Resenha 106 | Deserto de Ossos

em 7.8.15
2015, 344 páginas, Skoob
Título: Deserto de Ossos
Autor: Chris Bohjalian
Editora [parceira]: Companhia Editora Nacional
Sinopse: Em 1915, o massacre de milhares de armênios perpetrado pelos turcos tingiu para sempre as areias do deserto sírio com o sangue e os ossos de uma civilização inteira. Em meio a esse cenário desolador, Armen Petrosian, um jovem engenheiro armênio que perdeu a esposa e a filha, e Elizabeth Endicott, uma rica jovem americana, se apaixonam. Mas antes de assumir o que sentem, eles se separam quando Armen se alista no exército britânico e Elizabeth vai trabalhar como voluntária. Ambos testemunharão atrocidades que os marcarão para sempre antes que possam se reencontrar. Quase um século depois, às vésperas do centenário do genocídio, a neta do casal, Laura, embarca em uma jornada pela história de sua família, descobrindo uma história de amor, perda e um delicado segredo que ficou soterrado por gerações.

Hoje
a resenha é especial!
A querida Michele, do blog As Leituras da Mila, realizou a leitura da obra e a resenhou para o My Queen Side (Obrigada, flor!). 'Bora conferir a opinião dela?

Resenha
por Michele

Quando minha amiga Francine Porfirio me convidou para ler esse livro e resenhar eu seu blog, eu topei esse desafio, pois o livro foge um pouco de tudo que costumo ler, então me arrisquei a sair da minha zona de conforto (pois não sou fã de livros que envolvem guerra) e não me arrependo.

A história de Deserto de Ossos se passa na Primeira Guerra Mundial, onde os armênios sofreram com o genocído contra eles, enquanto eu lia, me espantava ainda mais como o ser humano pode ser cruel em vários sentidos, fico abismada como ferimos e matamos nossos semelhantes, ainda mais com os motivos apresentados na história, que é baseada em fatos reais.

No meio desse desastre, surgiu um romance lindo entre Elisabeth Endicott, que é voluntária na guerra, e Armen Petrosian, um armênico que se alistou para a guerra.

Elisabeth era americana e veio com seu pai ajudar aquelas pessoas que tanto necessitavam e, junto com ela, vemos o que aquelas mulheres vítimas desse terrível genocídio sofreram.

A história desse casal não é contada por eles, mas sim por sua neta Laura que era casada, mas seu casamento não era aquela felicidade toda, o que deu um charme a mais na história, pois ela ficou sabendo de tudo, vendo as cartas que seus avós trocavam e através disso descobriu um segredo guardado por vários anos.

'Meu marido não conhecia os detalhes da história deles até então; eu também não. Uma vez que descobrimos a verdade, anos mais tarde, ele mudaria de ideia sobre se eu tinha autoridade moral para explorar o horror particular de meus avós. Porém, eu já estava obcecada pela história e ninguém podia me parar.'

A narrativa do autor é intercalada por Elisabeth e sua neta, Laura, onde ficamos conhecendo também a sua vida, antes dela escrever a história de seus avós, mas a parte que mais me emocionou foi a narrativa de Elisabeth, por tudo o que ela passou.

Leitura forte, tocante, impossível você não se sentir na pele deles e sofrer junto, o autor de fato conseguiu me prender na história.

A capa e diagramação estão perfeitas.
Não encontrei nenhum erro de revisão.

Avaliação:

Interessou-se pelo livro?

Acesse as redes sociais da Companhia Editora Nacional:


resenha por Michele, do blog

24 comentários:

  1. Interessante! Eu nunca tinha ouvido falar desse livro... A capa é muito bonita e chama muito a atenção, já esse tipo de gênero! Eu não curto muito.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que forte! Eu não sou muito fã de livros de guerra não, mas se tem um romance envolvido pode até rolar, hahaha :D
    Muitas vezes tento evitar livros que podem se tornar muito emotivos, mas no fim das contas, se o livro realmente for bom, são esses que acabam se tornando os favoritos.
    Ah, e que blog lindo que você tem, Fran! Já estou seguindo :)

    Beijos,
    www.naestradadafantasia.com

    ResponderExcluir
  3. Ola, a resenha da Michele ficou muito boa, eu gosto de histórias assim, mas normalmente me enrolo mais para ler. Esse parece ser muito bom. Curti. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Que legal o convite da Francine! É sempre bom nos arriscarmos em leituras diferentes, pois podem gerar ótimas surpresas!
    O livro tem uma premissa bem interessante, mas no momento eu estou em busca de leituras mais leves.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Nunca tinha ouvido falar do livro e apesar de achar a premissa interessante, não curto livros com essa temática e estou em busca de coisas mais leves.
    Ótima resenha, viu?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá Francine e Michele,

    Vi a capa desse livro por aqui mas confesso que não me despertou muita curiosidade, mas lendo agora a resenha vejo que a história é muito boa, gosto demais do gênero e agora fiquei bem curioso, dica anotada....bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    O livro já tinha me ganhado pela capa, mas me conquistou mais ainda depois que li a resenha.
    Adorei a premissa e já fiquei super curioso para saber mais sobre as personagens.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. esse livro tem tudo pra me atrair e prender, mas eu não iria ler, já passei por histórias sofridas esse ano e to em trauma ainda kkkk.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Mi. Como sempre suas resenhas são ótimas. Porém, assim como você, não me aventuro muito por esses lados de livros com guerra, só quando estou com muita vontade de ler mesmo. Deserto de Ossos parece ser um bom livro, porém no momento eu não o irei ler, mas talvez mais pra frente eu darei uma chance para ele.
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá, não conhecia o livro e adorei a história, especialmente por ter a primeira guerra como pano de fundo, que é um fato real, o que me atrai muito numa leitura. Gostei!!! Bjs

    ResponderExcluir
  11. Ultimamente eu estou mais fissurada no tema segunda guerra mundial, mas esse livro me chamou atenção por ser sobre a 1° guerra.
    Adorei a premissa e sua resenha me deixou curiosa.
    Vou ler com certeza

    ResponderExcluir
  12. Olá Fran e Michele!
    Eu gosto bastante dessa temática de guerra, mas não pela parte da guerra em si, mas a parte histórica. É triste ver as condições que algumas pessoas ficaram por conta de interesses de grandes.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi, achei a resenha bem interessante, mas a premissa não me despertou o interesse.
    Por isso não acho que faria a leitura

    ResponderExcluir
  14. Quando bati o olho na capa achei linda e bem delicada. Aí vi o subtítulo e me até um arrepio. Uma capa linda e delicada com uma estória forte e triste. Eu amo romances históricos e esse entrou para a lista no momento que acabei de ler sua resenha. Considero livros que tratam de guerra muito importantes para evitarmos erros do passado (embora isso não aconteça, infelizmente). Fico feliz que tenha saído da zona de conforto e que não tenha se decepcionado! :)

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  15. Recebi o livro e estou louca para ler, parece uma leitura maravilhosa, só vi elogios.
    Espero gostar tanto assim também. Gostei da trama.
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  16. Oie
    Apesar de você ter dado quatro estrelas para o livro, não vou lê-lo, não agora que estou numa época sensível demais, mas quero ler mais para frente, gostei muito da premissa e a nota alta ajuda também!!
    Beijos!!

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu já tinha visto esse livro por ai, mas confesso que não tinha ficado nenhum pouco curiosa com ele, sabe? Mas agora lendo a resenha da Mi fiquei bem curiosa, mais ainda ao saber que é uma história baseada em fatos reais, isso muda tudo, né? Enfim, espero ter a oportunidade de ler esse livro algum dia, pois acredito que vai ser uma leitura que vai me conquistar e tocar bastante.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Olá; eu ainda não conhecia o livro e essa é a primeira resenha que vejo dele. Só pela capa, não chamaria minha atenção, mas pela resenha parece uma história bem interessante e que me deixou curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  19. Não é o meu tipo de leitura, confesso. Mas eu gostei do enredo do livro e me interessei pelo tema. Eu vou tentar dar uma chance pra essa leitura.

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oii, se fosse pela capa não leria não, mas como li a resenha vi que não me arrependeria pela leitura.

    Bjs!!!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas mesmo sendo uma história interessante acho que não o leria.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oiê!!

    Estou com este livro aqui para ler, até comecei mas ele não me prendeu muito... mas se você diz que é tocante e envolvente, vou fazer mais uma tentativa... de repente me identifico com ele ao passar das páginas. :)

    Beijos

    www.escrevarte.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Adorei a resenha, o livro tem uma capa muito bonita e a história é bem bacana. Nunca li nada da editora, mas já sei com quem começar.

    ResponderExcluir
  24. Oii!

    Não conhecia o livro, mas fiquei bem interessada na história ^^ A capa é bem bonita :)
    Parabéns Michelle pela resenha!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados