Resenha 58 | O Sumiço de Beatriz

em 12.12.14
Título: O Sumiço de Beatriz
Autora [parceira]: Carolina Matsuo
Publicação independente (2014, 340 páginas)
Sinopse: Em meio a acordos entre a petrolífera brasileira e a venezuelana, uma organização paramilitar liderada por corruptos faz negociações com militares venezuelanos para produzir um instrumento de guerra, que apenas duas pessoas são capazes de desenvolver: Beatriz, uma estilista que ganhou vários prêmios como figurinista e maquiadora, criada por sua tia, Giselda; e o professor Dr. Yaacov Baum, um professor-pesquisador judeu de uma prestigiada universidade.
Durante a negociação do projeto de tal instrumento, num evento responsável por uma série explosões, Beatriz foge do cativeiro, mas o professor é ferido, e sua tia, que estava no local, é dada como morta.
Beatriz recorre ao seu amigo de infância, Tomaz, e tenta lhe contar os fatos. Porém, antes mesmo que ela explique o que está acontecendo, é obrigada a fugir dos militares que a perseguia.
Tomaz, chef de cozinha e dono do Tradicional Café, sem entender o que está acontecendo, e preocupado com a atitude da amiga, mergulha em uma profunda investigação para encontrá-la. Eventualmente, ele acaba descobrindo uma rede de intrigas e corrupção que envolve um mercador de armas, as FARC e algo além do que ele poderia imaginar.

Resenha

Quando vi a capa de O Sumiço de Beatriz, interessei-me pelo livro. É linda, não? A sinopse soou ainda mais convidativa e não perdi a chance de conhecer a história!

Narrado em terceira pessoa – com algumas cenas em primeira pessoa –, nesse livro conhecemos Beatriz, uma artista no sentido amplo da palavra. Desde a infância, Beatriz gostava de trabalhar com tecidos e demonstrava um destemor admirável. Quando adulta, atuou como figurinista e maquiadora profissional, ao ponto de conquistar prêmios internacionais com a sua arte – especialmente na produção de efeitos especiais no teatro e cinema. Toda a sua habilidade não lhe trouxe apenas fama, mas também a fez se envolver em uma perigosa intriga militar.

O livro tem um início eletrizante: Beatriz está fugindo de quatro homens armados, que não hesitam em atirar. Ela consegue escapar por pouco e aproveita a chance para enviar uma mensagem ao seu amigo de infância: Tomaz. Apesar de não se verem há anos, Beatriz confiava nele. O ponto de reencontro foi o Tradicional Café, local de trabalho do Tomaz – que era seu dono e principal chef. O problema é que Beatriz parecia aturdida ao revê-lo e, logo depois de dizer que sua tia Giselda estava morta, precisou fugir outra vez. Tomaz foi abordado pelos perseguidores de Beatriz e teve completa certeza, então, que a amiga precisava da sua ajuda.

O título do livro faz total sentido: a história envolve a procura de Tomaz por Beatriz. Eu gostei muito do Tomaz, que é gente como a gente. Não é um lutador de artes marciais e, tampouco, alguém capaz de se proteger dos perigosos inimigos de Beatriz, mas é corajoso e determinado! Ele quer reencontrar a amiga, mesmo que seja tarde demais.

Então, por um momento, ele percebeu que a atitude que havia tomado em sair de sua cidade ia além da procura por Beatriz. Era uma busca por felicidade, paz interior e acima de tudo, por amor. (p. 216)

Tomaz descobre que Beatriz estava envolvida em um projeto secreto, que tinha relação com os acordos pretrolíferos entre o Brasil e a Venezuela. Algo grande demais para qualquer um dos dois lidar! E isso rendeu à história um dinamismo agradável. Eu gostei das peças criadas pela autora para que, ao final, se encaixassem com maestria. É um livro de gênero investigativo, político e de ficção científica que vale a pena conferir.

Considero o enredo, portanto, o ponto alto do livro. Assim como considero a reflexão da autora sobre a corrupção no meio acadêmico e no meio militar muito relevantes! Imaginem uma faculdade regida por quem fazia uso dos projetos para seu próprio benefício ou uma organização formada por militares e ex-militares capazes de qualquer coisa para obterem lucro… O Sumiço de Beatriz apresenta justamente esse contexto e provoca os leitores a refletirem sobre as terríveis consequências da corrupção.

...os cofres da universidade não viam nem a metade das verbas dos projetos, as quais tinham outro destino. Sendo este, para enriquecer os caixas particulares de pessoas, que deveriam servir de exemplo, como os pesquisadores e os professores doutores que tinham o reconhecimento mundial em determinadas áreas do conhecimento. (p. 239-240)

Como fragilidade destaco o uso do discurso direto quando o discurso indireto seria mais apropriado. Havia muitas cenas em que o personagem falava em voz alta (discurso direto) o que pertenceria à voz do narrador (discurso indireto) e isso me incomodou. Senti falta, também, de maior descrição nas cenas de ação, principalmente quando envolviam conflitos corporais – algumas cenas soaram confusas para mim.

Apesar dessas fragilidades, o livro é bom e vale a pena lê-lo! A autora guarda surpresas até o final e gostei da complexidade do enredo. A escrita é fluída e dinâmica, o que faz a leitura render com tranquilidade. A diagramação está ótima, a capa é ainda mais bela pessoalmente e encontrei poucos erros de revisão.

Avaliação:

Compartilho os meus quotes favoritos:

Mais uma vez corri os olhos sobre as flores e o rosto fez mais uma aparição. Senti meu coração disparar. Ele não estava naquele belíssimo jardim, mas entre as imensas árvores ao fundo. Estreitei meus olhos e permaneci olhando-o, não queria perdê-lo de vista. Não conseguia discernir se era um homem ou mulher, via apenas a silhueta de um rosto. Alguns minutos depois, em um piscar de olhos, ele desapareceu. (p. 99-100)

– (...) Confie em Alá, mas amarre o seu camelo. (p. 142)

Prendeu enquanto pode a sua personalidade impulsiva, mas explodiu sem refletir a situação. (p. 150)

– Até algumas horas atrás nós não precisaríamos mais de Beatriz. Pegar os relatórios já era suficiente. Mas o Coronel mudou as ordens. Você sabia disso, Pedro? – Christian perguntou ironicamente.
– Estamos sem o pesquisador.
– Sério? – continuou com sua ironia.
– Suicídio.
– Hum... suicídio mesmo? – Christian estreitou novamente os olhos para ele.
– Sim, exato.
– Sim?! Sim? Oh, não... não me venha com essa Pedro – disse Christian se exaltando.
– Ele se envenenou. Está escrito no relatório médico.
– Diga! Foi você que matou aquele cara...!! – acusou Christian, irritado, apontando seu dedo para o venezuelano. (p. 156-157)

Pedro pensava em quão errado esteve ao julgar Raed Khalil como uma pessoa inócua, enquanto na mente de Julius ecoava apenas uma palavra: AlQaeda. A última coisa que eles queriam naquele momento era comprar uma briga com terroristas islâmicos. (p. 167)

Desapontado e espantado, ele voltou para a lanchonete com a imagem daquela senhora, que conhecia desde pequeno, em sua mente. A elegante mulher de meia idade, alta, esguia e de olhos tão pretos e intensos. Ele não estaria tão errado pela aparência de Giselda, tinha a certeza de que a havia visto. Mas por que ela correu depois de ouvir chamar seu nome e de tê-lo visto? Ou seria uma aparição? Estaria ficando louco? (p. 194)

– A faxineira, Tomaz?! Não acredito que você está suspeitando de uma faxineira. Para quê ela roubaria aquilo? – repreendeu Sara.
– Uau! Cara, nessa você pegou pesado. – disse Alex quase soltando um riso.
– Não... é que...
– Vai me dizer que quando você não encontra algo na sua casa, daí você culpa a pobre empregada? (p. 234-235)

...no momento em que ele finalmente a viu, saindo do laboratório no dia anterior, ele foi atingido por um forte sentimento de felicidade, fazendo-o perceber que não a procurava só para ajudá-la com suas coisas, mas porque ele de alguma forma, sentia a falta dela. (p. 275)

...eu tive que fugir. Desaparecer da vida de todos, porque eu sabia que eles iriam fazer mal para as pessoas mais importantes para mim. (p. 296)


Interessou-se pelo livro?
Adicione-o no Skoob | Acesse o Site | Compre em versão digital: Saraiva; Amazon; Cultura | Compre em versão física diretamente com a autora [aqui].

Curta a fanpage do livro:


O que acharam da resenha?
Comentem se já leram ou leriam o livro!

Aproveito para agradecer o carinho da parceira Carolina Matsuo a cada interação comigo. Ela foi muito gentil e desejo sucesso à sua carreira literária!


9 comentários:

  1. Adoro tramas de suspense/policial, ao estilo Dan Brown. Mas confesso que esse livro não me chamou atenção. Mas quem sabe um dia, né. Estou dando bastante chance para os nacionais ultimamente.
    Seu blog é um amor, parabéns! *-*

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ótima resenha, como sempre. O livro parece mesmo muito interessante, gosto de histórias tensas e eletrizantes.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, e parece ser um livro que envolve muita emoção, correria, intrigas, muito interessante, Parabéns pela resenha! Não achei a capa aquelas coisas, mas é diferente e parece um livro bom... Adorei os quotes!! ^^

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Fran!
    Adorei a resenha! O livro realmente mostra que tem uma trama muito complexa e interessante. Isso acaba aumentando ainda mai a curiosidade para ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Fran, suas resenhas são cativantes e bem completas. Não deixam dúvidas do que esperar da história e do que você sentiu a ler, e isto é muito bom.
    Eu não me interessei pelo livro, mas mesmo assim vou anotar a dica, pois quem sabe no futuro resolve conferir? Bjus flor.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  6. Amiga estava bastante curiosa para saber sobre esse livro, porque vc tem razão, a capa é bastante chamativa para todos aqueles leitores que vão pela capa =x
    Mas tipo, eu achei que a história é interessante, mas não é algo assim que eu eu diria UAU, vou comprar agora mesmo o livro sabe? Seilá, acho que eu achei um pouco sem sal. Pode ser minha impressão, porque no começo de sua resenha quando vc começa a contar que a menina vai atrás do amigo e tudo mais, eu fiquei bastante interessada, mas depois desanimei, não sei. Mas gostei de tudo que vc elaborou na sua resenha e achei estranho vc ter dado 3 estrelas. vc disse que gostou, achou o livro envolvente, mas deu 3? bom, não sei quais foram seus maiores motivos, mas eu acho que poderei sim ainda conferir a história desse livro =]

    lovereadmybooks.blogspot.com.br
    Só pra avisar tá? A minha colunista nova fez sua postagem de estreia hoje. Venha dar uma olhadinha pra dar uma força pra ela =] Ficaria feliz com sua presença viu? Eu nunca peço porque eu acho chato ficar pedindo, mas dessa vez por motivo especial mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Oiie!!
    Estava esperando por sua resenha e assim deu para perceber que é um livro bom, mas vou ser sincera, eu esperava mais, achei meio sem sal, agora fiquei na duvida, se leio ou não :x
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oiii Fran!
    Quando você fez a semana de divulgação desse livro fiquei doidinha por ele! haha
    Achei a história extremamente emocionante e o book trailer também ficou demais!
    Gosto desses livros que são uma espécie de montanha russa, uma hora parece que as coisas estão dando certo e depois acontece algo e tudo desmorona.
    Amei a resenha, claro!

    O Outro Lado da Raposa
    Facebook

    ResponderExcluir
  9. Olá Francine,

    Sua resenha como sempre é impecável, mas discordo de você e não gostei da capa e pela sua resenha acho que não irei gostar...abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados