Resenha 92 | O Despertar

em 25.5.15
Título: O Despertar – Série Filhos de Lilith, livro 1
Autora: Elaine Velasco
Editora: Madras (Selo Madras Teen, 2015, 160 páginas)
Sinopse: Alice não se lembra de seu passado, de quem era ou de onde veio. Fatos por ela desconhecidos sobre sua antiga família humana e sua ascendência a ligam diretamente a Lilith, a mãe dos súcubos e íncubos, senhora do inferno, esposa de Lúcifer e rainha das bruxas, tornando-a objeto de desejo de todas as criaturas da noite. Tudo que Alice sabe é que seu corpo anseia desesperadamente por sangue e prazer. E, para saciar-se, está disposta a tudo. É assim que Carol a encontra, no centro de São Paulo, e oferece-lhe abrigo, proteção e esclarecimentos. Entretanto, há também um antigo clã de vampiros interessados na garota, que não hesitará em tentar aliciá-la, usando como artifício o belo e sedutor João Eduardo. Batharyal, um notório anjo caído, rei dos ladrões, também possui seus próprios planos para a confusa Alice e entrará nessa disputa.
Porém, uma estranha força a mantém ligada a seu criador, o excêntrico íncubo Alejandro, que conhecendo-a como ninguém, não hesitará em lançar mão de sua maior fraqueza: o amor por um humano…

Resenha
[Literatura +18 por conter cenas eróticas]

Muito refleti para escrever essa resenha, porque reconheço que minha opinião sobre esse livro não é um padrão entre os leitores. Não faltarão avaliações positivas sobre O Despertar, primeiro volume da série Filhos de Lilith, e por isso considero que a obra apenas não alcançou minhas expectativas pessoais.

Narrado em terceira pessoa e contextualizado no Brasil, nesse livro conhecemos Alice, uma jovem que perdeu suas lembranças e está abrigada na casa de seu amigo Carlos. Ela foi encontrada enquanto fugia desesperadamente de seu misterioso algoz, que a manteve em cativeiro e sob maus-tratos. Pouco sabe sobre si mesma e até mesmo as memórias sobre Carlos são tênues demais. A única certeza é de que algo muito estranho foi feito ao seu corpo. Ela sente sede de sangue, aversão à luz solar e à comida humana. Sim, Alice foi convertida em uma vampira.

Depois de perder o controle sobre si mesma, Alice foge e passa a se alimentar dos humanos mais vis que pudesse encontrar: ladrões, traficantes e outras pessoas que, se morressem, pouco fariam falta. Com tal conduta, não demorou para que Alice fosse encontrada por outra vampira muito interessada em seus métodos: Carol. Finalmente diante de uma igual, Alice passa a conhecer o mundo vampírico sob a orientação de Carol. E, assim, Alice descobre que não era simplesmente uma vampira, mas um súcubo – capaz de se alimentar, também, da energia sexual de alguém.

O livro envolve, portanto, o processo de autoconhecimento de Alice tanto como humana – enquanto recupera suas lembranças perdidas – quanto como súcubo. Há mistério, romance e ação nas poucas páginas de O Despertar, o que mantém a leitura atraente. A autora soube equilibrar o enredo e abusou da criatividade no universo sobrenatural descrito: íncubos, bruxos, anjos caídos e demônios estão entre os seres fantásticos desse livro! Assim como a sinopse revela, o passado de Alice está relacionado diretamente à Lilith, a mãe dos súcubos e íncubos. Sua natureza poderosa faz com que em seu caminho apareçam personagens perigosos, envolventes e cheios de segredos.

Apesar de todas essas qualidades, infelizmente, o livro não me agradou. A narrativa soou superficial para mim e senti a necessidade de maior desenvolvimento em alguns momentos, o que certamente ampliaria a qualidade da obra. Não consegui me conectar à protagonista, pois (reconheço) possuo valores completamente opostos aos dela. Sou uma romântica convicta, mas foi difícil dar créditos aos sentimentos amorosos de Alice, porque me pareceu constantemente descomprometida. Esperava mais maturidade de Carol ao orientar a vampira recém-transformada, pois juntas pareciam adolescentes deslumbradas com o poder que detinham. Dentre os personagens, gostei muito de Batharyal e Victor, que fizeram jus aos séculos de existência sobrenatural. Sabedoria e poder eram notáveis em suas palavras. Senti falta de mais personagens como eles no enredo. Flagrei incoerências na narrativa que me incomodaram, porque – dentre todas as fragilidades – essa é a que menos tolero.

Enfim, embora esses sejam meus motivos para que o livro não tenha alcançado as expectativas, ressalto que se trata de uma opinião pessoal. Em sua maioria, os leitores estão encantados com a obra e compreendo sua empolgação, uma vez que a leitura é fluída e a autora muito criativa. Acho apropriado que cada leitor procure viver sua própria experiência com essa leitura.

A capa é belíssima e o selo Madras Teen caprichou na diagramação. Alguns erros de revisão são perceptíveis, mas não interferem na leitura. Recomendo aos que apreciam o gênero sobrenatural, especialmente contextualizado em uma metrópole brasileira.

*Agradeço o carinho do selo Madras Teen pela cortesia dessa leitura.*

Avaliação:

Compartilho os meus quotes favoritos:

As memórias que roubara de Carlos e também de Maria somavam-se às suas, sobrepondo-se, e ela já não sabia mais o que era real, o que lhe pertencia e o que pertencia aos outros. (p. 31)

– Essa é a ideia – respondeu ela –, temos todo o tempo do mundo. E o mundo está cheio de oportunidades e diversão para quem sabe aproveitar. (p. 92)

– João, você acredita em Deus? – ela perguntou.
– Em nosso mundo, Alice, não é uma questão de acreditar em Deus. Em nosso mundo, sabemos que ele existe. (p. 105)

...seus devaneios foram interrompidos por João Eduardo, que segurou sua mão e a olhou com satisfação. Ele estava orgulhoso dela e a desejava mais do que nunca. Ele teve certeza de que ele era sua sombria contraparte. (p. 122)

– Muito do que nos define como humanos é nossa forma de pensar, Alice. A forma como agimos para tentar realizar nossos objetivos. (p. 147-148)


O
livro O Despertar é o primeiro volume da série Filhos de Lilith, que narra a saga de Alice Layil, uma personagem do livro A Herança de Lilith. Tamanho foi o sucesso dela que acabou por receber sua própria série, paralela e individual.

Interessou-se pelo livro?

Acesse as redes sociais da Editora Madras:

Acesse as redes sociais do selo Madras Teen:

 

O que achou da resenha?
Sempre é muito delicado expor uma opinião negativa, mas espero tê-lo feito com o respeito que a autora merece e sem, com isso, diminuir as características positivas da obra.
Deixe seu comentário!

25 comentários:

  1. Oi Fran, tudo bem??
    Eu gostei da leitura do livro mesmo com algumas ressalvas que se assemelham a sua.... achei mesmo a Carol muito imatura apesar de alguns anos que ela já era Vampira... as vezes achava Alice até mais madura que ela... a ambientação brasileira me agradou muito... é bom ver passagens de lugares que você conhece... acho que o livro deveria ser mais desenvolvido, história tinha pra isso... mas enfim... num todo não foi tão ruim... mas como você disse é uma questão pessoal e a entendo perfeitamente... espero que a autora não demore a lançar os demais livros da série... de repente com esses feedbacks ela melhore cada vez mais a sua escrita... xero!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Fran!
    A única pessoa acordada essa hora para ler esta resenha! Gostei bastante dela!
    Parece uma obra interessante e bem legal.
    É realmente uma coisa que acaba pesando se vamos gostar de um livro ou não é a nossa própria opinião. Vide que teve gente que amou Poderosa 6 e eu detestei aquilo. (Foi o único exemplo que lembrei.)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Francine, quando esse livro foi lançado, fiquei muito animada com ele, pois meu irmão adora esse tipo de leitura e já me interessei também, mas sua resenha já é a segunda que critica negativamente o livro. Pelo que você falou, fiquei imaginando que a autora maneirou no enredo visando deixar mais descobertas para os próximos livros, o que não justifica a falta de profundidade da trama e dos personagens, muito menos as incoerências citadas, não é? Espero que ela consiga corrigir esses problemas. Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei bastante do livro é uma pena que você não tenha curtido tanto. Li ele faz uns 2 meses eu acho e achei a leitura bem envolvente e rápida. Mas vai de cada pessoa né?

    Ps: A Capa é linda mesmo.

    http://luxuosoestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, apesar de eu ter gostado da sua resenha, foi bem esclarecedora quanto ao livro, eu não me sinto interessada para ler, mas sei que é um bom livro! eu que sou muito chata mesmo
    http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oii! Essa é primeira resenha que vejo destacar tanto pontos positivos como negativos, mas mesmo assim estou muito desanimado para a leitura :/

    Nunca recebi meu exemplar, e nem creio que irei receber, mas parabéns pela resenha! Mesmo tendo deixado claro que a história não superou suas expectativas pessoais, eu adorei a resenha! ^^

    Bjs!

    Leitura Silenciosa | Blog | FanPage

    ResponderExcluir
  7. Oi! Tudo bem?
    Ultimamente tenho precisado que livros sobrenaturais tenham uma premissa bem interessante e instigante para que eu me sinta impulsionada a ler. Infelizmente, mesmo com sua resenha ressaltando o lado positivo e o negativo do livro, eu não me senti animada com a história. Não sei, me parece mais do mesmo, sabe?

    Talvez eu venha a ler algum dia se tiver a oportunidade, mas, por hora, não me interessei de verdade. :/

    Por outro lado gostei muito da sua resenha e de você ter enfatizado que, embora o livro não tenha atingido suas expectativas, essa é somente a sua opinião acerca dele. Parabéns pela honestidade em seu texto!
    Beijos!

    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
  8. FINALMENTE UMA RESENHA SINCERA, AE!!!
    Eu vi o livro no instagram e fiquei louca para ler, porque eram só mil e um elogios sobre a obra, não só essa mais todos da autora. Comprei e me arrependi até o fundo da minha unha, tá exagerei mas é sério. Eu não achei nada de bom no enredo, me cansei de ler logo nos primeiros capítulos, fora algumas lacunas encontradas na obra que me deixou desesperada. Ela é tão criativa que as vezes fica no ar algumas coisas e acabamos vendo o livro superficialmente, eu não consegui entender completamente a obra. Foi uma decepção para mim ):

    ResponderExcluir
  9. Oi sua flor linda.Tudo bem?
    Por isso que gosto de ler as suas resenhas, são de uma sinceridade qe adoro, você sabe que sou assim também né? Bom, não se sinta mal porque o livro não fez jus a suas expectativas porque muitos amigos blogueiros meus também não curtiram e citaram todos esses pontos que você citou e o superficial está no topo.

    Bom, estou com o livro aqui e seja o que Deus quiser.

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá, eu já li o livro e achei que a história tinha bastante agilidade, mas poderia ter ido mais devagar e explorado mais algumas coisas.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá! eu li o livro apreciei bastante, quando aos aspectos que levantou, acho que seria estranho a protagonista ter mentalidade de adulta sendo que ela é muito jovem, e Carol é bem mais velha que ela, natural ela ser mais madura, né? Caso contrário, feriria a obra e a tornaria desconexa. sobre o romantismo, não curto muito a ideia, outro fato que fez eu adorar o livro. Mas compreendo sua opinião e a respeito de coração!
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lilian!
      Achei importante corrigi-la, flor, pois em minha resenha me referi à imaturidade justamente de Carol, que seria muito mais velha do que Alice. :)
      Obrigada por ler e comentar!

      Excluir
  12. Oi Fran.
    Adorei sua resenha e todas as colocações que você fez do livro. Infelizmente não é o gênero de livro que me atraia, e realmente não fiquei interessada a ler depois da resenha. Mas sem dúvidas a capa dele é belissima né? E gostei de algumas quotes também!
    Beijos
    Carol
    www.sobrevicioselivros.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Vi algumas resenhas sobre o livro Filhos de Lilith e vi que a maioria dos blogueiros, destacaram negativamente vários pontos nessa obra! Uma colega que leu me falou que os diálogos eram mal construidos e em alguns casos desnecessários e alguns personagens sem profundidade. Então eu perdi toda e qualquer vontade de realizar essa leitura.
    A capa desse livro está realmente bem bonita!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  14. Oie como vai?
    Já tinha visto algumas resenhas e apesar de alguns terem gostado destacaram que o livro tinha algumas coisas mal escritas e isso já me deixou sem vontade de ler o livro, com sua resenha ó enfatizou isso.

    http://mylittlegardenofideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. As suas colocações são bem pertinentes. E é para isso que as resenhas servem. Você não deve se preocupar em expor suas impressões da obra, sejam elas positivas ou negativas. Ler vários pontos de vistas nos faz entender o todo da obra.
    Todas as resenhas que li do livro falam de alguns aspectos que poderiam ser melhor trabalhados. O que eu acho ótimo, pois a autora tem agora em mãos material crítico para trabalhar os outros livros.
    Eu tenho muita curiosidade sobre desde que ele foi anunciado. Pois, dentre os seres sobre naturais, Lilith me chama muito atenção, por ser a primeira mulher no universo do mal. Espero poder conferir o livro também.


    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Amiga eu sinceramente não pegaria o livro para ler, porque eu não me senti bem para ler no momento que eu me encontrava e me encontro, por isso uma das minhas colaboradoras resenhou assim que o livro chegou em minhas mãos. Me parece ser uma história interessante, mas sinceramente eu nao o compraria não.
    Mas gostei de tudo que você falou sobre a história e espero que seus outros leitores gostem bastante =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-anna-e-o-beijo-frances.html

    ResponderExcluir
  17. Oi Francine.
    Primeiramente muito obrigada por divulgar o projeto.
    Bom, acho que essa é a primeira nota negativa (será que posso dizer assim?) que vejo sobre esse livro.
    Ele tem todas as criaturas que eu gosto e esse tipo de leitura me atrai. Mas não sei se leria o livro por agora por não ser a onda que eu quero no momento. Entende?
    Entendo completamente os pontos que você citou e creio que estou passando por uma situação parecida com um livro que estou lendo.
    bjs bjs

    ResponderExcluir
  18. Oie flor!!
    Já outras resenhas positivas sobre o livro e ao me deparar com sua juro que o queixo caiu. Mas te entendo perfeitamente. E te parabenizo pela sinceridade, continue assim.
    O Diário do Leitor

    ResponderExcluir
  19. Oi Francine, tudo bem?
    Primeira resenha negativa que leio e fiquei com receio agora.
    Não li o livro ainda pois estou no meio daquela confusão com a Madras Teen e não recebi...acho que não lerei tão cedo...
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  20. Também não gosto de narrativas que não te aprofundam na leitura, creio que isso faz uma grande diferença.
    A capa tem alguns elementos bons, mas não gostei tanto assim.

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem?
    Eu li o livro e me senti mais ou menos como você. Não que eu seja super romântica e tal, mas também não me conectei a protagonista e não gostei dos vários relacionamentos dela, sou a favor de uma mocinha ficar apenas com um cara (não acredito que alguém possa amar mais de uma pessoa ao mesmo temo) e um cara também fique apenas com uma mocinha. E achei o livro adulto demais para ser publicado pela MadrasTeen, acho que poderia ter sido publicado pela Madras Hot ou Madras mesmo.
    Super beijos <3

    ResponderExcluir
  22. Oi,
    Essa é a primeira resenha negativa que leio do livro, concordo com você, as vezes o livro não nos conquista, os personagens não nos envolve de tal forma que ficamos um tanto decepcionado pela leitura, ainda mais quando de certa forma lermos tantos elogios.
    Mesmo assim pretendo ler o livro, gosto de ler resenhas negativas pra te de certa forma uma caminho mais real durante a leitura.
    PArabéns pela resenha e toda sinceridade.
    Beijos



    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  23. Oi Fran!

    Assim como você também me senti sem nenhuma ligação com os personagens, e com uma leitura tão rápida não consegui me prender totalmente, quando finalmente tinha pego de surpresa, o livro acaba www.livroterapias.com

    ResponderExcluir
  24. Oi Fran, tudo bem?
    Acho que você foi com muitas expectativas ao livro, por isso tal opinião. Eu quero muito ler o livro pois acho que ele me agradará, a premissa é bem interessante e como ele é curtinho acredito eu que seria uma leitura rápida.

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados