Resenha 38 | Tempestade de Areia

em 4.8.14
Título: Tempestade de Areia (Série Crônicas de Myríade, livro 2)
Autora: Karen Soarele
Editora: Cubo Mágico (2013, 308 páginas)
Sinopse: “O passado é imutável, mas o futuro depende de nossas escolhas.” Ao pensar que sua jornada chegaria ao fim, Aisling descobre que aquele era apenas o início. Munidos da localização da Fortaleza da Resistência, o exército de Vulcannus avança, ameaçando o sonho de uma Hynneldor livre. Nessa sequência de Línguas de Fogo, Aisling deverá escolher entre voltar para casa com Dharon ou entregar uma importante mensagem à capital de Datillion. Enquanto isso, seus amigos enfrentam antigas lembranças e buscam, uns nos outros, forças para seguir em frente. Muitos perigos e aventura aguardam nessa jornada, que levará o leitor a territórios inexplorados do mundo mágico de Myríade.

Resenha
[aos que não leram o primeiro volume, pode conter spoilers]

Eu tive acesso a este livro por meio do Book Tour organizado pela querida Lia, do blog Doces Letras. Eu agradeço pela oportunidade, porque ameeeei a leitura!

Tempestade de Areia teve tu-do o que gosto! Equilibrou aventura, ação, drama e romance com uma boa dose de fantasia. A autora, Karen Soarele, me presenteou com as suas palavras e me vi completamente envolvida na história! Valeu muito a pena conhecer este talento nacional, gente!

Se em Línguas de Fogo, primeiro volume da série Crônicas de Myríade [resenha aqui], tiveram momentos nos quais senti que "nada acontecia", em Tempestade de Areia tudo acontecia ao mesmo tempo e numa velocidade emocionante! Eu me sentia ansiosa a cada vez que precisei interromper a leitura, porque queria saber o que aconteceria com os personagens na sequência (rs). Adoro quando isso acontece!

Narrado em terceira pessoa, neste volume vemos que Vulcannus está conquistando ainda mais terras de Myríade. Suas tropas são violentas e matam quaisquer pobres aldeões, disseminando o sofrimento. Quem sobrevive precisa pagar altos impostos sem nada usufruir, o que aumenta a pobreza e a injustiça. A Resistência está decaindo e cresce a necessidade de recuar. Por isso, Marian, a líder da Resistência (e minha personagem favorita!), decide que todos devem se separar. Antes de partirem, uma importante mensagem é enviada para a capital de Datillion e nela havia a última esperança contra o exército de Vulcannus!

Mas, no trajeto, o mensageiro morre e nossa protagonista, Aisling, se torna a única pessoa capaz de levar a mensagem ao seu destino. Logo no início dessa missão, ela se separa de seu fiel amigo Dharon e precisa ser forte para sobreviver aos obstáculos sozinha! E a autora não cansa de colocar cada vez mais desafios à personagem (rs). Por vezes senti uma grande tensão e simpatia por Aisling. Mas a garota é forte, gente! Seu coração é nobre e nada poderia fazê-la desistir de seguir em frente. Eu gostei muito disso nela!


Vale dizer que os capítulos alternam seu foco sobre cada personagem, o que deixou o enredo ainda mais dinâmico! Todos eles enfrentavam suas próprias dificuldades para chegarem ao mesmo destino: a capital de Datillion. Mesmo separada e quase sem forças, a Resistência sabia que as tropas de Vulcannus logo atacariam aquele reino. Eles precisavam defendê-lo, pois, se essa guerra fosse perdida, Myríade finalmente sucumbiria ao poder de Vulcannus. Enquanto todos eles estão dispostos a defender a capital, a nossa perigosa vilã, Kendra, é enviada justamente para a missão de comandar Vulcannus neste embate! É claro que este é um grande duelo esperado pelo leitor a cada página.

O que me deixou mais curiosa durante a leitura, no entanto, foi o Prólogo. A autora começou o livro apresentando-nos um novo personagem, que habitava no deserto: Kaled. Parecia uma história completamente à parte, porque ao longo do livro, no início de cada novo capítulo, havia uma frase que nos lembrava de Kaled. E eu fiquei um bom tempo imaginando como a autora relacionaria a história de Aisling e da Resistência com o povo do deserto! Foi muito legal o jeito como ela o fez. Uma criatividade sem limites, amei! 

Em Tempestade de Areia, há mortes e várias cenas imprevisíveis. O desfecho foi ótimo, porque deixou aquele sabor de "quero mais" para os próximos volumes! Não vejo a hora de colocar minhas mãos sobre ele (haha). A diagramação está linda e há várias imagens ao longo do livro que enriquecem a imaginação. Na capa temos vários personagens e ao fim da leitura flagrei-me olhando-os com saudade (rs). Só posso agradecer pela oportunidade de ler este livro. Com certeza, recomendadíssimo!

Uma observação: Eu preciso declarar que estou apaixonada pelo casal: Marian e Desmond! Sabe aquele tipo de amor que coloca o outro acima de si mesmo? Que só quer protegê-lo? Eu me vi loucamente envolvida pelos dois. Eu me tornei uma verdadeira fangirl deles!

Lágrimas de amargura rolaram dos olhos de Marian, e ela lutou contra o abraço de Desmond. Nada mais havia para ser dito.
– Eu sou mais forte do que você. – Disse ela. – Posso sair daqui se eu quiser.
– Mas você não quer.
Segurando Marian com força, Desmond beijou-a. As lágrimas vertiam ininterruptamente, enquanto ela retribuía o beijo. (p. 106)

Avaliação:

Compartilho os meus quotes favoritos:

– Nem todas as tempestades acontecem ao nosso redor, Kaled. Algumas ocorrem dentro de nós. (p. 12)

Marian era uma mulher forte, com feições duras e guiada por princípios racionais. Sua mente era tão afiada quanto sua espada, seu julgamento, digno da mais cega confiança. Era uma mulher sensata e liderara seu povo com a mesma firmeza da muralha que os cercava. (p. 32)

– Não acredito que você nos enterrou vívos! – Murmurou, desanimada. 
– Você preferia ser enterrada morta? – Desmond retrucou. (p. 70)

– Sabe, Claus, existe um mundo enorme lá fora. Fora de Riverlyen. E lá é parecido com aqui: cada um só pensa em si próprio, tentando sobreviver enquanto os reinos travam uma guerra sangrenta. Você já deve saber disso. Mas talvez não saiba que, dentre tantas pessoas, existem algumas que são diferentes. Elas não se conformam com tudo isso que nós temos que passar. E elas querem fazer a diferença. Querem mudar o mundo.
– Mudar o mundo? – Repetiu o menino.
– Sim. Mudar a forma como as pessoas se veem e se tratam, a forma como todas as coisas se dão. (p. 88)

– (...) Aprenda uma coisa, rapaz: Nós não pertencemos à terra; é ela que pertence a nós. E se chegar o momento de abandoná-la, que assim seja! (p. 191)

E o melhor de todos:

São muitas as pessoas que se arrependem dos erros que cometem, mas são poucas aquelas que se aventuram a corrigi-los. (p. 82)


Gostou da resenha?
Deixe seu comentário! 


13 comentários:

  1. Oi, Fran
    Também adorei Tempestade de Areia, que melhorou o que já era bom com Líguas de fogo.
    Esperando ansioso pelo próximo volume.
    E sua resenha está perfeita, como sempre.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Super bacana o enredo da história, já tinha visto resenha sobre o livro anterior e essa é a primeira que leio sobre esse livro, percebemos claramente que a história contém elementos para o sucesso. Gostei da caba e das ilustrações no interior do livro.
    Parabéns pela resenha.

    Abraço,
    Diego de França
    Aguardo sua visita ;-)
    Leitor Sagaz

    ResponderExcluir
  3. Oi flor, amei sua resenha! Mega empolgada e muito interessante! Deu até vontade de ler de novo! kkk
    Mais uma vez, muito obrigado por sua participação no Book Tour. Beijokas estaladas.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha... o que só me deixou mais ansiosa pela minha vez de ler

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  5. Olá Fran. Ótima resenha.. Faz muuiitoooo meu estilo. Vou querer ler logo. bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi Frannn ainnnn depois de ler sua resenha fiquei tentada a sair correndo para a livraria mais proxima para comprar este livro amei! onde encontro?

    hahaha quero conhecer este casal também e me apaixonar por eles!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  7. Oi, Fran!
    Muito feliz em saber o quanto você se divertiu viajando por Myríade! Depois dessa resenha, até eu fiquei com vontade de reler o livro, hahaha! :)
    Obrigada por participar do Book Tour. Muitos beijos!!!

    ResponderExcluir
  8. Eu já tinha lido uma resenha sobre esse livro!
    Quero muitoo um tempinho para ler ele!

    Bjs
    www.garotadebotas.com

    ResponderExcluir
  9. Oiii Fran, acredita que ainda não conhecia o livro? Achei a capa tão fofa! É a primeira resenha que leio dele e já fico encantada! :)
    Preciso ler o primeiro ainda, mas já fiquei curiosa d+! Vi os comentários acima e só elogios, aiaiaia, mais um para a Wish que já está gigante, hehe
    Beijos!
    http://traduzindo-sonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Fran, simplesmente adorei a resenha.
    Sei que é continuação e teve uns spoilers (pelo menos do final do primeiro livro), mas eu não ligo muito para isso não. Sou bem tranquila quanto a isso!
    E com essa resenha fiquei ainda com mais vontade de ler estes livros. Eu preciso de fantasia na minha vida! Eu gosto de magia e essas guerras em estilo medieval.
    E eu adorei todos os quotes, o último é o melhor de todos. =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá Francine,

    Tenho muita vontade de ler essa série, só leio resenhas positivas sobre ela e a sua não foi diferente....boa dica...parabéns...abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Francine, também tive a oportunidade de ler e fiquei encantada com o enredo e a forma como a autora nos conta a estória. Uma aventura e tanto!
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  13. Oi Fran, tudo bem???
    Eu sabia que você ia gostar mais dessa continuação, não tem como não se apaixonar pela história da Karen. Sem exageros, todo mundo deveria ler essa saga, a autora me surpreendeu de todas as formas, eu amei essa história!!!!!!
    Sua resenha está super empolgada, realmente, vou aderir ao coro, dá vontade de ler novamente.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados