Resenha 104 | Geek Girl

em 24.7.15
2ª edição, 2014, 256 páginas
Título: Geek Girl – Série Geek Girl, volume 1
Autora: Holly Smale
Editora [parceira]: Fundamento
Sinopse: "Meu nome é Harriet Manners e sou uma geek." 
Harriet Manners tem 15 anos e sabe tudo... sobre quase tudo. Ela só não sabe porque ninguém na escola parece gostar dela - especialmente sua arqui-inimiga Alexa, que adora humilhá-la todos os dias. Harriet só queria que sua vida fosse diferente... Quando Nat, sua melhor amiga, a arrasta para fazer compras num evento badalado, Harriet é descoberta por uma agência de modelos. É a grande chance de recomeçar! Mas tem um pequeno detalhe: Harriet não conhece nada sobre moda. Na verdade, ela não "Dá a mínima para a moda". E, claro, tem a Nat, que é linda, fashionista e sempre quis ser modelo. Seria como roubar o sonho da sua melhor amiga, não é? Harriet decide fazer uma sessão de fotos com o famoso – e incrivelmente lindo! – Nick, mas esconde a verdade e mente para as pessoas que ama. O que ela não esperava é que no dia seguinte essas fotos fossem estar nas capas de todas as revistas de moda! Em meio a muitas confusões, Harriet descobre que ser modelo não é nada fácil... Afinal de contas, também existem "Alexas" nas passarelas. Será que Harriet vai gostar do mundo da moda? Ou melhor, será que o mundo da moda vai gostar dela?

Resenha

Harriet Manners é uma geek! Isso quer dizer que mal consegue se conter em responder qualquer pergunta de modo inteligente, o que acaba por irritar a maioria das pessoas. Na verdade, quase todas. Com exceção da sua melhor (e única) amiga, Nat, parece que ninguém mais gosta dela.

Harriet está cansada disso. Ela se sente incapaz de socializar e, mesmo quando se esforça, desperta a antipatia e a raiva das pessoas. Sendo uma geek, ela reconhece saber de muitas coisas… O problema é que nunca sabe o que dizer ou como se comportar para mudar sua infeliz situação.

Então, o inusitado acontece e Harriet acaba atraindo a atenção de um olheiro que buscava um novo talento para sua agência de moda. Não, ela não é especialmente bonita. Não, ela nunca se interessou por roupas ou acessórios – aliás, ela sequer tem o mínimo senso de estilo. Não, ela não pensou que um dia se importaria com isso. Para piorar, tornar-se modelo era o sonho de Nat e não dela.

Algo, no entanto, a fez decidir explorar esse novo mundo: Harriet queria deixar de ser ela mesma, queria transformar-se, porque sua própria identidade não estava servindo de grande coisa no momento. Ser ela mesma estava doendo. Para não magoar sua melhor amiga, e também para evitar que sua madrasta a impedisse, Harriet começa a mentir. Ela não se orgulha do que está fazendo, mas é covarde demais para lidar com a verdade.

...eu não seria mais Harriet Manners – odiada, ignorada, humilhada. Seria... outra pessoa. Alguém diferente. Alguém legal. Porque, se não fizer algo agora, serei eu para sempre. Serei uma geek para sempre. E as pessoas simplesmente vão continuar me odiando e rindo de mim... (p. 73-74)

Preciso lhes dizer que a história parece um grande drama, mas não é. Geek Girl é um livro muito divertido, gente! Uma comédia de agradável leitura, que fluiu mais rápida do que gostaria. Harriet é inteligente e doce demais, apeguei-me imediatamente a ela. Embora suas mentiras fossem reprováveis, não consegui condená-la. Eu a entendi e desejei ajudá-la. Com humor e personagens cômicos, encantei-me com a maravilhosa mensagem desse livro: quão incrível cada um de nós pode ser, sem nunca notar isso.

A narrativa em primeira pessoa nos permite sentir íntimos dos conflitos de Harriet e acompanhamos sua luta para transformar a si mesma em alguém melhor para os outros, mas ao mesmo tempo perceber que essa não é a resposta para o seu sofrimento. Será esse o único caminho para alcançar a felicidade: moldar-se para ser aceito? De um jeito divertido, Geek Girl aborda vários temas interessantes: bullying, amizade, família, ideais, estereótipos, honestidade, autoaceitação, perdão, identidade e, o que não poderia faltar em um romance juvenil, a doçura do primeiro amor.

O que mais gostei foi o processo de amadurecimento da Harriet. Adoro quando uma protagonista reconhece os próprios erros e procura corrigi-los da melhor maneira possível. Sinto que é um convite para mantermos a esperança de que sempre podemos agir com humildade, reconciliar, perdoar ou simplesmente tentar de novo. Una esses bons elementos a uma admirável criatividade por parte da autora e você terá, com certeza, um excelente livro. Outra característica que fez de Geek Girl um livro incrível são seus personagens caricatos. Cada um deles era uma figura única e, à sua maneira, muito excêntrico. Isso tornou a história imprevisível, o que me agradou muito! Devo dizer, também, que o estilo da autora possui um equilíbrio adorável entre discurso direto e indireto, com capítulos curtos, o que faz a leitura render bastante.

Talvez seja tudo uma questão de pensar positivamente. De acreditar que todos nós podemos mudar, se nos esforçarmos o suficiente. (p. 177)

Vale dizer que Geek Girl, embora seja o primeiro volume de uma série, possui um final definitivo. Você pode ler esse primeiro volume sem receio de que terá de aguardar a continuação da história para que algumas lacunas sejam preenchidas. Não há pontas soltas, o que não quer dizer que você se sentirá menos entusiasmado pela sequência. Na verdade, no meu caso, estou ansiosa para saber mais de Harriet e, claro, garantir minha leitura do segundo volume.

Não tenho indicações de fragilidades, mas aviso que a linguagem é tipicamente adolescente – o que a torna perfeitamente adequada para sua protagonista-narradora, de 15 anos. Se você nunca leu uma obra juvenil, garanto que Geek Girl lhe será um ótimo começo! Recomendo esse livro a todos devido aos valores que transmite.

Troquei as únicas coisas que importavam para mim por um monte de outras que não significam nada. E fiz de propósito. (p. 192)

A capa é belíssima! Amei as cores e os óculos da modelo são em alto relevo. A revisão e diagramação estão impecáveis. Li a segunda edição dessa obra e, garanto, vale a pena o investimento. Geek Girl ingressou para meus livros favoritos.

*O blog agradece à Editora Fundamento pela cortesia dessa leitura.*

Avaliação:


Compartilho os meus quotes favoritos:

O problema em fazer planos cuidadosos bem elaborados é que as pessoas tendem a ignorá-los. As outras pessoas. Eu não. Eu os sigo religiosamente. (p. 51)

Honestidade é algo muito importante em uma família. Mas saber a hora certa de dizer as coisas também. (p. 53)

...eu não posso mais fingir que não me importo, porque me importo, sim. (...) Estou tão cansada de tudo isso. De não me encaixar; de ser deixada de lado; de ser odiada. (...) de sentir que eu simplesmente não sou boa o bastante, não importa o que faça. (p. 71)

(...) Mas o ponto é: quem se importa?
– Eu me importo.
– Sei que você se importa – diz Annabel, e sua voz é mais gentil agora. – Esse é o problema. Precisa parar de se importar com o que pessoas insignificantes pensam sobre você. Seja quem você é, e deixe os outros ser quem são. Diferenças são uma boa coisa. Esse seria um mundo terrivelmente entediante se todos fôssemos iguais. (p. 199)

O universo tem me mostrado repetidamente que não tem nenhum respeito por marcadores, indicadores, listas ou tabelas. Planos não funcionam e, mesmo quando poderiam funcionar, ou deveriam funcionar, as pessoas os ignoram. (p. 202)

Interessou-se?
Adicione no Skoob | Compre: FundamentoAmericanas; Amazon; Submarino; Folha

A
querida Editora Fundamento já publicou o segundo volume da série Geek Girl! É claro que não perdi a chance de lê-lo e trazer a vocês minha resenha sobre a continuidade dessa engraçada história. Saiba mais:

Título: Desastre Fashion – Série Geek Girl, volume 2
Autora: Holly Smale
Sinopse: "Meu nome é Harriet Manners e eu (ainda) sou uma geek!"
Ter entrado por acaso no mundo da moda não transformou Harriet em uma modelo perfeita da noite para o dia. E nem acabou com seus problemas. Na verdade, parece até que as confusões só aumentaram. Annabel, sua madrasta, está grávida e talvez o bebê tenha tirado literalmente de Harriet seu espaço na casa e até o carinho dos pais. Sua melhor amiga, Nat, foi despachada para a França pela mãe, arruinando os planos das duas adolescentes para o verão. E Harriet ainda luta para não pensar em Nick, mas tirar alguém da cabeça não é tarefa simples.
Então, quando surge uma oportunidade de estrelar uma campanha exclusivíssima no Japão, é hora de sacudir a poeira e dar a volta por cima. Mas será que vai dar certo? Pelo jeito, não... A avó de Harriet, escalada para acompanhá-la à Terra do Sol Nascente, praticamente some quando as duas chegam lá. Suas companheiras de apartamento parecem legais, mas a maquiagem esconde segredos e sentimentos que não podem ser revelados. Para completar, Nick está no Japão e aparece em todos os lugares aonde Harriet vai. E ele continua lindo!
Harriet está carregando um peso enorme nas costas, mas precisa ser delicada como uma flor de cerejeira se quiser pôr ordem no caos que se instalou em sua vida. Será que a geek favorita de todos vai mostrar do que é capaz? Aperte os cintos e embarque para o outro lado do mundo em uma história para lá de bacana!

Para
a alegria dos fãs, a série se compõe de 5 volumes! Estou torcendo para que, em breve, a Editora Fundamento publique os demais.
Aproveitem para acompanhar as redes sociais da Editora Fundamento:


O que acharam dessa resenha?
Adoraria saber se já conheciam Geek Girl ou se pretendem lê-lo!

26 comentários:

  1. Olá Fran!
    Amei a resenha como sempre!
    Esse livro só pela capa dela, que é belíssima, já diz que é um livro divertido. E mesmo não curtindo tanto moda quanto a Harriet, eu leria.
    E no segundo volume, ela vai para o Japão! Mais um ponto a favor.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oie como vai?
    Esse livro me incomodou um pouco, não sei se é porque não li mas isso dela se modificar e mudar quem, deixar de ser 'inteligente' porque as pessoas sentem antipatia me soa ruim então não sei se iria ler o livro.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho minhas dúvidas sobre esse livro, gostaria de ler para saciar algumas curiosidades e por você dizer que apesar de tudo ele é divertido. Mas história em si tá bem suspeita pra mim, de várias formas, haha! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da Harriet.
    Ela me lembra um pouco eu mesma na época da escola, mas ainda bem que não é um drama.
    Quero muito ler porque é o tipo de livro que eu gosto.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  5. Olá; gostei muito da sua resenha! Ainda não li o livro, mas fiquei com bastante vontade de ler, pois os personagens e a história parecem bem interessantes, e amo livros divertidos.

    ResponderExcluir
  6. Oiiie
    Amei a capa.
    Eu também pensei que o livro seria um drama, mas que bom saber que é divertido e cômico kkkkkkkk Amei de verdade e pretendo ler.
    Adoreiiii sua resenha e me convenceu.
    heheheheheheheheheh
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Não sabia que eram cinco livros. :O
    Eu adorei o primeiro, quero muito ler o segundo! É uma história fofa e divertida mesmo.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Esse livro já está na minha lista de desejados faz um tempinho!
    Adoro a premissa dele e saber que é um livro divertido me deixa mais curiosa ainda!
    Adorei tua resenha e não vejo a hora de ler esta obra!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  9. Oiii, Fran
    Vi q vc tinha feito a resenha desse livro e vim aqui conferir.
    Não q eu vá lê-lo rsss tenho uma lista de nacionais q só aumenta e tenho feito bullying com os estrangeiros haha
    Mas adorei a resenha e com ctz esse eh o tipo de livro q eu gosto: leve e divertido!
    Sua escrita, pra varias, impecável!
    Bjssss lindona!

    ResponderExcluir
  10. Oiii

    Eu não imaginava que o livro fosse tão interessante e divertido. Sempre pensei que se tratava de uma história bobinha e que seria só um passa tempo.
    Agora vejo o livro com outros olhos e fiquei bem curiosa :D

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Acho que não sou uma geek, sempre fico confusa com esses termos em inglês; mas as pessoas não gostam muito de minha intervenção, sou péssima com socialização hehehehheheehhe fora em sala de aula.... então, essa realidade não me incomoda nem um pouco.... mas, às vezes, é bom ter um pouco de noção, quando tiver oportunidade, lerei o livro...

    ResponderExcluir
  12. Oi oiii!
    Tô impressionada de como ainda não conhecia o livro, parece ser mesmo incrível!
    Fiquei bem curiosa pra saber que mentiras são essas que ela conta e como que vai sair dessa situação.
    Bom saber que não tem erro de revisão (coisa que me irrita muito), que é divertido e não dramático, e que realmente vale a pena!
    Obrigada pela dica, anotada! Espero poder ler em breve, beijos!

    ResponderExcluir
  13. Eu até achei a premissa legalzinha, leria sem problemas, mas tipo, só se fosse um livro, porque acho que não teria paciência pra essa personagem por cinco livros kkkk.
    Bjs, Isa
    http://pausaparaconversa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Francine!!
    A maioria das pessoas que conheço e que leram Geek Girl gostaram da história. Acho que nunca vi ninguém falando mal do livro! Acho que a parte mais legal é que o livro, apesar de ter continuação, não deixa pontas soltas, o que me dá vontade de ler agora, porque tô meio cansada de livro com continuações e também quero saber o que de tão bom tem nesse livro! hahah
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  15. Oi Fran, tudo bem?
    Já ouvi falar muito sobre Geek Girl, mas ainda não li!
    O livro parece ser realmente bom para quem gosta de uma história adolescente e divertida, e me animei muito por saber que a personagem evolui e encara suas responsabilidades.
    Outra coisa que me interessou na leitura foi o fato do livro abordar Bullying e família.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  16. Oii, tudo bem?
    Já conhecia os livros, só que eles não me despertaram muito interesse, gostei das capas, são lindas.

    Abraços!!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    A cada resenha do livro fico com mais vontade de ler!
    Adoro livros juvenis, embora não os leia com muita frequência...
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  18. Oi querida,
    Sabe que vi esse livro em outro blog e ele me chamou a atenção lendo sua resenha decide quero ler ele, para ver como é realmente.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. me convenceu com dizer que transmite valores bons. eu acho que é essencial para livros de publico mais jovem , no bem da verdade para todo mundo.
    Achei sua resenha muito boa <3 Adoro a forma como vc expõe sua opinião sem ser enfadonha.

    ResponderExcluir
  20. Olá Francine,

    Confesso que se não fosse pela sua resenha não pegaria para ver esse livro e muito menos ler, mas agora fiquei interessado, muito bom passar aqui pois confia na sua opinião....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oii Fran!

    Não conhecia o livro e confesso que ele me chamou muito a atenção ^^
    Adoro livros que contam histórias de vidas de adolescentes que podem acontecer com qualquer um :)
    Parabéns pela resenha ^^

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  22. Oii, tudo bem?
    Tenho muita vontade de ler os livros dessa série, as capas são lindas. Deve ser bem louco né, você nem ligar para moda mas acaba chamando a atenção de um olheiro, haha, e quero saber se a Nat fica magoada com ela por isso, bom, espero que não.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  23. Gente do céu, eu preciso ler esse livro para ontem, essa capa, essa sinopse, essa resenha, só amor. Fiquei super ansiosa para ler. Não vejo a hora de comprar ele e começar a leitura.
    Beijos
    Leitor Sagaz.

    ResponderExcluir
  24. Oii! Como vai?
    Eu não conhecia o livro, mas nossa, eu quero muito ler! Achei a premissa muito divertida, parece ser o tipo de livro que a gente lê e nem percebe. Adorei sua resenha e os pontos que ressaltou, só me fez desejar a leitura ainda mais. Já adicionei aos desejados!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Olá, Fran!
    Gostei muito da sua resenha, sempre diva! <3
    Já ouvi falar desse livro, mas nunca procurei ler alguma resenha por ter não curiosidade para ler. Mas, fico feliz que a obra seja divertida e que a personagem amadurece.
    Quem sabe eu dou uma oportunidade.
    Beijos, sucesso.

    ResponderExcluir
  26. Oi, Fran!
    Adorei sua resenha! Achei a sinopse e o enredo do livro incríveis, no entanto, não sei se gostaria de lê-lo agora. Acredito que não esteja no clima certo para a linguagem e o universo que permeia Harriet. Porém deixei a dica anotada para o futuro. quem sabe?
    Afinal, essas capas são lindas e, se você recomendou a leitura para todos, tenho certeza de que irei gostar (só não agora, sabe? hahaha)

    beijos, Iza
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados