Resenha 29 | Armadilhas do Destino

em 25.4.14
Título: Armadilhas do Destino  – livro 1
Autora: E. M. Sousa
Publicação independente (2014, 216 páginas)
Sinopse: Na Itália, em Verona. A cidade que foi palco do amor de Romeu e Julieta. Nasce uma história de amor. Henry White tem 25 anos quando vê Lanna Grey pela primeira vez, em uma festa beneficente organizada pela família dele. Ela tem apenas 15 anos na época. E ele sabia que o pai de Lanna jamais permitiria o namoro dos dois. Dois anos mais tarde. A sorte brilha para Henry. Quando o pai de Lanna, o senhor Charles Grey vem a falecer após um ataque cardíaco. Deixando Lanna e sua mãe Leonor sem nada. Leonor faz um empréstimo diretamente com Henry. E entrega como garantia de pagamento a própria filha. Henry agora tem 27 anos é dono de várias indústrias, hotéis e bancos na cidade de Verona. Ele é prepotente, egoísta, arrogante e extremamente lindo. Henry esconde um passado obscuro. Ele poderia ter qualquer mulher. Mas, queria apenas uma: Lanna Grey, a menina de olhos verdes e rosto inocente. Lanna tem 17 anos, acaba de entrar na Univesidade de Verona no curso de História da Arte. É uma sonhadora. Amante da arte. Nunca pensou que sua mãe fosse capaz de lhe entregar como pagamento de uma dívida. Ela agora teria que casar com Henry. Mesmo sem amá-lo. Ela o odiava por ele tê-la aceito como garantia de pagamento. Henry aprenderá com Lanna o significado do verdadeiro amor. E Lanna aprenderá com ele, que todos podem mudar. Inclusive a pessoa mais cruel que ela já conheceu: Ele. O destino traçou uma armadilha para juntar os dois. Seria o amor capaz de superar o ódio? Leia e apaixone-se!

Resenha

Li Armadilhas do Destino por meio do Book Tour organizado pela própria autora, E. M. Sousa, a quem agradeço pela oportunidade.

Assim que me deparei com a sinopse deste livro, desejei conhecê-lo. Aprecio romances que fogem do utópico amor à primeira vista e envolvem conturbados obstáculos. Neste aspecto, Armadilhas do Destino atendeu minha expectativa ao apresentar um casal protagonista bastante conflituoso.

Narrado em primeira pessoa, de modo intercalado entre os dois personagens, neste livro conhecemos Lanna Grey e Henry White. Ela, doce e repleta de sonhos; Ele, arrogante e autoritário. Henry desejou Lanna desde a primeira vez que a viu, quando ela ainda tinha 15 anos. Não demorou para que surgisse a oportunidade de tê-la: o pai de Lanna morreu e deixou como herança exorbitantes dívidas, o que fez a mãe dela procurá-lo para obter um empréstimo. Essa senhora megera acabou aceitando a condição de oferecer a própria filha como garantia de pagamento pelo empréstimo. Para quem mal poderia pagar as dívidas, é claro que também mal conseguiria pagar pelo empréstimo. Na verdade, a mãe da Lanna me pareceu muito serena ao pensar que seria melhor para a filha se tornar esposa de um milionário desconhecido do que passar por algumas dificuldades. Senti nojo dela. É assim que Henry obtém a guarda de Lanna e a sequestra para a sua humilde mansão residência.

Para um homem que não hesita em comprar uma mulher, Henry logo se revela um verdadeiro carrasco com Lanna. Entre ofensas verbais e agressões físicas, Lanna mal consegue ver alguma qualidade nele além da sua viril beleza. O homem é um deus em seu estereótipo, mas um demônio em seu coração. O pior é que Lanna se sente atraída por ele, mesmo depois de lhe roubar a sua liberdade e o seu corpo – e acreditem: há cenas com forte conteúdo violento entre os dois.

– Lanna, você quase me atropelou. – Ele falou olhando-me nos olhos.
– Eu deveria era ter te matado, assim você nunca mais encostaria um dedo em mim. – Berrei.
– Como é que é Lanna? (p. 94)

Eu gostei deste tenso enredo, mas ao longo da história me decepcionei... Talvez pela minha formação em Psicologia, esperava melhores motivos para Henry agir de modo tão agressivo. Suas razões não foram abordadas com a merecida profundidade e o personagem não conquistou minha simpatia. Ao contrário, continuei achando que os sentimentos românticos de Lanna por ele eram sem fundamento. Houve uma referência à terapia e senti-me frustrada pela incoerência com a realidade. A obra também apresenta uma frágil revisão (especialmente na pontuação e ao intercalar a narrativa dele/dela), mas não a considerei determinante na avaliação, pois a escrita da autora é fluída e de fácil compreensão.

Armadilhas do Destino é um livro que ganha créditos pelos temas polêmicos que aborda: violência doméstica, estupros, traições conjugais, contratos ilegais, ciúmes doentio, gravidez de risco... É um enredo que envolve o leitor! No entanto, senti que poderia ter sido melhor desenvolvido. Por este motivo, avalio o livro como regular, mas deixo claro que gostaria de acompanhar os demais volumes da série.

Acho importante dizer que o desfecho da obra foi ótimo, deixando o leitor à espera do próximo volume: Armadilhas do Coração. A autora deixou o primeiro capítulo deste segundo volume no final da obra, o que já me deixou curiosa!

Avaliação:


Quotes favoritos:

– Lanna, sua mãe não manda mais em você. Você sequer pertence a ela. Agora você pertence a mim e a mais ninguém. (p. 20)

Eu odiava Henry por ele ter me feito casar com ele. Eu não o amo. Mas, cada vez que ele me beija, meu corpo diz o contrário. Eu devo ser uma masoquista. (p. 54)

A pior coisa que existe é ter nojo de alguém. Ainda mais quando este alguém é a pessoa com quem você terá que conviver por um bom tempo. (p. 62)

– O que faz no meu quarto, Henry?
– Senti saudades de você, quero você Lanna. Quero fazer amor com você (...).
– Desde quando você faz amor? (p. 101)

Desde criança eu sempre fui assim. Cheio de vontades e não permitia que nada fosse contra o que eu queria. Tudo tinha que ser do meu jeito. Só que agora com Lanna, que revelou-se igual a mim, era difícil lutar contra esse desejo de tê-la. Eu a queria mais que tudo, mas não sabia como demonstrar. (p. 102)

Henry é o tipo de homem que não aceita ser contrariado. Não aceita ser recusado. Ele não sabe lidar com a perda. Ele só precisa agir da forma certa para me conquistar um pouco mais. Tudo que eu poderia fazer neste momento era tentar mostrar a ele que não precisa usar sua autoridade para conseguir o que quer. Ele precisa entender que se souber ser menos intransigente nós poderemos chegar a algum lugar. (p. 109)

Lanna permaneceu aninhada junto ao meu corpo e pude acariciar o seu corpo. Sentir o seu cheiro e neste momento percebi o quanto precisava disso. O quanto precisava dela. Todos os dias da minha vida. (p. 112-113)

...quando temos alguém que amamos perto, temos que lutar para que sempre dê certo. (p. 139)

Interessou-se? Adicione o livro no ~Skoob~

O que achou da resenha? 
Leu ou leria este livro?
Comente!

14 comentários:

  1. Fran, sua linda!
    Estava ansiosa pela sua resenha, porque fiquei com medo de ser a única que não tinha gostado TANTO da história. Como já disse, achei os temas abordados (que por sinal, ainda são meio polêmicos) muito interessantes. Não é o tipo de coisa que sempre encontramos nos livros. No entanto, fiquei muito chocada com o desenrolar da história e achei meio ~viagem~ os motivos que levaram Henry a ser como era >E< como o livro acabou/primeiro do próximo. Tive a impressão de que a autora quis "reaproveitar" alguns personagens de forma que causasse certa surpresa nos leitores, mas não soube trabalhar essas associações.

    Beijos, adorei sua resenha!
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha linda!
      Eu entendo o seu medo. De fato, esse livro tem muitos fãs e acho especial que seja assim, porque a história é mesmo repleta de temas polêmicos e reviravoltas que merecem destaque. Infelizmente, para mim, não provocou todo o encanto como para os outros. Reconheci-me na sua resenha também (rs). Acho que temos "gostos parecidos", haha. Eu espero ainda ler Armadilhas do Coração, porque tenho plena certeza de que a autora terá amadurecido sua escrita. Ela tem talento e criatividade para isso.
      Beijo carinhoso, linda! Obrigada por aparecer aqui.

      Excluir
  2. Olá Francine,

    Não conhecia o livro e nem a autora, gostei da sinopse e pela sua resenha vejo que o livro é bem polêmico, dica anotada...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Fico feliz que anotou a dica, Marco!
      Desejo que a leitura o agrade e já espero ansiosa pela sua resenha (rs). Acho que livros polêmicos sempre valem a pena serem lidos, porque não é qualquer autor que tem a coragem necessária para escrevê-los.
      Beijos!

      Excluir
  3. Fran, estava aqui esperando sua resenha e pelo que mesmo você tendo se decepcionado o livro tem suas boas características e eu gostaria de ler. Temas polêmicos me abraçam.
    O início de sua resenha, tipo as 3 primeiras linhas delas me trouxe em mente algo bem pessoal rs :(.

    Bom, do mais a resenha esta ótima e devo dizer que você PRECISA LER "Infância Interrompida" da Fundamento, pois o livro é chocante.
    Vai sair resenha dia 27 passa lá. :)

    Beijos! Fê :*
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fê-flor,
      O que a Lanna passou nas mãos agressivas do Henry não desejo a ninguém… Provocou-me um aperto no peito só pensar que alguém como você se reconheceu nas primeiras linhas dessa resenha. Espero que este livro a faça relembrar que até mesmo as tempestades se vão e o sol novamente aparece para nos aquecer. Aguardarei sua resenha sobre o livro, flor!
      Beijo carinhoso!

      Excluir
  4. Oi Fran, eu já tinha lido algumas resenhas sobre este livro e a sua só me fez ter certeza que não será uma leitura que irei gostar. Eu não gosto de personagens femininas que sejam inferiores, que não tenham garra e que principalmente se deixem dominar pelos machos.
    Mesmo o livro abordando temas tão atuais e preocupantes não acho que leria.
    Sua resenha está ótima.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lia-minha-querida,
      Seu comentário me fez pensar que talvez não tenha esclarecido melhor a personalidade dos personagens. A Lanna é uma mulher irreverente, que resiste à violência sofrida, mas igualmente se apaixona por quem a maltratou tanto. Eu até gostei dela (rs), mas o fato dela amar alguém que nunca lhe tinha feito algo de bom me deixou frustrada. Depois, ao longo da história, Henry revela "outras faces" e você entende melhor os sentimentos deles. Mas até que isso ocorra, não vi fundamento para os sentimentos da Lanna. Faz parte. Muitos leitores gostaram bastante deste livro. :) Acho que valeria a pena ter sua própria opinião, quem sabe? (rs)
      Obrigada por comentar, flor!
      Beijo carinhoso!!!

      Excluir
  5. Não faz tanto o meu estilo de leitura atual, mas acho que vou comorar um pra mim, parece interrssante e gostei demais da sua resenha! Talvez pela sinopse, apenas, eu não desse a merecida atenção vendoo na prateleira, mas o modo sincero que você usou pra avaliar o livro me deu vontade de ler! Obrigado Fran!

    ResponderExcluir
  6. Oie! Olha eu por aqui, vim dizer que gostei muito da resenha, e agradecer por sua sinceridade.
    No livro dois tem diversas explicações, sei que não abordei muito bem o que ocorreu com Henry e nem expliquei porque Lanna se apaixonou por ele, mas no livro 2 tem explicado tudo isso. Novamente obrigada!

    Beijinhos e até a próxima.

    http://www.lidiamedeiros.com.br

    ResponderExcluir
  7. Franlinda! Tudo bom?
    Finalmente posso ler sua resenha sobre o livro, estava esperando ansiosa desde que vi seu anuncio do Book Tour!
    Gosto muito quando o autor intercala os capítulos entre as personagens, da um gosto saber um pouco sobre sentimentos e pensamentos de ambos. Um momento chocada aqui, como uma mãe da a filha como sinal para pagamento?! Eu sei que é uma história, mas gente, eu sempre esqueço que existem pessoas assim, já quero dar uns tapas nessa mulher!
    Sério mesmo que existe toda essa descrição das cenas? Melhor me preparar então para algo assim. Essa parte da resenha me lembrou muito a história de Legado de Sangue, a atração existe mesmo diante da tortura e das agressões, não gosto nem de imaginar viver em uma situação assim. E fiquei surpresa por ele ser assim, ele desejando ela desde tão nova, esperava que ele fosse ser gentil e amoroso, afim de fazer com que ela se apaixone por ele, e eles vivam um relacionamento onde tudo é recíproco.
    Me sentiria como você, se os motivos dele não são revelados, fica confuso tentar compreender o que se passa com ele. A continuação é sobre essa história ou passa para outra? Se sim, com certeza vou querer conferir e vou ver se consigo participar de algum BT com o livro, mesmo a a avaliação sendo regular, me interessei bastante por tudo que ele aborda.
    Como sempre, uma linda resenha, Fran!

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
  8. Adorei sua resenha.. Bem sincera e pontuada. Não conheço o livro e tampouco a autora, mas fiquei curiosa para me aventurar pela história. Gosto de temas polêmicos também...

    Adorei o seu comentário lá no blog, sobre Garota Exemplar, e concordo com você, é difícil adaptar obras narradas em primeira pessoa, elas são cheias de detalhes que fazem toda a diferença, não é mesmo?

    Beijos, adorei o seu blog desde a primeira vez que passei aqui. Agora que sei que você é super simpática, vou passar sempre rs

    Beijos!

    http://www.nemteconto.org

    ResponderExcluir
  9. A sinopse é bem bacana mesmo, e os temas pouco comuns lembram um pouco a minha própria ficção. Só tenho um pouco de birra com autores nacionais que escolhem cidades no exterior como pano de fundo para a história e que coloquem nomes estrangeiros nos personagens (mesmo sabendo que o contraste dos sobrenomes Grey e White deve ser proposital). Mas eu leria, sim, este livro.
    Beijos!

    www.diarioquaseescritora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, minha querida. Tudo bom? Fui visitar uns blogs parceiros hoje e vi comentários seus em quase todos, pensei: é destino! Haha e resolvi visitar. Adorei seu cantinho, lindo demais! Agora vamos ao livro...

    Falou em Verona, já me ganhou. E com essa capa então... Sou como você, não gosto desse amor "utópico", gosto de ver o casal se aproximando de forma natural, então esse livro já ganhou alguns pontos comigo por ser assim. Mas por outro lado eu não se conseguiria entender o lado do Henry... Não sou psicóloga, mas acho que algo desse porte, com agressões físicas e tal, tem que ser muuuuito bem explicado, senão eu só sinto ódio pelo personagem. Vamos ver, se eu resolver ler... Ótima resenha!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados