Resenha 63 | Voos e Sinos e Misteriosos Destinos

em 23.12.14
Título: Voos e Sinos e Misteriosos Destinos
Autora: Emma Trevayne
Editora [parceira]: Seguinte (2014, 312 páginas)
Sinopse: Nesta fábula moderna, com gosto das aventuras clássicas que encantam os jovens leitores há tantos anos, conhecemos a história de Jack Foster, um garoto de dez anos que, como qualquer um da sua idade, sonhava viver grandes aventuras. Ele morava em Londres mas estudava em um colégio interno, voltando para casa apenas nas férias, quando ficava completamente entediado.Mas, um certo dia, Jack atravessa uma porta mágica e, do outro lado, encontra uma cidade ao mesmo tempo muito parecida e muito diferente daquela que conhecia. Em Londinium, apesar de reconhecer as ruas e prédios, ele encontra um cenário steampunk, com engrenagens e fuligem por todos os lados. Por ali era raro encontrar alguém que não tivesse nenhuma parte do corpo feita de metal. E era justamente isso que a Senhora - uma mulher rígida e temperamental que governava a cidade desde sempre - buscava: um filho de carne e osso.
Jack logo descobre que aquele lugar era extremamente perigoso, e que voltar para casa não seria tão fácil quanto tinha sido chegar até ali...

Resenha
[4ª leitura durante a Maratona Literária #EuTôDeFérias]

A capa desse livro é deslumbrante! O material emborrachado que a Editora Seguinte utilizou é um convite para qualquer leitor se apaixonar.

Narrado em terceira pessoa, Voos e Sinos e Misteriosos Destinos nos apresenta o protagonista Jack Foster, um garoto de 11 anos que é o único filho de uma rica família em Londres. A história começa em 1899, quando Jack retorna do internato para passar as férias na casa dos seus pais. A verdade é que a mãe de Jack parece preocupar-se apenas com os encontros e as festas que oferece às damas da alta sociedade, enquanto seu pai vive trabalhando. Isso o deixa entediado e, algumas vezes, o faz pensar que não sentiriam sua falta.

De repente, surge à sua porta o misterioso Lorcan Havelock, um espiritualista supostamente contrato pela sua mãe para divertir as suas convidadas. Espiando pela fechadura da porta, Jack se sente deslumbrado pelas mágicas que Lorcan realiza! Ele, então, ouve Lorcan sugerir à sua mãe que lhe permitisse treiná-lo, mas ela nega. A mãe que parecia nem se importar com sua presença estava, agora, também o impedindo de viver algo grandioso! Por que não permitira que Lorcan o levasse?!

Em uma saída breve com uma das empregadas da mansão, Jack avista Lorcan e o segue. Ele queria aprender mágica! A princípio, pensava em abordar Lorcan, mas depois passou a segui-lo por se sentir curioso com a postura ansiosa do homem. Para onde estaria indo com tanta pressa? Quado Lorcan chega até a torre Big Ben, Jack se surpreende quando uma porta mágica surge. Ao vê-lo desaparecer através dessa porta, Jack acaba entrando também. É assim que nosso protagonista chega a Londinium, um lugar mágico com pessoas e animais feitos de engrenagens e metais. É tudo incrível para Jack, que a princípio não pensa em retornar para sua Londres.

Londinium. Jack pensou que deveria estar com medo, mas não estava. Ele estava longe de casa, cercado por magia e mecanismos de relógios,..
Aquilo era incrível. (p. 79)

Em Londinium, Jack conhece Beth, uma garota totalmente feita de engrenagens, sem nenhum elemento orgânico, mas com uma alma doce e alegre! Ela o apresenta ao Dr. Cataplasma, que é um dos personagens mais brilhantes que já tive o prazer de conhecer na literatura. Com eles, Jack aprende sobre o Império das Nuvens e descobre que Lorcan não era o homem gentil ou solícito tal como se mostrou à sua mãe. Na verdade, Lorcan era um homem perigoso e poderoso que Jack precisará enfrentar pela sua segurança e de seus novos amigos.

Voos e Sinos e Misteriosos Destinos é um livro incrível para quem aprecia fantasia! Londinium me conquistou com o seu funcionamento mecânico e mágico, cheio de metáforas encantadoras. O Império das Nuvens é governado pela Senhora, uma personagem que existe desde as lembranças mais antigas dos seus moradores. Gostei muito dela, apesar do seu comportamento mimado. Eu a achei deslumbrante com sua personalidade solitária e inflexível. Todos os mistérios de Londinium me fizeram sentir estúpida quando Jack os desvendou ao final do livro. Nunca teria interpretado os fatos como ele. Foi muito legal ser surpreendida por esse personagem de apenas 11 anos.

A única fragilidade da obra é que, em alguns momentos, a leitura fluiu mais lenta. Notei que isso acontecia quando Jack estava refletindo os acontecimentos, o que tornava a leitura menos ágil, embora não menos interessante. A Editora Seguinte foi extremamente cuidadosa com tu-do! A capa é linda, a diagramação está excelente e há ilustrações que são muito coerentes com o sentimento monocromático que o livro transmite. A revisão foi impecável! É um livro que vale a pena ser conhecido.

Avaliação:

Compartilho os meus quotes favoritos:

...Jack não se assustava. Era interessante a conversa sobre fantasmas, espíritos e outros mundos.
Ele gostava da ideia. Havia sempre a possibilidade de os outros mundos serem mais interessantes do que aquele. (p. 34)

Realeza... Grande coisa. Jack não entendia o que os tornava tão especiais. Ficar sentado o dia todo com uma coroa na cabeça não devia ser especialmente difícil. Só se a coroa fosse pesada demais e eles fossem para cama com dor de cabeça toda noite. (p. 35)

– Ela é linda – disse a mulher. – Mas não a perca.
– Pode deixar. – Jack nunca tinha perdido nada em sua vida, a não ser de propósito. Às vezes era simplesmente mais fácil perder um brinquedo ou um chapéu do que dizer para a mãe que não gostava do presente dela. (p. 44)

Ele deveria estar ali. Aquela cidade de vapor, aquele Império das Nuvens, o queria, ao passo que em sua própria Londres ninguém notou ou se importou se ele estava lá ou não. (p. 89)

– O senhor acha que existem outras? Portas, quero dizer.
Xeno não tinha lábios para juntar enquanto pensava, mas parecia que ele faria isso se fosse possível. (...)
– Outras? É claro que sim. Em algum lugar lá fora deve haver um mundo governado por água ou luz solar. Prédios podem estar pendurados no céu, as pessoas fazendo compras de cabeça para baixo. A chave para isso (...) é aceitar que tudo é possível. (p. 119)

Todo o metal e as engrenagens não poderiam curar as doenças da mente. (p. 135)

– Algumas coisas são tão antigas que é como se existissem desde sempre. (p. 164)

– Há portas entre esses mundos; você só precisa saber onde olhar. Ah, sim, os sinais são sempre claros. (p. 174)

Os dias tinham passado a importar pouco, assim como um único grão de areia não importa para a praia. Cada um deles era uma coisinha de cristal cintilante que se desfizera diante dos dias anteriores. (p. 194)

– Ela não me quer mais? – Jack perguntou num sussurro, sabendo a resposta no momento em que formulou a pergunta. Ele não era mais perfeito. Nem inteiro. (p. 208)

...Beth foi a primeira pessoa que ele conheceu no Império e a única que Jack sabia que ia entender o que tinha acontecido com ele. (p. 214)

"O tempo é diferente para pessoas diferentes: longo e insuportável para alguns, um simples piscar de olhos para outros. Mas ele deve ser medido por um dos nossos muitos relógios. (p. 221-222)

Os livros de contos de fadas que pesavam sobre as prateleiras de Jack na outra Londres eram coisas mortas, papel que se desfazia, tinta que sangrava e couro desbotado. Mas tudo o que havia neles tornara-se real ali. (p. 224)

A eternidade era um tempo terrivelmente longo para a raiva se prolongar. (p. 228)

– Uma alma saudável, um corpo saudável. (...) Um cura o outro. (p. 238)

De repente, muito acordado, Jack endireitou-se. Ele era Jack Foster, o que significava muito pouco ali, mas muito em Londres. Lordes e damas vinham jantar em sua bela casa; ele iria administrar a Foster & Filhos um dia. Aquele lugar louco, estranho e fantástico não ia prendê-lo. (p. 244)

– É engraçado, mas quando você não faz muitas perguntas, as pessoas tendem a esquecer que você está na sala. Dá a alguém muito tempo para obter todas as respostas. (p. 254)


Interessou-se pelo livro?

Curta a fanpage da Editora Seguinte:

O que achou da resenha?
Comente se leu ou leria esse livro!


16 comentários:

  1. Amiga olha eu simplesmente adorei a sua resenha, até porque a história me pareceu ser boa, mas não tanto para me chamar atenção. Pra te falar a verdade nem tinha me interessado em ler esse livro antes, porque quando eu vi o trailer do filme eu já meio que achei que não ia gostar e o livro dei umas folheadas na livraria, mas infelizmente não chamou muita atenção também. Mas espero ainda dar chance um dia, até porque a gente pode se surpreender com a leitura, embora eu ODEIE livros que são parados. Eu fico com sono sabe? E acaba até que abandonando ou demorando pra ler. Mas enfim...

    Apesar de tudo eu achei que vc abordou muito bem a história do livro
    e também adorei o seu ponto de vista, até porque vc sempre é sincera e eu adoro isso.
    Meus parabéns amiga.
    Tenho que dizer que admiro muito sua escrita e adoro passar aqui pra te visitar.
    Eu demoro as vezes pra passar, mas sempre venho!
    hehehehe

    Se cuida

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oiee Fran ^^
    Eu sou completamente apaixonada por essa capa, e mesmo se o livro fosse de auto-ajuda eu o compraria só por ela...haha' ainda não o comprei, *-* uma pena que seja um pouco lento, mas como adoro fantasia, vou arriscar :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oláá Fran-linda, tudo bem?
    Quando eu vi pela primeira vez fiquei apaixonado e surtei junto com a Cássia, a editora teve um trabalho incrível com o desing, não é mesmo?! Acho que eu só compraria pela capa, realmente é uma das minhas favoritas <3 Eu simplesmente sou um grande fã do gênero fantasia e para mim será uma boa aposta, pelos seus comentários parece ser uma leitura bastante agradável mesmo apresentando alá suas partes lentas (rs). As frases que você colocou me fizeram AINDA MAIS ser conquistado pela obra haha, mais uma vez, parabéns pela resenha maravilinda Fran =)

    Beeeijos!!
    Luan || Um Grande Vício Literário

    ResponderExcluir
  4. Olá Francine tudo bem,

    Esse livro esta na minha lista de desejados, também acho show de bola essa capa e apesar das partes lentas gostaria muito de ler, adorei a sua resenha, excelente como sempre....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Fran, sua linda, tudo bem???
    Que capa mais linda essa!!!!!!! Nunca tinha visto esse livro. Eu adoro fantasia, é um dos meus gêneros preferidos. E um universo com personagens feitos de engrenagem??? Nunca vi nada parecido!!!!!! E esse garotinho de 11 anos conseguiu lhe surpreender??? Estou encantada!!!! Quero muito ler o livro.
    Adorei sua resenha.
    Um Feliz Natal para você e sua família!!!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Fran!
    Adorei a capa desse livro e só pela sinopse já me interessei muito por isso. Eu curto fantasia e o coisas em steampunk me chamam muita atenção.
    Com certeza este livro é uma boa pedida para mim!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Esse livro me chama atenção a algum tempo, parece ser bom mesmo, mesmo com a leitura fluindo lenta
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Hello Fran ^^
    Pelo que li em sua resenha,este livro parece ser bem leve....
    A sinopse já chama a atenção c:
    Gosto muito de livros sobre passagens secretas e mundos diferentes!
    E essa capa aumenta a vontade de ler !
    Beijos
    ✺⇢Cantinho da Bruna⇠✺
    ✺⇢@cantinhodabruna⇠✺


    ResponderExcluir
  9. Oi Fran!
    Em primeiro lugar: que capa é essa? Amei!
    Não conhecia o livro, mas de cara já quero ler! Tanto pela capa, quanto pelo nome e por se tratar de fantasia, e também pela sua resenha, que está impecável, como sempre!
    Com certeza entrou para a minha "listinha".
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bom?
    Realmente a primeira coisa que chamou minha atenção nesse livro foi a capa. Eu fiz a leitura da obra recentemente e fui surpreendida com uma fantasia bem trabalhada e interessante. Ainda mais porque não gosto de ler livros do gênero. Foi minha primeira experiência com o gênero steampunk e assim como você, eu também achei a história incrível.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Fran,
    Acho que há um paralelo que o livro faz quando apresenta a porta mágica onde Jack se transporta para Londiniun. De alguma forma é como a gente faz quando abrimos um livro, ao passar a capa, assim como a porta, nos transportamos para um mundo mágico, diferente daquele em que vivemos. Somos como o Jack, aprendendo e vivendo um mundo que não é o nosso. Só não temos a dificuldade em voltar para o nosso mundo... ou temos? Ótima resenha e fiquei na vontade de ler este livro.
    bjs

    Antonio Henrique Fernandes
    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Hey :)
    Não gostei muito da tematica do livro, rsrsrs, não tenho paciência para livros assim :p
    Nunca tinha visto ou ouvido falar desse livro, mas irei indicar para alguns amigos que gostam desse estilo ^^
    www.muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Ótima resenha, e adorei a história! Essa foi a primeira resenha que li desse livro, e fiquei super curiosa para desvendar o mundo de Londiniun, e descobrir porque o final foi tão incrível, rs.
    Pena que tenha algumas partes lentas, mas o livro parece ser bom o suficiente para compensar
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi flor linda, tudo bem?

    Vi esse livro em uma caixinha de correio no youtube e tinha me encantado com a capa, mas não sabia qual era a história, e menina, lendo a sinopse e a sua resenha, me rendi á ele. Fantasia é um gênero que curto muito, leituras leves, que nos fazem sonhar e entrar em mundos desconhecidos.

    Amei a sua resenha e já pode me enviar o livro de presente ta?

    bjs flor

    ResponderExcluir
  15. oi, flor, tudo bem?

    Concordo que em alguns momentos a leitura ficou mais devagar, mas gostei muito do livro, principalmente porque foi a minha primeira experiencia com livros do gênero steampunk. Achei que a autora soube conduzir bem a trama e, principalmente, soube descrever bem os cenários.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Fran!

    Que resenha ótima! Adorei o resumo da obra, fiquei tentada e querer saber mais, ou seja, tenho que ter esse livro! Gostei muito da história, e pelo visto é um livro bem interessante e envolvente, mesmo sendo um pouco lento, dá para ver que o enredo é cativante!

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados