 | 352 páginas
Compre diretamente com a autora: Facebook | Fanpage | Loja virtual
Sinopse: Era uma vez... Uma fria noite de outono, em um país do Hemisfério Norte do terceiro planeta do Sistema Solar da Via Láctea, chamado Terra... Quando Mathew Roberts parte para visitar seu irmão em coma, ele é obrigado por seu estranho e repentino cansaço a hospedar-se em um hotel na beira da estrada. Ao ser recebido por uma jovem mulher com uma vela na mão, ele sente um frio descer-lhe pela espinha, mas não tem forças para voltar; como se ela fosse o imã e ele o metal. Ao pisar na recepção, ele começa a perder a memória.
O TEMPO PASSA. ININTERRUPTAMENTE. E É ELE QUEM NARRA ESTA HISTÓRIA.
Este é um Conto de Fadas... da Morte, sobre: criaturas não-humanas um deus na puberdade um amor impossível escolhas e Sonhos Mortos.

Assista ao Book Trailer:


Interessou-se?
 Compre diretamente com a autora: Facebook | Fanpage | Loja virtual



Sobre a autora:
Redes sociaisFacebookFanpage | Site | Skoob
C.A. Saltoris é uma atriz, diretora e jornalista carioca. Hoje quase tão alemã quanto brasileira. A autora iniciou sua vida artística cedo, aos onze anos subia nos palcos e já aos doze, ela recebia seu primeiro prêmio literário, de poesia, aos dezesseis, seu primeiro prêmio de melhor texto, por uma peça teatral, em um festival no Rio de Janeiro. A arte é para si a maneira que encontra de assimilar situações e pessoas, de questionar e tentar compreender o comportamento humano. Seus livros são seus diários, seus terapeutas, sua visão de mundo. Saltoris é membro de duas Associações de Jornalistas alemães, para as quais ela escreve artigos sobre jovens artistas. Como atriz, ela trabalha no teatro e em frente às câmeras. Ela mora no norte da Alemanha com o marido e seu cão da raça Bernese chamado Leo.

Outra obra da autora:


Título: Banshee, Os Guardiões – Trilogia da Salvação, vol. 1
Autora: C.A. Saltoris
Editora: Selo Jovem | 2014 | 325 páginas
Sinopse: Aos vinte e seis anos, tudo o que Brianna Namara queria era encontrar a cura para a sua esquizofrenia e o paradeiro de sua família. Ao descobrir-se herdeira do trono, no distante planeta Banshee, sua vida vira de pernas para o ar. Em seu novo mundo, que, para sua surpresa ainda vive na Idade Média, a jovem será treinada para lutar à frente do Exército Real, assumir o governo do continente e reunificar seu reino, para tentar vencer os guerreiros da irmandade de magia negra Maleficus Animus. Com humor, um quê de ironia, medo de fadas e crises de abstinência, Brianna tenta, em meio a muitas aventuras, brigas com o Conselho Real e segredos mágicos, tornar-se a rainha que o seu reino precisa que seja, tendo sempre a seu lado seu cavalo alado e falante Pégasus. Com seu arrogante e charmoso capitão Lugh, e seu mais novo amigo de infância, o belo tenente Cahan, ela acaba por envolver-se em um triângulo amoroso que traz consigo discórdia e um mistério incompreensível. E na luta para salvar o Amor do Universo, Brianna sentirá na pele as dores causadas por uma guerra divina, que os Deuses deixaram nas mãos de mortais sem preocuparem-se com as consequências.

Contos da autora publicados na Amazon:

[confira as minhas opiniões sobre os contos ~ aqui]

A
C.A. Saltoris é uma das autoras mais incríveis que tenho a oportunidade de acompanhar. Li seus contos e ambos os livros. ADORO o modo como desenvolve seus enredos, sempre surpreendendo na caracterização dos seus personagens.


E vocês?
O que acharam da autora?
Quero muito saber se pretendem ler A História Esquecida da Hospedaria na Estrada!


Essa entrevista faz parte da Maratona Setembro Nacional, saiba mais:


31 comentários:

  1. Oi, Fran. Adorei a entrevista, a C.A. Saltoris é super simpática e talentosa, mesmo. Gostei de saber mais sobre o trabalho dela.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fra, tudo bem linda?
    Eu gostei muito da entrevista. Sempre que ouço falar neste livro fico curiosa e depois acabo esquecendo de comprar. Desta vez vou colocar na lista e tendo a oportunidade dou uma conferida.
    A autora me parece ser muito simpática e arrojada. Gostei!
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi! Tudo bem?

    Conheci a autora por meio da minha resenhista. Desde então acompanho as redes sociais da autora! Acho muuuuito legal ouvir ela falando em alemão.
    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  4. Não conheci a autora. Sempre bom conhecer gente nova.
    Não é exatamente o gênero que consumo, mas desejo sucesso à autora.

    LETRAS COM CAFEÍNA

    ResponderExcluir
  5. Nossa, nem conhecia esse livro e muito menos a autora, achei bem legal a entrevista. E devo concordar com ela, seres obscuros são mesmo mais excitantes. HAHA. Fiquei mais curiosa sobre o livro agora *-*

    ResponderExcluir
  6. Adorei a entrevista, que autora sensacional. EAGLES <3
    Não a conhecia e pela entrevista fiquei encantada. Vou dar uma pesquisada sobre ela e suas obras <3

    ResponderExcluir
  7. Adorei a entrevista, a simpatia da autora me fez gostar dela antes mesmo de conhecer seus livros (e quantos hein!?) rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. to adorando esse setembro nacional, conhecendo autores simpáticos e bacanas.

    ResponderExcluir
  9. Olá Fran!
    Que entrevista maravilhosa. Eu tenho uma vontade enorme de ler A história esquecida da hospedaria na estrada. E eu achei incrível o cosplay da C.A. Saltoris de Linumê. =D Ai que inveja de querer fazer cosplays assim.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá
    adorie a entrevista, sempre curto lê o que os autoras pensam, rsrs, não conhecia nenhum livro da autora, mas eu curti a História da Hospedaria Esquecida Na Estrada, ufa, que titulo comprido rsrs, acho que vou ler
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Muito legal conhecer novos autores nacional! Pois assim podemos ajudar nossa literatura ser mais conhecida e já estou com vontade de ler A História Esquecida da Hospedaria na Estrada, gostei muito da premissa dessa história.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  12. Oi, não conhecia a autora, a achei linda.
    Das suas obras já tinha visto Banshe apenas,
    vou solicitar a da Chiado pra conhecer a escrita dela.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Ainda não tinha tido a oportunidade de conhecer a autora, mas através dessa entrevista aprendi a mar algumas de suas publicações. A autora me pareceu super simpática
    www.saotantas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Adorei a entrevista com a autora!
    Já li algumas resenhas sobre o livro da C.A e fiquei bem interessada pela história, já que amo ler livros do gênero.
    Adorei o Cosplay, ficou muito bom!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi Francine, eu já ouvi falarem tão bem do livro da autora, e agora com a sua entrevista e conhecendo um pouco mais ela e a obra, confesso que fiquei HIPER curiosa, to com aquele sentimento de Preciso Ler Esse Livro! hahahaha]

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi,
    Não conhecia a autora mas adorei! Vou procurar acompanhar mais de perto o trabalho dela.
    Vivi
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  17. Olá; eu ainda não conhecia o livro ou a autora, mas depois de ler essa entrevista maravilhoooosa, fiquei com muita, mas muita vontade de ler o livro. Pela capa, eu não me interessaria por ele, mas pelo que vi na entrevista, a história parece ótima!!!

    ResponderExcluir
  18. O bacana daqui é que tô sempre conhecendo autores novos.
    Mas essa última imagem do cosplay está muito assustadora rsrs.
    Achei muito interessante o fato da autora ter criado uma história sob sua interpretação de uma música, bem original.
    Gostei de conhecer essa simpática autora aqui.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  19. Nossa, que interessante, ela escreveu o livro pela interpretação da música Eagles. Achei criativo. Não conhecia a autora. Também achei peculiar sobre um personagem para 'roubar Sonhos Mortos'

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia a autora e amei a entrevista, a imagem é medonha kkkk e achei bem legal a autora ter se "inspirado" na musica.
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Francine!
    Caramba, onde que eu estava que perdi uma história incrivel como a desse livro? O protagonista normal me vhamou bastante a atenção porqur ja estou cansada de homens destemidos e completamente aquilo que nenhuma pessoa é... Todos esses elementos que a autora juntou no livro parecem incríveis juntos e eu adorei conhecê-la.
    Beijos

    Lumartinho.Blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi Francine!
    Caramba, onde que eu estava que perdi uma história incrivel como a desse livro? O protagonista normal me vhamou bastante a atenção porqur ja estou cansada de homens destemidos e completamente aquilo que nenhuma pessoa é... Todos esses elementos que a autora juntou no livro parecem incríveis juntos e eu adorei conhecê-la.
    Beijos

    Lumartinho.Blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Amei a entrevista, ela sabe escrever muito bem! Parabéns pelas perguntas e as respostas, acho que a parte que mais me marcou, foi essa:

    "A ideia surgiu das minhas viagens diárias de trem. Eu vejo muita gente infeliz por aqui. Basta olhar em seus olhos, logo se vê que falta o brilho, falta a garra, faltam sonhos. A vida é aquilo que a gente faz dela. Ela não é fácil, também não é verdade que todos temos as mesmas oportunidades, mas nada disso é motivo para desistir de sonhar. A vida é uma só! Foi assim que eu decidi que a função de Linumê era roubar Sonhos Mortos. Acho que foi também uma maneira de dizer a mim mesma que, se eu não sonhar meus sonhos, há quem os destrua de vez."

    Adorei o que a autora disse, descreveu muito bem os tempos atuais!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Fran, eu não conhecia a C. A. Saltoris, mas já estou apaixonada pelo mundo que ela criou e preciso ler o livro dela pra ontem.
    Tem tudo que eu amo e pelo visto ela realmente inovou na ideia dele.
    Adorei!

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  25. Eu amei a entrevista, não conhecia a autora e as obras, e quando ela falou de alguns personagens fiquei muito curiosa para conhecer seus livros! Uma fada má? :O hahaha
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  26. Não conhecia a autora,, nem suas obras.
    Mas gostei muito da fada ruim e da resposta dela.
    Vou pesquisar mais sobre os livros dela.
    bjs bjs

    ResponderExcluir
  27. oi ^^
    gente do céu como eu nunca li nada dessa mulher antes? adorei a entrevista, adorei o cosplay dela <3
    gostei de conhecer mais um pouco, apesar de ter certo receios com nacionais pq toda vez q o pessoal fala bem e eu vou ler praticamente nunca gosto =/
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  28. Oi, Fran!
    Eu adorei essa entrevista. Amei de verdade conhecer o processo de criação do livro, que eu por sinal nem conhecia e já quero ler desesperadamente. Hotel California é uma música que esteve presente na minha infância - meu pai sempre a escutava, mas sem saber seu real significado. Quando li a tradução tempos depois percebi o quão macabra a música era e, nossa, fiquei muitíssimo empolgada pra conhecer o livro, já que é baseado na interpretação pessoal da autora. Espero conhecer a escrita dela em breve.

    ResponderExcluir
  29. A autora me ganhou no cosplay rs. Fazer um cosplay do personagem foi muito legal. Adorei a entrevista e conhecer a autora e a forma como ela cria seus personagens e livros.
    Gostaria de ler as obras da autora^^ obrigada por me apresentá-la.

    ResponderExcluir
  30. Oii, tudo bem?
    Adorei a entrevista, que cosplay lindo. Eu já conhecia o livro da autora, mas aina não li, estou bastante curiosa. Parabéns e sucesso a autora e suas obras.

    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Não conhecia essa autora, mas já gostei dela por diversas coisas, como o livro ser uma fantasia sobrenatural dark, por ela fazer cosplay da própria personagem, e principalmente por dar uma entrevista com respostas tão sinceras e encantar os leitores.
    Espero ter a oportunidade de ler esse livro em breve ^^

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados