Resenha 43 | A Guardiã

em 11.9.14
Título: A Guardiã
Autora: Ane Viz
Editora: Multifoco (2014, 130 páginas)
Sinopse: “É possível retomar o controle de sua vida depois que ela parece ter saído de suas mãos?” A vida de Lílian muda com a morte de sua melhor amiga a levando a uma grande confusão. Em meio a isso, se depara com o amor que não é como sempre imaginou. E agora ela está pronta para lutar e ser a guardiã que sempre sonhou. Lílian é uma garota comum, ou quase, que aprenderá que existe muito mais coisas que ela não conhece. Um nova vida com um rumo totalmente diferente quando ela se vê diante de um problema que não tem a solução. Vê seu destino ser drasticamente mudado e fugir completamente de suas mãos. Será ela capaz de poder guiar novamente sua própria vida e provar que pode ser e será a melhor guardiã de todas?

Resenha

Tive a oportunidade de ler este livro por meio do Book Tour organizado pela própria autora, Ane Viz, a quem agradeço pelo carinho em aceitar minha participação.

Narrado em primeira pessoa, A Guardiã nos apresenta uma história sobrenatural envolvendo vampiros e meio-vampiros. Nossa protagonista chama-se Lílian Aslan, uma jovem mulher que está completando sua graduação na Academia Bárbara de Nicomédia para se tornar uma guardiã. Isso quer dizer que Lílian tem o desejo de proteger os puissance, vampiros capazes de controlar os elementos.

Lílian era a guardiã da sua melhor amiga, Jessica Parker, com quem sua alma estava intensamente ligada. A verdade é que Lílian passou pela experiência de morrer e retornar à vida, por meio dos poderes da Jessica, o que a tornou uma fils de l'ombre (filha das sombras) [não é um spoiler, porque esta é uma revelação presente no início do livro]. Essa ligação intensa entre Jessica e Lílian as torna capazes de conversar telepaticamente e partilhar sentimentos uma com a outra.

Devido a essa ligação tão forte, Lílian sofre muito quando Jessica é morta. Ela não conseguiu protegê-la e isso foi mais do que suficiente para desejar mudar de Academia e finalizar sua graduação longe das lembranças. Por isso, ela é transferida para Saint Lacave, onde sua madrinha é professora. Logo no primeiro dia, conhece o guardião Angelo Salvatore. Ele é encantador e Lílian deseja saber mais dele. Sua sorte é ter sido designada a ele para os seus treinamentos antes do exame final, que lhe daria o título de guardiã ou não. Em Saint Lacave, ela também conhece James Hunt, um vampiro puissance que se torna um grande amigo e seu novo protegido. Eu gostei bastante dele!

Aos que leram Academia de Vampiros, provavelmente notaram várias semelhanças. Apesar delas, A Guardiã é cheio de promessas (mistérios, expectativas…). Senti, no entanto, que algumas dessas promessas não foram desenvolvidas ao longo da história. O livro é curto, com apenas 130 páginas, e seus acontecimentos foram narrados de modo tão passageiro que desejei maior descrição. Quando Jessica morre, por exemplo, Lílian sai às pressas da Academia Bárbara de Nicomédia e sequer aguarda o corpo da amiga ser enterrado. A falta de despedida me fez desvalorizar os sentimentos de luto da Lílian. A mim, não parecia que o seu sofrimento fosse tão grande quanto o que a autora afirmou. Esse é um dos exemplos do que senti ao longo da leitura, o que prejudicou meu envolvimento com a história.

Por este motivo, considero A Guardiã um livro razoável e com muito potencial. Houve mistérios apresentados ao leitor que foram pouco explorados e me deixaram esperançosa por uma continuação mais detalhada. Acredito que se Ane Viz usar mais do seu talento na descrição das cenas, o agrado do leitor é certo. Sua narrativa é pontual e fluída, ideal para um romance com maior desenvolvimento, e espero ter a chance de ler outro dos seus escritos.

A capa é maravilhosa e a diagramação estava ótima! Aos que procuram um romance de rápida leitura, A Guardiã é recomendável. 

Avaliação:

Compartilho meus quotes favoritos: 

Essa é a principal dificuldade em crescer, encontrar problemas em cada esquina e aceitar que deve resolvê-los. (p. 51)

Não havia notado que precisava desabafar. Estava tudo entalado, e mesmo assim, colocar em palavras os acontecimentos parecia tornar tudo mais real. Algo que eu precisava enfrentar. (p. 60)

Sou uma pessoa difícil de confiar em alguém. E com ele, é algo natural. Sinto como se pudesse contá-lo tudo. Como se Angelo nunca fosse deixar nada me machucar, seja uma pessoa ou não. Sinto que posso deixar minha vida em suas mãos. Afinal, mesmo sem ele saber já possui uma coisa fundamental para a minha vida. Meu coração. (p. 101)

...a teoria sobre ser "sarcástica" quando se quer fugir de algum assunto ruim. Funciona, é verdadeira, e comprovada. (p. 115)


A Guardiã já foi encaminhado à próxima participante do Book Tour! Acompanhe as opiniões dos demais leitores nos blogs:



Interessou-se pelo livro? 


O que achou da resenha?
Leu ou leria este livro?


10 comentários:

  1. Fran, você sabe apontar pontos positivos e negativos em uma obra como ninguém, com uma elegância e doçura únicas. Um resenha sua é sempre um presente para qualquer autor.

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá, Fran!
    Livro com vampiros? Até gosto da criatura, mas depois de Crepúsculo, prefiro passar longe.
    Vampiros só se for para jogar RPG, onde eles são bem semelhantes ao originais.
    E também tem aquela de "drama escolar". Até gosto da temática, mas sei lá... É meio batido.
    Gostei da resenha do livro.
    Eu já te mandei o e-mail para o depósito do "Amor nas entrelinhas", mas ainda não me respondeu. Tô em dúvida se chegou mesmo ou se você está um bocado ocupada para responder. Estou aguardando resposta!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Fran!
    Faz um tempo que não leio uma história com vampiros. Me atrai bastante esse tipo de história, gostei de como você descreveu o livro, não senti que soltou nenhum spoiler.
    Mesmo você não tendo curtido muito o jeito como o livro foi escrito senti uma vontade de ler, descobrir por mim mesma qual o impacto do livro em mim.

    Beijos Fran, até mais

    Raíssa Martins - O Outro Lado da Raposa
    Facebook
    Twitter

    ResponderExcluir
  4. Oi Fran, tudo bem ?
    Então eu confesso que li sua resenha pela metade quando chegou no Ângelo eu parei rs quero ter a surpresa lendo o livro ;) mas assim que eu terminar te conto o que eu achei.
    Mas aposto que você tirou suas conclusões e não foram em vão , muito boa sua escrita Fran.

    Obs: sua letra é maravilhosa ><
    ( por conta do envio do livro vi sua letrinha linda <3 )
    Obrigada !

    Beijinhos da Lêeh

    Http://maetoescrevendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oiii Fran. Gostei muito da forma como vc colocou os pontos positivos e negativos. Nao sou fa de histórias com vampiros, mas quem sabe algum dia? Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi linda, ainda não li nada de história s com vampiros acredita? Adoro e assisto filmes, mas livros nunca li. Pois bem, esse será o primeiro e estou super ansiosa pela leitura.
    Amei sua leitura, me motivou a lê-lo e a não ir com muita vontade ao pote...

    bjs lindona

    ResponderExcluir
  7. Oi Fraan!
    Salvatore lembrei na hora dos irmãos de The Vampire Diares!
    fiquei bem curiosa com o livro, adoro essa temática sobrenatural, ainda nao li VA. mas vi o filme... e parece ser bem parecido mesmo!
    espero ter a oportunidade de conhecê-lo, mesmo com essa falta de explorar a despedida... que realmente deve ser meio esquisito.
    afinal sofre, tem luto, mas não olha para trás... para a protegida..
    bom preciso ler para crer hahah

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  8. Bem analisando a sinopse não seria um livro que entraria para a minha lista, na sua resenha deu para perceber os pontos que você não gostou.
    Lilian nem esperar o enterro da amiga realmente foi meio estranho, se a dor era tanta ela não deveria querer nem se afastar, realmente não ficou legal.
    Mas no fim parabéns por sua resenha!

    Abraço,
    Diego de França
    Leitor Sagaz

    ResponderExcluir
  9. Oi Fran! Minha linda!!!! Eu fui lendo e pensando nossa, a autora deve ser fã da Academia de Vampiros - que é um livro que eu AMO de paixão, a série na real! Ai vc disse o que eu estava pensando, pensamos parecidas flor!!!!! Amei a resenha, mega muito bem feita, como tudo que a senhorita faz! Parabéns, desejo todo o sucesso a autora, que esse BT, seja um sucesso assim, como o livro! Beijos linda!
    Nova Resenha: O Artífice - Tony Ferraz
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/09/resenha-o-artifice-tony-ferraz.html
    Paulinha Juliana - Overdose Literária!

    ResponderExcluir
  10. Oi Fran, amore!
    Desde crepúsculo nunca mais li nada que abordasse vampiros. Gostei, amei e não quero ter outra versão, entende?!
    Então não identifiquei com Academia de vampiros por esta razão, hehehehe
    Fico muito chateada quando o livro tem potencial, tem tudo pra ser um sucesso e simplesmente foi mal aproveitado, acho que falta direcionamento, coaching, suporte, é energia jogada fora. Mas, acho que se a autora for esperta, fará uma boa revisão para melhorar e arrasar!
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados