Aprendendo com… Anelise Vaz!

em 29.9.15
Hoje
a postagem é cultural!

A querida Anelise Vaz, autora parceira do blog – que em breve apresentarei a vocês –, gentilmente aceitou apresentar um pouco de sua experiência no gênero fanfiction. Aos que não sabem, esse é um gênero pelo qual tenho imenso carinho, pois minha própria trajetória literária teve início por meio dele.

Vamos conferir o que podemos aprender com Anelise?


Olá,
leitores do My Queen Side, Anelise é quem vos fala. Eu fui convidada pela linda da Fran para falar um pouco sobre a experiência de escrever fanfictions.

Primeiro, um resumo rápido sobre o que são. A palavra é formada por Fan, que é fã, e Fiction, que é ficção. Traduzindo ao pé da letra: ficção escrita por fãs.

É quando alguém pega um universo de algum livro/anime/mangá/qualquer coisa e escreve sobre. Mas isso não é necessariamente real. São coisas para divertir a si e outros fãs. Costumo dizer que as fanfictions são “aquilo que nunca aconteceu na história, mas a gente faz acontecer, porque eu simplesmente quero”.

Serei sincera com vocês, eu nunca cheguei a escrever mesmo uma fanfic.

Mas considerando o fato de que As Super Agentes tem muitas influências de Sailor Moon, Saint Seiya, Inuyasha e mais uns outros animes que eu gostava (e ainda gosto), sendo que alguns desses eram uma cópia praticamente, pode-se dizer que por um breve momento da minha vida eu escrevi fanfictions. Porque eu fui crescendo e fui transformando essas influências em coisas originais.

Ainda tem uma história do Grand Chase que eu criei na minha cabeça, mas nunca cheguei a escrever. (Gente, eu shippo Lire x Lass. Não sou normal!) E também tem mais algumas outras tantas que jamais saíram da escuridão dos pensamentos.

Mas ainda assim eu estou inserida neste universo, porque eu leio uma ou outra por aí.

Escrever fanfictions é uma boa para autores iniciantes?

Claro que sim! Na verdade, escrever é a melhor coisa que se pode fazer para melhorar.

E tem gente que no começo tem muita dificuldade em criar personagens ou criar enredo com tantos detalhes, então usar algo já pré-pronto é louvável.

No começo pode-se até usar de alguns clichês apenas para praticar. Um exemplo é a garota excluída/nerd e o garoto popular, em que eles viram um casal improvável. Trabalhar em cima disso já começa a dar uma direção em questão de enredo.

E usando personagens já existentes, você vai saber bem como eles se comportam e vai saber como é o jeito deles falarem e outras coisas mais.

E com o passar do tempo o autor pode ir se arriscando, explorando e melhorando cada vez mais.

Futuramente, pode se aventurar a fazer uma história totalmente original, com universo e personagens criados por ele mesma.

Como disse antes, qualquer processo de escrita é considerado como treinamento. Então, escrever fanfics é válido sim para um autor iniciante, talvez até a um mais experiente.

Escrever é sempre bom! Sempre!


Sobre Anelise Vaz:
Redes sociais – Facebook | Instagram | Blog | Contos.
Leia online as histórias de Anelise: Nyah! Fanfiction | Blog | Wattpad.
Eu era uma criança relativamente normal até meus cinco anos, foi quando, brincando na rede, eu cai e bati a cabeça. Nunca mais fui normal desde aquele dia. (O mundo sabe que eu não sou normal.)
Sempre tive a mente bem fértil (e atualmente, poluída), independente de pancada alguma. Eu brincava de coisas que eu inventava e por consequência disso que eu decidi começar a dar vida a isso. Com 11 anos, em 2004, peguei um caderno e escrevi o primeiro capítulo de “As Super Agentes”. Desde então, eu não parei mais. E mais oito histórias surgiram depois:
Minhas histórias são: As Super Agentes; Mago Belo e o mundo da magia; A filha do conselho; As aventuras de Jimmy Wayn; Sayonara Days; Mutsu Ike; Super Gata; Sasaki, a mulher samurai; O diário da escrava amada.
Eu já me considero uma escritora, só não sou famosa ainda. Quem não sabe em breve não tenha a minha “noite de autógrafos”?
Mais uma otome que ama seus animes e mangás.
Uma pessoa completamente maluca.

Obras impressas:


Conto: Você, até o fim
Antologia: Amor nas Entrelinhas
Editora: Andross | 2014 | 320 páginas
Sinopse: O papel tem a magia de acolher palavras difíceis de serem ditas em voz alta, e que, muitas vezes, foram manchadas por lágrimas de alegrias ou de tristezas, correspondidas ou rejeitadas. Amor nas Entrelinhas é uma coletânea de cartas de amor, escritas por quem soube transpor para o papel todas as cores do coração e as sutilezas do amor.


Conto: Noite das Damas
Antologia: King Edgar Hotel
Editora: Andross | 2015 | 528 páginas
Sinopse: Você se hospedaria em um antigo hotel onde a camareira não tem braços, o mensageiro não tem olhos e o recepcionista aparenta ter idades distintas dependendo da hora do dia? Você ousaria pernoitar em um lugar cujo regulamento interno é estranhamente diferente de tudo o que você já viu? Muitos mistérios rondam o King Edgar Hotel. Fique à vontade para visitar os 21 andares deste lugar, que é a expiação dos pecados para uns, o inferno para outros e uma lembrança macabra para todos os que por ele passaram.


Conto: Promessa
Antologia: De repente, nós
Editora: Andross | 2015 | 304 páginas
Sinopse: Há quem espere a vida inteira pelo seu amor, e desiste de esperar.
Há também aqueles que são convictos em viver casados consigo mesmos.
Em ambos os casos, o destino (ou o acaso) faz uma reviravolta e, de repente, o eu vira nós, sem mais nem menos.
Pode ser para sempre ou eterno enquanto dure. Mas enquanto os dois estão amarrados um no outro é difícil desatar esse nó que só o amor pode proporcionar.


Obras online:

    
  
[clique sobre as capas para ser redirecionado]


Acho
que a Anelise foi muito feliz ao dizer que sempre vale a pena escrever, não importando qual é o gênero no qual o faz. Eu sou apaixonada por fanfictions. Espero que tenham gostado de conhecer um pouco desse universo e, quem sabe, se sintam motivados a acompanhar as histórias dessa autora?

~ Obrigada, Anelise, por sua disposição em colaborar! Espero que seus escritos alcancem cada vez mais leitores.


E vocês?
O que acharam desta postagem?
Conheciam a Anelise e suas histórias?


Essa coluna faz parte da Maratona Setembro Nacional, saiba mais:

21 comentários:

  1. Olá Fran!
    Foi um prazer participar da Maratona Setembro Nacional. Gostei muito de ver o texto todo bonitinho aqui. :3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Fran, adorei o post, me inspirou demais e me tirou algumas dúvidas pendentes. Sempre fui apaixonada por fanfictions, lia demais e sempre quis escrever alguma e nunca tentei, quem sabe um dia né?

    ResponderExcluir
  3. confesso que nunca gostei de fanfics, nem as baseadas em anime, que dirá em filmes ou livros... mas, sei que tem um público que ama esse tipo de história...
    Bem, das obras dela, fiquei MUITO curiosa com o conto que está em Noite das damas, leria a antologia inteira, só pela sinopse que me atraiu bastante... xD

    ResponderExcluir
  4. ola, eu tbm estou fazendo algumas fanfictions.
    e confesso q estou amando

    ResponderExcluir
  5. Oii, nunca li nenhuma fanfic e nem tenho muito interesse.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá; eu acho que já havia visto o nome dela por aí, não me lembro ontem.
    Eu já li algumas fanfics, te uma série em que eu estava viciada e a autora estava demorando para lançar o próximo livro (ok, ela ão tava demorando, era eu que estava muito viciada, rsrs), já pensei até em escrever algumas.

    ResponderExcluir
  7. Oi. gostei das palavras da Anelise, ela, além de simpática, é super segura do que diz. Tenho uns alunos que amamdoram fanfics, e eu concordo que é algo bem motivador para trabalhar a escrita e, por vezes, criatividade.

    ResponderExcluir
  8. Quando eu era mais nova escrevia fanfiction de livros clássicos e era bem divertido. Depois pare para escrever as minhas próprias histórias. Dia desses, lendo Fangirl, lembrei disso e, caramba, realmente ajuda a pessoa que está tentando encontrar a sua própria voz literária.

    ;*

    ResponderExcluir
  9. Eu sempre fui completamente apaixonada por escrever Fanfiction. Quando eu era mais nova, vivia em sites como Fanfic Addiction e afins, eram a minha paixão. Hoje eu não leio mais tanto quanto antigamente, mas para quem quer começar a escrever, é um ótimo meio de explorar a própria escrita.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adorei a ideia do texto! Acho super valido começar a escrever através das fanfics, você acaba gostando da coisa de um modo que acaba descobrindo que é capaz de criar algo próprio, o seu mundo digamos assim... Escrever acaba se tornando viciante.

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. OI Fran!!
    Nossa, adorei o tema abordado pela Anelise. Eu amo fanfics, escrevi e publiquei mais de quarenta em dois anos (entre 2005 e 2006) e lia muitas, muitas, muitas. O meu livro vem de uma fanfic, foi delas que tirei o mega gosto de criar personagens e enredos, mas as minhas eram curtinhas, dez páginas no máximo. tem gente que tem preconceito com fanfic e uma época, chegaram até a considerá-las crime, mas eu acho que as fanfics são ótimas histórias com pessoas reais que só facilitam a visualização do personagem.
    Espero poder ler alguma historia da Anelise logo que eu estiver mais tranquila com as parcerias!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  12. Fran, adorei conhecer mais ainda sobre o gênero porque ele fez parte da minha vida.
    Tenho várias histórias no meio da internet.
    Gostei do que a Anelise falou e espero ler algo dela em breve.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  13. Adorei o post, achei muito interessante tudo que a autora escreveu! Eu nunca escrevi uma FanFics, mas eu sempre crio histórias na cabeça e isso me faz mais feliz! :)

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi! Tudo bem?

    Achei bem interessante a postagem! O que mais me chamou atenção foi a descrição que a Anelise fez de se mesma.

    Abraços,
    http://nodivacomaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Nunca me interessei em ler fanfic online, mas confesso que algumas fanfic que saem em forma de livro me interessaram bastante e acho que teria mais paciência para ler desse jeito. rs
    Adorei também a autora falar que o que vale é escrever. <3 Um dia ainda quero me aventurar na escrita. :P
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, Fran! Adorei seu post, me lembrou da época que eu era fissurada por Jonas Brothers e escrevia fafictions sobre eles em um fórum de comunidade do Orkut hahahahaa. De fato minha imaginação fluía naquela época, agora eu já não sei mais. Gostei muito de a Anelise ter falado tão bem sobre o assunto, quem sabe eu não volte a me arriscar com as fanfics no futuro? hahaha
    Fiquei super curiosa por King Edgar Hotel. Espero ter oportunidade de ler no futuro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Adorei o post! Me tirou várias dúvidas e ainda me apresentou as obras lindas da Anelise, que parecem ser muito legais! Nunca escrevi nenhuma fanfic, mas já tive vontade. Já comecei a escrever algumas coisas maiores (adoro escrever poemas) mas nunca vai pra frente :'( Vou seguir algumas de suas dicas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Adorei a definição dela pra fanfict, não acontecce na história, mas eu quero que aconteça, então vai acontecer hahahaha. Morro de vontade de escrever algo, e já tive várias ideias pra escrever envolvendo o universo de Harry Potter, quem sabe um dia não tiro toda essa ideia da minha cabeça ^^

    ResponderExcluir
  19. Já curti a autora por ela vir das fanfics, amo muito. Tem autoras de fanfics que eu acompanho por anos.
    As melhores são de longe Harry Potter e Naruto UA.
    Adorei conhecer a autora e aguardo suas resenhas dos livros dela!^^

    ResponderExcluir
  20. Olá! Bem eu comecei com fanfiction também, desde os 15 escrevo desta forma mais profissional, acho legal que com o tempo nós vamos evoluindo.
    Eu ia fechar uma das minhas com a Novo Século, mas decidi aperfeiçoar mais e procurar uma editora menos enrolada.
    Legal ver que pela Andross conseguimos bons livro.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  21. Oie, tudo bom?
    Gostei do post porque pude aprender mais sobre o universo da fanfic, algo que eu não sei muito. Acho muito bacana escrever porque é algo que sempre fiz quando era adolescente e escrevia muitas histórias. Realmente a prática da escrita nos leva a escrever melhor.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados