Resenha 65 | Justa Causa

em 5.1.15
Título: Justa Causa
Autora [parceira]: Gislaine Oliveira
Publicação independente (2014, 162 páginas)


Sinopse: Déia vai trabalhar em uma grande empresa e conhece Diego, o senhor multinacional. Ele é lindo e ela se apaixonaria fácil por ele se não fosse apaixonada pelo Lucas seu ex. E se, o chefe não fosse tão arrogante. O que acontece porém é que os dois terão que dividir o mesmo escritório e no meio de tantos papéis e documentos acabam descobrindo que tem muito em comum.




Resenha
[Atenção: literatura +16]

A Gislaine Oliveira é uma das autoras mais queridas que tive o prazer de conhecer! Seu blog é tão cheio de vida quanto sua personalidade. Então, me senti muito feliz pela oportunidade de ler Justa Causa, o seu primeiro livro.

Narrado em primeira pessoa, nesse livro conhecemos Andréia ou Déia, uma jovem de 18 anos que acabou de ingressar em uma multinacional como auxiliar. Logo no início, ela percebe Diego, um homem esbelto que a atrai com sua beleza. Descobre, então, que ele é o "Senhor Diego", seu chefe e sobrinho do dono de todas as filiais. A cada encontro, parece que Déia comete mais erros. Para começar, ela não o chama de "senhor" tal como a etiqueta e ele exigem. Isso faz com que Déia se destaque, mas também a faz criar mais razões para que pudessem demiti-la por justa causa.

Paralelamente, Déia ainda se sente envolvida emocionalmente por Lucas, seu ex-namorado. Embora não se vejam há meses, Déia liga muitas vezes ao dia para Lucas, esperando que repentinamente ele se arrependa de terem terminado. Enquanto seu coração se ocupa com essa esperança tola, aos poucos ele também cede espaço para Diego. Déia é promovida e se torna a primeira secretária particular de Diego, o que os aproxima muito um do outro.

O que mais gostei na relação de Diego e Déia é a leveza. Diego tem 32 anos, o que o torna muito mais velho que Déia, mas o jeito como ela consegue despertar seu lado infantil é doce. E nossa protagonista também não é gentil e suave como podemos esperar de um clichê romântico. Déia é teimosa e tempestiva, o que enche a vida de Diego com graça e vitalidade. Se antes ele apenas vivia do jeito que devia, agora sentia querer algo novo para si mesmo e a jovem mulher ao seu lado era capaz de lhe dar a coragem necessária para abraçar isso.

Justa Causa é uma comédia-romântica que não surpreende, mas encanta. O tipo de leitura rápida e agradável para uma tarde preguiçosa. A diferença de idade entre os personagens não era necessária em minha opinião. Diego me pareceu imaturo para um homem de 32 anos e poderia ter, sem esforço, a mesma idade de Déia. Por isso, não acho que o livro aborde esse tema. Se há uma moral em Justa Causa que me satisfez foi a importância que a autora dá à felicidade acima do comodismo ou do dinheiro. Gostei do desfecho do livro!

A autora introduziu a história com uma nota, convidando o leitor a relevar os erros presentes no livro porque a escrita seria tal como a personagem Déia falava. Mesmo assim, me senti um pouco incomodada; não pela escrita ser informal, mas pelos erros de revisão (vírgulas, concordâncias...). Apesar disso, a leitura fluiu rápida pela fácil narrativa da autora. Outro fator que me incomodou foi a pouca verossimilhança da história... Senti que esse enredo seria impossível na vida real (como todos os bons romances são, convenhamos). Uma garota de 18 anos, que não cursa nenhuma graduação, se tornar a primeira secretária de quem gerencia uma multinacional? Difícil, mas sempre é agradável sonhar (rs).

Vale a pena conhecer Justa Causa. Eu o avalio como um bom livro, que certamente divertirá os leitores. Uma comédia-romântica fofa! Li o livro em formato digital e nada posso falar sobre a editoração, mas a formatação estava ótima.

*Agradeço o carinho da autora em me presentear com a oportunidade de ler seu e-book.*

Avaliação:








uma feliz notícia sobre Justa Causa! Em breve será lançada a segunda edição com uma nova capa. Vejam que linda! Adorei.









Compartilho os meus quotes favoritos:

...eu estava almoçando no refeitório quando o senhor multinacional entrou. (...) Ele se serviu e veio sentar do meu lado. Meu lado, meu Deus. Que bom. Que droga. Tinha um monte de mesas vagas, porque ele tinha que sentar no meu lado? (...) Como é que eu ia comer macarronada na frente dele? Eu bem tentei. Mas ficava na dúvida se enrolava o garfo, se cortava.

Mas que capricho, hein? Era o cara que ficava me perseguindo. Que droga. Só porque eu não o chamava se senhor? Me poupe. Senhor era meu pai. Ele era um menino de barba. Se fosse homem, não ficava atormentando a vida das próprias funcionárias.

Será que quatorze anos de diferença era assim tão ruim? Mas ele não parecia ter a idade que tinha. Tirando quando ele tinha seus ataques de "vou ser rabugento agora" e parecia que ele tinha uns sessenta anos.

...eu já tinha percebido que era melhor não nutrir muitas esperanças. O Di era realmente confuso. Num dia, eu achava que ele ia me agarrar ali no escritório mesmo e olha, isso seria realmente bom. Mas isso nunca acontecia. Em outros dias, eu achava que ele não queria nada comigo. Esses dias realmente não eram legais.

– Você topa fazer isso comigo? Quero dizer, largar tudo (...). Quero dizer, não poderei contar com a ajuda do meu tio. É como dar um salto no escuro. – Explicou ele.
– Se você pular, eu pulo. – Respondi, dando um beijo nele.

Eu não conseguia acreditar na tamanha sorte que eu havia tido. Eu havia encontrado o cara da minha vida aos dezoito anos. Enquanto há tantos que passam a vida inteira sem encontrar. Ele era o amor da minha vida, eu tinha certeza disso. (...) A única coisa que importava, é que éramos apenas nós dois ali. Eu, ele, e o resto construíamos.


Interessou-se pelo livro?

Curta a fanpage:

Conheça os demais escritos da autora:


Título: Os Sonhos de Rita
Editora: Novo Romance (2014, 154 páginas)

Sinopse: Prever o futuro em sonhos era um dom divertido para Rita. Até ela sonhar com o próprio casamento, cujo noivo não é Felipe, seu amado namorado. Ao saberem disso, os dois partem junto com os amigos numa jornada para mudar esse cruel destino. Mas tudo se complica quando Rita conhece Thiago, o noivo.
"Minha vida tinha se transformado numa tentativa desesperada de não perder Rita. Nem mesmo por um segundo." - Felipe.




Título: Excesso de Amor
Editora: Novo Romance (2014, 15 páginas)
Observação: É um conto que a autora escreveu para uma antologia publicada pela Editora Novo Romance. Ele está disponibilizando em formato digital para quem solicitar. Basta enviar um e-mail (profissaoescritor@gmail.com) ou entrar em contato com a autora em suas redes sociais (Facebook).

Sinopse: "Mel era diferente de todos que um dia conheci. Sofria por amor. E se você acha que isso não a torna diferente de ninguém, deixe-me contar então a sua história."



Gostou da resenha?
Comente se já leu/leria esse ou outro livro da autora!


29 comentários:

  1. Oii ! Já conhecia o livro e a autora (adoro o blog dela, é um dos mais divertidos que eu sigo). Tipo, eu ja tinha uma imensa vontade de ler Justa Causa, por sempre estar vendo publicações sobre ele e talz. Quando a Gih mostrou a nova capa, quase dei um grito falando que queria LOGO.
    Enfim, eu adorei a resenha e me instigou mais ainda à leitura! bjo
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Markus :3 hahhah, também surtei quando vi a capa pronta =D
      Imagina quando vier o livro??? vou surtar mais, hahhaha. Dá-lhe chá de camomila :3
      Louca para ter uma das suas resenhas surtadas e lindas, kkkk
      Beijão

      Excluir
  2. Oii, tudo bem?
    Eu conheço a autora é ela é simplesmente adorável, super atenciosa. Até agora eu li somente Os Sonhos de Rita e adorei. Espero ansiosamente a oportunidade de conhecer mais o trabalho dela.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gi <3 Muito obrigada :)
      Espero que você possa sim conhecer minhas outras histórias :)
      Um beijão

      Excluir
  3. A nova capa ficou mil vezes melhor.
    Confesso que esse tipo de livro não é meu favorito, mas sua resenha despertou uma vontade de ler... posso está errada, é que me pareceu um livro bem divertido e eu gosto de livros com cara de tarde preguiçosa :)

    Bjs
    Jéssica Rodrigues
    Blog Coração Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Jéssica tudo bem??? Se puder ler, leia sim. hahahha. Teve quem leu em duas horinhas. Duas horinhas, já pensou???? :)
      Espero que você possa conhecer, se encantar e se divertir com essa história de amor :)

      Excluir
  4. Oiii Fran linda. Tudo bem??? Finalmente vc pode conhecer essa história =D . Uma pena que pelo visto ela não atingiu todas as suas expectativas, mas fico triste não. Pois todas essas questões estão sendo resolvidas para a segunda edição. É que Justa Causa, tem uma história engraçada, mas que não cabe aqui comentar a respeito. Mas se tudo der certo, na semana de divulgação ali no Profissão, essas questões serão respondidas =D
    E questões da história, o Di vem para explicar na segunda edição. Sim, vamos conhecer todos os motivos do senhor multinacional :3
    Ahhhh preciso dizer que adorei a parte de cheia de vida???? hahahhaha. Tão eu =D
    Obrigada Fran por fazer parte da minha vida de blog, de escrita e de leitura. Um beijão enorme e um grande abraço :)
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiee ^^
    A nova capa é mesmo linda! Estou participando de um book tour para ler esse livro, organizado pela própria Gislaine, e mal vejo a hora de ler o livro. Adoro comédias românticas, mas é uma pena que ele não tenha te conquistado *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu li e amei. Só não reli pq não tive tempo ainda.
    Gostei mt e com certeza irei comprar a segunda edição.
    Gis está de parabéns, sem contar q é uma garota incrível.
    Amo!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Francine!
    Temos presenciado uma grande e crescente safra de novos talentos no cenário da literatura nacional. Isso é bom!
    E o livro parece ser mesmo como você comenta em sua resenha: "Uma comédia-romântica fofa!".
    Parabéns, Gislaine!
    Ah, e sem sombra de dúvida, a nova capa é muito bonita.

    Abraços!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Fran!
    Já li outras resenhas sobre o livro e me interessei bastante pela história.
    Parece ser o tipo de leitura leve e descontraída.
    Adorei a nova capa!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá Fran-linda, como vai? Adorei sua resenha, meus parabéns. Fico feliz que tenha lido Justa Causa, realmente o livro é muito sonhador mesmo haha. Mas a história é leve e bem bacana. Também dei a mesma nota, estou ansiosa pelo segundo livro digamos assim que será narrado pelo Di <3. E a capa ficou maravilhosa também.
    Beijos e muito sucesso.
    chuvaelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi flor, li a um tempinho o livro e adorei a leveza também, me diverti pacas com os dois. A segunda capa está bem melhor e mais comercial com certeza, eu quero ler a segunda edição, quero ver como o Di irá se portar,kkkkk.

    Esse livro(a primeira edição) é um dos meus queridinhos da estante, tem uma frase da minha resenha e o nome do blog na contra capa <3 , fico alucinada toda vez que vejo,kkkk.. pode?

    Desejo sucessos pra Gi sempre e amei sua resenha flor.

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Fran, não conhecia o livro, eu fico triste quando encontro erros de revisão nos livros, os autores demoram tanto pra conseguir publicar um livro, pra no final ainda ter erros de concordância.
    Alguns romances são totalmente inimagináveis, mais o interessante é que no papel tudo pode.
    Gostei do seu ponto de vista.

    Bjks

    Patty Santos
    Blog Coração de Tinta

    ResponderExcluir
  12. Oi, Francine, tudo bem?
    A Gih é muito fofa mesmo, eu adoro ela e o blog que ela escreve, além disso ela mora aqui no sul, bem pertinho <3. Porém, ainda não li nenhum dos livros dela, não sei se por falta de oportunidade ou tempo.
    Não gostei do fato do livro ser na primeira pessoa, não gosto de livros narrados pelos próprios protagonistas, ainda mais quando são mulheres/meninas em romances...
    A capa nova é beeem mais linda né? Faz jus ao livro.
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ola Fran lindona a premissa do livro não me atraiu muito e a primeira capa também deixou a desejar , confesso que a capa da segunda edição ficou linda , o que me fez dar crédito a leitura foi a leveza da história, que percebi através de sua resenha. Vou ler com certeza . Uma pena ter esses erros. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com.br

    ResponderExcluir
  14. Fran, tudo bem amore?
    Como tenho você no meu Facebook acho que deve ter lido alguns comentários meus a respeito do meu PC estragado, mas caso não esteja sabendo meu sumiço foi por esse motivo. Voltei com um computador provisório tem alguns dias mas somente hoje comecei a colocar minhas visitas em dia e aqui estou, finalmente. Desculpe meu sumiço =/
    Quanto a sua resenha... Eu já ia falar mal da capa anterior, mas quando li que leu o livro em formato digital eu meio que entendi, já que muitas vezes os escritores não tem muito jeitinho com a arte da capa, mas depois li a boa notícia da capa nova, que aliás é bem fofa...
    Você deve estar pensando, que garota fútil, lendo livros pela capa. mas não é bem isso, quer dizer, pode ser...rsrs
    Hoje em dia as editoras estão fazendo artes tão lindas e perfeitas que somos fisgadas pelos nossos olhos primeiramente pelas capas, fala que não é? Pois bem.Li sua resenha e achei que a história irá me agradar, é leve e é romance, e todas as suas impressões me fizeram querer ler. Os pormenores que te irritaram um pouco também me incomodariam, mas como vou procurar ler a 2ª edição talvez eu encontre menos erros. Tomara...
    Obrigada pela dica de leitura, ainda não conhecia a autora.
    Beijocas
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  15. Oi Fran, tudo bem?
    Eu não conhecia a autora, mas já fui me empolgando ao saber que ela é uma pessoa tão querida.
    Em relação ao livro, achei bacana, mas o que realmente me deixou curiosa e com vontade de ler, foram os quotes que tu selecionou. A princípio a escrita da autora parece que irá me agradar.

    Beijos
    http://www.confraria-cultural.com/

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bom?
    Não conhecia o livro, mas achei o título bem sugestivo. Como você disse, me pareceu um romance leve e totalmente despretensioso. É uma pena que a narrativa seja tão inverossímil, porém a história ainda chamou minha atenção.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Só de ler a sua resenha já fiquei interessada de ler o livro. A história apesar de parecer clichê me agradou muito. Vou anotar essa dica e assim que possível vou ler o livro.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br /

    ResponderExcluir
  18. Olá Fran!
    Tem quanto que eu não comento? Tô preguiçoso.
    Enfim, adorei a resenha, como todas as outras do blog.
    E esta em especial aguçou ainda mais a minha vontade de ler, pois eu estou participando da Book Tour desse livro e em breve terei-o em mãos para desfrutar da leitura dele.
    E sinto que vou me divertir!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Olá Francine, tudo bem?

    Infelizmente o fator "erros de revisão" conta muito na hora da leitura. Eu, como profissional e formada em Letras, não consigo ignorar e, na maior parte das vezes, eu me vejo com um lápis nas mãos, corrigindo automaticamente tudo hahaha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, e admito que se fosse só pela capa, não animaria de ler, rs. Mas a história parece ser legal mesmo, apesar dos problemas que você apontou, rs. Realmente, ele não precisaria ter 32 anos, uns 25 já resolvia para o cargo que ocupa, rs. E nenhuma menina de 18 anos, sem formação consegue um cargo desses, rs, mas como você disse, não custa sonhar, rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. oi oie :) Então! Eu ainda não conhecia o livro e nem a autora. A primeira capa eu achei feia :S não tem nada demais, agora a segunda capa tá sensacional. A julgar pelo enredo, o livro realmente me agradaria, eu adoro esses romances cliches. Mas concordo com você que a diferença de idade não precisava ser tão grande.

    Beijocas.,

    http://www.lendoeesmaltando.com/

    ResponderExcluir
  22. Oi Fran!
    Olha vou te contar, o comércio de livros nacionais, tipo, pela pequenas editoras peca demais nessa questão de revisão. Tantos livros excelentes que li e deixaram a desejar pelo numero enorme de errors :( Isso é muito triste.
    A historia parece ser bem gostosa, mas no momento acho que não me aventuraria na leitura.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  23. Oi Francine.
    Não me interessei pela história, não encontrei nenhum diferencial que chamasse minha atenção, e não gostei dessa questão de apresentar fatos que não convencem como o caso da secretária promovida.
    E outro problema são os erros de revisão, um ou outro perdido é até tolerável, quando passa disso já incomoda.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  24. Adoro comédias românticas e mesmo que Justa Causa não surpreenda,quero dar a chance dele me encantar assim como foi com você. Ainda mais sendo um casal leve e que tem tudo para me conquistar....

    Curtindo a página da autora e aguardando a chance de ler seus livros.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  25. Olá!

    Adorei a sua resenha e a forma como foi franca. Achei o tema proposto fofinho, apesar de já ser bem batido. E livros sempre tem esse lado impossível né?! Alguns pelo menos! Hahaha

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  26. Essa capa nova fico muito linda!!!
    Mais chamativa, convida mais a leitura.
    Bjs
    www.satisfashionbrazil.com

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados