Resenha 82 | A Teoria de Tudo

em 10.4.15
Título: A Teoria de Tudo
Autora: Jane Hawking
Editora: Única | 2014 | 448 páginas
Sinopse: A história de Stephen Hawking é contada pela luz da genialidade e do amor que não vê obstáculos. Quando Jane conhece Stephen, percebe que está entrando para uma família que é pelo menos diferente. Com grande sede de conhecimento, os Hawking possuíam o hábito de levar material de leitura para o jantar, ir a óperas e concertos e estimular o brilhantismo em seus filhos entre eles aquele que seria conhecido como um dos maiores gênios da humanidade, Stephen.
Descubra a história por trás de Stephen Hawking, cientista e autor de sucessos como Uma breve história do tempo, que já vendeu mais de 25 milhões de exemplares. Diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica aos 21 anos, enquanto conhecia a jovem tímida Jane, Hawking superou todas as expectativas dos médicos sobre suas chances de sobrevivência a partir da perseverança de sua mulher. Mesmo ao descobrir que a condição de Stephen apenas pioraria, Jane seguiu firme na decisão de compartilhar a vida com aquele que havia lhe encantado. Ao contar uma trajetória de 25 anos de casamento e três filhos, ela mostra uma história universal e tocante, narrada sob um ponto de vista único.
Stephen Hawking chega o mais próximo que alguém já conseguiu de explicar o sentido da vida, enquanto Jane nos mostra que já o conhecia desde sempre: ele está na nossa capacidade de amar e de superar limites em nome daqueles que escolhemos para compartilhar a vida.

Resenha
por Amanda

A Teoria de Tudo conta a história de Jane e Stephen Hawking. Para quem não conhece, Stephen é um brilhante físico e um dia foi professor da Universidade de Cambridge. Ele sofre de uma horrível doença, denominada Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), que vai degenerando todos os neurônios motores até que o corpo não se movimente.

Jane, que foi casada com Stephen, é quem conta essa linda história de como o amor pode superar todos os obstáculos. O livro tem uma história sobre a qual todos sabemos um pouco e, por ser uma biografia, só quem realmente gostaria de conhecer melhor o casal deve ler.


Contando os mínimos detalhes de como é viver ao lado de Stephen e seus três filhos, Jane ganha seu coração em poucos capítulos. O livro é cheio de personagens (afinal, não são poucas pessoas que passaram pela vida dos dois) tanto da família de Stephen quanto da família de Jane. O livro é um pouco pesado, não é em uma ou duas “sentadas” que o leitor o terminará; é toda uma viagem na vida deles, para a qual você terá que dedicar mais do que algumas “horinhas”.

Eu fiquei totalmente encantada com a força da Jane, de poder segurar um casamento como esse por mais de 25 anos. A forca que ela tem e o que ela passou todos esses anos fazem qualquer um questionar a própria vida, e ver que nada se compara. Jane é uma mulher forte com muita sabedoria e astúcia.


Com Stephen, Jane cria uma amizade tão grande que todos invejamos. Ela não o tem somente como seu marido, mas vivem uma história e uma vida maravilhosa juntos. Jane mostra sua lealdade ficando ao lado dele em qualquer situação que aconteça e, mesmo quando seus sentimentos pelo marido já não são apaixonados, ela continua forte com Stephen. É uma mulher incrível que mostrou toda a sua força cuidando de cada detalhe da vida de Stephen enquanto ele adoecia.

Outra coisa que eu achei muito interessante foi que o casal se mudou muito, tanto de casa quanto de país, e em todas as vezes que se mudavam (quando a vida financeira não ajudava) Jane fazia todas as reformas da casa. Eu fiquei encantada, porque sei que eu mesma nunca faria tudo o que essa mulher fez.


Esse livro vai ficar marcado no meu coração como um livro não só de superação, mas como uma história sobre uma grandiosa força de vontade, que chega a espantar. Sei que nesse mundo ainda tem muitas Janes escondidas por aí, só esperando para poder contar sua história, e gostaria de ler cada uma delas, pois realmente gostei muito.

Eu gostei muito do livro, e só de imaginar que tem pessoas por aí que viveram aquelas histórias na vida real torna toda a leitura mais mágica. A Editora Única fez um ótimo trabalho, com as páginas um pouco mais grossas e amareladas. E essa capa, que traz os atores do filme, é linda. Recomendo a todos que gostariam de ler uma boa biografia de uma família incrível. Não sei se consegui me expressar tão bem nessas palavras, só queria mostrar esse livro maravilhoso, que só está esperando vocês o lerem. Tomara que tenham gostado.

*Agradecemos à Editora Única pela cortesia dessa leitura.*

Avaliação:



Não
podemos falar desse livro sem mencionar sua incrível adaptação cinematográfica. Nossa sugestão é não perder a chance de ler a obra e assistir ao filme. Aqui no blog há um breve comentário sobre o filme, caso deseje saber um pouco sobre ele ~ leia aqui.

Que tal conferir o trailer?



Interessou-se pelo livro?


Acesse as redes sociais da Editora Única:


Acompanhe o blog dela:

16 comentários:

  1. Amiga eu ainda não tive interesse de ler esse livro por ter receio de ser cansativo sabia?
    Eu tenho até vontade de ler por conta do filme, mas tenho medo de não gostar da história.
    Mas pelo que li da sua resenha me parece ser um livro bastante interessante. Enfim...Acho que qualquer hora darei uma chance para fazer a leitura, mas não por agora, porque eu não sei o que esperar para falar a verdade. Mas também se eu não iniciar a leitura eu não vou saber =x hahaahahaha

    Gostei bastante de tudo que você abordou sobre o livro.
    Ficou realmente muito bom. PARABÉNS

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/04/resenha-as-cores-do-entardecer.html

    ResponderExcluir
  2. Ei Amanda,
    Confesso que não fiquei interessada em ler o livro, mas o filme quero muito assistir.
    Algumas história eu prefiro assistir ao invés de ler rs.
    Adorei sua resenha, pelo visto você gostou mesmo e isso é muito bom quando acontece :)

    Bjs flor
    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  3. Se só o trailer do filme já tem esse impacto, imagina o livro?
    A estória desse cara supera qualquer coisa. Além de ele ter superado a doença o cara é brilhante! Simplesmente uma mente extraordinária!
    É um exemplo para qualquer um, não somente de superação, mas de uma pessoa extremamente inteligente que não se deixou abater por nada.
    Emocionante Fran!

    Beijo!
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  4. Olá Francine,

    Esse livro está na minha lista de desejados, gosto de ler livros desse gênero, com histórias de vida, família, superação e amor, acho que nos ensina muito...ele tem uma doença rara e terrível e está até hoje lutando....demais, parabéns pela sua resenha....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá Amanda e Fran!
    Eu amei a resenha. E eu tenho tanta vontade de assistir ao filme e também ler o livro, deve ser uma coisa maravilhosa.
    Eu sei que o filme foi muito elogiado e ganhou alguns prêmios, só não me recordo quais agora. haha
    Mas só de ver o trailer, fiquei louca para ver.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom! Assim que as resenhas aumentar, fico mais ansiosa para conhecer essa história. Quero ler o livro primeiro, depois ver o filme. Realmente dizem que a adptação ficou mara.. Sempre bom conhecer histórias de superação.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Eu gostei da premissa do livro e da sua resenha. Seria o primeiro livro que compraria que trata de ELA, ver como o casal reagiu ao processo da doença me deixou bem entusiasmada.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu assisti o filme e achei a história linda! Não conhecia direito sobre o Stephen, e me emocionei!
    Agora quero muito ler o livro, pois sei que vai ser uma experiência diferente, e talvez mais bonita até!
    Sua resenha me deixou muito ansiosa para ler. *-*
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, demorei um pouquinho para responder seu comentário no meu blog que peguei dengue essa semana e fiquei um pouco afastada do computador. Mas já estou de volta assim espero hehe.
    A resenha ficou ótima. Muito bem feita. Infelizmente esse não é um livro que me interesse. Eu não gosto do gênero.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? A história deles é deveras muito foda, certeza que eu iria gostar do livro, ainda mais com sua resenha, amo biografias ou algo baseado em fatos reais. Já li, do Hawking, "O universo em uma casca de nós" e vale muito a pena. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?! Primeiramente adorei a resenha, na verdade nem sabia que tinha esse livro. kkk. Ainda não vi o filme, mas tenho muita vontade de assistir, e depois que li sua resenha fiquei com muita vontade de ler o livro também, embora não agora, pois estou evitando leituras pesadas, e como você disse, não é um livro que da pra ler de uma hora para a outra.
    Beijos
    Camila Soares, Leitor Sagaz.

    ResponderExcluir
  12. Oiii, Fran

    Estou louca para ver o filme e sua resenha me convenceu a ler tb o livro! rsss
    Q bom q gostou. Realmente, pelos seus comentários, a Jane parece uma mulher incrível e muito forte!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  13. Olá Fran!
    Eu sou doida para ler esse livro. A história parece ser muito boa. Quero saber como o personagem superou todos os obstáculos e como foi a sua vida.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Amanda!!! Eu não li ainda o livro, só assisti o filme duas vezes e achei maravilhosooooooooooo! Pretendo ler a obra, amei sua critica,me deixou ainda mais ansiosa!
    Beijos
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Vi o filme e virei fã da vida e da obra do Stephen. Quero muito ler esse livro. Pra mim a Jane foi um exemplo de esposa e ser humano e quero muito conhecer a versão dela dos fatos!
    relicariodepapel.wordpress.com

    ResponderExcluir
  16. Preciso muito ler esse livro!!! Me apaixonei pelo filme e depois de ler a resenha, só consigo imaginar o quão bom é o livro <3 <3

    Beijos,
    Sheila - Duas Leitoras

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados