Resenha 81 | Reiniciados

em 6.4.15
Título: Reiniciados – Trilogia Reiniciados, volume 1
Autora: Teri Terry
Editora [parceira]: Farol Literário (2013, 432 páginas)


Sinopse: As lembranças de Kyla foram apagadas, sua personalidade foi varrida e suas memórias estão perdidas para sempre. Ela foi reiniciada. Kyla pode ter sido uma criminosa e está ganhando uma segunda chance, só que agora ela terá que obedecer as regras. Mas ecos do passado sussurram em sua mente. Alguém está mentindo para ela, e nada é o que parece ser. Em quem Kyla poderá confiar em sua busca pela verdade?




Resenha

Quando iniciei a leitura de Reiniciados, sabia que seria um bom livro! Minhas expectativas eram altas e, mesmo assim, a autora foi capaz de me surpreender. São inúmeros os comentários apreciativos sobre essa leitura na blogosfera e a minha resenha não será diferente.

O contexto distópico se passa a partir de 2020, quando o Reino Unido – após uma importante crise econômica – se separou da Europa. Manifestações ocorreram, gerando muitas mortes e culminando numa necessária reorganização social. O Movimento da Lei e da Ordem, composto pelos Lordeiros, queria punir severamente qualquer pessoa que provocasse o caos – incluindo crianças e jovens. O Partido da Liberdade, por outro lado, defendia uma sociedade capaz de educar e não apenas prender ou matar seus cidadãos. Eram grupos opostos que, juntos, chegaram a uma "resolução": os criminosos seriam reiniciados e, assim, poderiam ter uma chance de redenção.

Aproveitando-se da tecnologia, qualquer criminoso que ainda fosse jovem teria suas lembranças apagadas. Isso zeraria todas as suas aprendizagens, incluindo as motoras – um Reiniciado, por exemplo, precisaria reaprender a andar e falar. Sem qualquer resquício de quem um dia foi ou do que fez, seria adotado por uma nova família e reinserido na sociedade.

É claro que tudo isso tem um preço. Cada Reiniciado é rigorosamente controlado pelo governo. Em seu pulso é instalado um Nivo, aparelho diretamente ligado ao sistema nervoso central e capaz de interferir com choques ou até mesmo a morte caso os níveis emocionais do Reiniciado caiam.

Nossa protagonista é Kyla, uma adolescente de 16 anos que se tornou uma Reiniciada. Ela está saindo do hospital direto para sua nova família adotiva e se sente muito hesitante. Tudo é apavorante, novo e perturbador. Acima de tudo, Kyla se sente diferente… Ela precisa se esforçar para ser o que um Reiniciado aparentemente é. Sua irmã adotiva, Amy, também é uma Reiniciada e – diferente dela – é capaz de sorrir e interagir com facilidade. Por que para Kyla é difícil ser ingênua ou superficial como qualquer outro Reiniciado? 

…não sou uma nova pessoa, não importa o quanto eles digam que sou. E se não sou uma nova pessoa, seja lá o que eu tenha feito, ainda está aqui, ainda é parte de mim, escondida em algum lugar. (p. 171)

Com a narrativa em primeira pessoa, nos envolvemos com os conflitos de Kyla. Vemos que, embora o Reiniciado receba uma segunda chance, há muito preconceito. São excluídos e por vezes não têm os mesmos direitos que os outros. Mas um bom Reiniciado não questiona; não manifesta opiniões sem que lhe sejam perguntadas; não contraria as expectativas; não diz o que não deve. Um bom Reiniciado não tem curiosidade; criatividade; paixão. Kyla é diferente. Seu corpo parece lembrar quem foi; seus sonhos parecem provocá-la para que descubra o seu passado. E cada perigosa descoberta é, também, uma escolha.

Adorei a história! Cada personagem da autora Teri Terry é uma revelação à parte. Eu gostei muito do enredo, porque permite fazer comparativos com a nossa própria realidade. A despeito da resolução conjunta com o Partido da Liberdade, o governo passou a ser comandado completamente pelos Lordeiros e considero que seu controle poderia representar a ditadura que já enfrentamos no Brasil. No livro, não apenas os Reiniciados eram controlados, mas toda a população estava sob a observação do governo. Da mesma forma, carregamos a mancha histórica de um período no qual o governo estava acima da lei. O medo frequente de que, em algum momento, você ou alguém amado fosse levado para algum lugar e nunca mais voltasse; as perguntas que todos se faziam, mas ninguém expressava; a desconfiança sobre tudo e todos, escondida sob sorrisos polidos. Esse livro é perturbador e, ao mesmo tempo, um convite para refletirmos sobre quão importante é não esquecer quem somos – ou pelo que lutamos.

…tenho certeza de que o governo estava certo em me transformar em uma Reiniciada. Há algo de errado comigo, bem lá no fundo, e eu não quero saber o que é. (p. 291)

Até que ponto Kyla deveria descobrir quem foi e o que fez para se tornar uma Reiniciada? Notamos logo nas primeiras páginas que a ignorância é segura, mas a verdade é necessária. Só posso dizer que a Farol Literário está de parabéns por trazer às nossas mãos um livro como esse! Reiniciados é uma distopia do melhor calibre, que traz em cada página aspectos de um irresistível thriller psicológico. Estou muito animada para continuar a leitura dessa trilogia e trazer a vocês minha opinião.

A capa é maravilhosa e a impressão impecável, com uma revisão de grande qualidade. Vale cada centavo. Um livro mais que recomendado.

Avaliação:



Compartilho os meus quotes favoritos:


Quando nos tornamos Reiniciados, eles intensificam a felicidade em nossos perfis psicológicos. Se eles aumentaram a minha capacidade de sorrir, devem ter tido de começar do zero. (p. 21)

Eles nos ensinaram o básico sobre os Reiniciados na escola do hospital. Éramos todos criminosos, sentenciados – apagariam nossas memórias e personalidades –, e assim poderíamos recomeçar. Com o Nivo no lugar para garantir que tudo desse certo, até ser removido no ano em que completássemos vinte e um anos como Reiniciado. Era uma segunda chance, pela qual devíamos ser gratos: ela nos manteve fora da prisão, ou da cadeira elétrica. (p. 52-53)

Também tínhamos um grupo no hospital, então sei como funciona. Falamos sobre nossos sentimentos em um "ambiente de apoio sem julgamento", mas sempre me parece que eles nos dizem o que devemos sentir. (p. 64)

Minhas memórias se foram, mas parte de mim se lembra. Meu corpo, meus músculos. (…) Então não é a mesma coisa que começar do zero, não mesmo. É como se, ao dar o impulso certo, você consiga fazer coisas que tinha esquecido. Quem sabe do que mais sou capaz? (p. 77)

(…) Agora me escute, Kyla. Eu sei, acredite em mim, eu sei como tudo isso é difícil para você. Como é difícil de entender. Mas você precisa aprender a esconder as coisas dentro de você. Ou não durará muito. Não quero que você seja levada embora. Promete que vai tentar? (p. 249)

Ben me escuta e eu vejo o quanto ele é sugestionável. Afirme qualquer coisa forte o bastante e ele  abraçará. Que mundo perigoso para uma pessoa como ele; uma urgência irresistível de protegê-lo me domina. Ben é como… deveria ser, eu também deveria ser assim, mas, de alguma forma, não sou. (p. 319)

Interessou-se pelo livro?

Conheça
os próximos volumes da trilogia, já publicados e disponíveis nas livrarias:




Título: Fragmentada – Trilogia Reiniciados, volume 2
Autora: Teri Terry
Sinopse: Kyla não deveria se lembrar de nada quando foi reiniciada. Mas segredos do seu passado atormentam sua mente. Presa em uma luta contra a opressão dos lordeiros, e ansiando por liberdade, Kyla vê seu passado e presente colidir de uma forma que ameaça sua vida. Enquanto sua busca desesperada por Ben continua, em quem ela poderá confiar em um mundo repleto de segredos e mentiras?


Título: Despedaçada – Trilogia Reiniciados, volume 3
Autora: Teri Terry
Sinopse: Kyla foi Reiniciada: sua memória foi apagada pelo Opressivo governo dos Lordeiros. Mas, quando lembranças proibidas de um passado violento começam a aparecer, surgem também dúvidas: ela pode confiar naqueles que passou a amar, como Ben? As autoridades querem a morte de Kyla. Com a ajuda de amigos no DEA, ela vai a fundo, sondando seu passado e fugindo. A verdade que ela busca desesperadamente, no entanto, é mais surpreendente do que ela poderia imaginar. Ao final do terceiro volume desta aclamada série, os mais profundos e imprevisíveis segredos serão revelados.


Acompanhe as novidades da Farol Literário pelas redes sociais:


O que achou da resenha?
Adoraria saber se já leu ou leria Reiniciados!


19 comentários:

  1. Ai, Jesus! Qual o nome que se dá a sensação de estar em cima do puro entre se põe ou não um livro na sua lista de desejados?

    Eu adorei sua resenha! Mas agora fiquei extremamente confuso :/ Uns falam muito bem do livro, que foi o seu caso, outros metem o pau dizendo que é ruim :/ E agora? Assim, na verdade, eu quero mesmo é porque adoro distopias, mas agora não sei se irei ou não gostar dessa ._.

    Bjs!

    Jhonatan | Leitura Silenciosa
    PARTICIPE DO NOSSO TOP COMENTARISTA E CONCORRA DOIS LIVROS INCRÍVEIS!

    ResponderExcluir
  2. Oi Francine tudo bom? Não conhecia essa trilogia e achei muito legal! O livro Reiniciados me lembrou um tal projeto MK ultra, já ouviu falar? Não sei se é verdade. Pela sua resenha eu achei que o assunto foi muito bem trabalhado. O governo e as pessoas querem algo mágico para melhorar varias questoes como a criminalidade, e achei interessante como o livro aborda a questao da educação, parecido com ditadura no Brasil... bjoss adorei a indicação de leitura <3

    ResponderExcluir
  3. Eu não gosto do gênero dessa série, mas tenho vontade de arriscar mesmo assim...

    Sua resenha ficou ótima, me deu mais uma pontinha de vontade e eu não posso aumentar minha lista, séries só acabam com o bolso dos leitores! kkkkkkkkkkkkk

    Estandy Books - A Estante da Andy


    ResponderExcluir
  4. Oii Fran, tudo bem??? Faz pouco tempo que estou me aventurando nas distopias, mas estou curtindo muito. E essa tem uma proposta maravilhosa =D
    Que bom que você curtiu tanto, mesmo com tantas expectativas :)
    Beijooooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ola Francine, tenho essa trilogia só que ainda não tive tempo de ler, e realmente as criticas são super positivas sua resenha veio ressaltar ainda mais o talento da autora, essa sera minha próxima leitura.
    BEIJOSSsss...

    http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie Fran!

    Menina não gosto do gênero, mas a sua resenha me deixou louca para ler e conhecer mais dessa história, fiquei extremamente curiosa. Acho que vou me arriscar e fazer uma nova tentativa com o gênero nessa trilogia. Resenha maravilhosa. AMEI!
    Bjus e parabéns!!

    Juh - Surtos da Juleka

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre tive muita vontade de ler esse livro, mas todo mundo sempre me falou muito mal dele. Agora a sua resenha foi uma luz no fim do túnel e acho que eu tô pronta pra dar uma chance pra essa trilogia, já que o enredo é bem diferente e é tipo de leitura que eu gosto muito.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Nunca me interessei pelo livro, mas agora fiquei bem curiosa.
    Gosto de distopias e essa parece ser uma leitura bem instigante.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  9. Oi Fran!
    Ahh, lutei com unhas e dentes pra conseguir parceria com a Farol ano passado, porque sou doido pra ler essa trilogia. Acho as capas muito lindas e pelo fato de ser distopico, bem... Eu amo distopia, então, pelo amor de Deus, aceito profundamente. Cheguei a ver algumas resenhas e Kyla é uma personagem em particular que já me cativou pelo pouco que consegui conhecer dela. Parece um enredo bem original, e isso é um grande elogio levando em consideração o número de distopias que está no mercado hoje em dia :)

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu sou apaixonada por essa serie!!!!! Fico muito feliz que tenha mais gente lendo http://corujasdebiblioteca.wordpress.com

    ResponderExcluir
  11. Amiga eu só ouvi falar maravilhas sobre essa série e sinceramente tenho bastante curiosidade em fazer a leitura, até porque quero conhecer livros distópicos sabe? Eu achei que sua resenha ficou ótima, porque me chamou ainda mais atenção e me deixou muito curiosa para conhecer a história. Espero gostar bastante, porque estou com bastante expectativa sobre ele. Enfim...Parabéns pela sua resenha linda, porque ficou realmente muito boa e espero ter a chance de ler logo, porque é tato livro pra ler que acaba que ficando parado na estante atoa. =x

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/04/resenha-o-teste.html

    ResponderExcluir
  12. Oiiee Francine eu vi esta série no skoob e gostei de cara, me chamou muito a atenção mesmo por causa desta tecnologia futurista de controle mas nem tanto assim não é mesmo ? enfim gostei muito da resenha e pretendo assim que possível conferir a obra ...bjss
    http://florroxapoemasepoesias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá Francine,

    Essa série está na minha lista de desejados e cada resenha que leio me deixa mais curioso, espero poder ler também, ótima resenha, como sempre....bjss.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Fran, quando pude solicitar meu segundo livro com a editora fiquei em duvida entre este e Morra por Mim acabei ficando com a segundo opção mas pretendo conhecer a história de Reiniciados em breve até por que AMO distopias. Acabei ficando com Morra por Mim por que fazia tempo que não lia nada de romance sobrenatural ^^

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  15. Amei esse livro! Concordo com você em cada ponto!
    Já tenho o segundo livro aqui mas ainda não li, tô querendo comprar o 3° primeiro!

    Adorei sua resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  16. Olá Fran!
    Amei a resenha, como sempre.
    A sua descrição do livro me deixou muito curiosa para ler. A história parece bem complexa e elaborada, alguns desses detalhes devem dar um algo a mais com certeza.
    E eu gostei bastante das capas!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Fiquei muito curiosa para ler o livro pela sinopse. A sua resenha foi muito bem escrita e, como você criou expectativas e não se arrependeu, fiquei com mais vontade de ler ainda, vou procurar o pdf e começar a ler.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá Fran!
    Eu sou louca para ler essa trilogia.
    A história parece ser muito boa. As capas são lindas!
    Adorei a sua resenha. Muito bom saber que a trilogia termina tão boa como começou.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Fran sua linda! Resenha arrebatadora, não imaginava que era tão bom assim, nem sabia muito sobre o enredo, me surpreendeu demais o conteúdo dessa distopia, depois de uma resenha tão elogiosa, sou obrigada a conhecer essa trilogia, tenho certeza que vou adorar como vc, temos gostos bem parecidos!
    Beijos
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados