Aprendendo com… Elielson Júnior!

em 14.9.15
Hoje
contamos com uma nova participação especial nessa Maratona Setembro Nacional!

Nosso parceiro, Elielson Júnior, é autor da série A Anfitriã. Ele está estudando Cinema e Audiovisual na Faculdade Tom Jobim – Estácio de Sá, mas o amor à arte cinematográfica já era notável aos leitores no book trailer de seu livro. Nele, vemos Elielson atuando junto aos amigos, dando vida aos seus próprios personagens. Achei tão legal que o convidei para falar um pouquinho sobre a associação entre cinema e literatura.

'Bora conferir?


Oi,
pessoal, tudo bem? Meu nome é Elielson Júnior, sou escritor do livro A Anfitriã e acadêmico de Cinema, e é por esse motivo que falarei sobre a arte do cinema e da literatura.

O elo entre essas duas artes começou um pouco depois da apresentação dos irmãos Lumière (que foram os precursores na criação do cinema) em 1895. Não se tem dados totalmente concretos, mas se acredita que o primeiro livro a ser levado para o cinema tenha sido Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll. Trata-se de uma curta metragem com pouco mais de 8 minutos, é facilmente encontrado na internet e vale muito a pena dar uma olhada!

Minha paixão por livros iniciou-se quando eu era criança, depois de assistir ao primeiro filme da série Harry Potter. Após terminar de ler o terceiro livro, O Prisioneiro de Azkaban (eu tenho o exemplar até hoje), eu corri para escrever a minha primeira história.

Enquanto criança eu costumava brincar de fazer meus próprios livros e filmes, o que foi se concretizando na adolescência, quando os professores passavam trabalhos envolvendo vídeos. Esses eram os meus preferidos.

Sempre que começava uma história nova, eu já a imaginava como uma produção cinematográfica ou televisiva. Foi então que surgiu A Anfitriã, inicialmente escrita como uma das mil ideias que eu tinha, que se transformou em um livro finalizado.

Por possuir amigos que também adoram artes (a maioria gosta de escrever, desenhar, cantar…), planejamos transformar A Anfitriã em uma web série, mas não aconteceu, infelizmente.

Depois de publicar os capítulos online, a publicação física do livro começou e com ela surgiu a ideia de preparar um book trailer, mas não qualquer um. Eu queria algo mais trabalhado e que agradasse o espectador, que o fizesse imaginar a história em um possível filme. A partir daí, ao lado dos meus melhores amigos, foi iniciado a produção do book trailer.

Percebendo que minha paixão por filmes não era apenas um hobby, me mudei para o Rio de Janeiro e ingressei no curso de Cinema.

Estudar essa arte me faz ficar a cada dia mais apaixonado por ela e pela literatura! Pois no curso descobri outras pessoas que adoram escrever também, percebi que muitos ali, assim como eu, querem usar o cinema para a literatura. E isso é maravilhoso!

Quem sabe não vejamos mais adaptações de livros brasileiros para o cinema? Já temos alguns exemplos como o filme Quando eu era vivo, terror nacional adaptado do livro A Arte de Produzir Efeito Sem Causa, de Lourenço Mutarelli.

Infelizmente, a vontade existe, mas ainda faltam incentivos, tanto governamentais quanto da população que insiste em ter preconceito com algumas produções cinematográficas brasileiras.

Quero agradecer o convite da querida Francine para falar um pouco das duas artes que mais amo e a oportunizar que a literatura brasileira se expanda com incentivos como esse. Eu espero que vocês tenham gostado e nos vemos em uma próxima vez!


Sobre o autor:
Redes sociaisFacebook | Site.
Elielson Araújo da Cunha Júnior, ou apenas Elielson Júnior, nasceu no dia 14 de julho de 1995 na cidade de Macapá, Amapá. Desde criança escreve, e aos sete anos terminou o seu primeiro livro (As Aventuras de Alex Stane), mas não chegou a ser publicado. É apaixonado por literatura e cinema, considerando-se um cineasta amador. É acadêmico do curso de Direito, mas num futuro próximo pretende ingressar no curso de Cinema. A Anfitriã é o seu primeiro livro, e espera lançar logo, logo, os restantes. Ah, também é fã da série Harry Potter.

Sua obra:


Título: A Anfitriã – Série A Anfitriã, vol. 1
Autor: Elielson Júnior
Editora: Multifoco | 2014 | 228 páginas
Sinopse: Quem nunca brincou de Verdade ou Desafio ou sempre teve aquela paixão platônica que nunca revelou? Ou melhor: quem nunca teve um segredo que nenhuma outra pessoa poderia saber? Tudo isso e um pouco mais você encontrará em A Anfitriã. Depois de ter beijado o misterioso Luan Costa, Nany encontra-se perdidamente apaixonada pelo garoto, mas por causa de sua reputação, prefere manter o sentimento escondido. Após diversos desafios intensos e situações tensas, a garota, ao lado de Rian, Lila, Cátia, João, Suzana e Caio, começam a receber ameaças de uma figura desconhecida, chamada apenas de Anfitriã, que os obriga a visitar a Mansão Abandonada da pequena cidade de Macapá. Perdidos e sem lugar para se esconderem, o grupo torna-se marionete, enquanto luta incansavelmente para solucionar todos os mistérios em torno da tal Anfitriã.

Assista ao book trailer [produzido pelo autor junto aos amigos]:


Estou
muito feliz por contar com a colaboração do Elielson Júnior! Ele sempre foi muito gentil comigo e com os leitores do blog. Acho que seu texto nos permite perceber o valor do cinema para dar vida a livros e roteiros incríveis, nos ajudando a imaginar seu desenvolvimento e seus personagens. Já quis ver tantos bons livros nacionais nas telonas. Seria maravilhoso se pudéssemos contar com mais profissionais como o Elielson Júnior, cuja paixão pela literatura certamente orientará seus trabalhos futuros na área cinematográfica.

~ Obrigada, Elielson Júnior, por aceitar partilhar conosco a sua experiência e opinião.


E vocês?
O que acharam desta postagem?
Conheciam o Elielson Júnior e sua obra?


Essa divulgação faz parte da Maratona Setembro Nacional, saiba mais:


21 comentários:

  1. O booktrailer ficou muito legal!!! Dá vontade de ler a estória só por ele haha
    Fran-linda, parabéns por sempre incentivar autores do nosso país, todos sabemos como é difícil publicar um livro, então os autores merecem ser divulgados!

    Beijão!

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Fran!
    Adorei saber mais sobre o Elielson. Legal ver que ele já imagina os livros como filmes. Já eu, imagino tudo como anime. haha
    Também gostei do trabalho do book trailer, ficou diferente e bem legal! =D
    E é tão bom quando a gente pode unir nossas afinidades e fazer algo que gostamos. :3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post e parabéns para o Elielson! O booktrailer ficou mto legal! Eu tb amo cinema e livros, e já imaginei mil vezes o meu livro como um filme (na verdade eu consigo imaginar perfeitamente cada cena, incluindo os movimentos de câmera e enquadramento! Hahahaha). Quem sabe um dia?! ��
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. OI Fran!!
    O Booktrailer é bem legal e quando eu escrevo, também fico imaginando a adaptação para o cinema hahah Espero que mais livros brasileiros sejam adaptados para o cinema!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  5. Oie Fran como vai?

    Eu não gosto de book trailer eles me deixam ansiosa, curiosa e pirada pra ler os livros kkkk acho isso judiação comigo sabe? kkkkkkk eu to adorando essa maratona setembro nacional, acho incrível a atitude de blogueiros incentivando o que é nosso.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns! Eu também sempre imagino os livros que leio um filme e disso, também, surgiu várias ideias para livros, mas eu ainda não finalizei nada... Adorei saber um pouco sobre o seu curso, achei bastante interessante suas palavras e seu livro também!! Ah, parabéns, Elielson, essas palavras é para ti!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Queroooooooo! Essa capa já me instigou e quanto a booktrailer, há muitos que quando assisto me deixam querendo ler o livro, outros me decepcionam e não dá nem um gostinho.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  8. Oie! Tudo bem?

    Achei a capa bem legal! Adoro ler livros nacionais e preciso dizer que muitos vem me surpreendendo. Apesar de tudo, não curti a temática do livro. Não é algo que eu leria =/

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Ainda não conhecia o autor e a obra dele, mas gostei bastante da sinopse, mesmo não sendo muito fã do gênero.
    O Book trailer ficou ótimo, super dá vontade de conhecer o livro!
    Vou anotá-lo aqui na minha lista =)
    Assim como o autor, torço bastante para que mais adaptações cinematográficas de livros nacionais aconteçam.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Francine, eu não conhecia o autor e nem o livro ainda, e fiquei bem feliz de saber deles agora, adoreeeei a obra e me interessei muito nela, parece ter uma trama bem instigante!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  11. Muito bacana a história do autor com a literatura e o cinema, curti conhecer, super simpático. Também gostei da sinopse do livro, espero logo ter a oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
  12. Oii,
    Adorei conhecer essa visão do autor, o booktrailer está incrível!!
    Vivi
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  13. Aaaaa quero ler A Anfitriã.
    Adorei o booktrailer e o mais legal é saber que foi feito por amigos. PARABÉNS.
    Amei o post é bem legal conhecer mais sobre o autor, e sim quem sabe A Anfitriã vira filme hehehe

    ResponderExcluir
  14. legal juntar cinema e literatura num mesmo post. ^^
    Não conhecia o autor, mas só por essa capa sinistra eu já quero conhecer o livro, a sinopse me agradou. ^^

    ResponderExcluir
  15. Gente que booktrailer instigante, fiquei bem curiosa pra saber mais sobre essa história, com certeza o Elielson acertou em cheio na escolha da sua formação, talento nato.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  16. Eu sei que vou parecer o Grumpy Cat, mas realmente não simpatizei nem com o autor nem com o livro. Sorry. :x

    ResponderExcluir
  17. Comentei antes, mas não sei se meu comentário foi! :(
    Eu também queria adaptações de livros nacionais, ia ser demais! Ainda não conhecia o autor, adorei o post dele e conhecer seu livro, amei a trama!
    E adorei esse setembro nacional, estou conhecendo vários autores. <3
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Fran,
    Eu preciso dizer que o livro não me atraiu muito, mas eu achei o autor simplesmente sensacional. Book Trailer é uma forma de divulgação muito legal para o livro. Queria muito participar de uma maratona, como você, mas eu nunca consigo me organizar.

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o autor e achei bem interessante a sua ideia de postagem, nunca tinha visto uma parecida e isso é muito bacana o/ Achei o autor muito atencioso e foi muito legal saber um pouquinho mais sobre o tema e desejo todo sucesso para ele o/ Por fim, eu achei o book trailer bem legal também, mas confesso que não fiquei curiosa com o livro.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Hey, tudo bem?
    Não conhecia o autor e nem a sua obra e gostei muito de conhecer assim como adorei conhecer um pouco mais sobre o cinema e a junção do mesmo com a literatura. O book trailer ficou realmente muito legal.
    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  21. Olaa. Meu deus que book trailer maravilhoso, olha não é meu genero favorito mas me deixou curiosa e já estou atrás dele para comprar hehe.

    Beijão da Lari
    http://brilliantdiamond-bg.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados