Resenha 77 | A 5ª Onda

em 10.3.15
Título: A 5ª Onda – Série A 5ª Onda, volume 1
Autor: Rick Yancey
Editora [parceira]: Fundamento (2013, 368 páginas)
Sinopse: Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora inicia-se A QUINTA ONDA. No alvorecer da quinta onda, em um trecho isolado da rodovia, Cassie foge deles. Os seres que parecem humanos, que andam pelo campo matando qualquer um. Que dispersaram os últimos sobreviventes da Terra. Cassie acredita que, estar sozinho é estar vivo, até que conhece Evan Walker. Sedutor e misterioso, Evan Walker pode ser a única esperança de Cassie para resgatar seu irmão — ou até a si mesma. Mas Cassie deve escolher entre a esperança e o desespero, entre a rebeldia e a entrega, entre a vida e a morte. Entre desistir ou contra atacar.

Resenha

Caramba! Que livro foi esse?! Eu devorei cada página e adorei, simplesmente adorei, o enredo e a narrativa do autor. Sou fã de quem consegue equilibrar vários gêneros em um só livro e A 5ª Onda é uma ficção científica distópica que possui ação, suspense, drama, mistério, romance... em doses perfeitas para cativar o leitor!

Imaginem como seria se, de repente, uma enorme nave extraterrestre aparecesse e se mantivesse silenciosa – vagando sobre a Terra – por dias. Sentimos a tensão do momento. Especulações começaram. Por que vieram? O que queriam? Como eram? Mas havia somente o silêncio e a enorme nave, ameaçadora, convidativa, misteriosa. De repente, a 1ª onda aconteceu e tudo desligou. Não havia luz, os carros e outros transportes não funcionavam (aviões caíram dos céus). Qualquer equipamento eletrônico – celular, notebook, iPod... – não ligava. A 2ª onda veio violenta e ceifou 500 milhões de pessoas que habitavam as costas do planeta. A 3ª onda envolveu uma doença terrível, incurável, que devastou dois terços da população. A 4ª onda era uma perseguição dos que sobraram. Naves não tripuladas observavam tudo, enchendo de pânico e desesperança, atingindo sem piedade aqueles que encontravam. Silenciadores – pessoas que pareciam humanas, mas não eram – caçavam os poucos sobreviventes. Como saber se alguém é Humano ou um Outro? A resposta: não confie em ninguém.

Na 4ª Onda, não se pode confiar que as pessoas continuem sendo pessoas, mas se pode confiar que a sua arma ainda é sua arma. (p. 14)

Com a narrativa em primeira pessoa, os capítulos se intercalam entre alguns personagens. O primeiro deles é Cassiopeia – ou Cassie –, uma garota de 16 anos que está enfrentando a 4ª onda sozinha. Sua mãe morreu na 3ª onda, mas Cassie tinha sorte por estar (ainda) com seu pai e seu irmão, Sammy, de apenas 5 anos. Estavam juntos com um grupo de sobreviventes até que o exército apareceu! Eles vieram para resgatá-los, disseram. Estariam seguros, disseram. Mas poderiam levar apenas as crianças primeiro, disseram. Sammy foi levado, junto com outras crianças, confiante de que logo seu pai e sua irmã o alcançariam. Mas não alcançaram. Cassie testemunhou a morte do pequeno grupo de sobreviventes, incluindo seu pai. Sozinha, restou a ela apenas um propósito: resgatar seu irmão.

Então, conhecemos Zumbi. Não, esse não é seu nome verdadeiro. Ele estava morrendo na 3ª onda, vítima da peste, quando o exército o resgatou. Levaram-no até o Campo Abrigo, onde era seguro, e conseguiram curá-lo do incurável! Devido ao seu estado doentio – quase morto –, chamaram-no de Zumbi. Ali ninguém tinha nome. Em troca, Zumbi passou a ser treinado, moldado no ódio, doutrinado para matar.

A questão sobre matar é que você não sabe que pode fazê-lo, até que realmente o faça. (p. 16)

O terceiro personagem-narrador (meu favorito!) é Evan Walker, um jovem filho de fazendeiros que acaba de resgatar Cassie em meio à neve. A profundidade desse personagem me encantou! Cassie e Evan, Evan e Cassie. Segredos inconfessáveis os afastava, fortes sentimentos os unia. Um casal inusitado; errado em muitos aspectos, doce em muitos outros.

Não posso confiar nele. Preciso confiar nele.
Não posso ficar com ele. Não posso deixá-lo para trás.
Não se pode mais confiar na sorte. Os Outros me ensinaram essa lição.
Mas ainda é possível confiar no amor? (p. 217)

A 5ª Onda é foda! E vocês sabem que não uso palavrões para definir nada por aqui (rs). Precisei fazer uma exceção para esse livro, porque – nossa – ele é incrível. O contexto é tenso e o autor soube transmitir a adrenalina, o terror, a coragem... dos personagens. Eu me senti impotente na maior parte do tempo, imaginando o que faria se algo assim ocorresse. O autor dosou a narrativa de um modo espetacular: frases curtas, descrições sem excessos, emoção e ação, ação e emoção. Nada faltou. É um livro sem defeitos. 

Os personagens são incríveis, a narrativa é envolvente, mas a história é o que torna A 5ª Onda uma leitura imperdível! Esqueça os filmes que assistiu sobre invasões alinígenas e os clichês que os envolvem. Rick Yancey promete bagunçar as coisas e inovar, cada vez mais, até que você não possa largar o seu livro. Os conceitos de força, esperança, humanidade... foram abordados de um modo muito especial. É um convite para refletirmos o que nos torna humanos e se, afinal, devemos aceitar a derrota diante de um obstáculo claramente difícil de superar. Até quando devemos lutar?

– Entendi tudo errado – Evan continua. – Antes de achar você, pensei que a única forma de me manter inteiro era encontrando um motivo para viver. Não é assim. Para continuar inteiro, é preciso encontrar alguma coisa pela qual se está disposto a morrer. (p. 228)

A Editora Fundamento foi muito feliz com o trabalho gráfico, o livro é impecável, e estou animadíssima para ler o segundo volume da série: O Mar Infinito.

*Agradeço o carinho da Editora Fundamento pela cortesia dessa leitura.*

Avaliação:

Compartilho os meus quotes favoritos:

Como livrar a Terra dos seres humanos? Livre os seres humanos de seu senso de humanidade. (p. 18)

É difícil planejar algo que vai acontecer no futuro, quando o que vai acontecer no futuro é algo que não se planejou. (p. 31)

Depois que puxam o nosso tapete, depois que entramos em pânico, corremos para a janela mais próxima. Ninguém sabe bem por quê. É aquela sensação de "melhor-ir-ver-o-que-está-acontecendo". O mundo funciona de fora para dentro. (p. 32)

Sabe quando, às vezes, você diz a si mesmo que tem escolha, mas na verdade essa escolha não existe? O simples fato de existirem alternativas não significa que elas se apliquem a você. (p. 83)

...algo acontece quando todos que você conhece morrem alguns dias depois de tê-los conhecido: você começa a ser bem menos exigente sobre quem lhe dá atenção. Você consegue ignorar uma série de defeitos. (p. 93)

...até mesmo pessoas muito sensíveis podem se acostumar a coisas extremamente insensíveis. (p. 117)

Algumas lembranças nunca podem ser deixadas para trás. Elas não pertencem ao passado. Elas pertencem a você. (p. 231)

Há um velho ditado sobre a verdade ser libertadora. Não acredite. Às vezes, a verdade fecha a porta da cela e joga a chave fora. (p. 251)

Se o mundo quebrar um milhão e uma promessas, é possível acreditar na milionésima segunda? (p. 331)

E o quote que mais gostei:
Essa é a falha no plano mestre (...): se não matar todos nós de uma vez, não serão os fracos que vão sobreviver. É o forte que vai permanecer (...). O que não nos mata nos fortalece. Endurece. Disciplina. (p. 358)

Interessou-se pelo livro?

Curta a fanpage da Editora Fundamento:

O
segundo volume da série já está disponível nas livrarias! Conheça:


Título: O Mar Infinito – Série A 5ª Onda, volume 2
Autor: Rick Yancey
Editora: Fundamento (2015, 248 páginas)
Sinopse: COMO LIVRAR A TERRA DE 7 BILHÕES DE HUMANOS? TIRE A HUMANIDADE DELES. Cassie Sullivan e seus amigos sobreviveram às quatro ondas de destruição provocadas pelos Outros. Agora, com a raça humana quase exterminada e a 5ª Onda encobrindo a Terra, os sobreviventes devem escolher: encarar o inverno e esperar o retorno de Evan Walker ou partir à procura de abrigo antes que o inimigo os alcance. Porque o próximo ataque é mais do que possível – ele é inevitável.
Os homens ainda não viram as profundezas até onde os Outros podem descer nem os Outros viram a que alturas a humanidade pode se erguer. Esta é a derradeira batalha entre vida e morte, esperança e desespero, amor e ódio.

A
5ª Onda está sendo adaptado para as telonas e poderemos assisti-lo em 2016, gente! Só posso dizer que estou empolgada com a adaptação. Enquanto ainda não temos o trailer oficial do filme, que tal assistir ao Book Trailer? Confira:


Gostaram da resenha?
Comentem se leram ou leriam A 5ª Onda!


19 comentários:

  1. Oi Fran sua linda!
    Que resenha é essa amiga? Adrenalina pura! kkkk
    Fiquei mega interessada neste livro e já estou colocando na lista de futuras aquisições. Só é uma pena que seja série. Estou fugindo um pouco delas... kkkkk
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  2. Minha nossa, quero esse livro!
    Peguei o link no Nyah! ~ Escritores e Leitores. Devo confessar que já li a resenha imaginando se teria um segundo volume para tamanha história. kkkkk
    Quero mesmo comprar esse livro, espero que goste tanto quanto você. Obrigado pela dica!

    Até a próxima! :)

    ResponderExcluir
  3. Amigaaaaaaaaaaaaa
    Que resenha foi essa ???
    Até então o livro ainda não tinha chamado muita atenção pela sua sinopse e também ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre ele e sinceramente pela sua empolgação eu simplesmente adorei tudo que você contou e acho que na próxima vez irei pedir o livro para leitura, porque eu achei simplesmente incrivel tudo que contou. Karamba, não achei que a história seria tão bacana assim. Eu acho que vou dar uma chance e conferir, porque eu quase nem leio livros de distopias e acho que eu irei gostar desse, porque como vc mesma disse, tem um pouco de tudo. Amei. Parabéns pela maneira como vc resenhou, porque me convenceu !! hehehehehe

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-diario-de-um-adolescente.html

    ResponderExcluir
  4. MEU DEUS,CADE O DINHEIRO QUANDO PRECISO ?
    Necessito desse livro agora,JÁ! Que resenha foi essa? Depois dela,não tem como eu não querer esse livro! Ainda não li muita coisa sobre Aliens,também não me interessava muito,mas quero muito saber o que aconteceu,do por que e como aconteceu . Pelo que li,vou passar a madrugada em claro lendo esse livro,MDS *--*
    Desculpa pelo piti Fran,mas eu realmente fiquei muito doida para por a mão em esse livro rs
    Depois do piti que dei,nem preciso dizer que sua resenha está perfeita né?
    haha
    Beijos flor
    Cantinho da Bruna || Participe do Top Comentarista de Março

    ResponderExcluir
  5. Olá Fran!
    Que resenha foi essa? Cada coisa que eu lia me deixou com mais vontade de ler.
    Pois é, tem horas que a vida precisa de um palavrão. Para um livro espetacular é uma dessas ocasiões.
    Sou fã da fundamento e agora tem mais um livro para a minha lista!
    E o que foram esses quotes? Amei!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Li esse livro na faculdade e amei!
    Gostei da suas impressões
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  7. Oiee Fran ^^
    Eu também postei a resenha desse livro hoje, haha' e também AMEI TANTO QUE SONHEI COM A HISTÓRIA ♥♥♥ OMG que livro, que personagens, que tudo! Dizer que estou ansiosa pelo próximo livro e pelo filme é pouco, estou torcendo os cabelos de ansiedade, e acho que não poderiam ter escolhido atriz melhor para interpretar a Cassie ♥ Concordo com você, o livro é mesmo foda *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Francine!
    A 5ª Onda <3
    Sou perdidamente apaixonada por esse livro! É minha distopia favorita! O jeito como o Rick narra os acontecimentos e como ele construiu os personagens e aquela protagonista maravilhosa que é a Cassie *-*
    Amodoro o Evan também ASJKFAUOGBAUOBSGAUOBSGA tô morrendo pra ler Mar Infinito e saber sobre ele, porque jesus, meus sentimentos!
    O Ben é outro que eu favoritei logo que apareceu. Adorei todo o arco dele (e foi bem inesperado também, porque no começo imaginei que ele só seria o garoto dos flashbacks).
    Adorei sua resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Um dos meus livros favoritos, sem mas, hahaha! Estou ansiosíssima para ler O M/ar Infinito! <3

    Beijos!
    http://porenseetcs.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oie Fran!
    Menina juro que quando você falou ficção científica e por ser uma série me desanimou legal, mas ao ler sua resenha fiquei curiosa com a obra e vou colocar na lista para uma futura leitura. Parabéns pela resenha.
    Bjus
    Juh

    ResponderExcluir
  11. Oi Fran! Sua resenha me contagiou! Eu amo quando as pessoas se empolgam e transparecem claramente como aquilo é incrível! Eu vivo com vontade de gritar que determinado livro é foda! ahaha Te entendo! Olha, sou bem chata com livros de extraterrestre, eu tenho aquele pre-conceito e quase não leio, mas esse foi por sua causa para a lista! Resenha perfeita! Parabéns flor! Beijo

    ResponderExcluir
  12. Nossa muito bom quando uma resenhista se empolga com o livro e consegue passar isso pra resenha. (sério li tudinho rsrs.) Pra falar que o livro é foda então é foda mesmo. Nunca dei bola pra esse livro. Não sei como o autor conseguir juntara tanta coisa num só livro mas fiquei curiosa. Confesso que não é meu estilo de livro mais vc me cativou com sua resenha mocinha PARABÉNS!

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oii, tudo bem?
    Eu adorei a resenha, eu tinha lido a sinopse na livraria daqui da minha cidade e fiquei muito interessada, porém não tinha dinheiro para comprar o livro na hora rsrs, eu acabei esquecendo dele e só fui lembrar dele agora, mas com certeza eu irei anotar o nome dele e compra-lo \o/

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Conheço um pessoal que iria ficar doido logo na primeira, por causa da falta de celular e internet... rsrsrs
    O livro parece ser eletrizante e cheio de acontecimentos, tenho muita vontade de ler e espero fazer isso antes do lançamento do filme.
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  15. Oi Francine

    Eu gosto muito de distopia e histórias pós-apocalípticas e a 5ª Onda me chamou muito a atenção!
    Os elementos presente no livro são inusitados mas ao ler a sua resenha percebi que tudo é interligado de uma forma muito interessante.
    A medida que eu ia lendo seu texto imaginei que a história daria um filme ou uma ótima série e no final descobri que já estão filmando! Fiquei ansiosa para conferir o livro e o filme!

    Super bjos
    http://www.i-likemovies.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá Fran!!!!!!!!!!!!!!!
    Primeira coisa, que resenha!!!!!!!!!!!!! Eu não tinha muita curiosidade a respeito do livro, pq sou meio medrosa, mas adorei saber mais sobre essa distopia em particular. Adoro quando o autor inova e bagunça com a gente! rs
    Indo pra wishlist!
    Beijos
    Nica

    ResponderExcluir
  17. Fiquei mortinha de curiosidade para ler esse livro :O
    Amei a resenha.

    ResponderExcluir
  18. Eu já queria esse livro, agora queria estar lendo. hahahahaha O enredo é simplesmente incrível! Só vejo comentários positivos a respeito do autor e de sua criação, com certeza o lerei nas minhas férias. Já coloquei na lista de desejos da Amazon para acompanhar os preços.
    Adorei a maneira como tratou das personagens e eu sempre curto suas seção de quotes favoritas! Nos deixam mais curiosos para saber o contexto em que foram faladas.

    Ansiosa!
    Beijos, Iza
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu ainda quero ler esse livro e está até na minha lista de desse ano, mas ainda não tive tempo. Já li muitas resenhas que falam que ele é bom e isso me fez querer saber como é pela minha visão, além de que o filme será lançado dia 21 (meu aniversário). Adorei o blog e já está em meus favoritos.

    Meu blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados