Resenha 32 | Chamado das Sombras

em 18.5.14
Título: Chamado das Sombras – Livro 1
Autor [parceiro]: Matheus Marx
Editora: Novo Século (Selo Novos Talentos da Literatura Brasileira, 2012, 320 páginas)
Sinopse: Misteriosamente, a Princesa Eleanor desaparece sem deixar vestígios, e ninguém é capaz de explicar seu paradeiro. Numa busca extensa e persistente por sua amada, o Príncipe Carmanni luta por respostas que não parecem estar ao seu alcance, e ao longo de sua jornada insistente e obscura, sempre que ele parece se aproximar da verdade, sombras fúnebres surgem. Cada parte desvendada do enigma leva a ainda mais mistérios sombrios, e ao desvendar o sumiço misterioso de Eleanor, ele verá que há coisas muito maiores, perigosas e assustadoras se escondendo por trás das sombras que escurecem seu caminho até a verdade. Horrores apavorantes esgueiram-se em seu caminho, e o Príncipe descobrirá que não só a sua vida está em perigo – mas a de todos à sua volta. Não apenas uma estória sobre amores perdidos, Chamado Das Sombras faz pensar sobre desejos, insanidade, confiança, morte e, acima de tudo, sobre as dores do amor – afinal, só o mais belo dos sentimentos é capaz de causar tão extremo sofrimento.

Resenha

Trinta páginas. Apenas trinta páginas foram suficientes para saber que este seria um dos melhores livros que leria. Matheus Marx é um autor com uma narrativa maravilhosa, lírica e metafórica. Sendo este o seu primeiro livro, reconheço o seu enorme talento.

Chamado das Sombras é um livro sombrio... A despeito do trocadilho, não encontro melhor termo para denominá-lo. Com uma narrativa em terceira pessoa, conhecemos o Príncipe Carmanni, que desfrutava do Baile Real junto à sua amada noiva, Princesa Eleanor. Em meio aos deslumbrantes detalhes do contexto, notamos quão intenso era o amor deste casal. Sofri junto do Príncipe Carmanni quando, no Baile Real, repentinamente sua princesa desapareceu. A graciosa máscara da Princesa Eleanor, encontrada quebrada no chão, foi como o prenúncio de uma enorme desgraça.

A partir daqui, o livro se torna repleto de mistérios. O Príncipe Carmanni, incapaz de aceitar que sua amada noiva sumisse daquela maneira, manteve a esperança de reencontrá-la, mas no seu íntimo – devido aos anos que se passaram sem nenhum vestígio do seu paradeiro – sabe que Eleanor pode estar morta. Em seu desejo por respostas, procurava por Argaio – o profeta do reino – para obter qualquer mínima pista que o levasse a algum lugar além da impotência. Eu gostei muito do Argaio, pois me lembrava o Gato de Cheshire (de Alice no País das Maravilhas) com seus enigmas e incomum personalidade.

– (...) É preciso coragem para se tomar diversas decisões, muitas vezes é preciso loucura para se ter coragem. (p. 29)

Depois de anos sem nada oferecer, Argaio finalmente tem uma premonição! Embora imprecisa, o profeta enxerga o vilarejo de Cogumelo Venenoso no destino do Príncipe Carmanni. Sem hesitar, disposto a saber se sua amada ainda estaria viva e precisando dele, o Príncipe Carmanni parte em uma jornada perigosa. Aqui destaco a incrível capacidade do autor em descrever paisagens e personagens de tal modo que podemos nos sentir íntimos da história! Vi-me cavalgando junto ao personagem em meio à floresta que guardava em suas entranhas, formadas de árvores distorcidas, perigos jamais vistos!

É nesta floresta que o Príncipe Carmanni encontrou-o pela primeira vez... Ele, o homem de preto! Suas vestes negras eram feitas de sombras e seus movimentos fluídos eram sobrehumanos. O pior? O homem de preto tentou matá-lo! Temos, então, um oponente muito além das capacidades do protagonista. E a única preocupação do Príncipe Carmanni era entender o porquê de ter se tornado alvo deste desconhecido assassino.

Não demora para que cada página de Chamado das Sombras se torne uma peça de um sombrio quebra-cabeça. Cogumelo Venenoso, o homem de preto, Eleanor... estavam interligados de um jeito que causa medo descobrir. Eu gostaria de contar muito mais, porque o vilarejo de Cogumelo Venenoso é apenas um aperitivo de tudo o que o Príncipe Carmanni ainda enfrentaria. Por vezes me questionei o que faria no lugar dele, porque a cada passo mais próximo da verdade ganhava-se também uma pergunta acrescida à enorme lista de perguntas que o afligiam. Quanto mais se sabe, mais dúvidas se tem. E o que fazer quando as respostas não estão apenas no "plano real", mas além disso? Você daria um passo ao desconhecido, sem enlouquecer?

Apesar de me envolver na leitura de Chamado das Sombras, confesso que não apreciei o final. Nas últimas páginas, achei um pouco previsível o que aconteceria. E sendo o primeiro volume, a impressão que tive é que todas as respostas foram dadas. Não houve lacunas para a sequência da história. Ainda, o Príncipe Carmanni não evoluiu ao longo da história como gostaria. Esperei pelo momento no qual ele se tornaria um cavaleiro desbravador, o herói, mas isso não aconteceu. Ele manteve sua excessiva sensibilidade, que às vezes aflorava em momentos críticos! Dava-me vontade de sacudi-lo (haha). 

Vocês podem me questionar: E mesmo assim avalia o livro em 5 estrelas – excelente leitura – e o adiciona aos seus favoritos? Não gostei do final, mas ele foi bom. Não houve lacunas para a sequência, mas a criatividade do autor não me deixa dúvidas de que pode surpreender. E o Príncipe Carmanni não foi "o herói", mas mantê-lo um pouco ingênuo foi – certamente – muito diferente do que encontramos nos livros de fantasia. Então, sim, pessoal Este livro é recomendadíssimo! A capa é linda, relacionando-se completamente com a história, e a arte gráfica está impecável.

Concluo com a opinião do blogueiro de Na Estante de um Garoto, que resume minha impressão deste livro: Matheus Marx tem uma escrita tão poderosa que é capaz de fazer você sentir medo da sua própria sombra.


~Agradeço carinhosamente ao autor parceiro, Matheus Marx, pela cortesia da sua obra!~

Avaliação:

Quotes favoritos:

O tempo se torna engraçado. Se a eternidade pudesse ser gasta de amor verdadeiro, o para sempre seria curto demais. (p. 12)

...somente o amor, o mais belo dos sentimentos, é capaz de causar tão extremo sofrimento. (p. 19)

Não existem homens bons, Alteza. Espadas e livros são os únicos que não vão nos trair. Basta utilizá-los com sabedoria. (p. 27)

Tudo se perdeu. O brilho do Sol se perdeu como Eleanor, mas eu não me importava quando ainda tinha brilho. A cor das flores se perdeu como Eleanor, mas eu não me importava quando ainda tinham cor. Meus sorrisos se perderam como Eleanor, mas eu não me importava quando ainda sorria.
Não me importava.
Agora me importo. 
Tudo se perdeu.
Eu perdi Eleanor.
Eu me perdi. Perdi-me como minha Princesa se perdeu. (p. 61)

Não precisava ter medo de ficar louco ou de já ter ficado, pois se isso acontecesse, ele nem ia perceber. Logo, não havia o que temer. Ele não podia saber se era louco, nunca saberia. (p. 117)

Se toda a nossa vida já estivesse predestinada, a existência em busca de nos mantermos vivos e felizes não faria sentido, faria? (p. 119)

– Mas enquanto não piro, como devo lidar com essas atemorizantes coisas paranormais?
– O paranormal não é algo a se temer, uma vez que nós mesmos somos os nossos mais maléficos monstros. (p. 133)

As pessoas são muito tolas para entender a realidade em um mundo tão paranoico. (p. 141)

Quando você está demasiado ansioso à espera de algo, quanto mais perto chega dessa coisa, mais longe parece estar. (p. 160-161)

Não tinha tempo a perder se debatendo com respostas para a pergunta que ainda não havia sido apresentada. (p. 201)

O medo nos deixa vulneráveis, o medo tira de nós a casca que nos envolve, tira nossa máscara. (p. 276-277)

Interessou-se pelo livro?

Gostou da resenha? 
Adoraria saber se você leu ou leria este livro!


6 comentários:

  1. Oiee ^^
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas ao ver que as 30 primeiras páginas do livro já te conquistaram, já o coloquei na lista de desejados...rsrs'
    É muito bom ler um livro que prende a gente já no início, e ver que a história é interessante assim, só me deixa mais curiosa.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Folheei ontem esse livro da livraria aqui perto de casa, e parece mesmo bastante interessante. Se for sombrio como você descreveu, me interessa ainda mais. A capa é belíssima, sem exageros mas muito bem trabalhada. E eu concordo com você, quando a história é muito boa, o desfecho dela não precisa ser o mais impactante e surpreendente para que a obra continue sendo muito boa.

    Mais uma resenha impecável e lindamente escrita.
    Sou seu fã, Fran!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa, esse livro deve ser bem "louco".
    Não sou muito fã de terror, nunca li um livro de terror, mas o suspense deve ser bem interessante, porque deixa a historia mais atrativa :)

    http://vivendo-sentimentos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Francine.Não conhecia esse livro, mas confesso que achei bem interessante.Gosto de autores criativos. ótima resenha. grande abço.

    ResponderExcluir
  5. Louca pra ler!!!!!!!! Parece ser incrível, e eu adoro livro de romance com um toque sombrio, deixam a estória muito mais emocionante!!! Vai pra minha lista!!

    ResponderExcluir
  6. Flor!
    Essa era mais uma resenha que eu estava ansiosa para ler! E fiquei bem feliz em saber que o livro é unicamente bom! Enquanto lia suas palavras, pude sentir as mesmas sensações que você em relação aos cenários e cenas da trama... Engraçado, né?! Estou doida para conhecer esse livro tão cheio de mistérios!

    Mil beijos,
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados