Resenha 44 | O Diário de Suzana para Nicolas

em 16.9.14
Título: O Diário de Suzana para Nicolas
Autor: James Patterson
Editora: Arqueiro (2011, 224 páginas)
Sinopse: Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida. O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou.

Resenha

Como começar a resenha de uma leitura tão emocionante? Acredito que não seria capaz de melhor descrever O Diário de Suzana para Nicolas do que estas palavras presentes no livro:

Esta é uma história de amor, Nicolas, minha, sua e do papai! Ela conta como a vida pode ser boa quando se está com a pessoa certa. Fala de como é necessário aproveitar cada instante com essa pessoa especial. Cada milésimo de segundo. (p. 112)

Quando li este quote, concordei completamente. Este livro apresenta uma história de amor comovente, envolvente e apaixonante. Do tipo que nos faz esquecer um pouco de nós mesmos e acreditar que ali, na pacata ilha de Martha's Vineyard, o casal Suzana e Matt realmente viveu um romance memorável. Mas não serei ingênua em pensar que todos os leitores acharão o mesmo… A verdade é que o momento que estou vivendo me fez refém do talento do autor James Patterson, e definitivamente a minha perspectiva sobre a vida se tornou mais doce depois de ler este livro.

O primeiro capítulo é narrado em terceira pessoa, no qual conhecemos Katie Wilkinson, uma jovem mulher que está sofrendo por ter sido deixada pelo namorado, Matthew Harrison. Eles davam-se tão bem um com o outro; Katie chegou a crer que se casariam! Foi um choque quando, de repente, Matt deixou-a. Katie afundou-se nas inúmeras perguntas sem respostas sobre o porquê disso. Ela admitia que era estranho Matt nunca a ter levado para conhecer sua casa ou esquivar-se de qualquer questão sobre seu casamento. Ele apenas afirmava "não estar mais casado". Seria mentira? Matt poderia tê-la feito sua amante, sem nada contar sobre isso?

No dia seguinte ao término, Katie encontrou em frente à sua porta um presente de Matt. Era o diário escrito por Suzana, esposa de Matt, para o filho deles, Nicolas. Em um bilhete, Matt dizia que o diário "explicaria tudo". A partir do momento em que Katie começa a ler O Diário de Suzana para Nicolas, a narrativa se torna em primeira pessoa e somos envolvidos pelas palavras de Suzana.

Suzana Bedford era uma mulher de apenas 35 anos, que atuava como médica em Boston. Ela vivia somente para o trabalho e seus relacionamentos eram superficiais, embora não soubesse disso ainda. Caminhando pelo parque com seu cão, ela teve um enfarto. Precisou ser operada às pressas e foi afastada do trabalho por dois meses. O ócio finalmente a fez ter tempo para pensar sobre si mesma e a vida que levava. Percebendo a nova chance que recebera, Suzana decidiu mudar-se da cidade agitada para a pacata ilha de Martha's Vineyard. Ela escolheu esse destino porque lhe trazia boas lembranças da infância.

Conhecemos Suzana por meio desse diário, que narra sua história de amor com Matthew Harrison e como, juntos, tiveram Nicolas. Ao longo do livro, os capítulos se alternam entre o diário e a vida de Katie, que o está lendo. Assim, nos vemos envolvidos entre o passado e o presente. Considero a narrativa um dos pontos altos deste livro, pois James Patterson conseguiu proporcionar ao leitor desdobrar-se entre desvendar o mistério do relacionamento de Matt com estas duas mulheres e se emocionar com a doçura de uma mãe conversando com o filho por meio do seu diário. 

Espero que você consiga tudo o que quiser quando crescer, mas acima de tudo, amor. Quando o amor é verdadeiro, quando é certo, pode nos dar o tipo de alegria que não se consegue de nenhuma outra forma. (...) Nós é muito melhor do que eu. (p. 50)

Suzana é maravilhosa, uma das melhores personagens femininas que conheci! Eu quis sentar com ela na varanda do seu chalé e conversar, porque é o tipo de pessoa que não queremos deixar passar pelas nossas vidas sem o prazer de sua amizade. Eu confesso que, em certa medida, me desliguei da Katie. Foi inevitável vê-la um pouco apagada diante da Suzana.

O Diário de Suzana para Nicolas fala sobre o que verdadeiramente importa na vida: a família, os amigos, a saúde e a paz consigo mesmo. Eu adorei cada linha deste livro! Chorei rios de lágrimas e sorri com ele. Com certeza, se tornou um dos meus favoritos. A Editora Arqueiro está de parabéns com a revisão e diagramação do livro. Recomendadíssimo.

Avaliação:

Compartilho os meus quotes favoritos:

Respirei fundo e inalei tudo ao meu redor: a relva, o azul refrescante do céu, a areia, o mar que rugia. Mais do que tudo, porém, eu sorvi Matthew Harrison. A camisa de flanela xadrez recém-lavada, a calça jeans, a luminosidade de sua pele morena e rosada, os cabelos castanhos meio compridos. (p. 37)

Boas lembranças são como talismãs, Nick. Cada uma delas é especial. Você as coleciona uma a uma, até que um dia olha para trás e descobre que formam um longo cordão colorido. (p. 38)

Coisas ruins acontecem, Nicolas. Às vezes, sem o menor sentido. Às vezes, de forma injusta. Às vezes, isso é simplesmente uma droga. (...) Lembre-se sempre disso, mas lembre-se também que é preciso seguir em frente de alguma maneira. A gente levanta a cabeça, olha para alguma coisa bonita, como o céu ou o mar, e segue em frente, caramba. (p. 53 e 55)

"...não paro de pensar que cada dia e cada momento são incrivelmente especiais, porque você está aqui, Suzana. (...) Venho procurando por você há muito tempo, só não sabia disso. Mas agora eu sei. Suzana, você quer se casar comigo?" (p. 58)

"Você está linda."
Senti meu rosto corar, o que não era comum. Eu era a Dra. Controle, a Dra. Autoconfiança, a Dra. Segura as Pontas. Mas, quando olhei nos olhos de Matt, todas as minhas defesas caíram e tive certeza de que aquilo era perfeito. (p. 66)

O amor entre duas pessoas pode durar muito tempo quando elas amam a si mesmas e estão prontas para dar amor a outra pessoa. (p. 70)

A vida é um grande milagre, uma série de pequenos milagres a cada dia. A gente só precisa aprender a olhar para ela sob a perspectiva correta. (p. 110)

"Acorde, linda. Eu amo você ainda mais hoje do que amava ontem."
É assim que Matt me acorda todas as manhãs desde que voltei do hospital. (p. 111)

Eu a amava demais e não tenho palavras para explicar como é uma sorte encontrar alguém que se possa amar tanto e que – a maior felicidade de todas – ame você com a mesma intensidade. (p. 117)

E o melhor deles:

Imagine que a vida seja uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismo com cinco bolas. As bolas se chamam trabalho, saúde, família, amigos e integridade. Você está mantendo todas as bolas no ar e um dia finalmente se dá conta de que o trabalho é uma bola de borracha. Se você a deixar cair, ela vai pular de volta. As outras quatro bolas – saúde, família, amigos e integridade – são feitas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai ficar arranhada ou lascada ou vai se quebrar de vez. Depois de compreender a lição das cinco bolas, você terá começado a atingir o equilíbrio na sua vida. (p. 14)

~Interessou-se pelo livro? Adicione-o no Skoob | Curta a fanpage do autor~

Gostou da resenha?
Comente se leu ou leria este livro!

19 comentários:

  1. Oi minha florzinha ♥
    Já tinha ouvido falar desse livro, mas não fazia ideia de como a história era comovente. Meus olhos encheram de lágrimas ao ler os quotes escolhidos. Fiquei me perguntando o que de especial existe nesse diário e como Katie pode passar por uma experiência assim. Assim que tiver uma oportunidade, irei devorar essa obra. Gosto de personagens que mexem com a gente, e só pelo seu comentário sobre Suzana, já fiquei hiper empolgada!

    Mil beijos <3
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Fraaaaan!
    aaah acredita que ainda não li nada do autor? estou super curiosa!
    meu deus! já tinha visto este livro por aí, mas nao tinha nem lido a sinopse. parece ser uma trama super emocionante, afinal, uma mãe conversando com seu filho deve mexer com o lado materno de qualquer um - até das menos chegadas em crianças.
    compreendo a protagonista acabar ficando apagada, acho que eu, se lesse, acabaria "torcendo" para Suzana ficar com o maridão!
    nao sei se me empolguei muito, mas que minha curiosidade ficou atiçada isso sim. vamos ver se tenho a oportunidade de conferir!
    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  3. Oi Francine, gostei muito de sua resenha. Normalmente quando lemos um livro que fala de uma história de amor acabamos receoso de cair em um lugar comum, o que parece não ser o caso desse livro. e gosto muito de personagens fortes. é uma leitura que pretendo fazer.
    bjs
    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Fran!!!
    Nunca li nadinha desse autor, e pela sua resenha a história parece ser uma das mais fofas e emocionantes. Adoro livros assim...
    os quotes que colocou só aguçou ainda mais minha curiosidade para saber um pouco mais do livro.
    Parabéns, a resenha esta perfeita!
    Bjus
    Juh - http://surtosdajuleka.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá Fran!
    Adorei a resenha como todas as outras que faz.
    E acabei me interessando muito pelo livro. Parece ser uma história ótima!
    E também me lembrei de uma das minhas que acontece no mesmo esquema, tem um diário e outro personagem vai lendo. Ai mescla passado e futuro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Fran
    É interessante ter essa perspectiva de Katie lendo o diário de Suzanna, mas não entendi direito porque Matt pediu que ela lesse.
    Ela estava tendo um relacionamento com esse cara e de repente ele termina com ela e dá o diário da mulher dele pra ela ler... Fiquei confusa..
    Acho que teria que ler o livro pra entender melhor essa história.
    Mas se fosse comigo eu ia ficar muito, mas muito brava com essa situação. Se tem uma coisa que eu simplesmente não admito é mentiras e traição!

    Beijos Fran!


    Raíssa Martins - O Outro Lado da Raposa
    Facebook
    Twitter

    ResponderExcluir
  7. Olá Fran
    Nunca li nada do Sparks, mas sei que ela derrete os corações das leitoras com sua história apaixonantes e comoventes. Gostei muito do quote da página 70, incrível.
    Parabéns pela resenha
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi minha flor linda, tudo bem?

    O último quote é de fazer pensar muito em?Também concordo que trabalho tem aos montes, é só procurar que sempre estará ali, mas saúde,família e amigos, se não cuidar com bastante zelo, se quebra e as vezes se quebra para sempre.

    Quanto a história do livro, estou bem curiosa, adoro livros assim, emotivos, o meu esta chegando por ai, espero estar com ele em mãos loooogo, porque a sua resenha me deixou beeeem curiosa para saber o porque que Mat Deixou Kath.

    Resenha maravilhosa....

    bjs e muita coisa boa para você *.*

    ResponderExcluir
  9. Oi Fran!

    Uauuu que resenha hein, muito linda a forma da qual você falou do livro! Posso imaginar o quão emocionante ele deve ser *-*
    Os quotes já são como conselhos pra levarmos pra vida, a história completa deve ser linda... Não ando no clima de romance e drama mas acredito que iria gostar muito deste livro, pois ele parece ser daqueles que agrega valor (ao camarote ) a vida!

    Também não li nada do James P. ainda, o que me deixa mais curiosa pra conhecer algo do autor!

    Linda resenhaaaa,,, deixaria qualquer um louco pelo livro, e realmente fiquei!

    Beijo!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Francine, tudo bem?
    Meu primeiro contato com o autor foi através desse livro, e eu não poderia ter feito escolha melhor, que história linda, envolvente e emocionante.
    Adorei a forma como o autor conduziu toda a história e o desfecho surpreendente e sensibilizante.
    Parabéns pela resenha.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  11. Oi, Fran-linda!!
    Já vi muito sobre este livro, mas sua resenha me fez desejá-lo. Não sabia que a história era tão comovente e linda assim.
    Com certeza irei ler este livro um dia.

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  12. A historia deve ser bem linda e emocionante mesmo, preciso ler uma outra obra do autor James porque a primeira e ultima obra dele que li não gostei, não fez jus ao que galera fala sobre ele ser um escritor e tanto, acho que vou me apaixonar por esse livro assim como você, adorei a resenha a forma como você descreveu a historia fez com que eu me interessa-se pelo livro e quem sabe não vai ser ele mesmo que faça eu olhar para as obras do tio James com outros olhos!! ;)

    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Adorei os quotes que você selecionou que passam uma ótima impressão livro, fiquei apaixonada e louca para ler.

    Parabéns pela resenha que ficou ótima!

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Fran lindona adorei a resenha e que sinopse interessante esse diário demonstrar todos os sentimentos e o amor deles que lindo , amei onde li sobre a importância da família , Estou com esse livro no Kobo vou apressar as leituras para me emocionar com esse livro. beijos

    ResponderExcluir
  15. Ai Frannnnnnnnnnnnnnn minha flor!
    Primeiro que resenha linda!!!! Segundo, eu já li! E como vc eu chorei riossssssssss de lágrimas, ele é uma leitura bem rápida, eu li em um dia, e eu chorava, tem mesmo uma mensagem, lições muito bonitas, e eu adorei conhecer a escrita desse autor! A arqueiro está mesmo de parabéns!
    Vc arrasou como sempre! Deu até vontade de reler! E concordo a arqueiro é ótima, eu sou fã dos livros deles!
    Grande beijo flor!!!!!!!!!!!!!
    PS: Adorei ver que está participando do grupo! Uma alegria!!!!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Fran
    Tudo bom?

    menina, que resenha é essa??? Passo longe de livros extremamente românticos e fofos e qualquer coisa perto disso. Mas lendo sua resenha e sentindo suas palavras, eu confesso que fiquei com o coração pedindo para ler. Livros emocionantes assim são muito legais. E essas lições? Aawn :3
    Tô precisando de uma leitura para fugir da realidade!! rs
    Entrou para a minha listinha! hahaha

    Amei a resenha, Fran! ( :

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Gosto muito do trabalho do Patterson, que ficou conhecido principalmente por seus livros policiais (meu gênero favorito), mas o livro mais perfeito do autor não tem nada de policial. Quando comecei a ler, até estranhei o fato de ele escrever uma história tão encantadora como essa, o que curiosamente apenas aumentou a minha admiração por ele. Fico feliz que tenha gostado - se ainda não conhece, espero que tenha a oportunidade de assistir ao filme e também goste dele.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá Francine, tudo bem?

    Li O Diário de Suzana logo que comecei a parceria com a editora Arqueiro, mas não foi uma leitura muito agradável pra mim. Acabei dando ele para uma amiga, também blogueira. Com certeza ele teve muito mais proveito com ela. ^^

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Fran, apesar de ser um autor de peso não sei se fiquei interessada no livro, mas quando se trata de algo com tanto sentimento e amor como tu citou minha curiosidade fica aguçada! Sera que vale a pena? Acho que sua resenha me convenceu ^^

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados