Resenha 73 | Simplesmente Acontece

em 20.2.15
Título: Simplesmente Acontece
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito (2014, 448 páginas)
Sinopse: O que acontece quando duas pessoas que foram feitas uma para outra simplesmente não conseguem ficar juntas? Todo mundo acha que Rosie e Alex nasceram para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família para os Estados Unidos. Os dois não conseguiram mais se encontrar, mas, através dos anos, a amizade foi mantida através de emails e cartas. Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples.

Resenha
por Amanda

Simplesmente Acontece conta a história de RosieAlex, melhores amigos desde que tinham cinco anos de idade! A vida de Rosie começa a se complicar quando Alex se muda para Boston e Rosie continua morando na Irlanda. No baile de formatura dela, Alex promete que chegaria a tempo, mas – como nada é perfeito – não consegue chegar como previsto e Rosie vai ao baile com Brian Chorão (apelido dado por Rosie e Alex). Para Rosie poder suportar Brian, ela enche a cara, o que não acabou bem. Como consequência, Rosie fica grávida! Isso mesmo, grávida!


Enquanto Alex consegue realizar seu sonho de entrar na maravilhosa faculdade de medicina de Harvard, Rosie troca a fralda da sua linda, e indesejada, Katie. Enquanto Katie vai crescendo, Rosie fica cada vez mais preocupada em como sairá da casa de seus pais e conseguirá sustentar sua filha sozinha. 

O livro inteiro é composto apenas por e-mails, SMS, cartas, cartões postais e mais. Confesso que quando descobri que o livro todo seria assim desanimei, achei que na metade do livro estaria entediada, mas nem notei, pois mesmo com esse estilo a autora conseguiu desenrolar uma história sobre como a vida é e seus transtornos. 


O mais interessante do livro é que os personagens são pessoas normais, que têm suas vidas normais e seus relacionamentos normais. Imagino que Ahern quis mostrar como é a vida em vários momentos, o que me fez parar e pensar na minha própria vida.

Tiveram momentos que fiquei irritada com as atitudes da Rosie e em outros quis abraçá-la. Eu acredito que essa interação do leitor com o personagem é o que faz diferença em uma narrativa, a autora está de parabéns e merece minhas cinco estrelas!

A Editora Novo Conceito fez um ótimo trabalho, deixando os chats com um bom espaçamento (para evitar o cansaço dos olhos). Alex tem uma mania de escrever CEI em vez de SEI (essa mania é passada para a Katie depois), coisa que a Editora precisou manter, pois poderia perder o sentido do livro. Eu realmente adorei o livro, mesmo deixando o final inconclusivo, em minha opinião. Mas, MEU DEUS, que livro! Recomendo muito.

*Livro cedido em parceria com a Editora Novo Conceito.*

Avaliação:

Um pouco sobre a autora:

Quotes:

(...) não quero ser uma dessas pessoas de quem as pessoas se esquecem com facilidade, que era tão importante naquela época, tão especial, tão influente e tão querida e, mesmo assim, anos depois se torna apenas mais um rostinho vago e uma lembrança distante. Quero que sejamos amigos para sempre, Alex.

Como a vida é engraçada, né? Bem na hora em que você pensa que está tudo resolvido, bem na hora em que você finalmente começa a planejar alguma coisa de verdade, se empolga e sente como se soubesse a direção em que está seguindo, o caminho muda, a sinalização muda, o vento sopra na direção contrária, o norte de repente vira sul, o leste vira oeste, e você fica perdido. Como é fácil perder o rumo, a direção...

Parece que as coisas têm algum motivo real para acontecer.

Há certos tipos de silêncio que são capazes de fazer alguém flutuar pelos ares.


Interessou-se pelo livro?

Curta a fanpage da Editora Novo Conceito:

Uma
novidade sobre Simplesmente Acontece é que, em 05/03, teremos sua adaptação nos cinemas! Assista ao trailer:


Para
celebrar, a Editora Novo Conceito lançou uma nova edição do livro com a capa do filme:


Bom, tomara que tenham gostado da resenha! 
Beijos.

Acompanhe o blog dela:

31 comentários:

  1. Bom dia Francine,

    Esse livro está na minha lista de espera de leitura, gosto demais da escrita da autora e de suas histórias, pela sua resenha sei que vou gostar bastante desse livro também......parabéns pela sua excelente resenha....abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Fran! ^^
    Menina, você não sabe o quanto quero ler esse livro, esse interesse todo se deu por causa do trailers do filme que me pareceu ser uma historia simples mas com um drama emocionante. Eu não sabia que o livro era composto todo por e-mails, SMS, cartas, cartões postais, eu sabia que tinha partes assim mas não fazia ideia que era o livro todo, ainda bem que você gostou espero que isso não me decepcione quando for ler. Adorei a opinião! :D

    Bjuus!
    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olha amiga tenho que confessar que esse livro é realmente e simplesmente MARAVILHOSO de tão envolvente. Eu li ele ano passado e amei pra te falar a verdade. Dei 5 estrelas e ainda favoritei, mas o que me decepcionou um pouco foi o desfecho, pois eu esperava mais sabe? Mas mesmo assim analisei a história como um todo e não teve como não gostar. Eu amei tudo entre os personagens e foi bastante envolvente ficar presa em cada capitulo do livro. Sua resenha tá ótima. Meus parabéns. Espero que o filme saia logo, porque estou doida para assistir. Deve ser perfeito xD

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. essa capa me dá uma angustia parece que tá doendo,rsrsrs...mas o livro parece ser muito fofo amei a dica.

    BEIJOSSssss...

    http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu sou louca para ler esse livro por causa do filme.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos.
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  6. Que linda... adorei a sua resenha estou doida para ler esse livro e ver o filme depois. Adoro a forma como essa autora escreve.

    Parabens pela resenha
    bbeijos

    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu amo livros nesse estilo com cartas,e mails e tals. Mas confesso que esse livro em especial nunca me agradou, pode ser que eu venha ler um dia, mas creio que vou preferir assistir o filme pra ver o desejo nasce.
    Otima resenha e bem vinda ^^
    Beijos
    Brubs
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Estou TÃO curiosa para ler esse livro! Todo mundo fala muito bem da Cecelia, então é lógico que eu preciso ler PELO MENOS UM livro dela. Acho que essa é uma boa forma de começar. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  9. oi amanda. opa q sorte a minha hein. vim para o blog na sua primeira resenha.
    bom, apesar da nota positiva que muita gente deu a esse livro não tenho nenhuma vontade de ler no momento sabe.
    sei lá, ele não chama muito minha atenção.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  10. Oi Mandy!
    Eu to doido por esse livro. Sabe, acho a história meio clichê. com esse lance do melhor amigo se apaixonar pela melhor amiga, mas mesmo assim morro de vontade de conhecer, porque provavelmente vai me render algumas gargalhadas. Além disso, provavelmente vou me identificar com o Alex :) Eu sempre me identifico. Personagens com tonalidades realísticas e normais *-*

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  11. Este livro é incrível e to tão ansiosa para ver o filme!!! Nossa tomara q seja fiel o máximo possível ao livro! Bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem??? Eu não sei se leria esse livro, porque achei a proposta dele bem clichê. Mas quase todo mundo ama e isso nos deixa curiosos, heheh :)
    Gostei da resenha e que bom que você gostou tanto :)
    Tenho vontade de ver o filme. Com filmes não sou tão chata :P
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oii, tudo bem?
    Eu nunca li nenhum livro da autora mas esse é o que mais me chamou a atenção, eu adoro os atores que foram escolhidos para fazer o filme. O livro com certeza já está na minha lista de desejados.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oiee Fran ^^
    Também desanimei um pouco quando vi a forma com que o livro era narrado, mas assim como você, não conseguia parar de ler. Gostei mais da segunda capa *-* Rosie também me irritou bastante, mas gostei bastante dela como personagem ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá Fran e Amanda! :3
    Gostei bastante da resenha e o livro realmente parece ser lindo.
    Quem sabe eu me arrisque de ver o filme, já vi a carinha da Lily Collins ali. haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi querida,
    Tudo bom?
    Ai esta mais um livro da minha lista interminável desse ano de preciso ler antes do filme, o que acho que não vai dar muito certo...rsrs...mas enfim...vou ler e assistir com certeza. Deve ser uma história bonita com altos e baixos pelo que você comentou quero conferir.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Fran sua linda flor! :D Sempre brilhando aqui na minha janela!

    Mulher sua resenha sempre me deixa suspirando, e é literalmente aaahhh. Eu ainda não li o livro, mas tive a chance de ver o filme, devo dizer que é muito lindo, sensível, engraçado e realista. O Alex e a Rosie são duas forças da natureza e mesmo com as dificuldades dão um jeito de ficar juntos. Foi uma experiência perfeita!

    Amei os quotes que você escolheu, os meus preferidos!
    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
  18. Olá Amanda!
    Esse livro é um dos próximos na minha fila de leitura. Desde que eu soube do lançamento estou doida para ler. Acho que o livro tem tudo para me agradar.
    Eu também fiquei um pouco receoso quando soube que era composto por cartas, e-mails e afins. Mas como tenho visto somente resenhas positivas e dizendo que isso não incomoda durante a leitura, só fiquei mais curiosa para conhecer a história de Rosie e Alex!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Pelo que vc disse o livro parece ser um pouco diferente do que aparece no trailer do filme, mesmo assim fiquei curiosa para ler, na vdd fiquei com mais vontade ainda de ler.

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  20. Oi Fran!

    Estou meio com o pé atrás com este livro. Estava mega afim de lê-lo, mas depois que descobrir a forma com que é narrado eu meio que desistir.

    Parabéns pela resenha

    Beijos Fê
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  21. Ah, como estou louca para poder pedir logo rs
    Comecei a parceria agora e ele já estava na minha listinha. TODAS as resenhas que leio dizem o mesmo que vc, que sentiam um receio por ser todo em email, sms e etc, mas que sentiram a leitura fluir. O filme já foi adiado aqui várias vezes né?
    Dia 05 é meu niver <3 mas só assisto depois de ler.
    Beijooos

    Blog Coisas da Juu

    ResponderExcluir
  22. Oie Fran! Ta ai um livro que quero ler, mas não tenho coragem, rsrsrs, tanto pelo tamanho como por se passar ao longo de vários anos, eu geralmente canso de livros assim e nunca consigo terminar, então acho que iriei ver apenas o filme >.< uma vergonha, eu sei :p
    Adorei a resenha, adoro a NC pq sempre tem uma boa diagramação nos livros, já li alguns em que os chats ou emails ficam muito misturados e demorei um pouco para separar as partes.
    www.muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro pode parecer grande, mas te garanto que a leitura flui que você nem percebe... rsrs
      (Amanda.Eu que escrevi a resenha)
      Uma-simplesleitora.blogspot.com

      Excluir
  23. Ola Amanda adorei a resenha , esses desencontros que a vida impoê hein, e cada um vai viver sua vida, gosto da premissa do livro, só não sei se vou gostar do final do livro, vou isso optei por assistir o filme primeiro. Vou assistir quem sabe leio o livro. beijos

    Amei a capa nova do filme .

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  24. Olá, Fran!

    Sou mega fã das suas resenhas, a Cami também resenhou esse livro lá no blog, eu não me interessei pelo título de início, mas agora estou na dúvida se acrescento nos desejados ou não. Mas creio que vou assistir o filme, adoro filmes nesse estilo muito mais que o livro.

    By Patty
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  25. Oi Amanda seja bem vinda! Ahhh sua resenha só confirmou o que já sabia! Preciso correndo ir aos cinemas assim que lançar o filme tenho certeza que vou amar e me emocionar ^^

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  26. Oie, tudo bom?
    Eu adoro livros escritos por meio de e-mails, bilhetes, recados e afins. Esse romance tem a cara de comédias românticas envolventes e quero ler em breve. Minha vontade de ler aumentou também por causa do lançamento do filme.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  27. Amigaaa, estou querendo ler esse livro a alguns dias e a sua resenha é a primeira que me diz que a história é contada nesse formato, através de cartas, e-mails ,etc. Eu tenho lá um pé atrás quanto a isso, porque li @mor e detestei, achei muito cansativo.Mas como você disse que a escrita dela não deixa ser cansativo e eu me interessei para saber como ela ficaria cuidando da filha sozinha, eu acho que o lerei sim.

    Ótima resenha,como sempre.

    bjs

    ResponderExcluir
  28. Oi, oi!!
    Já li o livro, mas preciso dizer que sua resenha me fez ter vontade de ler de novo!!
    Eu AMEI esse livro e odiei o filme! kkkkkkkkk
    Parabéns pelo blog também!!
    Beijão.
    Cacá.
    Blogueira do Caçadores de Livro https://cacadoresdelivro.wordpress.com e colunista no Books And Carpe Diem.

    ResponderExcluir
  29. Amanda, terei de discordar totalmente com sua resenha.
    Eu achei esse livro insuportável, mais ainda, ele me traumatizou. Fiquei um longo tempo sem ler epistolares por conta desse pedaço de tortura em papel. Os encontros e desencontros são desastrosos, e tudo por conta da covardia de duas pessoas que se diziam melhores amigos. CINQUENTA ANOS, eles demoram cinquenta anos para perceberem que deveriam ficar juntos, que juntos eles seriam felizes e funcionariam na sua melhor performance. Odiei esse livro. E como se não bastasse fui assistir ao filme (sou masoquista, só pode). Gostei mais da adaptação, pq? pq apesar de ainda ser desesperador, eles demoram só 25 anos (aproximadamente) para ficarem juntos.
    Me recuso a acreditar que as pessoas são assim na vida real. Se você quer algo, corra atrás, lute, aja! Não fique esperando a vida acontecer. Por isso não consigo suportar esse livro, minha personalidade e minhas crenças são completamente diferentes das apresentadas no livro.

    Acho que é isso.
    Beijos, Iza
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados