Resenha 101 | O menino que lia nuvens

em 7.7.15
Título: O menino que lia nuvens
Autor: Ricardo Viveiros
Ilustrador: Cárcamo
Literatura infantil: A partir dos 5 anos
Editora [parceira]: Gaivota, 2014, 36 páginas
Sinopse: No céu azul, nuvens brancas, o Sol, um elefante… Um elefante? E tem mais! Uma bola de futebol!Conheça Aldebaran, um garoto calmo que adora ficar observando as formas das nuvens. Mas eis que começa a ver algo além das formas, algo além de seu presente, e de tanto olhar para o céu acaba encontrando o que sempre procurou.E você, já deu uma olhada no céu hoje?




Resenha

Quando criança, adorava ver as nuvens e identificar suas diferentes formas. Deixei a doce experiência se perder na adolescência e, quando adulta, aprendi que esse fenômeno psicológico se chamava pareidolia. Acho que, enquanto crescemos, adquirimos a terrível mania de dar nomes ou explicar o que é simples.

Ler O menino que lia nuvens teve o gosto agridoce de uma lembrança agradável, porém longínqua. Queria ter aproveitado melhor a descoberta da diversão que as nuvens prometem.


Narrado em terceira pessoa, nesse livro conhecemos Aldebaran, um garoto muito diferente dos outros. Desde pequenino, não chorava ou fazia bagunça. De tão calmo, os adultos o estranhavam. Adorava fixar o olhar nas coisas, observando-as durante horas. Quando encontrou as nuvens, Aldebaran se encantou! Sempre que possível, ele as contemplava.

Por ser tão alheio aos interesses das outras crianças, Aldebaran era vítima de preconceito na escola. Ninguém queria brincar com ele e, sobretudo, ninguém o entendia. 

Então, um dia…  
Aldebaran leu nas nuvens um acontecimento, que se tornou real.

Ele teve uma previsão, depois outra, e outra. A partir dessa incrível habilidade de ler nuvens, a vida de Aldebaran mudou.

Adorei a leitura! Diria que O menino que lia nuvens poderia ser uma obra de introdução ao gênero sobrenatural para as crianças. O desfecho é fantasioso e agradável.

De um jeito suave, a obra aborda a singularidade de cada pessoa. Aldebaran não era uma criança como as outras, mas era gentil e honesto, o que certamente o tornaria um bom amigo. É possível também conversar um pouco sobre o bullying, especialmente quando as crianças maltratam quem não se parece com elas.

Recentemente, tenho lido pesquisas diversas sobre a importância de ensinar aos pequenos práticas meditativas. Isso porque nossa sociedade agitada acaba por comprometer um desenvolvimento saudável na infância, levando crianças a se sentirem ansiosas e irrequietas. Em O menino que lia nuvens vemos uma diversão calma: contemplar o céu. Quantas crianças fazem isso hoje? Acredito que esse livro pode ser um convite para tal prática.

Algo que também me chamou atenção é o relacionamento de Aldebaran e seu pai. Achei de extrema delicadeza a afetividade que unia esses personagens. Havia uma confiança admirável entre os dois, especialmente porque o pai conhecia seu filho.

Gostei muito de O menino que lia nuvens, mas sinto que faltou maior desenvolvimento. Aos pais desatentos, será uma obra usada apenas para entretenimento, porque até mesmo aos adultos (algumas vezes) falta a sensibilidade necessária para preencher as lacunas adequadamente. É possível que uma criança, sozinha, não entenda a história completamente.

Avaliação:

Prêmios | Seleções que a obra recebeu: Catálogo Bolonha FNLIJ 2015 | Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – Brasil.


Sobre o autor: 
Ricardo Viveiros nasceu no Rio de Janeiro em 1950, mora em São Paulo desde 1976. Foi um menino feliz que brincava na rua, andava de bicicleta, jogava bola, subia em árvores, ouvia música, namorava e não perdia uma aula, porque aprender tudo sobre a vida era seu objetivo maior! Só havia uma coisa que ele gostava ainda mais do que ir à escola: histórias lidas nos livros ou ouvidas dos mais velhos. Por isso, talvez, Ricardo tenha escolhido ser jornalista e escritor. Embora, também, tenha sido ator, professor, diretor de museu, palestrante e produtor artístico. Trabalhou em jornais, revistas, rádios e TVs, conquistou importantes prêmios nacionais e internacionais, escreveu 23 livros para adultos, sendo cinco de poesia. Durante toda a sua vida sempre participou de movimentos educacionais, culturais, por direitos humanos e de responsabilidade social, muitos deles voltados à infância e adolescência. Sempre inventa e conta histórias para os seus filhos, netos e os amiguinhos. 


Interessou-se pelo livro?



Acompanhem as redes sociais:

Editora Biruta: Fanpage | Site | Twitter | Instagram | Blog
Editora Gaivota: Fanpage | Site | Blog






O que acharam dessa resenha?
Adoraria saber se gostariam de conhecer O menino que lia nuvens!

25 comentários:

  1. Oii Fran!!
    Achei as ilustrações super fofas.
    Apesar de eu não ser mega fã de livros infantis, achei esse muito fofinho!!

    Beeijos!!

    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  2. Olá Fran!
    Amei a resenha! Eu também sou uma pessoa que adora ler livros infantis.
    E que fofinho esse livro. Também gostava de me perder nas nuvens de vez em quando, acho que até hoje faço isso! :3
    Com certeza uma boa para crianças.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Fran, adoro livros infantis que nos fazem refletir.
    Os livros infantis estão aí para ensinar, é uma pena que a maioria dos pais não veja assim.
    Normalmente é um pouco corrido e falta desenvolvimento mesmo.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  4. Olá! Adoro livros infantis, é uma fofura!
    Eu fiquei encantada com sua resenha e mais encantada ainda com o livro!
    Queria que as pessoas vissem com outros olhos os livros infantis, eles passam tanta coisa!
    Beijos
    cheireiumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente adoro livros infantis e sempre procuro livros novos para minha sobrinha... adorei essa dica!

    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  6. ouwnnnnnnnnnnn... que amor, eu quero esse livro pra mim, tinha esse hábito quando criança, todos os dias, depois das 15:00 horas, metodicamente, ia olhar e criar com as nuvens. Gente,, estou encantada! Quanto ao aspecto que você mencionou, sobre maior desenvolvimento, precisaria ler a obra para compreender melhor...

    ResponderExcluir
  7. Oie.
    Eu não conhecia o livro, mas achei fofo. Eu também lembro de ficar tentando decifrar as nuvens.
    Adorei a resenha, o livro parece ser bem fofo, mesmo abordando temas como o bulling e tal.
    Amei as ilustrações.
    Beijos

    http://colecoes-literarias.blogspot.com/2015/07/caixa-do-correio-junho-9-2015.html

    ResponderExcluir
  8. Oi Francine!!
    Nossa, que livro fofo. Amei as ilustrações e a premissa do livro. Sempre procuro livros para dar de presente para os filhos das minhas amigas e esse seria um deles, talvez o TOP 1 da lista, até porque ensina essa arte meditativa que você citou, acho bem importante! Adorei!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  9. Que ilustrações lindas! Preciso do livro, adoro leituras mais juvenis <3
    Deve ser uma história encantadora e fofa. Sua resenha foi muito bem escrita, parabéns!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Fran querida! ♥

    Fran, gostei bastante do que disse do livro! Gosto de livros, principalmente direcionado ao publico jovem, que abordam vários temas, e me surpreendi que ele também aborda o sobrenatural! Uau! Algo bem delicado para se apresentar para crianças, onde elas estão começando a ter noção de tudo. Fiquei interessada com certeza e espero ter a oportunidade de ler um dia.

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  11. Olá; gostei da resenha, achei o livro bem interessante. Quem nunca olhou para o céu e viu mais do que apenas nuvens, né?!

    ResponderExcluir
  12. Oi Fran, pelas ilustrações é um livro bem fofo. Eu adoro observar as nuvens, vivo fotografando, mas não sei ler como nosso personagem hehe. Adorei a resenha e parece que a linguagem usada é bem simples para facilitar o entendimento dos pequenos. Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
  13. Francine, que livro mais lindo!! Certamente terei ele na minha estante e vou ler para meus afilhados! E inclusive vou tentar começar essa prática com eles! Olhar o céu e as nuvens! Adorei sua resenha e a dica! :D

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  14. Oi ^^
    gente do céu esse livro deve se uma fofura sem igual *---* adoro livros infantis e ainda mais com ilustrações tão meigas assim.
    acho que vou ver se adquiro ele <3
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  15. ADOREI sua resenha!! Muito boa.
    Amo livros infantis e até hoje me pego babando por lançamentos assim. O Menino que Lia Nuvens parece ser tão simples e maravilhoso... quero muito ler!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Adoro livros infantis, mas perdi o costume de lê-los (assim como o costume de olhar as nuvens) =[
    Adorei a premissa desse livro, parece uma graça!
    As ilustrações estão uma fofura e com certeza quero ler esse livro!
    Adorei a resenha!
    Beijo!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  17. Oie!!
    Nossa, achei super fofo esse livro.
    De vez em quando compro alguns pra ler com meu filho e acho que esse agora está na lista.
    Amei o enredo.
    Parabéns pelo post.
    ;**

    www.saladadelivros.com

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?
    Gosto quando livros infantis são mais intensos que o normal, falam sobre algo sério e tem uma lição de moral a passar. A capa desse livro está muito fofa e eu compraria pra uma criança especial com certeza.
    Super beijos <3

    ResponderExcluir
  19. Olá Fran
    Nossa fiquei encantada com a história e ilustrações, mostrei para Duda e ela me pediu um, se apaixonou, hehehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Adoro livro,assim só lembro da minha infância,adorei a historia e as ilustrações,adorei a forma que você falou do livro.Parabéns
    Beijos
    http://bibliotecadesajeitada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá Fran! Achei sua resenha muito linda e amável <3
    As imagens estão maravilhosas e me encantei com as ilustrações do livro. Atualmente infelizmente as crianças não dão mais importâncias as coisas simples. Admirar a natureza, correr até ficar todo sujo. Olhar pro céu e ver toda a sua beleza ao seu redor. Mas enfim, este livro parece ser bem fofo e interessante.
    Beijos e muito sucesso.

    ResponderExcluir
  22. Uma coisa que amo na Editora Biruta, são os livros serem tão bem feitos, é simplesmente lindo de se ler. As ilustrações realmente chama atenção e o livro parece ser muito bom, anotei a dica e talvez eu peça ele para ler <3

    http://teoremasdamimosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oi, Fran!
    Parabéns pela resenha!
    Achei encantador a forma como você descreveu o livro, me fez pensar na minha infância e fui tomada por uma sensação de nostalgia. Eu digo com todo orgulho que fui uma criança aventureira, me embrenhei nas matas, corri na chuva, pulei de galho em galho nas arvores feito macaco rsrs, tive casinha na arvore e fingia que era Tchi Tchi a esposa de Goku. Uau que saudade, me entristece saber que meu pequeno Heitor não irá explorar o mundo como eu mas desejo que ele tenha a metade da magia que eu tive na infância.

    Amei o livro!
    Obrigada pela dica!
    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
  24. Vim responder o comentário que você deixou lá no blog! Eu respondi lá, mas como nem sempre as pessoas veem, resolvi deixar aqui também para garantir! :)

    "Francine, estou chocada com a história que você contou! O racismo que eu vejo mais próximo a mim é, principalmente, atos que as pessoas acham que não é racismo, além de "brincadeiras" que são extremamente racistas mas as pessoas insistem em dizer que é apenas humor. Um situação como essa que você narrou eu nunca vivi e fico extremamente triste por saber que ainda hoje, em pleno séc XXI, com toda a informação, com a tecnologia que alcançamos, isso ainda acontece. Eu tento ao máximo tirar de mim tudo que aprendi durante a vida e que acaba sendo, mesmo que em uma escala mais baixa, uma forma de racismo (um pequeno exemplo é chamar cabelo crespo de ruim). Acho que as discussões são extremamente necessárias e gosto muito de ter essa oportunidade com o blog!
    Muito obrigada pelo seu comentário/desabafo!"

    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Oii, tudo bem?
    Adorei o livro, achei muito fofo. Até hoje eu aprecio as nuvens e formo imagens com elas, desde criança, é algo que nunca perdi a vontade de fazer, sempre me encanta o que as nuvens podem dizer. Achei legal ter um toque meio sobrenatural, e concordo que daria para incluir as crianças nesse gênero com um livro desse.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados