Resenha 39 | Simplesmente Ana

em 13.8.14
Título: Simplesmente Ana
Autora: Marina Carvalho
Editora [parceira]: Novo Conceito (2013, 303 páginas)
Sinopse: Imagine que você descobre que seu pai é um rei. Isso mesmo, um rei de verdade em um país no sudeste da Europa. E o rei quer levá-la com ele para assumir seu verdadeiro lugar de herdeira e futura rainha… Foi o que aconteceu com Ana. Pega de surpresa pela informação de sua origem real, Ana agora vai ter que decidir entre ficar no Brasil ou mudar-se para Krósvia e viver em um país distante tendo como companhia somente o pai, os criados e o insuportável Alex. Mudar-se para Krósvia pode ser tentador — deve ser ótimo viver em um lugar como aquele e, quem sabe, vir a tornar-se rainha —, mas ela sabe que não pode contar com o pai o tempo todo, afinal ele é um rei bastante ocupado. E sabe também que Alex, o rapaz que é praticamente seu tutor em Krósvia, não fará nenhuma gentileza para que ela se sinta melhor naquele país estrangeiro. A não ser… A não ser que Alex não seja esta pessoa tão irascível e que príncipes encantados existam. Simplesmente Ana é assim: um livro divertido, capaz de nos fazer sonhar, mas que — ao mesmo tempo — nos lembra das provas que temos que passar para chegar à vida adulta.

Resenha

Desde que soube do lançamento deste livro, no ano passado, me senti motivada a lê-lo. A sinopse e a capa são encantadoras, mas não tanto quanto as inúmeras resenhas apreciativas sobre a história. Por isso, minhas expectativas em relação a Simplesmente Ana eram altas, o que é perigoso para qualquer leitor (rs).

O livro é narrado em primeira pessoa, de um jeito bastante jovial, pela protagonista Ana Carina. Com seus 20 anos, Ana é estudante de Direito na PUC Minas, em Belo Horizonte, e leva uma vida normal. Ela nunca conheceu o pai e cresceu acreditando que, ao saber da gravidez de sua mãe, ele a rejeitou. Embora isso a ferisse e trouxesse aquela natural curiosidade a respeito de quem ele era, sua mãe nada dizia além de ter sido uma aventura passageira.

Até o dia em que sua mãe, uma reconhecida chef, foi convidada a ir ao programa da Ana Maria Braga. De forma cômica, a mãe mencionou sua filha com orgulho em rede nacional e, então, o destino fez sua mágica! Andrej Markov, que visitava o Brasil para assuntos diplomáticos, assistiu ao programa estupefato. Ele reconheceu a mãe de Ana e relacionou A + B quando ela comentou a idade de sua filha… O resultado desse cálculo? Andrej era nada mais do que o pai de Ana. E ele nunca soube na-da sobre isso!

Se por um lado temos a alegria de um pai desejoso por conhecer sua filha, do outro lado temos a vida de Ana que muda completamente por isso. Depois de descobrir que sua mãe mentiu para ela durante anos, Ana não apenas ganhou um pai, mas também ganhou como herança um país inteiro! Andrej Markov era o rei da Krósvia, um pequeno país europeu. E se Ana quiser a oportunidade de conhecê-lo, terá que abraçar todas as responsabilidades dessa escolha.

Decidida a isso, Ana aceita passar seis meses no país do pai. E embora viva num palácio, com empregados disponíveis para servi-la e um cartão bancário ilimitado, Ana enfrenta dificuldades desde o primeiro dia da sua estadia. Seu principal obstáculo tem olhos verdes, músculos salientes e uma expressão enlouquecedora… Julgando-a uma golpista, Alexander – enteado de Andrej – não pretende deixá-la confortável.

E aqui começa o romance que a autora preparou cuidadosamente como um conto de fadas moderno. Ana é a típica brasileira que aprecia uma boa feijoada e pão de queijo, fã da banda Bon Jovi e consumidora dos produtos da C&A e da Renner. Devo dizer que este é o ponto alto do livro: Marina Carvalho utiliza a todo momento a divertida comparação entre a cultura da nobreza europeia e a cultura popular brasileira. Esse foi o principal elemento que me fez manter o ritmo na leitura, ansiosa por saber qual seria o seu desfecho!

O que um vestido de alta costura não faz por uma mulher! De tanto comprar minhas roupas do dia a dia na C&A e na Renner, para mim elas eram o que havia de melhor. Como eu estava enganada! Uma peça de grife modifica o corpo – para melhor, óbvio! (p. 134)

No entanto, de forma decepcionante, não me identifiquei com a Ana Carina. Entendo que a autora desejou torná-la uma mulher que não fosse fútil, mas a sua imaturidade me fazia ter a impressão contrária. Ela se preocupava tanto com Alexander e seus bíceps, tríceps, olhos… que por vezes magoava ou atropelava as pessoas à sua volta. Demorou para que ocupasse o tempo com algo útil e isso me incomodou na personagem.

De qualquer modo, o livro é recomendado aos que apreciam comédias-românticas ao estilo contos de fadas. Vale a pena ler a obra apenas para perceber o quanto cada cultura é rica. A autora apresenta de forma engraçada como seria a repercussão no Brasil se descobríssemos entre nós uma princesa! O que as redes sociais diriam, a cobertura do programa Fantástico, quais seriam as piadas e exaltações inflamadas… Eu achei genial esse aspecto, mais do que o próprio romance entre Ana e Alexander. A capa é linda, a leitura flui rapidamente com as páginas amareladas e a Novo Conceito foi bastante cuidadosa na diagramação.

Avaliação:

Compartilho os meus quotes favoritos:

– Você poderia ter me contado, mãe. Eu entenderia.
Então ela chorou, em silêncio mesmo. E eu soube naquele momento que não importava ter ficado sem um pai por vinte anos. Porque eu pude ter minha mãe comigo nesses anos todos. (p. 14)

Definitivamente, as pessoas não foram ficando maldosas ao longo dos anos. Elas sempre foram. (p. 63)

Juntei-me a eles na mesa e procurei manter um clima superficial, como se aquela cena fosse comum no meu dia a dia. Se é que se pode chamar de normal estar sentada à mesa da cozinha de um castelo verdadeiro, de frente para um pseudopríncipe danado de charmoso, comendo pão de queijo. (p. 76)

– Quem é a Laika? A cadelinha dele? – Não consegui deixar de ser irônica.
Sem perceber o tom, Karenina riu.
– Não, Ana. É a namorada do Alex. (p. 77)

Elevei meu olhar e a encarei. Laika havia perdido a beleza. Vestidos justos, corpo perfeito, rosto de anjo, nada disso tem significado quando o caráter é uma porcaria. (p. 141)

– Sempre ouvi dizer que saudade é uma palavra exclusiva da língua portuguesa. Quando dizemos que estamos com saudade, significa que sentimos uma falta tão imensa de alguém que a dor queima do peito. É como se a alma ficasse meio perdida sem a proximidade das pessoas de quem temos saudade. (p. 200)

Melhor passar a vida imaginando uma situação sonhada do que experimentá-la uma vez e não tê-la nunca mais. (p. 220)

Minha mãe sempre diz que, às vezes, não faz mal ter pena de nós mesmos. Então, eu tive. (p. 228) 

– Sinto falta de tudo em você, Ana – ele continuou, sussurrando, a voz meio embargada. Seus olhos verdes não largavam os meus. – Tenho saudade da sua alegria, do seu amor pelas pessoas, do seu entusiasmo das situações mais simples, até do seu humor variável. (p. 292)



Uma
super-novidade sobre Simplesmente Ana é que, devido ao seu grande sucesso, Marina Carvalho aceitou ao convite de produzir uma sequência (embora não estivesse prevista). De repente, Ana já está disponível nas livrarias, gente! É um dos lançamentos mais aguardados pelos fãs da autora. Conheça:


Skoob | Comprar
Sinopse: Ana decidiu viver permanentemente na Krósvia, e tudo está às mil maravilhas. Além do namoro cada vez mais sério com Alexander, ela tem um emprego fixo na embaixada brasileira e dedica parte de seu tempo às meninas do Lar Irmã Celeste. Mesmo cumprindo tantos compromissos sociais como princesa, Ana nunca foi tão feliz. Porém, de uma hora para outra, tudo muda. Seu pai, o rei Andrej Markov, sofre um grave acidente e vai parar na UTI. Não resta alternativa: Ana vai ter que assumir o trono da Krósvia e governar a nação. Pouco – ou quase nada – familiarizada com a função, ela vai precisar de ajuda não só para reger o seu país, mas também para manter perto de si aqueles que ama. Muita gente está interessada no seu fracasso.

Aproveite e curta a fan page do selo Novas Páginas para acompanhar as novidades:


Curtiu a resenha? 
Comente se leu ou leria o livro!

10 comentários:

  1. A sinopse me fez lembrar de "O Diário da Princesa". Uma menina comum de repente descobre que é princesa de um lugar com nome exótico, e daí começa o dilema: muda-se para lá ou não? Tem até o lance de a mãe ter escondido a existência do pai esse tempo todo. Muito feio, isso. Eu leria o livro só pra anotar todas as semelhanças.

    Mas essa crítica não tem nada a ver com o blog de vocês, meninas. Ele é lindo, bem escrito e muito bem feito, e com certeza voltarei aqui mais vezes pra pegar dicas com vocês.

    ResponderExcluir
  2. Eu estou estérica para ter os dois livros e lê-los,kkkk... eu adoro uma comédia romântica, e esse livro vem me deixando com água na boca a cada resenha que leio, e a sua não deixou a desejar, eu quero e muito mergulhar nessa história. E que pena que você não se identificou muito com a protagonista.
    Amei sua resenha.
    bjs

    ateliedoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Esse livro tá na minha lista faz tempo e lendo a sua resenha eu me pergunto: pq diabos eu AINDA não li? Adoro um romance divertido, estilo comédia romântica, dá até pra imaginar um filme estilo sessão da tarde! Amei, preciso logo ler! rsrsrsrsrs


    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi Fran!!
    Olha você vai acabar me deixando com o quarto abarrotado de livros! hahaha
    Outra resenha sua que eu amei!
    Claro que já tinha ouvido falar desse livro, mas não tinha dado muito atenção.. e isso definitivamente foi um erro.
    Essa história é no estilo de O Diário da Princesa, divertido e romântico.
    Você despertou em mim uma vontade imensa de ter esse livro!

    Beijos Fran!

    O Outro Lado da Raposa
    Facebook
    Twitter

    ResponderExcluir
  5. Olá, Fran!
    Eu conheço esse livros. Quando ele foi lanado tentei pegar a cortesia dele lá no skoob, mas eu sou uma azarada.
    Pelo o que eu percebi da sinopse e da resenha que vocês fez, o livro é bem um "Diário da Princesa Brasileiro". Pode até ser ignorância minha! E deve ser mesmo.
    Parece ser um livro divertido e que valoriza a nossa cultura, um ponto sempre a favor quando o livro é nacional.
    E essa continuação parece-me também interessante.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oii! Ainda não li o livro, mas o fato de ser nacional é uma coisa q me anima bastante. Nossa literatura crescendo cada vez mais e isso é muito bom. Gostei muito dessa frase:
    "E eu soube naquele momento que não importava ter ficado sem um pai por vinte anos. Porque eu pude ter minha mãe comigo nesses anos todos. (p. 14)" . Parabéns pela resenha.
    beijos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Esse livro me lembrou bastante O diário da princesa - a princípio apenas. Só que nele, o pai dela já tinha morrido... então não é tão similar, no entanto, livros desse genero são perfeitos, e esse me despertou curiosidade.

    comoassimanalice.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Sim, sim, sim amei a resenha Frannnn,
    Estou com o livro aqui e não consigo uma brecha para ele! Oh céus!
    Li Azul da cor do mar da Marina e entendo o que você diz quando afirma que ela inclui elementos do nosso dia a dia e que o faz de forma hilária, até! Eu adorei isso na narrativa dela!
    Uma pena quando a gente não se identifica com a protagonista, porque desacelera um pouco o ritmo da leitura e o desejo pelas continuações. Mas pelo que soube, a continuação "De repente Ana" tem um quê mais político, então pode ser que a Ana amadureça e te canhe de vez! Aguardo resenha dele também!!!
    Adorei os quotes... Ai é tão difícil viver e não ter mais, que realmente é melhor sonhar! rs

    beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  9. Oi Francine, eu´particularmente gostei muito deste livro. Romance e humor na medida certa. Quero ler agora a continuação para saber como andam as coisas...
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  10. Poxa, é verdade o que vc falou sobre a imaturidade da Ana. Gostei da história no geral, mas algumas reações dela me incomodaram bastante também. Conheci a Marina, que veio aqui na minha cidade lançar De Repente, Ana e vi que realmente a história só teve continuidade pelo sucesso que foi. É indiscutível o fato de ser um conto de fadas moderno muito gostos de ler :)
    Do quote sobre a Renner e C&A, rs, não da p discordar. A primeira vez que vesti um D&G descobri que um vestido pode fazer umas curvas por vc, haha, imagina um Valentino ou sei lá qual mais...

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados