(re)Resenha 17 | Não Pare! [Lançamento da Editora Valentina]

em 18.6.15
O 
My Queen Side completará dois anos em julho. Acho importante dizer isso a vocês, porque nesse período foi publicada no blog quase uma centena de resenhas.

Conheci Não Pare! quando sua autora, FML Pepper, o tinha publicado exclusivamente na Amazon. Ela foi uma das primeiras autoras que acolheram o blog entre seus parceiros e nunca esquecerei seu carinhoso gesto.
No
entanto, quando li e resenhei Não Pare!, avaliei-o como um ótimo livro. Lembro que o classifiquei com 4 estrelas porque sua protagonista Nina mal conseguia acompanhar o ritmo dos acontecimentos e esperava dela uma atitude mais pró-ativa. Hoje me arrependo disso. Cerca de oitenta resenhas depois, percebo que Não Pare! era uma obra primorosa, digna de 5 estrelas, no mínimo. Foi preciso ler outros tantos livros nacionais para reconhecer que… 

FML Pepper inovou, lacrou, causou e provocou!
É motivo de alegria ver que uma editora tão boa quanto a Valentina dedicou os créditos merecidos a essa obra incrível!

Eu,
como blogueira literária, confesso publicamente minha falha avaliativa. À medida em que o blog cresceu, amadureci como leitora e vejo a necessidade de rever meus critérios para análise desse livro. Em justiça à qualidade de Não Pare!, convido vocês a lerem minha (re)resenha.



Título: Não Pare! – Trilogia Não Pare!, livro 1
Autora [parceira]: FML Pepper
Editora [parceira]: Valentina (2015, 280 páginas)
Sinopse: Nina Scott não suportava mais a vida nômade e solitária que sua mãe, Stela, a obrigava a ter. Mudar de cidade ou de país a cada piscar de olhos, conviver com tantas perguntas que a consumiam, assombrada por mistérios de um passado guardado a sete chaves. Agora, aos 16 anos, a garota das estranhas pupilas verticais exigia respostas. E, para sua péssima sorte, elas já estavam a caminho! 
Quando Stela decide ficar em Nova York, Nina acredita que seu sonho de ter uma vida normal vai se tornar realidade. Finalmente terminará o ano letivo em um mesmo colégio, poderá fazer amigos sem ter que abandoná-los em seguida, viver um grande amor, amadurecer, criar raízes... Enfim, curtir a juventude.
Mas o “normal” está muito longe da vida de Nina!
Perdida no olho de um furacão de mortes e inexplicáveis acidentes, tendo que esconder os terríveis fatos da mãe paranoica, Nina começa a desconfiar da própria sanidade mental, de tudo e de todos. O que explicaria os paralisantes calafrios, a perda de visão e de memória que experimentava sempre que alguém morria ao seu redor? O que ela teria a ver com os bizarros e sobrenaturais acontecimentos? Estariam eles interligados?
Seria a Morte sua companheira para toda a vida?
É chegada a hora da verdade.

(re)Resenha

Não Pare! é o tipo de livro que cumpre suas promessas, pois a sinopse permite ter grandes expectativas e não frustra ao final da leitura.


A história é narrada em primeira pessoa pela protagonista Nina, uma adolescente que não consegue viver normalmente porque sua mãe, Stela, constantemente a obriga a mudarem-se de país. Devido a isso, Nina não consegue estabelecer amizades ou se apaixonar, pois não permanece tempo suficiente em determinado lugar para quaisquer envolvimentos mais íntimos.

Para completar sua anormalidade, Nina precisa lidar com a estranha e frequente experiência de sobreviver a acidentes que seriam fatais, além de esconder uma característica genética bastante peculiar: seus olhos têm as pupilas verticais, como as de um felino.


No decorrer da leitura, vemos que a inconstância da vida de Nina torna-a solitária. Por vários momentos tive vontade de confortá-la e o mistério que rondava os comportamentos excessivamente cautelosos da mãe dela me intrigava. Por que Nina nunca poderia saber sobre o seu pai? Quaisquer menções ao pai, do qual não tem lembranças, deixavam Stela muito distante – e a mim bastante curiosa!

É em Nova Iorque que a vida de Nina começa a mudar. Com alguma insistência, sua mãe decide que não se mudarão novamente e, agora, Nina poderá viver experiências normais: ter seu primeiro emprego, participar do baile de formatura e candidatar a algumas universidades! Sem a pressão de uma ocasional mudança, Nina se permite ter amigos e até mesmo paquerar o belo Kevin, que a salvou de uma morte certa.


Kevin é educado, de uma beleza angelical e dedicado à Nina. Mas, de um jeito estranho, ele não consegue provocar nela reações tão intensas quanto aquele novo aluno mal-encarado e repleto de cicatrizes que ingressou no colégio: Richard. Eu adorei a maneira como a relação da Nina com o Richard se desenvolveu… Tive a nítida impressão de que se fosse preciso escolher entre beijar Kevin ou estapear Richard, a segunda opção seria mais agradável para ela (rs).

Não Pare! apresentou um triângulo amoroso que não começou totalmente romântico ou recíproco, mas rendeu várias páginas de boa leitura! É Richard quem tem um papel relevante na vida da Nina, tanto para lhe esclarecer a verdade sobre os comportamentos estranhos da sua mãe, o desconhecimento sobre o seu pai e os seus olhos tão diferentes quanto para lhe causar o pior dos sofrimentos. Se Kevin era como algodão-doce, que derrete na boca sem deixar vestígios, Richard era como uma latente dor de cabeça capaz de fazê-la a todo momento lembrar-se dele.

O mistério que envolve a vida de Nina é muito diferente de tudo o que já li. Esse é o ponto alto de Não Pare!, que me fez avaliá-lo tão positivamente. Entre vampiros e lobisomens que rondam as histórias sobrenaturais, a autora FML Pepper ousou trazer elementos diversificados para a literatura infantojuvenil.

A verdadeira natureza de Richard me surpreendeu! A autora não apenas elegeu um ser sobrenatural pouco explorado na literatura como, também, criou universos paralelos ricos em detalhes, hierarquias, poderes e mistérios. Em Não Pare!, Nina não é uma protagonista da qual podemos esperar uma forte resistência aos acontecimentos. Ela é uma vítima. FML Pepper não poupou esforços em tornar a vida da sua personagem uma catástrofe, e confesso que realmente gostei disso.

O romance que a autora desenvolveu compõe outro ponto alto do livro. Richard é desonesto, mentiroso e cruel, mas igualmente capaz de provocar em Nina um amor indesejável. Ela quer confiar nele, mas não pode. Ele exige a confiança dela, mas não a merece. É um romance confuso e cheio de emoções!


A Editora Valentina foi extremamente zelosa com essa publicação. A capa é maravilhosa, as páginas são amareladas, a diagramação e revisão são impecáveis. Pela beleza do livro, criatividade e narrativa envolvente da autora, e equilíbrio entre tantos bons gêneros (fantasia, sobrenatural, suspense, ação, romance…) recomendo altamente essa leitura!

*Agradeço às blogueiras Tamires (De Tudo Um Pouco), Joi (Estante Diagonal) e Aline (Livros y Viagens), pois foram determinantes na minha decisão de publicar essa (re)resenha.* 

Avaliação:


Interessou-se pelo livro?

Assista ao teaser:

Se
você já leu Não Pare! em edição e-book, antes do seu lançamento pela Editora Valentina, saiba que a autora FML Pepper fez algumas pequenas mudanças na história. Portanto, vale a pena adquirir seu exemplar para releitura.

Aproveito para dizer que haverá eventos de lançamento do livro em São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro. Anote na agenda:


Dias e links:

Conheça
os demais volumes que compõem a trilogia – a serem publicados, também, pela Editora Valentina:


Título: Não Olhe! – Trilogia Não Pare!, livro 2
Sinopse: Prisioneira de uma sombria dimensão.
Possuidora de um dom e de uma maldição.
Determinada a encontrar seu caminho e sua identidade.
Fugir e sobreviver ou enfrentar seus fantasmas e acabar morrendo?
Se justamente a única pessoa que poderia lhe ajudar foi a responsável por reduzir seu coração em pedaços, em quem Nina poderia confiar agora que acaba de descobrir que a morte pode ter muitas faces?





Título: Não Fuja! – Trilogia Não Pare!, livro 3
Sinopse: Vida.
Morte.
O que há entre elas?
Antes delas?
Depois delas?
Como distinguir a linha tênue entre dois universos tão distintos e intimamente ligados?
Como não sucumbir ao desejo que lhe drena a vida?
Como aceitar que existe morte em vida e vida na morte?
O que fazer quando a morte é a centelha que pulsa na vida embebida de escuridão?
Que caminho tomar quando o perigo é real?
A bússola da existência gira e aponta: o medo é uma opção, a vida, uma batalha, a morte, uma bênção.

Acompanhe as redes sociais da Editora Valentina:


O que acharam dessa (re)resenha?
Vocês também já avaliaram um livro e, depois, sentiram que deveriam ter dado outra classificação? Eu agradeço de antemão pelo carinho de vocês, leitores, pois sei que não me condenarão pelo meu erro.

O que acharam da edição publicada pela Editora Valentina? 
Gostei muito da qualidade de Não Pare! e me sinto feliz por ter a obra em mãos. Aguardo ansiosa pelos demais volumes. E vocês?

21 comentários:

  1. Oi Fran, sua re-resenha ficou perfeita!
    Você descreveu muito bem, tudo que sentimos durante a leitura e tudo que o leitor pode esperar dela. Eu recebi este livro pra resenha e simplesmente amei!
    FML Pepper, em minha humilde opinião é uma das melhores escritoras nesta nova leva de autores nacionais.
    E gostei muito de sua decisão em reavaliar o livro.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Fran!
    Acho que é uma coisa boa é admitir que estávamos equivocados, em relação a qualquer coisa.
    Gostei desta resenha, só não me recordo se li a antiga ou não. É um livro que vejo rolando por ai na internet e tenho uma leve curiosidade para ler.
    Quem saber eu dê uma chance.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Fran...
    Não tenho dúvidas de que a autora está mais do que feliz com essa sua (re) resenha.
    Que pena que eu ainda não li o livro, mas ainda vou ler..tenho fé rs
    Conforme vamos aumentando a quantidade de livros nacionais lidos, não tem como não mudar de opinião.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Fran!

    Que demais, eu acho incrível esta posição, mas acredito que tenha ocorrido com diversos leitores, como disse, estamos em constante desenvolvimento e sim, percebemos que ela inovou e é um livro bem diferente de tantos outros publicados, deveria ser reconhecido internacionalmente!
    A FML Pepper deve ter amado sua (re) resenha, são poucos os livros que reli, pelo tempo mesmo... mas este foi muito bem merecido e ainda continuo com 5 estrelas para ele rs.
    Amei tua nova resenha e ponto de vista, vou rever também o conceito de alguns, principalmente minha resenha de menor classificação, ACEDE, vamos ver né...

    Beijos flor e obrigada pela citação do blog!
    De tudo um pouco

    ResponderExcluir
  5. Linda atitude Fran, com certeza a nossa querida Pepper está dando pulos de alegria e ela é merecedora de tudo isso. Com certeza a autora inovou e nos encantou ♥

    Beijos Joi
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  6. As vezes também acho que se fosse ler um livro que li há 3 anos poderia mudar minha nota para ele, mas ainda não fiz isso.
    Ultimamente só se fala no lançamento de Não Pare e a cada resenha minha vontade de ler o livro só aumenta.
    Parece ser uma ótima leitura.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Sua (re)Resenha ficou bastante madura. Já aconteceu comigo, depois de reler um livro, entender que fui injusta com minha avaliação sobre a obra. Com o tempo, amadurecemos muito como leitores, isso é muito bom, coisas que gostávamos antes, não gostamos mais, outras se tornam chatas e repetitivas e livros do passado que continuam com aquele 'q' inovador, como o caso de Não Pare! voltam a despertar nossa atenção.

    ResponderExcluir
  8. Já aconteceu comigo de me arrepender depois da nota que dei. rsrs
    Adorei sua re(resenha), adorei saber sobre ter algumas coisas diferentes, com certeza vou querer ler a obra novamente. Eu adorei a história! <3
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Adorei esse negócio de re resenha
    Com certeza amadurecemos como leitores e com um tempo sabemos avaliar melhor
    Todos dizem bastante dessa obra e eu sou louca pra ler.
    Amei sua resenha

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Antes de tudo queria dar parabéns adiantado pelo aniversário do seu blog, é tão gosto quando vemos que está tudo dando certo, né? *-* Esse livro eu tenho curiosidade em conhecer, porque ele é muito bem comentado, a capa é simplesmente linda e a autora parece ser uma fofura. Bom, com o tempo a gente muda nossas avaliações mesmo, eu confesso que não costumo reler livros, mas achei super bacana a sua iniciativa de uma (re)resenha o/ O livro tem uma premissa interessante e como falei já tinha curiosidade com ele, mas nunca li muito sobre ele, agora lendo sua resenha fiquei mais animada ainda, acredito que Nina deve ser uma personagem muito bacana e que iria me conquistar fácil.

    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá Fran.
    Muito boa sua resenha, e muito honesta sua atitude de rever o conceito do livro.
    Por melhor que você tenha avaliado a leitura, entretanto, esse estilo literário não me prende. Ainda que você tenha dito que a autora foi muito boa na criação da história, esse clichê de garota sobrenatural, garoto sobrenatural malvado não me captura. Mas que bom que você gostou da leitura. A Edição da Valentina está lindíssima.

    ResponderExcluir
  12. O Fran,
    Primeiramente parabéns pela sua atitude de voltar atrás numa opinião, isso não acontece com todos e uma pessoa que faz isso se mostra muito forte e segura de si.
    Ainda não li o livro, mas vou ler em breve ^_^
    E não sei direito o que esperar, só sei que vejo sempre muitos elogios, espero que a história me conquiste também.
    Acho que o fato de você poder ler o livro impresso ajudou na sua melhor percepção da história, querendo ou não é sempre melhor um livro físico, que você pode voltar a folha e reler com mais facilidade do que a abstração de um ebook.
    Parabéns pela (re)²senha ficou maravilhosa, de novo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Francine, tudo bem?
    Li Não Pare! este ano e gostei bastante!
    A Fml realmente inovou na criação dos personagens, enredo, romance, tudo!!
    Parabéns pela atitude de reavaliar o livro.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oie Francine,
    Há algum tempo eu queria ler os livros da Fml, mas uma amiga havia lido e não gostado, desanimei e fui ler outros, mas agora com a sua resenha a vontade voltou, apesar que fiquei com medo desse triangulo amoroso me irritar, eu sou do tipo que não gosta muito de romance e quando a historia gira em torno dele pode me irritar bastante, mas ai pesando o lado do suspense e sobrenatural, acho que vale a pena ler sim.
    Parabéns pela resenha e a iniciativa de reavaliar o livro.

    Beijos
    http://entaotudoaconteceu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu conheço o livro desde a época em que só vendia em e-book e sempre quis lê-lo, porém não gosto de livros que não sejam no formato físico. Graças a linda Valentina agora eu tenho o livro em minhas mãos <3
    Ainda não tive tempo de ler, mas não tenho dúvidas de que será uma ótima leitura, eu nunca li nenhum comentário ruim sobre esse livro.
    Adorei sua resenha e parabéns pela iniciativa de reavaliar a obra!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  16. Oie Francine! :)
    Estou louca para conferir essa trilogia, cheguei na época do lançamento dos ebooks a conversar com a autora para saber se tinha previsão de lançamento fisíco. \o/ Estou ansiosa para comprar o meu e a Editora Valentina fez um trabalho maravilhoso! *-*

    Beijinhos e até logo! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  17. Eu gosto pra caramba desse livro, tipo, é muito bom!
    Quando resenhei, não pensei duas vezes e dei cinco estrelas sem piedade. É uma obra excelente e realmente ela inovou <3

    http://teoremasdamimosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá; gostei muito da sua re-resenha. Ainda não li esse livro, mas estou com muita vontade de lê-lo e pretendo realizar a leitura em breve. Já relia algumas resenhas minhas e me deu aquela vontade de reescrevê-las, assim como já achei que um livro merecia uma outra nota depois de algum tempo.

    ResponderExcluir
  19. Oii, tudo bem?
    Adorei a sua re resenha, haha. Tem livros que precisamos realmente relê-los para ter uma avaliação exata, eu te entendo, rsrs. Enfim,eu já conhecia os livros da autora, e vejo o pessoal comentando super bem de suas obras, não tenho dúvidas que sejam ótimas mesmo. Eu tenho o eBook, baixei no kindle faz um tempo, e ainda não deu pra ler acredita? Mas estou querendo ler o quanto antes.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  20. A Pepper é um exemplo de como o esforço e dedicação pode alcançar vitórias nunca vistas antes. Amei o post e amo Não pare!. A autora fez um excelente trabalho, e especialmente me conquistou por também fundamentar a mitologia usada na história, é divertido descobrir, outro bom ponto é que a história é rápida e corrida. Eu adoro.
    Amei sua resenha, e o aumento da estrelinha rs.

    ResponderExcluir
  21. Oi Fran, tudo bom?
    Fico feliz em poder te ajudar nessa decisão, ainda mais sobre um livro que li em ebook e agora vejo todo o sucesso que ele está fazendo na versão física. Eu também tive esse mesmo pensamento sobre a Nina, mas acho que a personagem é uma pessoa mais inocente e fraca. Quero muito comprar todos na versão física e ainda preciso ler o último livro. A Pepper merece por sua narrativa original e incrível.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados