Resenha 28 | Paredes Vivas

em 21.4.14
Título: Paredes Vivas
Autora: Rosa Mattos
Editora: Dracaena (2013, 195 páginas)
Sinopse: Paredes Vivas conta a história de Mauren, uma jovem de dezoito anos que, após uma tragédia familiar ocorrida na infância, vê sua vida desmoronar aos poucos com a perda e o afastamento das pessoas que ama. Acreditando ser a responsável pela morte do pai e aflita pela doença da mãe, ao completar quinze anos passa a conviver com um espírito, escondido nos desvãos das paredes da casa onde mora. Entre o medo de contar a sua mãe sobre seu amigo invisível e o desejo de se livrar da maldição que ela mesma provocou numa brincadeira no cemitério, Mauren apega-se ao fantasma das paredes criando com ele um vínculo incompreensível que a afasta cada vez mais de uma realidade saudável. Seu apego pela mãe e o desespero em tentar protegê-la, seus temores, suas angústias e manias, sua felicidade ao descobrir o amor e sua difícil relação com os tios são os focos desta história, que termina com uma revelação surpreendente.
Resenha

Li Paredes Vivas por meio do Book Tour organizado pelo blog As Leituras da Mila, ao qual agradeço pela oportunidade.

Narrado em primeira pessoa, este livro nos apresenta Mauren Avelar quando ainda era uma criança. Seu pai morreu afogado há poucos dias, enquanto pescava, e ela não quer receber a piedade dos colegas no seu primeiro dia de aula, mas isso é impossível na pequena cidade de Santo Antônio (Rio grande do Sul). Ao mesmo tempo, dois novos alunos ingressam em sua turma: Gregor e Tobias. Em uma simples atividade escolar, a professora pede que escrevam uma breve autodescrição e, assim, a vida de Mauren se entrelaça às vidas destes dois novatos. Gregor a encanta com sua gentileza, tão presente em sua frase, e logo se tornam amigos. Tobias a assusta com a frieza das suas palavras e, sem que Mauren soubesse, a desafia a enfrentar seus próprios medos.

É Tobias quem apresenta o amor à Mauren. Eles são o primeiro amor um do outro. Eu degustei cada momento que viveram juntos, porque em Paredes Vivas a relação de ambos se desenvolve durante alguns anos. Esse é, definitivamente, um ponto alto da história! A ênfase sobre os sentimentos destes dois personagens é que manteve o enredo atraente para mim. A verdade é que, em meio à doce descoberta do amor, Mauren precisa lidar com situações complexas envolvendo a misteriosa doença de sua mãe, o excessivo interesse de sua tia e a fria autoridade do seu tio. Mauren é apenas uma adolescente e a autora foi muito feliz em preservar suas limitações, sem torná-la repentinamente alguém capaz de enfrentar todos os obstáculos. Enquanto o mundo desaba sobre Mauren, há ainda o encanto da festa de aniversário, do primeiro beijo e até mesmo da graduação a ser escolhida. Eu gostei muito deste equilíbrio.

Claro que a parte sobrenatural aparece (rs)! E, além de tudo, Mauren agora precisa lidar com a situação inusitada de ter um fantasma em sua casa, fruto de uma maldição. Eu gostei de toda a confusão que este ser invisível provocou e o considerei uma ponte especial para o desfecho da obra, que foi surpreendente.

Como aspecto frágil, indico a sinopse que (em certa medida) engana o leitor. O foco da história não é a relação da protagonista com o fantasma e o gênero sobrenatural é pouco explorado. Ouso dizer que, talvez, o título também pudesse ser alterado para melhor se adequar ao enredo. Algumas cenas na obra são previsíveis, mas nem por isso menos aguardadas.

Paredes Vivas é um romance de linguagem fluída e rápida leitura. Rosa Mattos prendeu-me desde a primeira página e, em algumas horas, cheguei ao final do livro. A autora nos presenteia com uma epígrafe a cada capítulo, que só vem somar à beleza da obra. Sendo uma publicação da Editora Dracaena, já esperava a qualidade que encontrei na linda capa, diagramação e revisão. Considero-o um bom livro.

Não posso deixar de comentar: Vale a pena ler para, no mínimo, conhecer o Tobias! Ah... *suspira* Que garoto apaixonante!

Avaliação:

Melhores quotes:
  
Mauren, nem toda risadinha irônica é para você. Nem todas as conversinhas sussurradas em grupinhos são sobre você. Não pense que o pensamento deles é sobre você. Há um universo de assuntos mais interessantes para eles que gracejar, falar ou pensar sobre você! (p. 40)
  
Imaginei uma série de fatos que não aconteceram. E, por outro lado, uma série de fatos acontecidos que minha imaginação sequer teria aptidão para imaginar. Disso retirei uma sábia lição: não sofrer antes de acontecer. (p. 59)

Às vezes faço pedidos ao responsável por todos os relógios do universo, mas tenho a impressão de que ele é muito ocupado e não tem tempo para ouvir meus apelos. (p. 73)

...ficamos em silêncio, nos olhando por um tempo. Eu continuava triste, com vontade de chorar, mas nos meus olhos acho que Tobias podia notar que eu estava encantada por ele. (p. 89)

Se for para viver sem espontaneidade prefiro apenas olhar a vida pela janela. (p. 112)

"Um dia irei perdê-lo para que o mundo possa ganhá-lo" – falei, em tom de brincadeira na semana passada, quando mais uma vez ele tirou a maior nota da turma.
"É possível que o mundo me ganhe, mas você jamais irá me perder"... (p. 123)

A lucidez e a calma de Tobias reduziram um pouco minha aflição. Nessas horas dou graças por ele ser assim, pois se fosse como eu acabaríamos enlouquecendo um ao outro. (p. 161)

Quanto mais próximo de uma pessoa viva ele se parecer, menores serão os meus temores. Será como conviver com uma pessoa invisível. Só que ele não é invisível. É uma pessoa morta, enterrada no cemitério! Isso sim me amedronta. (p. 165)

| Interessou-se? Adicione o livro no Skoob |

O que achou da resenha? 
Leu ou leria o livro?
Comente!

6 comentários:

  1. Eu já disse que adoro suas resenhas? Pois é, eu adoro mesmo. Achei muito interessante a história se passar em alguns anos, pois muitos livros trazem um período muito curto de tempo para que os personagens desenvolvam sentimentos muito intensos.

    Beijo e saudades

    ResponderExcluir
  2. Fran, minha linda, quanto tempo <3
    Olha, devo dizer que eu compraria o livro pela sinopse. Quando a li, fiquei encantada e curiosíssima em relação à obra. Uma pena que a sinopse passe uma visão "diferente" sobre o enredo em si, e o foco abordado no livro é outro. Mas senti certa atração por conhecer um pouco mais sobre Tobias \o/ E achei muito legal a autora ter preservado tanto Mauren, assim o livro não fica tão mais do mesmo.

    Beijos,
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Fran,
    tudo bem?
    Que pena que a autora não desenvolveu mais a parte sobrenatural, confesso que a parte do fantasma chamou minha atenção. Você não falou nada da brincadeira do cemitério e nem ao fato de ela talvez ser culpada pela doença da mãe, será que esse é o mistério do livro? Você não vai dizer, eu sei, eu tenho que ler o livro, risos...
    Gostei do impacto do Tobias na vida dela. Percebi que ele não diz o que ela quer ouvir e sim o que ela precisa ouvir. E você já me deixou suspirando por aqui.
    Beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fran.

    Não conhecia o livro, mas adorei a capa.
    Pena que não foi de todo bom, mas quem sabe eu ainda assim o leia rs.

    Beijos! Fê :*
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Fran, que resenha maravilhosa, Super completa.
    Mesmo o foco do livro não sendo o sobrenatural e mesmo com os pontos fracos que destacou, fiquei curiosa sobre o livro. Já estou colocando nos meus desejados, e assim que der quero conferir esta história.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Fran!
    Primeiro livro que vejo em que a história se passa no Rio Grande do Sul, e ainda por cima em uma cidade vizinha a minha. rsrsrsrs
    A capa é linda e uma pena que a parte sobrenatural não tenha sido tão explorada, até porque tudo leva a crer que se trata de um livro sobrenatural. Fiquei bastante curiosa sobre o livro e com certeza vou ler em breve.
    Parabéns pela resenha, super completa como sempre!

    Beijinhos
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados