[Entrevista] Autor M.R. Terci apresenta sua obra: Abandonai Toda Esperança

em 10.9.15
Não
canso de expressar minha admiração pelo autor Marcos Terci (M.R. Terci)! Lendo a entrevista, vocês certamente entenderão o porquê.

Com alegria, convido-os a conhecerem o recentemente lançado Abandonai Toda Esperança, primeiro volume da Trilogia Caídos!


1. Recentemente, você publicou Abandonai Toda Esperança, primeiro volume da Trilogia Caídos. Conte-nos um pouco sobre esse livro.

Durante um bom tempo tive medo de contar essa estória. Tinha receios de mexer tão profundamente em algo que está terrivelmente arraigado na mente das pessoas. Dizem que futebol, política e religião não se discute. Acredito que tudo é discutível, desde que se mantenha a mente bem aberta às questões que dizem respeito à sociedade e nossa evolução. A tendência do gênero humano é defender de forma muito radical a preferência, opinião, gosto ou credo. Muitas vezes isso saí do controle. Futebol, política e religião são exemplos claros disso. Intolerância, fanatismo e violência são armas frequentes de quem não sabe pontuar intelectualmente uma questão. 

Caídos não é um livro para intransigentes e fundamentalistas. É necessário ter a mente aberta. As ideias sobre certo e errado, assim como os seres humanos, evoluíram através dos tempos. O que era considerado certo em determinada época jamais poderá ser aceito a este tempo. Fé e Inquisição, hoje, são ideias antagônicas, incompatíveis. Mas, àquela época eram absolutamente indissociáveis. Milagre e bruxaria, santo e bruxo, mártir e salvador também. E, se eu te dissesse que o pentagrama, antes do Santo Ofício, era um símbolo cristão? Curioso que a cruz, símbolo de martírio e perseguição aos cristãos, tenha se tornado seu maior legado.

A inquisição. Nunca uma divindade teve tanta necessidade de eliminar seus antagonistas. A palavra do Cristo, em si, jamais pregou qualquer ato de violência ou intolerância contra seus detratores. Pelo contrário, não os demovia de suas convicções.

Mas, falemos de Emanuel do Tumulo. 

O protagonista e narrador da obra, após jurar fidelidade ao Reino de Hades Eterna e à Rainha Emrev, fez pactos sombrios com os Quatro Elementais (Aqueles que Pervertem o Fogo, Aqueles que Corrompem a Terra, Aqueles que Infectam o Vento e Aqueles que Maculam a Água); assassinou a criatura que ele mais amava; libertou a peste negra sobre Lisboa em 1569, matando milhares de pessoas inocentes; traiu a Rainha Emrev e rumou para Tebrarhuna, onde se uniu à cabeça degolada de uma das divindades malignas do Monólito, Trisckelle; nas Terras do Brasil matou crianças indígenas, comeu da carne dos mortos, violentou donzelas e se embebedou de poder junto aos edis corruptos; capturado pela inquisição, ele ainda quer corromper uma última alma. Seus feitos foram conhecidos pelos homens. Sua glória foi anunciada nos Reinos distantes. Seus crimes, imensuráveis.

E, Emanuel do Tumulo é o herói da série. 
Os vilões deixo para o leitor incauto nominar.
Essa é a narrativa em um mundo prestes a acabar.

Abandonai toda a esperança é um romance de 388 páginas, com elementos góticos de fantasia e horror, que miscigena história e ficção, reconstruindo ficticiamente acontecimentos, costumes e personagens históricos de Portugal e do Brasil ao longo do século em que a inquisição portuguesa interferiu profundamente na vida colonial.

Caídos narra, através das confissões do bruxo Emanuel, capturado na Baia Cabrália em agosto de 1591, a saga do Trirregno das Areias Eternas, revelando um universo de magia e terror nunca antes vislumbrado por vistas humanas e que influenciou secretamente a colonização do Novo Mundo. O bruxo e aspirante a necromante, incapaz de esquecer seu passado, havendo por confiar unicamente em sua sombra – sua amiga e confidente, viva por força da magia de Anagne – segue por caminhos tortos desde as planícies de Coimbra, atravessando o deserto de areias escaldantes do Trirregno, sendo conduzido por escuras catacumbas de pesadelo à Hades Eterna, o Cemitério dos Cemitérios, local onde trava contato com os poderosos Necromantes da Rainha Emrev.

Emanuel, amargurado e consumido pela culpa de ter praticado o maior dos crimes dos Malleficarum e libertado a Grande Peste Negra sobre Lisboa, naquele maldito ano de 1569, trava, internamente, o conflito de todo aspirante aos poderes mágicos do Trirregno: ceder ao seu lado negro, movido pela vingança e norteado pelos ensinamentos do misterioso e cruel Necromante Aknoth, servo e amante de Emrev a Deusa Demônio dos Cadáveres de Hades Eterna, ou buscar a redenção de sua alma junto ao olvido, à sua completa destruição orquestrada pelos feiticeiros de Tebrarhuna, a sedutora Trisckelle e o devorador de almas, Galian.

Por outro lado, Emanuel ainda é perseguido por um inquisidor obcecado pela destruição de seu povo, os Carmins de Carmin Somnium e que fará qualquer coisa, até mesmo vender a alma – havendo por conseguir auxílio dos Quatro Cavaleiros do Apocalipse –, para alcançar os passos do bruxo Emanuel do Tumulo. Tem início, então, através das hábeis mãos do famigerado Dom Henrique, Inquisidor Mor do Reino de Portugal, uma perseguição implacável que logra aportar nas Terras de Santa Cruz, onde o diabo libertou todo o inferno para fazer chacota da Criação.

A obra foi lançada pela Editora Multifoco e está disponível para venda nas redes das livrarias Cultura e Travessa. A editora tem atendido, ainda, a todos os pedidos de compra de livrarias físicas. 

A Editora está pegando no meu pé para fazer o lançamento oficial, com o autor in loco e autografando. Eu só queria escrever e ficar quietinho aqui nessa cabana na floresta. Juro! Não curto holofote, muito menos chamar a atenção. Sou um tipo discreto que fica desconfortável em ambientes cheios. Infelizmente, vou ter de fazê-lo nas próximas semanas. Ainda estou analisando as opções de local. [Nota do MQS: o lançamento aconteceu em 29/08, na cidade de Piracicaba/SP].

MQS: Um livro repleto de símbolos, com um intrincado enredo, só pode render ótima história! Eu gostei muito de o autor explorar a Inquisição como cenário, especialmente por trazer como protagonista um amargurado bruxo.

2. Um bruxo capturado no período da Inquisição... Atrai-me o fato de que você procura oferecer consistência histórica aos seus textos. Houve pesquisa no desenvolvimento de Abandonai Toda Esperança?

Muita pesquisa. Foram seis anos de estudo e correspondências trocadas com uma amiga na região do Algarve, em Portugal. Para você ter uma ideia, fiz questão de mencionar como era o pavimento e calçamento das praças, escadarias e paços públicos utilizadas pelos lisboetas no ano de 1569. Li e reli com constante atenção duas das obras da professora Laura de Mello e Souza, Inferno Atlântico e O Diabo e a Terra de Santa Cruz, narrativas precisas dos procedimentos inquisitoriais, feitiçaria e da presença do Diabo no Novo Continente. Passei pela renomada doutora Anita Novinsky, nas obras Inquisição: Inventários de bens confiscados a cristãos novos no Brasil, Inquisição: Prisioneiros do Brasil (séculos XVI-XIX), Inquisição. Cristãos Novos na Bahia. Pesquisei procedimentos inquisitoriais às centenas. Passei pela obra Ormuz do escritor lisboeta Miguel de Cours Magalhães e por Episódios Dramáticos da Inquisição Portuguesa do historiador português António Baião. 

Em síntese, trata-se de um romance histórico rigorosamente pesquisado e uma homenagem ao melhor que a literatura de horror ofereceu até hoje, não apenas no aspecto inumano e fantasioso de alguns seres descritos no romance, como também na descrição assustadora dos procedimentos inquisitoriais e da perseguição promovida pela Igreja a todas as crenças, modos de vida e transgressões que divergissem das doutrinas católicas.

No primeiro livro, a jornada começa em Coimbra e termina em Baía Cabralia, no Brasil. No segundo, começa em Ormuz, durante o reinado de Abbas I, na Pérsia, passa novamente pelas terras do Brasil e volta para Coimbra. O livro que concluí a trilogia Caídos começa por uma peregrinação infernal pelo deserto de Gobi e acaba em Jerusalém. Percorri dois séculos de pesquisa antes de escrever a trilogia. 

MQS: Incrível saber que, para escrever, M.R. Terci precisou se dedicar a conhecer a estrutura dos lugares narrados. Com certeza, isso dá mais vivacidade e verossimilhança à narrativa. Belíssima iniciativa!

3. Os demais volumes da Trilogia Caídos também terão como protagonista o bruxo Emanuel ou serão outros personagens?

SPOILER ALERT! SPOILER ALERT! Não posso contar nada quanto aos personagens do livro! Advirto... o final do primeiro livro é uma fogueira. 

Os eventos narrados pelo bruxo Emanuel conduzem a presunção de uma Grande Guerra entre os Necromantes de Hades Eterna, os Magistas de Carmin Somnium e os Bruxos de Tebrarhuna. De maneira que todo o horror do Trirregno das Areias Eternas será libertado sobre o Velho e o Novo Mundo durante o século XVI e XVII. Curiosos? 

Teu resigne silêncio, bruxo, é ensurdecedor. Haverá em teus olhos mais que a perdição? Neste peito vil haverá um perdido coração ou somente ao diabo reservaste teu amor? Ó vinde as damas fazer-me feliz companhia; ó vinde a boa uva a minha taça profunda, pois o vinho me beija a boca imunda e as damas me aquecem na madrugada fria!

MQS: Ah, acabará em fogueira? Matarão Emanuel? Conhecendo o talento do autor, não preciso me preocupar. Surpresas é o que nunca faltam em sua narrativa – especialmente havendo margem para o sobrenatural (rs).




O
que acharam de Abandonai Toda Esperança? Eu adorei conhecer mais sobre a obra e estou feliz da vida, porque o autor gentilmente me presenteou com um exemplar de cortesia! Em breve trarei minhas impressões para vocês.





Sobre o livro:
A capa é deslumbrante!
Título: Abandonai toda esperança – Série Caídos, vol. 1
Editora: Multifoco | 2015 | 388 páginas
Autor: M. R. Terci
Sinopse: Em agosto de 1591, passadas apenas algumas décadas da chegada de Cabral às Terras de Santa Cruz, nas proximidades da Baia Cabrália, um bruxo sem sombra é capturado pelos lacaios da Inquisição. Seu nome é Emanuel do Tumulo. Levado à ferros e agrilhoado às salitrosas masmorras da Abadia do Sagrado Suplício, diante da cruz e do fogo, não pode mais, o bruxo, fugir ao merecido castigo. Despidas as máscaras, abandonados os subterfúgios e arrefecido o furor do inferno, é o momento de descobrir que nada é mais cristalina do que a narrativa do condenado à morte. Tempo de descobrir que um vislumbre no cárcere do prisioneiro revela muitas vezes mais do que seus atos e todos os seus pecados. É hora de começar a rezar, pois, naquela cela, só existe morte.

Book Trailer:


Interessou-se?


Sobre o autor
Redes sociais: FacebookSkoob | Fanpage | Twitter.
M. R. Terci é escritor, poeta e advogado especializado em Direito Internacional com ênfase na União Europeia e Mercosul.
Nascido em Descalvado-SP, em 1973, busca honrar aos Deuses da Criação Literária enfrentando, diariamente, o desafio da página em branco, devotando sua energia ao solitário trabalho de traçar destinos através dos meandros do sobrenatural.
É o criador de mais duas séries: Caídos e as Crônicas de Pólvora e Sangue dos Imperiais de Gran Abuelo, ambas com previsão de lançamento para 2015.

Conheça outras obras do autor:
[cliquem sobre as imagens para mais informações]

 

Eu
sou fã do trabalho que M.R. Terci realiza. Suas obras são sempre muito completas, com detalhes que nos fazem viver a cena junto aos seus personagens. Não me surpreende tamanha qualidade. Só para produzir Abandonai Toda Esperança, como vocês notaram, o autor pesquisou sobre o ambiente durante seis anos para melhor descrevê-lo. Uau! Com certeza, o sucesso é resultado natural de muita dedicação.

E vocês?
O que acharam desse livro?
Quero muito saber se pretendem lê-lo!


Essa entrevista faz parte da Maratona Setembro Nacional, saiba mais:

25 comentários:

  1. Oii, não conhecia nem o autor e nem o livro. Me interessei bastante lendo a sinopse e achei a capa linda! Ótimo post.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Conheci o seu canal do youtube. Acho q vc deveria retornar com seus vídeos.
    http://filosofodoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Genteee do céuu, do inferno ou dos confins da terra estou extasiada já com esta preliminar do que está por vir! uma obra deste "naipe" com elementos tanto fantásticos quanto históricos, discutindo as dicotomias que tanto insistimos em tornar verdade absoluta .. estou muitíssimo bem impressionada com a obra e o trabalho do autor. Parabéns Terci.. Parabéns querida Fran vir ao teu blog é sempre um prazer e um aprendizado.
    http://florroxapoemasepoesias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Bom saber que teremos a continuação de Caídos! A capa superou as outras! Vai pra lista!

    ResponderExcluir
  5. Oi Fran, tudo bem??
    Caramba, caramba e caramba.... não conhecia esse autor, mas pelo que eu percebi ele é F... adorei saber sobre a história e o tempo que durou de pesquisa, isso só mostra que é uma obra que pode estar bem escrida, com os detalhes necessários para nos prender na leitura e uma forma muito louca de chamar a atenção do leitor que aprecia essa temática... eu curti muito a proposta, ainda mais porque curto algo gótico, mas não tenho a oportunidade de ler algo do tipo... claro que o livro está na minha lista e assim que eu puder eu irei comprar o livro para conferir o enredo apresentado na primeira pergunta... ótima postagem minha flor... xero!!!
    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Fran!

    Que máximo! Adorei a entrevista. Conheci um pouco mais sobre o Marcos Terci. Sou super fã da série O Bairro da Cripta e tenho grandes expectativas em Caídos. Estou começando a leitura dele hoje.

    Bjão, Flor.

    ResponderExcluir
  7. Oiee
    Tudo bem?
    Não conhecia o autor nem o livro, mas foi um prazer conhecer. Gostei muito do cenário e das premissas, estou ansiosa para ler. Curto o gênero literário, e, quero encontrar para comprar logoo.
    Beijinhos Screepeer
    Screepeer

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia esse livro, assim como o autor. Adorei essa entrevista e gostei muito de saber mais sobre o autor!
    Beijos
    http://www.gemeasescritoras.com/

    ResponderExcluir
  9. Eu já ouvi falar desse livro, talvez até aqui, bom, gostei bastante do que foi dito do livro, ele tem uma pegada muito boa, e essa capa é show!!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Nossa, quanta informação.
    Não sei bem o que pensar da obra, acredito que a leria.
    Não a conhecia e nem ao autor.
    Gostei muito do trabalho gráfico da capa.

    ResponderExcluir
  11. bom, vou confessar que fiquei bem intrigada com a premissa do livro, e achei interessante o autor ter se empenhado tanto em fazer ma pesquisa histórica a fim de contextualizar o seu livro. Prezo bastante por isso em obras literárias. ^^

    ResponderExcluir
  12. Amo o gênero, o tema abordado pelo autor e saber que ele se baseou em pesquisas pra passar aos leitores o que realmente aconteceu. Me interessei muito pelo livro do Marcos. Espero ter oportunidade de ler no futuro!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Interessante, não conhecia o autor e fiquei profundamente encantada que ele tenha pesquisado. A entrevista ficou interessante, só fiquei viajando na parte "E, se eu te dissesse que o pentagrama, antes do Santo Ofício, era um símbolo cristão?" pode ser cansaço de minha parte, li três vezes, mas até onde minha ignorância lembra, o cristianismo se apropria de outras culturas, só isso...

    ResponderExcluir
  14. Adorei a entrevista e apesar de não conhecer nem o autor e nem o livro eu o achei bem atencioso em respondê-la
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia o autor nem suas obras, mas adorei a entrevista e conhecer o trabalho dele. Caídos parece ser bem interessante, gostei... Vou aguardar sua resenha pra saber o que achou da obra.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Acho que já tinha ouvido falar do autor, mas não só por alto.
    Adorei a entrevista e principalmente o livro, fiquei louca para saber mais sobre o bruxo Emanuel.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  17. Oi Fran!
    Eu não costumo ler muito terror, mas esse livro parece ser tão complexo e teve tanta pesquisa histórica que não teve como não me interessar. Isso sem contar que o período da inquisição tem espaço para a criação de enredos incríveis, ainda mais se envolverem os consequências nas colonias... Gostei muito da sua entrevista :)
    Beijos
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia o autor e nem tinha ouvido falar sobre o livro dele, mas só pela resposta incrível da primeira pergunta eu já fiquei curiosa em saber mais sobre a sua obra, pois parece ser uma obra incrível e impactante. Além disso, eu fiquei querendo ler o livro só por ver o quanto o autor é atencioso e o quanto o mesmo estudou para então escrever sua obra, com certeza deve ser algo muito bacana para conhecer mesmo. Enfim, gostei bastante da entrevista e espero ler o livro algum dia.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Olá. Ainda não conhecia esse autor, mas gostei do enredo e do modo como ele buscou se aprofundar no assunto, para saber exatamente do que estava escrevendo.

    ~Glaucia - www.leitorait.com

    ResponderExcluir
  20. Olá Fran!
    Adorei ler essa entrevista com o M.R. Terci. Como essa obra deve ser rica, só por todas as coisas que ele contou.
    Adorei também ver o empenho dele em pesquisar sobre a época para dar mais verossimilhança ao livro. Mais um ponto a favor!
    Esperando sua resenha. =D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    É sempre muito bom ver autores nacionais sendo divulgados e conhecidos pela rede! Pelo jeito o autor construiu o livro dele com muita pesquisa e atenção aos detalhes, e isso é algo essencial, o que já torna o livro mais atrativo. Muita sorte para ele nessa jornada e que ele encontre muitos leitores!

    Beijos,
    Miss Sorrisos Blog
    Twitter|Wattpad|Instagram


    ResponderExcluir
  22. Acho que já o livro em algum outro blog ou rede social, mas não to lembrada onde, mas vou ser sincera, a premissa do livro é boa, o livro parece ser bom, mas sei lá, acho que não leria, pelo menos não agora
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Agradecimento imenso à anfitriã do blog My Queen Side, Francine Porfirio, pelas gentis palavras e pela divulgação do primeiro livro da trilogia Caídos. Graças a Emrev o livro começa a engatinhar, os blogs parceiros e leitores tem manifestado grande apoio e aderido em massa à campanha FREE EMANUEL and all West Trirregno Inquisitorial Prisioners. Fora com as fogueiras e com todo ódio e ignorância disseminado pela internet. Grande abraço a todos. M.R.Terci.

    ResponderExcluir
  24. Oiie!
    Eu já li algumas coisa sobre esse autor e o livro, mas adorei conhecer um pouco mais deles.
    Com certeza quero ler! Ótima entrevista <3

    Beijoos!

    ResponderExcluir
  25. Parabéns pela entrevista, não conhecia o autor e nem a obra, mas parece super interessante.... vou esperar a resenha e ver sua opinião sobre ;)
    Ah! e a capa é super atrativa =D

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados