Resenha 96 | Cicatrizes

em 7.6.15
Título: Cicatrizes
Autora: Eva Zooks
Editora: Literata (2014, 280 páginas)

Sinopse: Perdida em um mar de ilusão. Afogando-se em uma onda de solidão, entregando-se as pequenas chances e esperanças de enfim recomeçar, Cassie luta contra o mar bravio e revolto que está sua vida, caminhando em direção ao farol, seu porto seguro. Hawk. Um homem bem sucedido que vê sua vida virada as avessas com a entrada desse furacão. Uma batalha será travada, de um lado o amor, quase obsessivo de Cassie e de outro a força centrada e resoluta de Hawke. Princípios serão quebrados, lágrimas derramadas, corações dilacerados. Tudo em nome do amor.


Resenha
[Literatura +18 por conter cenas eróticas]

Sempre quis conhecer a narrativa de Eva Zooks, sobre a qual acompanhei muitas resenhas apreciativas. Tive a oportunidade de ler Cicatrizes por meio do Book Tour realizado pelo blog Conversas de Alcova e agradeço por aceitarem a minha participação.

Narrado em terceira pessoa e ambientado na cidade de Nova York, nesse livro conhecemos Cassie, uma mulher determinada que esconde sob uma postura confiante a insegurança que sente. De modo defensivo, ela impôs uma distância afetiva dos homens com quem se envolve. O problema é que essa distância não apenas protege seu coração, mas também a priva de viver verdadeiramente o amor.

Por meio do seu amigo Adam, a vida de Cassie se entrelaça à de Hawke, e um tórrido relacionamento tem início. Hawke é um dom (dominador), e era exatamente do que Cassie precisava. Ela é uma sub (submissa) e Hawke achou sua personalidade intransigente um desafio para controlá-la. A verdade é que Cassie nunca encontrou um dom, pois manteve em sigilo tal intenso desejo, e Hawke começa a ensiná-la sobre quais são as práticas sexuais que esse tipo de relação demanda (especialmente sadomasoquismo). Ao mesmo tempo em que Cassie começa a se preparar para ter Hawke como seu dono, os sentimentos de ambos se fortalecem. Nenhum deles nunca amou alguém tanto quanto amam um ao outro, e isso muda tudo.

(...) Eu sou seu DONO, sou eu que decido o que está certo ou errado, o que faremos ou deixaremos de fazer. Você não tem opinião, nem controle, tudo me pertence. A única coisa que te pertence é seu direito de escolha, você decide se continuamos ou não. Uma simples palavra colocará fim em tudo isso. (p. 147-148)

Algo que apreciei em Cicatrizes foi o modo como a autora procurou desenvolver os conflitos entre afetividade e sexo. Sendo um dom experimente, Hawke faz exigências que ultrapassam os limites pessoais de Cassie. Os valores de ambos se colidem enquanto seus sentimentos se atraem.

Infelizmente, Cicatrizes não alcançou minhas expectativas. Hawke, para mim, não exerceu real papel de um dom. Ele perdia o controle facilmente diante de Cassie e o fato de fazer promessas que não chegaram a se cumprir na obra me decepcionou. Outra fragilidade que me incomodou foi a ausência de uma explicação mais clara sobre o sofrimento psicológico de Cassie. O modo como o ciúme e a insegurança a consumiam era além da normalidade, envolvendo uma profunda depressão, intensas dores estomacais, ataques de pânico e a automutilação. Estive à espera de um passado tortuoso, que explicasse ao menos um pouco a intensidade desses sintomas, mas a autora não preencheu essa lacuna. Não posso deixar de comentar, também, a falta da menção ao uso do preservativo. Eu acho que a literatura erótica precisa valorizar o autocuidado como modelo aos leitores.

O amor é um sentimento tão contraditório, tão avassalador e confuso. Queria muito não ter experimentado, queria nunca passar por tudo isso. Por mais que Hawke fosse sua melhor parte, por mais que ele estivesse fazendo da sua vida algo bem melhor para se viver, o caminho que essa relação estava tomando iria apenas destruí-la. (p. 173)

Apesar dessas fragilidades, Cicatrizes é um romance fluído, de rápida e envolvente leitura. Minha opinião é bastante particular e a maioria das avaliações sobre essa obra são muito positivas. Foi agradável acompanhar Cassie e Hawke aprendendo a amar um ao outro e, por isso, acho que vale a pena aos interessados investir nessa leitura. O fato de haver informações sobre a relação entre dominador-submissa também torna a obra interessante a quem deseja se aventurar no gênero. É um romance leve nesse sentido, mais focado no sofrimento afetivo dos personagens do que propriamente no erotismo. Outro elemento que gostei na narrativa é a presença de uma personagem que condenava a relação dominador-submissa como uma perversão. A autora foi ótima ao abordar o preconceito e a incompreensão sobre essa prática.

Hawke viu quando ela parou de uma vez e se virou olhando para ele. Pôde ver a luta sendo travada, o lado submisso querendo voltar e agradar ao DONO e o lado rebelde doído para mandá-lo ir se foder. (p. 176)

Li a edição publicada pela Editora Literata (atualmente, a publicação é pela Ler Editorial) e adorei a diagramação e revisão! Internamente, o livro traz a imagem da capa como marca d'água em cada página. É lindo. Antes de cada capítulo, há uma foto em preto e branco; o conjunto é muito representativo e belo. Parabenizo a Editora Literata (atual selo da Editora Arwen) pela edição.

Avaliação:


Compartilho os meus quotes favoritos:

– Em uma relação D/s o que prevalece é a confiança, sem ela nada nunca funcionará. (p. 52)

Esse homem estava derrubando a muralha que ela erguera ao seu redor e, acima de tudo, estava conseguindo chegar a seu coração. (p. 77)

– Tenho medo de me perder e nunca conseguir me encontrar, tenho medo de amar e ser destruída no processo. Sou forte, determinada, mas não estou acima de sofrer, por isso mantenho todos longe. (p. 80)

– ...escuta bem o que te digo e não voltarei a repetir. Nosso relacionamento será pautado na confiança, na lealdade e no respeito. Quando um desses fatores falhar é porque falhamos conosco, com o que sentimos um pelo outro. (p. 126)


Interessou-se pelo livro?

A
autora produziu um conto que apresenta o casal Hawke e Cassie depois de três anos. Achei muito interessante e pretendo lê-lo. Saiba mais:


Título: Black Ice... três anos depois
Autora: Eva Zooks
Editora: Ler Editorial (2014, 48 páginas)
Sinopse: Em Black Ice o amor, a confiança e a entrega de Cassie são colocados a prova. Como Hawke lidará com os obstáculos para que enfim possam viver o grande amor que existe entre eles?
Um conto envolvente, que faz com que seus princípios sejam quebrados e seus desejos despertados.




O que acharam da resenha?
Comentem se já leram ou gostariam de ler Cicatrizes!

16 comentários:

  1. Eu não curti a premissa do livro... E olha que gosto de um bom erótico, mas realmente a história não me atraiu... sem contar a capa que achei bem feinha... xD
    bjs
    http://torporniilista.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Oi!
    Fiquei um tempão olhando as veias do braço desse moço que ta na capa, que agonia, até parecem dobras de roupa
    Mas, enfim.... Não gosto muito dessa coisa de dominador e submissa porque as submissas sempre são meio sem noção nesse tipo de livro e pela nota que você deu... Me desanimei um pouco em ler T_T Acho que não vai ser dessa vez que vou ler algo da Eva!
    Beijos

    LuMartinho |Face

    ResponderExcluir
  3. Oi Francine, eu sempre aprecio suas resenhas pela sinceridade e objetividade que você coloca nas palavras. Quando você mencionou a ausência de algumas partes chaves, fiquei imaginando que poderia ser o caso de haver uma continuação, e vi que tem um conto retratando o depois. Mesmo não sendo um gênero que sou fã, aprecio a leitura e poderia dar uma chance a essa história. Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
  4. Oi, eu ando me deparando com essa capa direto e agora no teu blog que fui saber mais. A premissa é boa, eu particularmente gosto do gênero erótico, Mas a submissão eu não gosto por ter tido uma leitura muito ruim em relação a isso. Não é um livro que terá espaço na minha lista.
    beijos
    http://mytinybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Fran!
    Adorei a resenha, mas infelizmente o livro não me interessou. Parece ser só mais um que seguiu a onda do 50 tons.
    Acho que já estamos ficando saturados de romances eróticos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Amiga eu gostei bastante das suas considerações sobre o livro, mas eu sinceramente não sei se o pegaria para ler nesse momento. Acho que daria uma chance mais pra frente, porque eu adoro um romance e quando eu tiver mais aliviada com certeza irei adquirir. Mas eu amei seu ponto de vista. Sua sinceridade. Eu tava mesmo querendo saber se ele é HOT, mas não vi nada assim. Mas se tiver também, não tem problema, porque se tiver tudo uma história por trás vale a pena.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/the-book-jar-parte-6.html

    ResponderExcluir
  7. Oi, Fran.
    Adorei a resenha e por ser hot o livro me ganhou.
    Como diz umas amigas minhas tenho uma paixão meio louca por romances e hots, não consigo controlar.
    Espero ter a oportunidade de ler o livro.
    Achei a capa muito bonita também.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  8. Oi Fran!
    Adorei a sua resenha. Amo livros neste estilo e não conhecia este ainda, acredita? Fiquei muito curiosa principalmente depois que você falou da edição. Realmente deve ser linda!
    Beijos
    Carol
    www.sobrevicioselivros.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Francine!
    Adorei sua resenha, me deixou bem empolgada para ler a história!
    Eu particularmente gosto de livros com essa pegada, dominador submissa e a Cassie me deixou bem curiosa!
    Obrigada pela dica, anotada!

    beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Fran
    Eu não me lembro de ter visto alguma resenha desse livro. Livros eróticos muitas vezes pecam quando nao passam mais o psicológico da personagem. Quem sabe eu leia, mas nao por agora. Que pena que não atendeu suas expectativas.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
    Participe do Top Comentarista de Junho

    ResponderExcluir
  11. Oi flor,
    Nossa quando li esse título já pensei em algo dramático com um passado torturosa mas parece que o livro segue mais uma vez o caminho de romance erótico. Infelizmente já li livros sobre dominador e submissa e eles não funcionam comigo, porque simplesmente acredito que em um relacionamento saudável os dois tem que estar em pé de igualdade, afinal nessa vida ninguém é dono de ninguém ne? Mas enfim deve ser um bom livro para os fãs do gênero. Aproveito a te convidar a dar um pulinho lá no blog hoje tem um conto que eu escrevi com direito a trilha sonora e tudo se puder comentar, adoraria saber sua opinião.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2015/06/conto-um-fio-de-esperanca-por-raquel.html

    ResponderExcluir
  12. Oi Fran, apesar da sinopse não revelar muita coisa, ela já me deixou com água na boca, o que sua resenha terminou de completar. Dica anotada e com certeza vou procurar o livro na Amazon.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  13. Oi Fran!

    Apesar de achar a capa bonita e a sinopse não revelar muita coisa o livro não despertou o meu interesse :/ Adorei a resenha, super bem escrita! Mas o livro não faz o meu gênero.

    Beijos,
    http://www.estantedarob.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oii Fran, tudo bem com você?
    Eu já li o livro, e gostei muito, apesar de ter algumas lacunas que senti falta também de serem preenchidas, mas a leitura fluiu muito bem para mim. É um romance rápido e leve.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bom?
    Por mais que eu goste de livros hots, nunca li nada com submissão e dominação. Não sei se curto ler algo do tipo. O fato de focar no sofrimento afetivo me assusta um pouco nessa leitura.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Fran,

    Que chato o livro não ter sido bom para você em, para mim já não rola esse tipo de leitura, simplesmente não consigo me conectar e olha que já tentei ler algum livro assim e não consegui.

    Abraço,
    Diego de França
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados