Resenha 56 | Level 2

em 30.11.14
Título: Level 2 – As Crônicas da Memória, livro 1
Autora: Lenore Appelhans
Editora [parceira]: LeYa (2014, 336 páginas)
Sinopse: Desde sua morte prematura, Felicia Ward está presa no Level 2, uma espécie de limbo localizado entre a Terra e o Céu. Junto com seus companheiros, a garota passa horas intermináveis plugada em uma espécie de câmara, revivendo lembranças de seu tempo na Terra e lamentando o que perdeu: família, amigos e Neil, o garoto que amava. Até que uma menina é encontrada morta em uma câmara vizinha e somente Felicia lembra de sua existência.
Ao mesmo tempo, Julian, um cara perigosamente encantador que ela conheceu em vida, aparece para oferecer uma saída. É quando Felicia descobre a verdade: juntando-se à rebelião para derrubar os Morati, anjos guardiões do Level 2, ela poderá estar com Neil novamente. Suspensa entre o Céu e a Terra, Felicia se encontra no centro de uma luta secular entre o bem e o mal. As lembranças de sua vida voltam para assombrá-la e, com os Morati a caçá-la, a garota vai descobrir que não é apenas a sua própria redenção que está em jogo... Mas a salvação de toda a humanidade.

Resenha

Level 2 é um livro muito distinto! Eu me senti presa à criatividade da autora. Narrado em primeira pessoa, nesse livro conhecemos Felicia, uma adolescente que morreu e, agora, está presa em uma dimensão que compreende ser uma espécie de purgatório.

Eu adoro o gênero sobrenatural e já me interessei pela obra justamente por abordar um contexto tão diferente: vida após a morte. Logo nas primeiras páginas, no entanto, acabei me encantando ainda mais! O lugar onde Felicia estava envolvia uma tecnologia digna de ficção científica! Ela não sabe há quanto tempo morreu e compara o purgatório com uma colmeia, onde ela e outras mulheres, todas carecas e usando camisões brancos, mal têm condições de manter um diálogo decente sem enfraquecer. Depois de uma breve interação, confusas e aparentemente embotadas, caminham até seus alojamentos e deitam-se em cápsulas para acessarem memórias.

Quando acordo e vejo a tela de holograma piscando acima de mim, fecho bem os olhos de novo. A sensação é sempre tão real ao reviver essas memórias. Mais reais que este lugar. Normalmente, retorno de minhas memórias de certa forma atordoada, capaz de saborear as sensações da minha vida na Terra por alguns segundos preciosos. Mas não importa o quanto tente me apegar a eles, esses momentos desaparecem, deixando-me vazia e faminta por mais. No Level Dois, o tempo é um peso eterno. Em minhas memórias, é leve e nunca o suficiente.

Adorei essa parte! A narrativa se intercala entre o presente de Felicia, no Level 2, e seu passado apresentado pelas memórias que acessa em sua cápsula. Essa organização rendeu maior dinamismo à leitura, especialmente porque o passado da Felicia é cheio de mistério e o seu presente está começando a mudar. A rede pela qual a colmeia acessa memórias tem mostrado algumas vulnerabilidades que Felicia, sem saber exatamente como, consegue usar para seu benefício. E isso tudo a faz questionar.

O foco da história não é apenas o que acontece na rede, mas a razão da existência do Level 2 e os motivos para destruí-lo. De um jeito inusitado, Felicia acaba sendo encontrada por Julian, um rapaz que conheceu em sua vida na Terra. Ele diz vir resgatá-la, mas não era confiável quando vivo, por que seria depois de morto? Ela decide segui-lo quando Julian promete levá-la até Neil, por quem era apaixonada e a quem deseja reencontrar – ainda que apenas para saber se teve uma vida feliz.

– Meninas como eu?
– Você sabe... – ele vira o rosto ao manobrar o carro em direção ao trânsito. – Meninas bonitas.
Isso me pega tão desprevenida que uma onda de calor nasce em meu peito e rapidamente se espalha pelo pescoço e rosto, enrubescendo-os. Sei que sou atraente, pelo menos fisicamente. Ao longo dos anos, várias pessoas me disseram isso. Mal sabe o Neil o quanto sou feia por dentro. Ele não consegue ver as cicatrizes.

Eu gostei do livro! A partir do momento em que Felicia sai de sua colmeia, passa a enfrentar muitas dúvidas e, principalmente, a correr contra o tempo em uma rebelião da qual nem intencionava participar. O Level 2 tinha um propósito divino, mas os Morati, responsáveis por controlá-lo, acabaram por desvirtuá-lo. E agora Felicia parece não ter opção além de enfrentá-los. O problema é que ela não pode confiar em ninguém, nem mesmo nas suas lembranças. 

Gostei do contexto e da explicação para o uso de uma tecnologia tão próxima à humana no Level 2. Essa foi uma dúvida que me perseguiu durante a leitura por se tratar de um contexto sobrenatural e todo o seu funcionamento parecer claramente humano. A autora não deixou essa ponta solta, o que me satisfez. 

Como fragilidade, apesar de toda a criatividade, a história não conseguiu me convencer das intenções daqueles que controlavam o Level 2. E, considerando todo o perigo que Felicia enfrentaria, achei que faltou ação. Ainda, não houve um desfecho convidativo para a leitura do livro 2 da série, pois senti que todas as perguntas foram respondidas e o final definitivo. De qualquer modo, estou curiosa para saber a continuação.

Considero esse um ótimo livro por trazer tantas circunstâncias entrelaçadas: os mistérios do Level 2 e o passado de Felicia, que se dividia em dois grandes momentos – ao conhecer Julian e ao conhecer Neil. A narrativa é agradável e fluída, o que garante um cadenciado ritmo de leitura. Minha versão era em e-book e gostei bastante da qualidade da Editora LeYa! Imagino que o livro físico esteja ainda melhor.

Se você gosta de ler livros que se passam em contextos diferentes ou dos gêneros sobrenatural e ficção científica, Level 2 é uma leitura que recomendo!

*Agradeço à parceira Editora LeYa pela cortesia dessa leitura!*

Avaliação:

Compartilho os meus quotes favoritos:

Mas, então, eu morri. E agora não consigo dormir. Exceto, porém, quanto tenho acesso às memórias do meu sono. Você não acredita em quantas vezes vasculhei os dezessete anos e 364 dias de minha vida em busca daqueles raros e ininterruptos períodos de letargia, livres de pesadelos. Porque dormir é minha única e verdadeira pausa neste eterno carretel de lembranças, tanto as minhas como as que aluguei.

– Sei que pode não parecer agora, mas a vida é mais do que ir a festas e estudar. O importante é continuar a experimentar coisas novas, conhecer gente nova, visitar lugares novos. Uma vez que você estabelece uma rotina, por mais divertida que pareça, você fica estagnada. É como estar morta.

A tela demora a carregar e, enquanto isso, dirijo o olhar para o rosto do Julian. O que espero ver é preocupação ou pena, mas, em vez disso, encontro astúcia. Triunfo. Isso me dá uma sensação nauseante de que ele está me usando. Tão diferente do Neil.

 – Confio em você – ela diz.
Sei que, no fundo, ela sabe que não deveria, mas, mesmo assim, confia. Porque tem uma enorme capacidade de se iludir. De negligenciar o óbvio mesmo quando esfregado na cara dela. Isso me dá vontade de beliscá-la. De arrancá-la violentamente de seu casulo de ignorância.

Isso é o que mudanças constantes podem fazer com você. Trazem um questionamento contínuo a respeito do seu lugar no mundo e fazem você ir atrás daqueles que compreendem o que está passando.

– (...) As pessoas se tornam tão absortas em acumular fortunas e perseguir os melhores baratos que se esquecem que deveriam estar se concentrando em evoluir.

– Para evoluir, você tem que aceitar tanto as suas partes boas como as ruins. E tem que parar de ansiar por interesses terrenos – ela me lança um olhar afiado. – E por pessoas que deixou para trás.
– O que você quer dizer? – pergunto, embora suspeite que saiba o que ela está insinuando.
Mas é o Julian que me joga na cara.
– Para seguir adiante, você vai ter que desistir do Neil.

Embora saiba que minhas memórias não sejam nem uma sombra do que seria estar de verdade com o Neil, elas alimentam meu sonho de revê-lo.

A tristeza quer companhia e não um lembrete de que as vidas das outras pessoas são descomplicadas e felizes.

Pela primeira vez em muito tempo, sinto que posso ter um futuro. E Neil ficará ao meu lado. Talvez para sempre. Talvez apenas por um período de tempo. Mas não tenho mais medo de viver minha vida e descobrir.


Interessou-se pelo livro? Adicione-o ao Skoob | Compre: Submarino; Saraiva; Travessa; Extra; Americanas; Cultura.

Curta a fanpage da Editora LeYa:


E vocês?
Gostaram da resenha?
Comentem se já leram ou leriam o livro!



16 comentários:

  1. Amiga eu nunca mesmo ouvi falar desse livro, mas pelo que vc contou na sua resenha gostei bastante da história. Acho até que iria gostar bastante da leitura, mas olha, é considerado uma distopia? Porque me pareceu um pouco, não sei, até porque eu li apenas um livro desse genero. Mas mesmo assim adorei. Vou ver se coloco na minha lista de leitura, porque sua resenha me surpreendeu. Uma leitura que irá ser bastante diferente por conta do enredo mesmo. Adorei =]

    Parabéns pela sua resenha minha querida
    beijinhos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Fran!
    Adorei a resenha, como sempre né? Realmente a temática do livro para ser muito boa e criativa e ter sido também bem explorada. Com certeza daria um bom filme, na minha humilde opinião.
    Só não sei se teria vontade e coragem de ler um sci-fi.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Resenha muito convidativa, mas o que eu adorei foi os quotes que vocês escolheu para nos fisgar, Fran.
    Eu não ando assim doida de vontade de começar uma trilogia nova, estou com muitas séries e trilogias para completar e como já falei por aqui a grana anda apertada, então preciso ser criteriosa quanto a comprar um volume e ter de investir em mais dois livros para finalizar uma história...Enfim. O conjunto de tudo me deixou com vontade de ler, de saber mais sobre tudo o que acontece nesse Level 2 e com a Felicia. Então pronto, mais uma trilogia para ser lida em 2015. Obrigada pela dica Fran. Beijocas!
    Vivi

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2014/11/a-arte-de-guardar-os-livros-na.html

    ResponderExcluir
  4. Oi Fran, tudo bem ?
    Já li resenha de Level 2, e todas de derrubarem forninhos. O livro parece ser bem bacana, inclusive faz o meu gênero porém não acho que seja uma leitura para mim neste momento. Provas chegando e a tenção está la em cima. Espero ler ele em um futuro próximo. Adorei a sua resenha. As quotes são também bem legais.
    Abraços.

    Italo T.
    http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que história doida rsrs
    Amei sua resenha pq ela me despertou uma vontade imensa de ler esse livro, não deu nenhum spoiler e conseguiu filtrar tudo que é importante para despertar o interesse. Esse livro é bem meu estilo e adorei o enredo.

    Abraços
    Jéssica Rodrigues
    Blog Lilian & Jéssica

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bom?
    O gênero sobrenatural não é o meu preferido, mas eu até fiquei curiosa com a premissa desse livro. Todo o lance envolvendo o purgatório é bem curioso. O final mais fechado também me atrai, mesmo sendo uma série.
    beijos!!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. uau
    que livro,olha,li sua resenha nos minimos detalhes e observei e acho que posso estar errada,masi e um livro que nos prende por completo,e se nao cairmos com tudo na leitura perdemos detalhes mega importantes para entendermos o final ne?
    O genero nao e o meu querido,mais e muito bom ver como auores podem criar um livro nesse tema e com clareza de detalhes ainda mais por ser uma litura complexa...
    muito boa reenha
    bjs lindona
    www.zilandramakes.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Eu também adoro livros com várias dimensões ♥ já tinha visto a capa do livro, mas para falar a verdade, não fazia ideia do que se tratava...haha' Gostei bastante, já anotei na listinha. Uma pena que a autora não tenha colocado mais ação *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Uau, já fiquei completamente conquistada pelo livro!!!!! Sério, tô curiosa, sua resenha ficou ótima!
    Gostei muito da capa, e meu Deus, só consigo pensar em como nunca tinha ouvido falar dele, com certeza vou comprar e ler logo hahahaha
    Beijos,
    Thousand Lives to Live!

    ResponderExcluir
  10. Oi Fran!
    Olhe, eu realmente fiquei encantado por esse livro assim que vi a sinopse. Faz bem meu estilo. Infelizmente na livraria daqui num tem, ai não consegui ainda, mas ta na listinha *--* Super curioso.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Francine.
    Logo no princípio sua resenha já me cativou quando fez referência ao tipo de sobrenatural que traz o enredo, um dos meus preferidos justamente por ser pouco explorado. E a situação ficou melhor quando soube que a autora contextualiza perfeitamente não deixando pontas, edá explicações plausíveis.
    Eu não conhecia o livro, mas ele entrou para minha listinha.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  12. Fran eu tinha visto este lançamento da Leya e até agora não tinha lido nenhuma resenha, confesso que me interessei em saber o que acontece com Felicia e saber o que é este level 2, mais uma vez você arrasando nas resenhas!

    Abraço,
    Diego de França
    Leitor Sagaz

    ResponderExcluir
  13. Adoro contextos diferentes e esse livro me agradou e muito,ficção científica é um dos gêneros mais criativos hehehehe
    Fran suas resenhas são encantadoras,como faz? Quer me deixar pobre toda vez que entro aqui para ler suas critica?
    Parabéns \o/
    Beijos Pão de Queijo!

    ResponderExcluir
  14. Nunca ouvi falar do livro , e também não chamou minha atenção nesse momento , para quem gosta ! mas sua resenha ficou ótima !

    ResponderExcluir
  15. Oi Francine,
    adorei sua resenha e fiquei muito curioso para ler esse livro. tipo de temática que eu gosto bastante de ler. também gosto do sobrenatural. dica anotada.
    bjs

    Antonio Henrique Fernandes
    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá....

    Me empolguei muito no início da resenha,mas depois que vi suas ressalvas desempolguei um pouco,claro que fiquei muito curiosa,pois a temática do livro é bem diferente de tudo o que já li e nessa parte me interessei bastante.

    Ótima resenha !!!

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados