Parceria & Entrevista – Fernanda Nia Ferreira

em 11.7.14
Esse 
é um post muito especial, gente!
Venho apresentar um talento nacional que me encanta há muito tempo…  


A nova parceira do blog capta situações do cotidiano e interpreta aquelas emoções que pouco prestamos atenção, transformando-as em pura arte! Estou falando da querida Fernanda Nia Ferreira, autora da maravilhosa página Como eu realmente…, que conquista os leitores com sua sensibilidade e bom humor!


Para entenderem melhor, confiram uma das suas tirinhas:

[FINAIS TRISTES – Fonte]

Notaram
o divertido talento da Fernanda Nia? Desde 2011, ela criou seu site e incorporou na sua personagem Niazinha muitos dos nossos pensamentos e sentimentos mais comuns. É difícil não se reconhecer nela.

Que tal sabermos mais sobre a Fernanda e sua apaixonada habilidade como autora e ilustradora? Com alegria, apresento a vocês a entrevista que ela carinhosamente cedeu ao My Queen Side.


Aos leitores que ainda não conhecem você ou seu talento, quem é Fernanda Nia Ferreira?

Sou uma publicitária carioca de 24 anos aficcionada por quadrinhos, livros e cultura pop desde que me entendo por gente. Concilio o Como eu realmente com meu trabalho de freelancer nas áreas de comunicação, design e ilustração.


Niazinha é uma personagem que podemos considerar "comum". Alguém que se envolve em situações constrangedoras e expressa justamente aqueles sentimentos que todos, em algum momento, já tivemos. Foi esta a sua intenção ao criá-la? Como foi seu processo criativo entorno desta querida personagem?

Sim, criei a Niazinha para representar a mim e a todas as leitoras que também passam por essas situações. O processo para criá-la foi o nascimento do Como eu realmente. Baseei-a na minha própria aparência e, sem prestar muita atenção, coloquei sua roupinha parecida com um vestido que tenho. Depois de diversos testes de cores para deixar tudo combinandinho, ela nasceu assim, como ainda é hoje.


É notável quão divertidas suas tirinhas são, representando claramente situações cotidianas! Sou fã do seu trabalho e sempre quis saber: Quais são suas inspirações?

Hahahah, obrigada! Bom, minhas inspirações são basicamente qualquer coisa, normalmente do meu próprio cotidiano. São centenas de ideias que tenho anotadas, só esperando tirinha. A que tive agora há pouco foi ao ver minha mãe reclamando na cozinha. Ela sempre vai ao mercado querendo fazer as compras do mês para ficar semanas sem ir lá, mas quando chega em casa sempre falta alguma coisa. Algum dia vou fazer uma tirinha sobre isso, guardem minhas palavras. :)


Seu site Como eu realmente... traz à tona sentimentos e pensamentos que realmente temos, mas geralmente não expressamos. Você poderia contar um pouco sobre como surgiu essa iniciativa?

Sempre pensei que esse é o trabalho de um escritor ou artista: expôr aquilo que todos sentimos, gostamos ou queremos dizer, mas não sabemos expressar. Acho uma arte encontrar beleza ou graça nos detalheszinhos do cotidiano, e foi isso que quis compartilhar com o Como eu realmente (além de extravasar todas as minhas piadinhas sem graça, hahahahah).


Quando iniciou o Como eu realmente..., esperava alcançar tamanho reconhecimento? Quais eram a suas expectativas?

Era um hobbie, mas nem por isso eu perdia o comprometimento de postar sempre tirinhas e interagir com os poucos leitores que caissem por ali. De fato, eu não esperava que fizesse tanto sucesso tão rápido, hahahahah.


De todas as tirinhas que já produziu, há alguma que foi (mais) marcante? Por quê?

Provavelmente a Depois do 'The End', que é a tirinha que ficou mais famosa na história do Como eu realmente, e de certa forma fez ele explodir pela internet. São inúmeras as mensagens que já recebi de leitores dizendo que ela é a sua tirinha favorita desde sempre, também. 

Conheça a tirinha mencionada:

Você demonstra talento não apenas com a Niazinha, mas também em outras atividades criativas voltadas à Comunicação e ao Design. Poderia partilhar conosco um pouco do seu trabalho?

De novo, obrigada, hahahahah. Assim fico sem jeito. Bom, atualmente trabalho como freelancer nas áreas de comunicação, design e ilustração, e o que mais tenho feito é site e ilustração mesmo. Atualmente estou ilustrando uma série de historinhas infantis para um cliente, por exemplo.


Logo teremos a alegria de contar com o seu primeiro livro, Como eu realmente (volume 1), publicado pela Editora Nemo! Estou muito animada para adquirir o meu exemplar. Como foi o processo de produção deste livro? Você tem previsão para os próximos volumes?

Sabendo a quantidade de páginas que teria o livro, separamos os temas que iríamos abordar e, então, as tirinhas que ele levaria, já contando as inéditas. Com a arte pronta, escrevi e revisei todos os textos e comentários. Minha agente revisou, depois dois revisores profissionais revisaram pela editora. Acertamos os detalhes que faltavam e voilà! Falando assim parece rápido, mas é um processo de vários meses, hahahahah. Ainda não temos previsão, precisamos estudar o lançamento do primeiro volume primeiro.

Se
você gostou da Fernanda tanto quanto eu, ficará ainda mais interessado em saber sobre o lançamento do seu primeiro livro!

Clique na imagem para obter mais informações.

O livro Como eu realmente… [Volume 1, Editora Nemo – 2014] é dividido em cinco partes seguindo diferentes temas do cotidiano de Niazinha e seus amigos! 

Confira a sinopse: Nem sempre o que esperamos é o que realmente acontece na vida real. Para combater a constante quebra de expectativas ao seu redor, Niazinha acabou desenvolvendo uma imaginação umpouquiiinho criativa demais. São seus exageros que fazem cada história do Como eu realmente… um passeio único pelo lado meio esquisito, mas superdivertido da nossa imaginação.

O lançamento acontecerá no Rio de Janeiro, em 20/07! Se você puder comparecer (e me matar de inveja), acesse o evento no Facebook para ter mais informações. A Fernanda também estará lançando sua obra em 30/08, na Bienal de São Paulo! Não perca.

Interessou-se pelo livro? Acesse e compre on-line nas lojas:

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/7733110 http://www.americanas.com.br/produto/119856367/livro-como-eu-realmente...?epar=googlepla&opn=YSMESP&WT.srch=1 http://oferta.vc/3sdQ http://www.submarino.com.br/produto/119856367/livro-como-eu-realmente...
http://livraria.folha.com.br/livros/quadrinhos/realmente-fernanda-nia-1238833.html?tracking_number=773&gclid=CjgKEAjw286dBRDmwbLi8KP71GQSJAAOk4sjJ-SCELjYQWwNfBZmBvPCpUBxNNJjw1AuQM3n0-zJU_D_BwE http://www.shoptime.com.br/produto/119856367/livro-como-eu-realmente... http://oferta.vc/3sfA

Eu me apaixonei pelo trabalho da Fernanda Nia e espero que vocês também apreciem! Carinhosamente, ela cedeu ao My Queen Side a postagem de uma tirinha dela por mês. Então, preparem-se para acompanhar esse maravilhoso talento!


Aproveitem e acessem as redes sociais da parceira:


Fernanda Nia: Obrigada pela entrevista, Francine e leitores! Espero que gostem do Como eu realmente e do novo livro. Beijos!

Para a parceira: Fer-diva, você é mais que bem-vinda! É uma honra tê-la entre os parceiros. Obrigada pela oportunidade de apresentar o seu talento!


E vocês?
Gostaram da novidade desta parceria? E da entrevista?
Comentem suas opiniões e deem as boas-vindas à Fernanda Nia!



7 comentários:

  1. Florzinha!
    Já vi algumas tirinhas da Fernanda circulando pelo universo literário e confesso que sempre me identifico com as situações representadas <3 É uma alegria saber que uma artista tão talentosa agora faz parte do seu grupo de parceiros (parabéns ^^). Adorei a entrevista, simples e direta ;) Ficarei esperando a tirinha da mãe-que-sempre-precisa-voltar-ao-mercado, porque lá em casa é a mesma coisa (SEMPRE! haha). Também vou esperar ansiosa pelo lançamento de seu livro, porque ele PRECISA ir para minha estante <3

    Beijos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  2. OOOOOOOOOOOOOOI, FRAAAAAAN *-* Tuuuuuuuudo bom, meu amoooor? Esperoooo que sim, hahahah! Aaaaaah, eu amoooooo a Feeeeer! Cara, ela é excepcional e simplesmente demaaaaais! Adoro ela! E cara, como é simpáaaaaaticaaaa! Realmente, aquela tirinha do The end é a melhoooooor, hahahahaha! Livro? Livrooooooooooooo? Ooooooooooomg, pireeeeeeeei! Preciso deleeeee, hahahaha! Eu irei na Bienal dia 23 :/ Vou ver se consigo ir dia 30, hahahahahahahahahaha! :3

    Fraaaaaan, amoooor, parabéeeeeens pela parceria, sua divaaaaa! Você merece, hahahahaha! *0* <3

    Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  3. AAh Fraan! Adoreei as tirinhas, além de fofissímas são muito engraçadas.
    É exatamente o que você disse, são coisas que nóz sentimos, só que colocadas de um modo mais engraçado! Gostei bastante!!

    O Outro Lado da Raposa/Facebook
    Twitter

    ResponderExcluir
  4. AIN, que amor!! Que post hiper ultra super completinho e perfeito, Francine!! E obrigada por todo o apoio e carinho. Vai ser um prazer ENORME ser sua parceira. Beijos e obrigada por tudo! :*

    ResponderExcluir
  5. Oi Fran!
    Parabéns pela nova parceria. *---*
    Eu sempre que posso acompanho as peripécias da Niazinha, essa personagem é uma figura. rsrsrsrs
    Nem preciso dizer que adorei a entrevista, néh? Tu, como sempre, arrasando.

    Beijos,
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  6. OI Fran! Adorei o trabalho da autora e como ela é querida!

    Parabéns pela parceria, sucesso para a autora e para o blog sempre!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  7. Oi Fran amiga, tudo bem?
    Que pena que só vi a postagem agora, perdi o evento, poderia ter ido. Não resisti, entrei no site da autora agora e já me deparo com uma tirinha super engraçada de quando nos despedimos de nossa mãe todos os dias pela manhã. Foi hilário, pois é assim mesmo!!!!!!!! Amei o trabalho dela!!!!!!! Vou tentar contato.
    Parabéns pela parceria, super merecida!!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados