Resenha 55 | Grumpy Cat, um livro azedo

em 26.11.14
Título: Grumpy Cat, um livro azedo
Tradução: Candice Soldatelli e Bruno Mattos
Editora [parceira]: Belas-Letras (2014, 96 páginas)


Sinopse: Já vivi sete vidas... Esta é a pior de todas. Em Grumpy Cat – Um livro azedo, o bichano vai mostrar que ser azedo não é um talento que vem de berço; qualquer um, com muito treino e determinação, pode desenvolver. O leitor vai conhecer a breve história do Gato (incluindo todos os sonhos que ele já arruinou), descobrir os bons motivos para odiar cachorros (e pessoas!) e praticar o mau humor.




Resenha

Sabe aquele livro que foge do convencional? Assim é Grumpy Cat, um livro azedo! Desde o seu lançamento pela Editora Belas-Letras, soube que gostaria de lê-lo. 

A proposta da obra é dedicada aos leitores que apreciam o sarcasmo. Eu me incluo entre eles (haha). O humor negro sempre me divertiu, justamente por ser capaz de atenuar momentos de tensão e, assim, nos permitir refleti-los. Grumpy, o "autor" da obra, é um gato rabugento e de mal com o mundo. Nesse livro, ele vem nos ensinar como nos tornar pessoas piores. E, quem sabe, também nos arrancar risos.


Esse gato, que literalmente se tornou a cara do mau-humor, mora no Arizona (EUA) e limitava a sua fama a uma página no Facebook. O sucesso das suas frases e dicas para que nos tornássemos seres humanos mais azedos, e assim mais suportáveis, ganhou o coração de milhares de seguidores. Hoje, especialmente por meio desse livro, também encanta os leitores brasileiros.

Grumpy Cat, um livro azedo é um verdadeiro manual do que não fazer para se tornar alguém mal-humorado. Nele você encontrará dicas e atividades para ser nem um pouco gentil e melhorar o seu azedume (rs).


Entenderam por que mencionei que esse é um livro nada convencional? Sua apreciação depende, em grande medida, do quanto cada leitor é capaz de se divertir com os impropérios de Grumpy. Eu, particularmente, ri das suas frases e gostaria que tivessem mais páginas quando cheguei rapidamente ao final da obra.

Achei a publicação de Grumpy Cat, um livro azedo muito ousada. Em um momento no qual vemos cada vez mais livros que nos educam para sermos melhores, repletos de atividades reflexivas e frases de efeito, a Editora Belas-Letras investiu em um livro capaz de incomodar os mais moralistas.


A verdade, no entanto, é que Grumpy Cat, um livro azedo se torna interessante justamente aos leitores otimistas. Eu, por exemplo, lia suas frases ácidas e refletia o quão estreito é o pensamento de algumas pessoas que conheço, tal como o próprio Grumpy se expressa em muitos momentos.

Parece que há quem realmente pratica em frente ao espelho como se tornar amargo e privar-se das melhores experiências que vivemos apenas ao lado dos outros.


Só posso dizer que a leitura desse livro foi mais breve do que gostaria e que, em muitas das suas páginas, soltei risos ao ver as expressões de Grumpy. Incrível como um animalzinho pode se tornar um ícone!


A edição da Editora Belas-Letras está excepcional, com capa dura, folhas coloridas e muitas fotos da gatinha Grumpy (sim, é fêmea!). Se deseja conhecer um pouco mais da obra, que tal ler a matéria publicada na Folha de São Paulo? ~ [leia aqui].



Como fragilidade, destaco que (em minha opinião) o livro possui um público bastante seleto. Devido à falta de clareza sobre o real objetivo do livro, temo que Grumpy Cat, um livro azedo perca seu sentido aos olhos menos atentos. Aliás, ouso dizer que o livro poderia ser muito criticado pela sua qualidade antissocial por quem o interprete de maneira literal.




Apesar disso, aos que apreciam uma boa dose de literatura não-convencional, esse é um livro muito agradável! Recomendo.

*Agradeço a Editora Belas-Letras pela carinhosa cortesia dessa leitura!*

Avaliação:

Interessou-se pelo livro? Adicione-o ao Skoob | Curta a fanpage brasileira | Compre-o: Saraiva; Submarino; Folha.


Aproveitem para acompanhar as redes sociais da Belas-Letras:


E vocês?
Gostaram da resenha?
Comentem se leram ou leriam esse livo!

30 comentários:

  1. Fran, cm adivinhou? Estou louca por esse livro. EM primeiro lugar é que tenho um gato que é gêmeo dessa gatinha Grumpy, só pode...rsrs
    Ele é ranzinza, autoritário e passa uma fisionomia tão sarcástica e debochada que ás vezes ele chega perto de mim e eu começo a rir e a "zoar" a carinha dele só por sacanagem, ele me olha do alto do seu pedestal, dá um "muchocho" e saí em busca da caminha, como quem diz: -Sou o dono da casa, do mundo e de ti.
    Mas voltando ao livro... acho brilhante a ideia da obra, ao invocar as frases intimidantes e negativas ele vai nos levar a pensar positivamente. Eu sou bem otimista e positiva em relação a tudo, creio que tempos ruins acontecem para nos fazer seguir e valorizar e buscar tempos melhores. Como eu disse, quero o livro e depois de sua resenha isso se tronou imprescindível. Mas creio que o terei somente em 2015, fiz o maridão me dar 5 livros ontem...rsrs Creio ter esgotado minha quota de natal.
    Obrigada pela resenha e dicas de leitura, você é o máximo **.**

    Beijocas mineiras
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  2. Fran, lindona!
    Adorei as fotinhos que você trouxe e realmente acho que eu me divertiria muito lendo/vendo esse gatinho.
    Acho que eu tenho esse humor negro, rs pois rio dessas frases do Grumpy e concordo com algumas delas.
    Acho que foi uma ideia genial transformá-las em um livro e mais ainda a ideia em si, de tornar um gato (que já é mal visto por seu isolamento natural) em um mal humorado, refletindo muitas personalidades de seres humanos!
    Show!
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  3. Francine,
    Como esta?
    Desde que via a Editora promovendo o livro estou ansioso para ler.
    Parece ser uma leitura diferente,interessante.
    Cada frase e expressão facial melhor que a outra kkkkk

    Beijos e se cuida
    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  4. kkkk Fran, também quando vi esse livro falei que esse eu tinha que ler, e só por causa desse gato com cara de quem comeu e não gostou na capa, percebi que o livro era engraçado e com frases sarcásticas, e pelo visto não estava errada, valeu por mostrar como é o livro por dentro estava bem curiosa com a diagramação interna dele e achei bem legal.

    Bjokas Fran!!
    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olha eu sinceramente gostei bastante de tudo que você colocou sobre o livro por conta das frases que são colocadas, porque ontem mesmo quando fui a livraria da minha cidade eu vi aquele procurando momo do cachorro sabe? Não achei nada interessante. Achei meio bobo, acho até que é mais para criançada. Mas esse sim eu achei bacana. Nossa, amei todas as suas observações sobre o livro e as imagens estão uma graça. Meus parabéns amiga. Continue assim =]]

    Se cuida minha linda e fica com Deus
    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oiiii Fraan!
    Só de olhar pra cara desse gato já da vontade de rir, e esse livro deve ser muito engraçado. É bom ler alguma coisa assim depois que você acaba de ler aquela saga que te deixou super viciada...
    Será que ele está competindo com o gato Bob nas vendas? hahaha

    Beeijos, O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  7. Oi, Francine!
    Tive que comentar nessa resenha, afinal é a primeira que leio (e já li várias) que traz uma reflexão REAL sobre o livro!
    Só de ver as fotos e olhar a expressão do gato, já sinto vontade de rir. Também gosto de humor negro, dependendo do que ele trata. Mas acho que o livro é todo metafórico (ou irônico, não sei qual palavra é melhor, rs) e na verdade, como tu falou aí em cima, é um manual do que NÃO fazer para ser mal-humorado. E eu achei essa ideia genial. Seria um auto-ajuda ao contrário, rs.
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Francine,

    Essa é a segunda resenha que leio desse livro e igualmente positiva, achei super criativo e com uma sacada e tanto, gostaria muito de ler...parabéns pela sua resenha, como sempre ótima.


    Abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bom?
    Grumpy Cat não é um livro tradicional, mas uma obra divertida e sarcástica. Foi uma leitura bem diferente pra mim porque não estava acostumada com esse tipo de narrativa, mas me diverti lendo. Estamos em um período do politicamente correto, mas é um livro para divertir do modo "incorreto".
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. ah cara eu necessito desse livro.
    adorei todas as fotos que vc usou pra ilustrar a resenha e com certeza vou adorar esse livro <3

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  11. Oiii Fran. Hhahaha, eu acho essa gatinha tudo de bom (minha gata é igualzinha- fisicamente- e também mau humorada). Dizemos que essa será a nossa "Tingola" (nome do bebê meu) quando crescer, kkkk. Porque ela tem o mesmo pelo, a mesma cor, mas não está com essa carinha toda enrugada. kkk. É uma pena que eu não possa postar uma foto aqui para você ver. Mas vou ver se consigo te mandar no facebook. Eu e meu marido conhecemos a Grumpy, também através das redes sociais e fiquei morrendo de vontade desse livro quando o vi. Mas ainda não o comprei. Mas sei que adoraria. Adoro esses livros com esse lado meio humor sarcástico. Porque são inteligentes. Tenho um do estilo que eu adoro. Que é o Guia do Mentiroso (táticas para você se tornar um mentiroso de primeira). Nem preciso dizer que adorei né? kkk. Tem umas jogadas muito inteligentes. Hahhaha, e eu adorei as fotos dessa gata. Vou dar um procurada :)
    Um beijão grande
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oieee
    Ri horrores apenas com as páginas que você postou aqui =)
    Não conhecia a fanpage do gatinho, mas vou dar uma olhada!
    Quanto ao livro, com certeza, entrou na minha lista!
    adoro humor sarcástico!
    bjs!

    ResponderExcluir
  13. Oi Fran, tudo bem?
    Não conhecia o livro e fiquei super curiosa sobre ele.
    Já adicionei aos meus desejados no Skoob, e assim que houver uma oportunidade irei comprar para conferir.
    Bjus flor.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  14. Fram sua linda,amo tudo que vc publica aqui
    mais esse livro,com certeza eu vou adorar ver..amei a maneira sarcastica do gato,
    mostrei a um colega do trabalho,estavamos convercando que todos dias temos um pouco desse gato sabia? kkk
    adorei
    ..super bj www.zilandramakes.com.br

    ResponderExcluir
  15. Fran lindona tudo bem com você ? Não aguento a cara desse gato kkkkk é hilária, também sou fã desse humor negro, e pelo visto a leitura foi maravilhosa com risadas garantidas. Faces do Mal humor ameiiiiiiiii. Não vejo a hora de ler e mergulhar no universo do gato mais mal humorado do mundo hehe . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Fran!
    Para começar o livro já me chamou a atenção pelo nome, capa e sinopse. Aí eu li sua resenha e tive certeza, preciso ler.
    Essa parece ser o tipo de leitura agradável e que nos faz dar boas risadas. Em um mundo onde tudo é focado para sermos melhores, ver uma outra versão de tudo, mais sarcástica, é uma bela maneira de desanuviar dos problemas, mesmo com todo o azedume de Grumpy. rs
    Com certeza adicionarei à minha wish list.
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Adorei a resenha :)

    Adorei o seu blog e já estou a seguir :)

    beijos,
    Daniela RC
    http://ddocesonhadora.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  18. Oi, Fran!
    Outro dia estava na livraria com minha mãe e ela implicou que queria esse livro, mas só viu a capa e achou a gata (meu deus, eu não sabia que é fêmea!) muito fofinha. IUHAUOEHUAEHIEA
    É claro que ela nunca iria gostar, ou em alguns momentos até entender o que é falado; Mas eu já me apaixonei. É um tipo de livro que eu pegaria na estante sempre que estivesse de mau-humor :P

    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  19. Oi Fran... Eu adoro animais, não tenho gatos em casa, mas os adoro. São de uma personalidade única e individual. Adoro livros assim que dão uma voz a esses felinos e, que parecem ser sua própria voz. Adorei a resenha com as fotinhos. Conhecia o livro pela capa, mas não tinha lido nenhuma resenha. Adoraria lê-lo tbm.
    Abs
    Maurício Dias
    http://www.sonhosresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olá Fran, como estás? Poxa, sou completamente louca para curtir a leitura deste livro mas infelizmente não tive a chance. Sou apaixonada por livros sobre animais e o que falar sobre frases e textos de animais irônicos e azedos? sem palavras para mostrar a minha paixão hahaha. Tenho um amigo Luan, que este livro é a minha capa por ser bastante azeda e irônica, mas não se engane ele mente u.u hahaha. Mas enfim, parece ser bem engraçado pelo menos as frases que eu li, dei belas risadas aqui.
    Parabéns pela resenha e pela editora e o trabalho desta capa e a diagramação que está tão maravilhosa.
    Beijos e muito sucesso querida.
    http://chuvaelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Oi Fran, tudo bem?

    Adoro ver os memes desse gato no facebook, na internet como um todo, mas confesso que não leria o livro. Mas uma coisa é certa, o trabalho da editora com o livro foi sensacional.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi Francine.
    Eu já li outra resenha desse livro e fiquei encantada, não apenas pela beleza das ilustrações, mas também pelo humor ácido.
    Eu entendi a proposta e é justamente toda essa ironia que desperta meu interesse. Eu não conhecia essa página do facebook, vou aproveitar e conferir o que Grumpy anda aprontando no momento.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  23. Oi Fran tudo bem, com certeza como vc disse esse livro é mega ousado, mas é minha cara, por ter aquele humor ácido e negro as vezes, com certeza um ótimo presente para mim! O quote "Já vive 7 vidas, e essa é a pior de todas" rachei o bico quando li! Amei sua resenhas!
    Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  24. Oiee ^^
    Uau, gatinho simpático não? Estou querendo ler esse livro desde o lançamento, mas não tenho coragem de comprar...haha' Parece ser bem divertido, adoro sarcasmo hehe
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Fran queridaaaaaaaa com certeza é um livro para se dar boas risadas! Este gato é um charme mesmo com esta cara carrancuda hahaha amei, pretendo adiquiri meu exemplar com certeza!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  26. Olá Fran!
    Mais uma ótima resenha de livro. E ainda bem que meu namorado não sabe dele, senão ele me daria de presente de aniversário. :3 (Ele diz que eu também sou um pouco azeda.)
    Com certeza é um livro para dar muitas risadas, ainda mais eu que adoro um sarcasmo. E concordo com o que disse sobre que o livro pode ser mal interpretado, ai esses moralistas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Oi,

    Eu nunca tinha ouvido falar desse livro , mas parece ser muito bom , depois da sua resenha fiquei doido para ler , já está na minha lista de desejos !

    ResponderExcluir
  28. Oi Fran, sua linda, tudo bem
    Ousada é a palava certa para esse livro!!!!!!É muito difícil me fazer rir, choro com mais facilidade, risos... Mas só de olhar para algumas frases que você colocou já achei super divertido o livro.
    Eu acho que você foi perfeita em sua colocação: essa leitura é justamente para entendermos o contrário. Ele é politicamente incorreto, então, representa tudo o que não devemos ser e nem fazer.
    Apesar disso, sabe, as vezes, mesmo sabendo que é errado só queremos rir um pouco sem compromisso, ou julgamentos. Esse livro parece ser exatamente isso.
    Eu leria o livro com certeza se o ganhasse de presente e gostaria, mas confesso que não o compraria.
    Sua resenha está ótima como sempre, sabe que sou sua fã.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Eu achei o livro super divertido, rs. Quando chegou fiquei muito entusiasmada, pois eu já conhecia a história da Grumpy (na verdade é uma gatinha, chamada Tardar Sauce xD), que aliais é uma gata fofa apesar do rostinho aparentar ser bem ranzinza. A leitura foi muito legal, li bem rapidinho e curti bastante. :D

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  30. Oi Fran!!!

    Mesmo sendo sobre um gato rabugente deve ser bem divertido,adorei a foto da anatomia da cara feia e concordo com você,uma leitura assim,nada convencional,deve ser bem gostosa e como adoro um bom sarcasmo vou me jogar em breve nele.

    Ótima dica

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados