Resenha 100 | Surtada na Dieta

em 26.6.15
Título: Surtada na Dieta – Trilogia Quero Emagrecer, vol. 1
Roteiro: Neonb 
Ilustrador: Caramel
Editora [parceira]: Conrad, 2015, 317 páginas
Sinopse: Sujee come compulsivamente, depois fica com a consciência pesada e tenta – apenas tenta – fazer dieta. Ela tem 25 anos e sempre sonhou que um dia emagreceria e poderia se vestir de um jeito mais compatível com a sua idade. Agora, Sujee está em uma duvidosa empreitada rumo ao corpo saudável.
Para conquistar sua meta, ela vai receber o apoio do personal trainer Chan-Hee, que passa a morar na sua casa e a tomar conta da cozinha, virando seu mundo de cabeça pra baixo. E também vai sofrer com as tentações oferecidas por seu chefe comilão, que é apaixonado por ela.
Surtada na dieta é o primeiro volume da trilogia QUERO EMAGRECER, que vai contar o dia a dia de Sujee com muito humor e doses de nonsense.

Resenha

Ai-meu-Deus! Que HQ incrível, divertida e informativa. A-do-rei.

Em Surtada na Dieta, conhecemos Sujee, uma jovem de 25 anos que enfrenta a obesidade. Ela está pesando mais de 90 quilos e sofre por não conseguir emagrecer com as inúmeras dietas milagrosas que tentou (e comprou).

A verdade é que Sujee não é determinada e, por isso, não consegue se comprometer a mudar como precisa. Ela comprou uma super-bicicleta revolucionária, com inteligência artificial, que acabou por se tornar um cabide de roupas. Então, ela pagou por um tratamento estético ultra-moderno, que a fez perder apenas 1 quilo. Enquanto perdia dinheiro, perdia também sua pouca motivação.


Para completar, Sujee trabalha em um banco, onde permanece sentada na maior parte do tempo. Seu chefe, ansioso por agradá-la, vive lhe trazendo quitutes calóricos para o lanche diário. Sua vida sedentária acaba colaborando para que engorde cada vez mais.

Então, Sujee conhece Chan-Hee! O garoto é um malandro que, com segundas intenções, assume ser o personal trainer dela. Diferente de todas as pessoas que sempre foram extremamente cuidadosas ao mencionar a obesidade de Sujee, Chan-Hee não teme ser honesto. Ele lhe diz com todas as letras que Sujee está G-O-R-D-A e, para emagrecer, terá de cumprir uma dieta rigorosa.


Nota-se, na HQ, uma qualidade fenomenal: Chan-Hee não ajuda apenas a Sujee, mas ao leitor a avaliar sua própria saúde metabólica. As informações que Chan-Hee apresenta são informativas e podemos aprender muito durante a leitura

Por que consumir verduras? 
Como iniciar atividades físicas adequadamente, quando se é sedentário? 
Quais pequenas mudanças na rotina podem colaborar para a perda de peso?
Como emagrecer sem perder, também, a massa muscular? 
Como aumentar gradativamente a resistência corporal?
Como emagrecer sem sofrer o efeito sanfona?
O que é o cheating day?

A HQ é genial. Paralelamente à vida de Sujee, acompanhamos o que seria "o organismo" dela. Vemos Sujee como a soberana, liderando as células gordurosas, que estão tomando todo o "país". Os músculos são os pobres, alojados em condições precárias nas "favelas", morrendo sem função alguma. A metáfora prossegue durante toda a HQ, sendo mesclada com informações técnicas sobre o funcionamento do organismo na ingestão de alimentos e na prática de exercícios físicos. É muito mais fácil entender conceitos complexos dessa maneira.


A HQ se alterna entre a história de Sujee e dicas sobre os diferentes temas abordados. Foi muito especial essa organização, porque o enredo é divertido e cheio de humor, mas é igualmente inteligente e de conhecimento necessário ao leitor. Acho importante destacar que essa é uma HQ coreana e, por isso, alguns alimentos ingeridos são diferentes dos nossos.

Surtada na Dieta foi um leitura maravilhosa, que ingressou para as minhas favoritas! Sujee me representa, gente. Não sou obesa, mas levo uma vida que não posso considerar saudável. A HQ me fez entender a importância de algumas mudanças. A capa é um arraso! Colocar Sujee como a Mulher-Maravilha é claramente uma crítica social aos estereótipos que construímos.

 

Parabenizo a Editora Conrad, que realizou um trabalho impecável e nos trouxe uma HQ como essa. Recomendo a leitura para todos e estou muito ansiosa pelo próximo volume!

*Agradeço à Editora Conrad pela cortesia dessa leitura.*

Avaliação:


Interessou-se pela HQ?

Acesse as redes sociais da Editora Conrad:


O que achou da resenha? 
Adoraria saber a sua opinião!

21 comentários:

  1. Olá Francine tudo bem?


    Que HQ legal, gosto demais do seu blog por isso, sempre trazendo novidades e com muita qualidade, dica mais do que anotada, espero ler um dia...bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá
    nossa, já é a 100? meus parabéns kkk, e com uma ótima escolha de resenha centenária, já havia visto alguns comentários sobre esse livro e achei essa capa muito fofa, espero poder comprar,
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Fran...
    Faz muito tempo que nao leio quadrinhos. A qualidade parece estar ótima mesmo. E gostei também de historinha, que deve arrancar algumas risadas.
    Gostei de conhecer a obra.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá; amei a resenha! Foi a primeira que li desse livro/hq e se só pela sinopse e pela capa eu já estava louca para ler, agora estou surtando de vontade de conhecer essa história!

    ResponderExcluir
  5. fiquei curiosa pra ler por se tratar de um mangá coreano [manhwa], mas não sei se iria gostar da moral que a história quer passar... existem muitos gordinhos que são mais saudáveis do que muita gente magra por aí... bem, não entendi bem qual a proposta que a história quer passar, por isso gostaria de ler pra tirar minhas próprias conclusões... Acho legal usar metáforas, vamos ver de que forma elas estão inseridas na obra...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, flor!
      Você tem razão em questionar, mas posso garantir que a abordagem do roteirista abrange o que mencionou. Ele inclusive fala sobre obesidade magra, quando uma pessoa não é gorda, mas possui mais gordura no corpo do que musculatura. Da mesma forma, o foco do personal trainer não é o emagrecimento. A Sujee, claro, quer apenas ficar magra e bonita, mas o personal dela diz que o foco é a saúde. Por isso, avalio esse como um manhwa de qualidade. ;)

      Excluir
  6. Oie como vai?
    Eu amei amei amei, até porque sou gordinha e já passei a ainda passo por isso de 'amanhã farei dieta' e é muito fofo ser um quadrinho *-*

    ResponderExcluir
  7. Olá Fran!
    Adorei a resenha! :3
    E gostei de saber que é de uma HQ coreana, o que aumenta consideravelmente a minha vontade ler.
    E não pude evitar de lembrar de um filme coreano que eu vi: Princess Hwapyung, que fala da mesma coisa, uma personagem gorda tentando emagrecer. E sim, era muito engraçado! (No filme até a música do Rocky Balboa tocou.)
    E essa HQ dava bem fácil um dorama bem divertido e eu assistiria.
    Amei a arte também. E a capa: <3!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. AAAAAAAAAAAAH EU QUEROO!!!
    Vi a Pamela dona do blog onde sou colunista falando desse HQ e meu agora com sua resenha, eu quero pra ontem. A HQ esta perfeita, parece ser uma leitura agradável e gostosa. Sua resenha esta divina, me instigou 100%. Já marquei como desejado.
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Não sou muio fã de HQs mas gente... como resistir a essa fofura? E seu post ficou ótimo, deu pra entender bem do que se trata Surtada na Dieta... Já quero ler!
    Beijo
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oii,
    Eu achei as ilustrações fofas,
    Mas a premissa inicialmente passa uma ideia de "Gordofobia"
    Não sei se é disso que a história se trata, espero que não pois fiquei com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  11. Que demais!
    Eu gosto muito de HQ, pelo fato que sou apaixonada por ilustrações. Parece ser muito boa, com certeza irei adquirir.

    http://teoremasdamimosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu não costumo ler muitas HQs, mas essa parece demais! As ilustrações estão lindas e super me identifiquei com a personagem, porque já fui essa gordinha aí! E sim, minha bicicleta teve o mesmo fim hahaha mas felizmente consegui emagrecer :P
    Adorei sua resenha e sem dúvidas lerei essa HQ!
    Beijão!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  13. Olá! Poxa, não sou de ler HQ assim, e adorei os desenhos...mas achei o tema um pouco triggering, sabe? Não sei explicar...Talvez eu esteja errada D:
    Resenha legal!
    Beijinhos!
    http://laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oie, Fran >.<
    Então, a capa de primeira n me conquistou, MAS VC DISSE COREANA?? amooooo <3
    Então, eu amo ler mangás - que são as HQ's Coreanas, Japoneses e etc, HAHA, então achei esse suuuuper legal, eu tbm n sou gorda, mas levo uma vidinha beem sedentária, haha, adorei!
    www.muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá Francine, o livro parece ser uma fofura *-* além é claro de trazer informações bem legais e uteis para sabermos se estamos tendo uma alimentação saudável e sem ficar uma leitura chata <3 Quero ele pra ontem *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Adorei essa dica e to quase me vendo nesse livro kkkkkk
    Deve ser bem engraçado tbm e ao mesmo tempo divertido
    Amei mesmo sua resenha bjs

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oiiiiii
    Me identifico muito com a personagem kkkkkkkk
    Gente que livro mais cute, eu realmente quero ler, preciso de uma amiga que me entenda e a Sujee parece minha outra metade. kkkk Também não sou determinada, e isso me irrita tanto kkk
    Adorei sua resenha e estou apaixonada pelo livro.
    beijos

    http://colecoes-literarias.blogspot.com/2015/06/parceria-loja-mimos-da-re.html
    http://colecoes-literarias.blogspot.com/2015/06/divulgacao-lancamento-e-promocao.html
    http://colecoes-literarias.blogspot.com/2015/06/sorteio-herdeira.html

    ResponderExcluir
  18. Oi Francine, tudo bem?
    Achei muito interessante essa HQ, acho que eu iria rir muito com a personagem.
    Mas infelizmente não estou acrescentando muita coisa na lista de desejos.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  19. Oii, tudo bem?
    Eu já tinha visto a capa desse livro, mas não havia me interessado, mas sua resenha me fez mudar de ideia. Parece ser um livro bem engraçado e ao mesmo tempo sério, por nos explicar a necessidade de uma vida saudável.

    Beijos.
    brilliantdiamond-bg.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Adoreei a resenha! Já é a segunda resenha positiva que vejo a respeito desse livro e só posso dizer que não vejo a hora de adquirir o meu exemplar e utilizar todas essas dicas maravilhosas, além de me divertir com a história!

    Não tinha pensado na ideologia da capa, porém concordo totalmente com você - somos todas mulheres-maravilha hahaha só precisamos de uma ajuda pra perceber isso, às vezes

    Beijos, Iza
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados