Resenha 24 | Ás de Espadas

em 22.3.14
Título: Ás de Espadas
Autor: Daniel Emmanuelli
Editora [parceira]: Selo Jovem (2013, 200 páginas)
Sinopse: Nove cartas, nove adolescentes de personalidades e reações diferentes: a imprevisível Nicole, o inseguro Lucas, o desconfiado Paul, a misteriosa Janet, a divertida Melissa, o ingênuo Jake, o introvertido Phillip, a arrogante Amy e o carrancudo Craig. Entretanto, para completar sua missão, Dan Russell precisava conquistar todos eles, cada um de um modo diferente, um desafio mais difícil. Para desvirar as nove cartas, ele precisaria de muito mais do que sua autoconfiança. Ás de espadas conta a história de Dan, um garoto de quinze anos que se muda de Londres para uma cidadezinha na Costa Leste dos Estados Unidos, com o intuito de conquistar novos amigos por meio de um jogo de cartas simbólico, onde cada carta representa uma das pessoas que o interessam. Ele enfrenta vários desafios na nova cidade, como conquistar Nicole, uma garota bastante madura pra sua idade e também nada fácil de surpreender; lidar com Lucas, um garoto inseguro e carente que se apaixona por ele; desvendar o mistério que envolve Janet, uma menina misteriosa que foi sequestrada e reapareceu na cidade com amnésia; e dobrar Amy e Craig, o casal estrela do colégio, os quais não se deixam impressionar por Dan à primeira vista.

Resenha
[literatura +18, em minha opinião]

Ás de Espadas é um romance erótico juvenil pelo qual me interessei desde a primeira vez que vi sua sinopse e capa. Mistério e um possível romance psicológico eram minha expectativa, mas ao ler suas primeiras páginas senti-me em choque (rs)! O autor apresentou um enredo completamente diferente do que esperava.

Narrado em terceira pessoa, neste livro conhecemos Daniel Russell (Dan), um adolescente europeu de 15 anos que se muda para Velvet Hill. Desde o seu primeiro dia na cidade, Dan desperta curiosidade com o mistério das suas atitudes. Ele parece interessado num grupo específico de nove amigos, que têm personalidades muito diferentes entre si: a insatisfeita Nicolle; o romântico Lucas; a inconsequente Janet; o assertivo Paul; a animada Melissa; o inseguro Jake; o atento Phillip; a determinada Amy; e o popular Craig.

Em um jogo pessoal que envolve autoconfiança, Dan elege uma carta para cada um destes adolescentes. Seu objetivo é desvirar cada carta quando puder dar, pelo menos, um beijo na pessoa que a representa.

[Dan] era carente de amigos e encontrara naquele jogo uma forma de, ao mesmo tempo, provar a si mesmo que poderia tocar o coração das pessoas, além de fazer amizades em um país novo. (p. 113)

Esse enfoque aguçou minha curiosidade e, infelizmente, penso que o autor não usou todo o potencial da história. Esperava melhor desenvolvimento em cada iniciativa de Dan, mas provavelmente pela idade dos personagens houve maior destaque às suas curiosidades sexuais. 

Ás de Espadas recebe créditos pela ousadia dos temas que aborda: homossexualidade, bissexualidade e uso de drogas na adolescência; mas convém dizer que as cenas descritas tornam o livro impróprio para menores. Ao narrar o sexo, por exemplo, o autor não faz referência ao uso de preservativos ou contraceptivos. Ainda, no uso de drogas, os efeitos provocados pela maconha e pela cocaína não são verossímeis.

Algo que me fez gostar da leitura e prosseguir sem perder o ritmo foi que o jogo de Dan é descoberto pelos amigos antes da metade do livro, o que tornou ainda mais interessante a reação das demais cartas a serem desviradas.

— Você tem inveja porque eu sou o valete de espadas, Lucas — alfinetou Paul, cheio de si. Dan e Lucas riram.
— Por que eu teria inveja disso? — desdenhou Lucas. — Eu sou o rei de espadas, segundo o Dan!
— Morram todos, sou o ás! — gabou-se Dan. (p. 156)

Como reagiria ao saber que um amigo se aproximou de você com a intenção de beijá-lo, apenas porque o elegeu como "uma de suas cartas"? Muitos sequer o perdoariam, mas o autor consegue tornar Dan alguém mais do que um mero jogador. Seria impossível ignorá-lo depois de tê-lo em sua vida. Além disso, é provável que depois de conhecê-lo você também desejasse "ter sua carta desvirada" (rs). Essa qualidade me fez avaliar Ás de Espadas como um bom livro, de rápida leitura e recomendável aos que procuram um enredo diferente.

A capa é linda (já mencionei – rs), mas o livro apresenta erros de diagramação e revisão. Não irei citá-los porque não afetam a leitura e a Editora Selo Jovem anunciou (aqui) que o livro receberá nova revisão para as próximas edições.

*Agradeço à parceira Editora Selo Jovem pela oportunidade de ler o livro.*
  
Avaliação:


Quotes favoritos:

— Gostaria de saber qual é a dele — disse ela, fungando. Jake, de cabeça baixa, também não sabia o que Dan queria com todos eles.
— Não sei. Acho que ele gosta de pegar geral mesmo — concluiu ele. 
— É o que parece mais óbvio — opinou Janet. — Mas ele não me parece uma pessoa que opta pelo óbvio. (p. 55)

— Às vezes penso em parar com esse jogo besta... Mas não antes de desvirar sua carta.
Ele sorria com o canto da boca, como sempre. Nicole olhou-o e ele pôde desvendar todo o mistério dela naquele olhar. (p. 80-81)

— Você realmente tem um beijo o qual vale a pena deixar o orgulho de lado e a carta ser desvirada apenas pra provar. Mas até onde você iria pra conseguir o que quer, Dan?
Dan encarou a garota, pensativo.
— Até o limite — disse ele, apertando os olhos.
— Uma pena — respondeu a garota. — Para mim não existe limite. (p. 81)

— Dan é muito inseguro pra você, Nicole — falou Janet, séria. — O tempo que ele precisa pra se autoafirmar, não é um tempo que você tem a perder. (p. 82)

— Essa é a questão. Você faz coisas absurdas apenas pra desvirar essas cartas. Cada pessoa é diferente, você tem que ter estratégia se quiser beijá-las.
— Desvirar todas as cartas significa muito pra mim. (p. 93)

— Perguntar o que quer saber sem ficar enrolando é uma qualidade, cada vez mais rara ultimamente. Não fique envergonhada! (...)
— (...) Minha curiosidade me leva a ver coisas que não quero ver... (p. 108)

— (...) Se eu tivesse a chance de escolher, nesse momento exato, eu não tenho dúvidas de que eu escolheria você — falou o garoto, olhando-a nos olhos.
— Por isso eu não quero te dar essa escolha. (p. 194)

Gostou da resenha? 
Que tal conhecer melhor a obra?

| Adicione Ás de Espadas no Skoob | 
| Compre o livro pela Editora Selo Jovem (aqui) |


12 comentários:

  1. Oi, Fran!
    Bem, eu gosto muito de cartas. Acho que vários autores poderiam se aventurar e fazer uma história incrível utilizando as cartas como base, e foi isso que mais me interessou nesse livro. Eu li "O ensaio" no começo do ano, pois havia ficado fascinada pela capa (Cartas! Saxofone!) e porque um amigo meu estava me recomendando-o compulsivamente, mas acabei me decepcionando com a leitura. As três estrelas que você deu para Ás de espadas me desanimam um pouco, mas eu posso me identificar com o livro de forma que você não identificou, ou simplesmente gostar de coisas que você não apreciou. Todos tempos gostos diferentes, afinal. De qualquer forma, já está no meu "Vou ler" do skoob (CAAAAAAAARTAS!). Os seus quotes favoritos me deixaram bem interessada na leitura também. <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Realmente adorei a sua interpretação do livro e a sinopse! Gostaria de saber que carta eu seria kkkkkkkkk

    ~.~ isso me convenceu a add no meu carrinho de compras!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Fran.

    Realmente este livro é super interessante. É a primeira vez que vejo falar dele e já me interessei de cara. Bom, espero gostar da leitura e me surpreender.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Fran... Você considerou o livro bom e eu fiquei muito afim de ler o livro. Confesso que foi em primeiro lugar pela belíssima capa... e depois pelo enredo da história... Li recentemente um livro que os adolescentes tinha essa faixa etária de idade e foi super fofo, não tinha esse apelo sexual, drogas e tudo mais, agora quero ler essa versão... para conhecer o outro lado da história. Xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi! Menina, primeira vez que passo por aqui e caramba, hein? Que resenha mais bem escrita! Amei, amei demais! Não conhecia o livro, mas apesar dos detalhes citados a respeito do conteúdo sexual impróprio e a respeito das drogas, fiquei curiosa para conhecer esse protagonista tão diferente.

    Um beijo!
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita! ♥

    ResponderExcluir
  6. Parece ser um livro bom, principalmente pelo autor abordar temas atuais e um tanto polêmicos, s´achei que ele poderia ter descrito as consequências (drogas) e e incentivado o uso de métodos contraceptivos (sexo)! Sua resenha ficou ótima! Beijos!

    Meu Diário

    ResponderExcluir
  7. Olá Francine,

    Não conhecia o livro e a sinopse é bem interessante, mas não gosto do estilo de leitura hot juvenil, mas sua resenha ficou ótima.....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. oi
    esse livro parece ser interessante por tudo o que propõe, mas também me pareceu ser uma leitura muito pesada. Algumas coisas acho que já são comuns hoje em dia, como diferente opções sexuais, além de vários livros eróticos super vendidos, acho que isso faz parte do ser humano, mas a parte de não usar contraceptivos e outras proteções, além das drogas, eu já acho bem errado, mas nada me impediria de ler um livro assim. No momento estou lendo coisas bem leves, desde o começo do ano estou numa onda de romances históricos e chick-lits principalmente kkkk então esse livro não me interessa por agora, mas com certeza o leria em outro momento ^^
    suas resenhas são sempre muito boas e adorei várias quotes
    tem postagem nova no meu blog
    espero sua visita
    bjs

    -TÍTULOS DE LIVROS

    ResponderExcluir
  9. Fralinda, tudo bem? Estou com saudades <3
    Antes mesmo de tudo, o título foi que chamou minha atenção, depois a capa e depois a sinopse, antes mesmo de tudo, já pensei "preciso desse livro pra ontem!". Não colaboramos com nossas metas e nossos dinheiros não é? Vivemos fazendo a lista uma da outra crescer com livros maravilhosos! Ô vida!
    Dei um suspiro triste aqui com a avaliação e sobre o que você achou do livro, sempre fico assim quando leio a opinião de que a história poderia ter sido mais explorada. Confesso que gostei dos temas abordados pelo autor, é raro e isso acaba tornando o livro único em seu estilo. Também estou intrigada e curiosa com esse jogo e o que Dan quer com tudo isso, sua resenha me deixou desesperada e querendo ir na livraria agora comprar o livro. Acho que vou acabar fazendo isso na quarta, ó Deus!
    Estou apaixonada por sua resenha e pelo livro, parabéns linda, sempre me deixando orgulhosa <3

    Beijinhos,
    Percepções Blog

    ResponderExcluir
  10. Olá Fran :)
    Parece ser um livro muito bom... Nunca tinha ouvido falar dele!
    Infelizmente, não faz muito meu estilo, não sei se conseguiria lê-lo.
    Mas adorei a sua resenha! Parabéns :)
    Beijos :)
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Esse livro não faz muito meu gênero, mais fiquei com muita vontade de ler ele, pois algumas coisas que você falou me lembraram a série Skins, ele parece ser legal e a capa é linda.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Fran,
    tudo bem?
    É a segunda resenha que leio sobre esse livro (salvo engano). os temas que o livro aborda são bem pesados, confesso que não me agradaram pelo enfoque dado pelo autor. Se os temas fossem retratos com o intuito de nos alertar para o problema, fazer uma crítica social, seriam válidos.
    Mas algo chamou minha atenção: esse jogo psicológico que o rapaz faz com o uso dessas cartas. Não sei se fico com medo ou se tenho pena, pois revela uma personalidade problemática e solitária.
    Não sei, você me deixou em dúvida se leio ou não.
    Beijinhos.;
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados