Li até a página 100 e… (2)

em 24.9.14
E
ssa coluna, inspirada no blog Eu leio, eu conto, tem o objetivo de apresentar a vocês minha opinião sobre um livro em processo de leitura.


Infelizmente, desta vez, se trata de um livro que desisti de ler. Sinto-me envergonhada por decidir interromper a leitura, mas por se tratar de um livro de Book Tour é preciso passá-lo para o próximo leitor dentro do prazo.


Agradeço o carinho da Carolina, do blog Página 394, que organizou o Book Tour e compreendeu minha desistência. Ela foi um amor!

'Bora conferir minha opinião?

Título: Terras Metálicas
Autor: Renato C. Nonato
Editora: Novo Século (Selo Novos Talentos da Literatura Brasileira, 2012, 616 páginas)
Sinopse: A Última Guerra lavou a atmosfera com uma massa nuclear, tornando-a incapaz de sustentar a vida. Para continuar sobrevivendo, a humanidade precisou se adaptar, isolando-se numa atmosfera artificial: a Esfera, local onde tem se mantido com o passar das gerações. A utopia da sociedade reinou desde então, com a paz sendo mantida com mão de ferro pela Elite. Mas essa paz pode acabar… Raquel é uma recém-formada em primeiro nível na Academia, que passa seu tempo livre entre Saturno – o parque temático da Esfera – e divagações sobre seu sonho de voar. Ao iniciar uma nova etapa de vida, ela vai encarar a cerimônia de implante que pode tornar esse sonho realidade, se a habilidade dos Túneis lhe for conferida. Mas essa nova etapa também vai levá-la por caminhos perigosos… Raquel descobrirá que o IA, responsável por todos os sistemas de sobrevivência da Esfera, está com os dias contados. Como manter a sanidade sabendo que a vida tal qual você conhece está para acabar? Raquel ainda não tem essa resposta, mas vai precisar encontrá-la. E para isso ela precisará, mais do que nunca, da ajuda de seus amigos… Tashi, Tales, Ângelo, Camila, Liceu, Isabela e Nirvana lhe darão sustentação quando tudo o mais na utópica Esfera estiver ruindo.

Primeira frase da página 100:

– Deixa para lá.

Do que se trata o livro?

O livro traz um enredo original! A Terra sofreu muitos colapsos e a humanidade construiu no subsolo uma estrutura que permitiria sua sobrevivência: a Esfera. Raquel é uma adolescente que cresceu na Esfera e, devido à perda dos arquivos da história dos seus antepassados, ela e seus contemporâneos desconhecem como era a vida na superfície ou por que foram morar na Esfera. A tecnologia é muito avançada e há muitas novidades, mas ao mesmo tempo coisas simples se perderam, como o conhecimento do que seria um pombo ou por que pintar quadros manualmente quando se tem impressoras capazes de produzir o "mesmo efeito". Na Esfera, a sociedade conseguiu criar chips que, ao serem implantados na medula, são ativados por impulsos elétricos e dão a cada pessoa habilidades específicas.

O que está achando até agora?

Eu gostei da história. Sou fã de distopias e todo o contexto construído pelo autor me atraiu pela criatividade. Mas sua narrativa é muito descritiva, o que me fez ter uma leitura arrastada e pouco engajada. Eu me senti frustada na maior parte do tempo.

O que está achando do personagem principal?

A Raquel é uma "moleca", que adora pregar peças e agir impulsivamente (rs). É corajosa, mas ao mesmo tempo tem suas preocupações e seus medos; é leal e não hesita em dizer o que pensa. É fácil gostar dela.

Melhor quote até agora:

– ...De que adianta subir a escada em direção ao futuro, se não soubermos de que andar estamos saindo? (p. 53)

Vai continuar lendo?

Não. Eu interrompi a leitura na página 142. Se continuasse desse modo "arrastado", consumiria muito tempo do Book Tour. O livro é bem avaliado no Skoob e, com certeza, vale a leitura. Mas acredito que não estou num momento adequado para ele.

Última frase da página 100:

Camila a soltou, mas o fez ainda mantendo os braços apoiados em seus ombros, seus olhos estavam ligeiramente marejados, deixando Raquel mais preocupada.

Interessou-se pelo livro? Adicione-o ao Skoob | Curta a fanpage






Acompanhe as resenhas nos blogs participantes do Book TourMãe, tô escrevendo | Th3 Perks | Geek & Pop | O bode com a onça | Da Literatura.






~Assista ao Book Trailer~

E vocês? 
Já leram ou leriam este livro? Comentem!

12 comentários:

  1. Olá Fran!
    Esse coluna é bem legal.
    A temática do livro é realmente muito boa. Até lembrei de um anime que eu vi, onde os humanos vivem em cidades que vão andando. Elas são bem parecidas com cúpulas. =)
    Eu não costumo gostar de livros altamente descritivos. Descrição é realmente uma característica que eu não tenho e também fujo. Como disse naquelas ninhas dicas lá no blog: Tem que ser de maneira moderada.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Fran. Eh ruim quando precisamos parar uma leitura neh? Pior ainda quando trata-se de um book tour e por isso talvez não tenhamos mais acesso ao livro. Mas achei muito legal a sua atitude, de ser sincera com vc mesmo e com as meninas que participam do tour.
    Eu ainda não li esse livro (na verdade, estou lendo a minha primeira distopia- Delirio), mas tambem so vi criticas positivas quanto ao livro. Mesmo assim, n sei se teria paciencia para le-lo, pois tenho problemas com livros descritivos demais. Jah precisei desistir de alguns por causa disso.
    Mas como eu disse, gostei muito da sua atitude honesta.
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Fran sua linda!
    Eu não sou muito chegada a distopias, e talvez por isso não me interessei pelo livro.
    É muito chato quando algo assim acontece, quando não conseguimos nos conectar a história, ou mesmo não conseguimos engajar na leitura.
    Valeu pela dica. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Francine!

    Que pena que não tenha continuado a leitura, ela parece ser muito interessante. Mas valeu pela responsabilidade e consciência de pensar no restante do grupo, isso foi bem legal da sua parte. Já estou ansiosa por recebe-lo :)

    Bjs
    (geek-pop.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  5. Oi Francine, tudo bem?
    O livro parece ser realmente bem interessante, pena você ter abandonado.
    Entendo perfeitamente o motivo para sua desistência, o livro é enorme e o excesso de descrição se tornou cansativo para você, o que iria atrasar muito o book tour. Eu também já li livros assim e demorei quase 15 dias para ler, tempo que geralmente não temos em um book tour.

    Beijão ;*
    www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  6. Gosto desse universo pós apocalíptico onde os humanos sobreviventes tentam continuar com suas vidas da maneira que conseguem.
    Mas realmente essas narrativas que se arrastam muito nos detalhes me desanimam a continuar, as vezes até pulo algumas coisas que considero desnecessárias no livro.

    Beijos Fran e obrigada pela sua atenção e carinho comigo e com meu blog!



    Raíssa Martins - O Outro Lado da Raposa
    Facebook
    Twitter
    Instagram: @ooutroladodaraposa

    ResponderExcluir
  7. Que pena Fran esta frustração, mas tem vezes que não adianta mesmo, por mais que o enredo seja interessante, não estamos conectados o suficiente.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Fran,
    Que pena que não conseguiu concluir a leitura, mas concordo com você, talvez seja o momento. Enfim, tenho um pouco de curiosidade com o livro. Até mais. http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Achei bem interessante a premissa Fran, me lembrou The 100 conhece? mas o livro The 100 tem no máximo 200 páginas, mesmo sendo uma série...e no Brasil só ter o primeiro livro, quando as páginas são em menor numero é menos maçante.

    Existem também a série de TV te aconselho dar uma olhada!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  10. Oi Fran..
    Vejo muitas resenhas posiitvas desse livro e ate tenho curiosidade em le-lo mas se for arrastado como você escreveu, acho que nao vou muito pra frente.
    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
  11. Que pena que não gostou. Tenho esse livro em minha lista de interesses, embora nunca o veja para comprar nas livrarias. Mas como geralmente gosto de narrativas mais detalhadas, não vou desanimar; a temática é mesmo interessante.

    Abraços!
    http://contosdemisterioeterror.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Fran! Triste desistir de uma leitura né?.
    Eu andei lendo uns livros bem difíceis dias atras, mas tem melhorado nas atuais.
    Tenho curiosidade ler este livro, mas depois que vi aqui as palavras "descritivo demais" eu vou pensar muitas vezes antes de começar.

    E também pelo fator abandono no skoob. Posso está perdendo uma boa leitura, mas os números no skoob me diz muito sobre os livros e não tem errado na estatística.

    www.amorliterario.com
    Beijos!

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados